Empreendedorismo, formando agentes para transformação
Ano / Edição: 2024
Município: Pinhais
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Observa-se que, incluir ações que possibilitem avanços para o empreendedorismo e a educação financeira, no ensino fundamental - anos iniciais é uma necessidade quando se visa abordagem educativa e inovadora, tendo em vista que a sociedade atual carece de soluções criativas, inventivas e sustentáveis para a vida das pessoas. Sendo assim, necessita-se de estratégias relevantes na construção de processos educativos que possam problematizar e refletir sobre aspectos financeiros, os quais denotam sustentabilidade perante as realidades individuais e coletivas em que os/as educandos/as estão inseridos/as.
Descrição
O projeto é desenvolvido com os educandos das escolas públicas municipais de educação integral em tempo ampliado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com vistas ao desenvolvimento das competências e habilidades empreendedoras com uma abordagem educativa inovadora, diante da necessidade da sociedade atual em desenvolver soluções criativas, inventivas e sustentáveis para a vida das pessoa. São realizadas aulas expositivas e atividades de construção “mão na massa” para o desenvolvimento de produtos e serviços a serem expostos e vendidos na culminância anual do projeto, a Feira da Criança Empreendedora.
Objetivos
Gerais:
Desenvolver o pensamento crítico para possibilidades de análises e reflexões sobre as necessidades vinculadas ao contexto econômico, articulado à sustentabilidade social, no intuito da participação e atuação na sociedade, contribuindo assim para uma formação cidadã.
Específicos:
Estabelecer correlação entre cultura empreendedora e valores éticos, culturais e de cidadania.
Posicionar-se de maneira autônoma e sustentável diante de situações empreendedoras.
Ter predisposição ao trabalho coletivo, bem como desenvolver estratégias para alcançar objetivos.
Adotar postura de convivência de forma ética e cidadã com o ambiente e as pessoas ao seu redor.
Desenvolver seu potencial criativo para resolver situações do seu cotidiano.
Estimular comportamentos empreendedores pela reflexão.
Compreender as relações socioambientais locais para construção de uma cultura de pertencimento e de convivência sustentável, em dimensões universais.
Conhecer, planejar e vivenciar as etapas de produção dos produtos.
Compreender as estratégias que permeiam o empreendedorismo.
Incluir as estratégias no planejamento, para implementação no projeto específico a cada agente ou grupo empreendedor.
Metas a atingir:
Participação das 1300 crianças das turmas do 1º ao 5º ano da Escolas Integrais em Tempo Ampliado, nos momentos de formação empreendedora e financeira, por meio da verificação do percentual de matrículas e participação efetiva nas atividades.
Conhecimento e participação das famílias dos/as 1300 educandos/as nas ações de empreendedorismo e sustentabilidade, por meio de formulário (Google Forms).
Levantamento dos resultados e lucros obtidos com a feira, por meio de planilha de investimentos, gastos e lucros.
Avaliações pedagógicas formativas e processuais.
Análise das produções/itens que serão apresentadas na Feira da Criança Empreendedora, por meio de critérios relacionados com os princípios empreendedores e sustentáveis.
Parecer descritivo quanto aos resultados favoráveis ou a serem revistos, referentes a organização da feira.
Observação e registro dos diálogos entre os/as educandos/as e docentes, para planejamento de investimento dos lucros obtidos na feira.
Cronograma
Físico:
MARÇO
Formação dos/as profissionais que atuam nas escolas em como professores/as regentes das turmas de 1º a 5º anos das Escolas Integrais em Tempo Ampliado.
ABRIL
Atividades semanais nas turmas das Escolas Integrais em Tempo Ampliado, planejadas com para o desenvolvimento dos objetivos descritos.
MAIO
Atividades semanais nas turmas das Escolas Integrais em Tempo Ampliado, planejadas com para o desenvolvimento dos objetivos descritos.
JUNHO
Atividades semanais nas turmas das Escolas Integrais em Tempo Ampliado, planejadas com para o desenvolvimento dos objetivos descritos.
JULHO
Envio dos materiais para produção da Feira da Criança Empreendedora.
Assessoramento pedagógico nas unidades escolares, para orientação e acompanhamento das ações.
AGOSTO/SETEMBRO /OUTUBRO
Utilização de material estruturado (apostila disponibilizada pelo SEBRAE- PR por meio de parceria).
Desenvolvimento de produtos a serem apresentados na Feira da Criança Empreendedora.
NOVEMBRO
Realização da Feira da Criança Empreendedora nas Escolas Integrais em Tempo Ampliado.
Financeiro:
Cronograma de execução financeira - Maio/2024
Aquisição de Material impresso
Orçamento - R$ 142.979,00
Dotação Orçamentária - 05. 001. 012. 0361. 0074. 6018. 339030
Origem dos recursos - Recursos próprios do Município
Orçamento:
Realização de processo licitatório - Inexigibilidade de Licitação nº 035/2024
Objeto: Aquisição da Coleção Educação Financeira Consumo Seguro Mundo Sustentável 2° Ano, da Secretaria Municipal de Educação
Beneficiários Diretos:
Educandos/as do Ensino Fundamental das Escolas Integrais em Tempo Ampliado.
Beneficiários Indiretos:
Profissionais municipais, famílias dos/as educandos/as atendido e comunidade.
Resultados:
Participação dos/as profissionais da educação, na formação e elaboração de planejamentos para implementação das ações do projeto de empreendedorismo nas escolas.
Envolvimento e interesse dos/as educandos/as nas ações empreendedoras e sustentáveis, desenvolvidas no contexto escolar.
Participação de 80% dos/as educandos/as nas atividades formativas.
Formulário de pesquisa junto a comunidade escolar externa, para diagnósticos das aprendizagens compartilhadas com participação de 80% das famílias.
Ofertar às atividades a 90% dos/as educandos/as das escolas de Educação Integral em Tempo Ampliado.
Análise da planilha de custos e fechamento de caixa das Feira Empreendedora das 54 turmas.