Musicalidade
Ano / Edição: 2024
Município: Rio Branco do Sul
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Segundo o PNUD (2010), o Município de Rio Branco do Sul possui um IDH médio, de 0,679, e figura na 307ª posição dentre os 399 municípios do Paraná. Quando avaliamos apenas o dado educacional do índice – que atinge toda a população, mas que é especialmente significativo para pensar nas crianças e adolescentes – a posição do Município cai para a 340ª posição.
Rio Branco do Sul também está entre os dez menores PIB per capita da Região Metropolitana de Curitiba, no valor de R$ 21.682,44 (vinte e um mil, seiscentos e oitenta e dois e quarenta e quatro centavos), e a renda per capita domiciliar de 29% dos domicílios é inferior a meio salário mínimo, de acordo com o IBGE (2018).
Através de coleta de dados do CadÚnico que foram territorializados no âmbito municipal, e análises da equipe dos equipamentos socioassistenciais, observou-se os seguintes indicadores em 2021 quando o projeto foi escrito:
• 6574 pessoas no CADÚ com até 18 anos;
• 18 famílias com mãe menor de idade, onde 11 delas são as únicas provedoras;
• 721 adolescentes (12 a 18 anos) em extrema pobreza e 592 em pobreza;
• 1744 crianças (0 a 12 anos) em extrema pobreza e 1304 em pobreza;
• Em idade escolar, 26 crianças não frequentavam escola; 13 em situação de extrema pobreza e 10 em pobreza;
• Em idade escolar, 57 adolescentes não frequentavam a escola, sendo 26 em situação de extrema pobreza e 31 em pobreza;
• Das Crianças e adolescentes que recebiam Bolsa Família, 2209 estavam em extrema pobreza e 1420 em pobreza
A análise aponta aumento do número de crianças e adolescentes em evasão escolar pós pandemia, principalmente em bairros com grande índice de vulnerabilidade, vários jovens deixaram de estudar para começar a trabalhar, visto a necessidade de auxiliar financeiramente a família, o que acarreta em diversas violações de direitos como trabalho infantil, exploração e violências.
Descrição
O projeto atende crianças e adolescentes em situação de pobreza e extrema pobreza em Rio Branco do Sul, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Neste serviço as profissionais oferecem um ambiente seguro e enriquecedor onde os participantes desenvolvem habilidades técnicas e emocionais essenciais para a vida, garantindo que cada jovem se sinta valorizado e protegido. Além das atividades socioemocionais as aulas de música, ministradas por profissional formado na área, proporcionam o desenvolvimento de habilidades motoras e ampliam os conhecimentos sócio-culturais dos jovens e crianças.
As aulas de música são realizadas com os instrumentos violão e teclado. Os alunos são introduzidos nesses instrumentos e, se tiverem alguma preferência, são direcionados a trabalhar mais com um tipo de instrumento. Outros que não se sentem tão à vontade com os instrumentos são incentivados a cantar e participar de outras formas nas aulas. Aqueles com maior aptidão musical são incentivados a tocar mais de um instrumento e também a cantar.
Levando em consideração cada individualidade, sem perder de vista a necessidade de inclusão e desenvolvimento social de cada um, as aulas se adaptam aos alunos, pois o objetivo principal é abrir novas perspectivas aos jovens e crianças, que vão além da música, mas que perpassam por conhecer novas visões de mundo. Assim, o intuito maior não é formar novos músicos, porém também existe a perspectiva que alguns possam seguir essa profissão no futuro, pois dentre 100 alunos inscritos no projeto, alguns, com certeza tem habilidades musicais que poderão abrir portas nesse caminho profissional.
O trabalho também é realizado em estreita colaboração com as famílias, oferecendo suporte através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), visando garantir um apoio abrangente para todos os envolvidos. Nesse sentido, a equipe técnica envolvida consegue acompanhar o desenvolvimento dos jovens
Objetivos
Gerais:
Oferecer oportunidades de desenvolvimento e um futuro melhor para crianças e adolescentes a partir de um ambiente seguro, inclusivo e enriquecedor que oportunize ferramentas necessárias através intervenções culturais, socioemocionais e educacionais que promovam o crescimento pessoal, o fortalecimento comunitário e a transformação social para enfrentar os desafios da vida, enquanto os protegemos de todas as formas de violência e exploração.
Específicos:
Reduzir os índices de evasão escolar entre crianças e adolescentes em situação de pobreza e extrema pobreza, através de estratégias de apoio educacional e socioemocional.
Combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, implementando programas de conscientização, capacitação e apoio às famílias.
Promover o acesso equitativo à cidade, oferecendo oportunidades de lazer, cultura e informação para crianças e adolescentes em comunidades vulneráveis.
Fortalecer o vínculo familiar e comunitário, através de atividades que incentivem a participação dos pais e responsáveis na vida escolar e no desenvolvimento socioemocional de seus filhos.
Fornecer assistência integral às famílias em situação de vulnerabilidade, incluindo apoio psicossocial, orientação jurídica e encaminhamento para serviços de assistência social e saúde.
Capacitar crianças e adolescentes em habilidades técnicas e emocionais, preparando-os para um futuro autônomo e promissor, independentemente de suas circunstâncias socioeconômicas.
Incluir pessoas com deficiência com objetivo de reduzir desigualdades sociais, construir espaços de diversidade, proporcionar a construção de vínculos e diminuir casos de bullying e discriminação.
