Banco de Projetos

PROJETO TRILHAS DO FUTURO - CONTRATURNO

Ano / Edição: 2024
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Com o aumento da procura de vagas, percebeu-se a necessidade da modernização e melhoria das condições operacionais da instituição, desse modo a Secretaria Municipal de Educação constatou a possibilidade de ampliação de um espaço de aprendizagem.
Assim sendo, verificou-se a possibilidade da Educação Integral passar a realizar suas atividades na unidade SESI Quatro Barras, com o projeto chamado Trilhas do Futuro, uma vez que a sede que possibilita a ampliação na oferta do número de vagas e diversificação de disciplinas ofertadas, como prevê o Plano Municipal de Educação (PME), que evidencia a implantação e atendimento de no mínimo 25% de educandos até o ano de 2025, ou seja, gradativamente aumentar o número de vagas na referida modalidade de ensino.
Além disso, o projeto está em consonância com o Art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/1996) que normatiza o oferecimento progressivo de jornada escolar ampliada no ensino fundamental e o Plano Nacional de Educação (2014/2024), aprovado por meio da Lei nº 13.005, em 25 