Metas a atingir:
Com base nas vulnerabilidades identificadas pelo diagnóstico social, espera-se que o projeto tenha os seguintes impactos diretos:
Oferta de possibilidades e perspectiva de futuro: Capacitar crianças e adolescentes em habilidades técnicas e emocionais, proporcionando-lhes oportunidades reais de construir um futuro promissor, independentemente de suas circunstâncias socioeconômicas.
Redução da evasão escolar: Implementar estratégias educacionais e socioemocionais para combater a evasão escolar, incentivando a permanência e o sucesso acadêmico dos participantes.
Aumento da socialização das crianças e adolescentes: Promover atividades que incentivem a interação e a integração social entre os jovens, fortalecendo os vínculos comunitários e melhorando suas habilidades de relacionamento.
Redução do índice de gravidez na adolescência: Implementar programas de conscientização e orientação sobre saúde sexual e reprodutiva, visando reduzir a incidência de gravidez precoce entre os adolescentes participantes.
Aumento de repertório cultural e conhecimento de mundo: Oferecer acesso a atividades culturais, como as aulas de música, ampliando o repertório cultural e o conhecimento de mundo dos participantes.
Inclusão social: Proporcionar um ambiente de diversidade, possibilitando a integração entre jovens e crianças com diferentes deficiências.
Cronograma
Físico:
O projeto iniciou com o objetivo de atender 100 crianças e adolescentes mensalmente, e conseguiu atingir esse objetivo em maio de 2023, após 9 meses do início do projeto.
• Agosto 2022: 68 crianças e adolescentes;
• Setembro 2022: 79 crianças e adolescentes;
• Outubro 2022: 78 crianças e adolescentes;
• Novembro 2022: 88 crianças e adolescentes;
• Dezembro 2022: 63 crianças e adolescentes;
• Janeiro 2023: 88 crianças e adolescentes;
• Fevereiro 2023: 87 crianças e adolescentes;
• Março 2023: 83 crianças e adolescentes;
• Abril 2023: 95 crianças e adolescentes;
• Maio 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Junho 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Julho 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Agosto 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Setembro 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Outubro 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Novembro 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Dezembro 2023: 100 crianças e adolescentes;
• Janeiro 2024: 100 crianças e adolescentes;
• Fevereiro 2024: 100 crianças e adolescentes;
• Março 2024: 100 crianças e adolescentes;
• Abril 2024: 100 crianças e adolescentes;
Financeiro:
• Agosto 2022: R$ 19.350,00
• Setembro 2022: R$ 19.350,00
• Outubro 2022: R$ 17.280,00
• Novembro 2022: R$ 16.490,00
• Dezembro 2022: R$ 23.787,67
• Janeiro 2023: R$ 36.663,72
• Fevereiro 2023: R$ 17.125,00
• Março 2023: R$ 25.125,00
• Abril 2023: R$ 27.261,54
• Maio 2023: R$ 28.998,70
• Junho 2023: R$ 26.076,35
• Julho 2023: R$ 23.476,62
• Agosto 2023: R$ 24.400,00
• Setembro 2023: R$ 21.480,00
• Outubro 2023: R$ 23.552,00
• Novembro 2023: R$ 22.350,00
• Dezembro 2023: R$ 21.393,23
• Janeiro 2024: R$ 37.257,00
• Fevereiro 2024: R$ 30.240,65
• Março 2024: R$ 39.060,67
• Abril 2024: R$ 41.171,14
Orçamento:
2022: R$ 96.257,67
2023: R$ 297.902,16
2024: R$ 347.264,04
Reforma e Adequação na sala: R$ 15.771,17
Compra de Instrumentos Musicais e acessórios: R$ 46.670,00
Total: R$ 62.441,17
Custo de manutenção:
Oficineiros (Professores de Musica) R$ 7.200,00
Educador Social (CRAS) R$ 1.638,67
Alimentação R$ 2.100,00
Locação Van com Motorista R$ 18.000,00
Total Mensal = R$ 28.938,67
Total Anual = R$ 347.264,04
Beneficiários Diretos:
O projeto tem como público-alvo 100 crianças e adolescentes que residem em áreas caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade socioeconômica. Além dos critérios de vulnerabilidade financeira, são consideradas outras formas de fragilidade, como deficiências, acesso limitado a serviços e experiências de violência.
Beneficiários Indiretos:
Aproximadamente 300 pessoas entre responsáveis e familiares dos beneficiários são atendidas por meio de acompanhamento familiar, realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família (PAIF) ou pelo Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), conforme a demanda apresentada. Esse suporte visa oferecer assistência abrangente às famílias, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares e o enfrentamento das adversidades enfrentadas.
Resultados:
Os resultados alcançados com a implementação do projeto têm sido notáveis e significativos. Entre eles, destacam-se:
Aumento da frequência escolar: Observamos uma melhoria na assiduidade dos participantes nas atividades escolares, indicando um engajamento renovado e um maior compromisso com a educação.
Maior participação nas oficinas de música: Registraram-se índices positivos de adesão e envolvimento das crianças e adolescentes nas oficinas musicais oferecidas pelo projeto, evidenciando um interesse crescente e uma apreciação pelas atividades culturais. No início do projeto houve certa resistência de alguns jovens em participar, mas ao longo do desenvolvimento do projeto a postura deles mudou.
Realização de atividades socioemocionais no SCFV: As atividades socioemocionais realizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm proporcionado um espaço seguro e acolhedor para o desenvolvimento pessoal e emocional dos participantes, promovendo o bem-estar e a resiliência.
Inclusão de pessoas com deficiência: O projeto tem se empenhado em garantir a participação e a inclusão de pessoas com deficiência, promovendo a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todos os envolvidos, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão social.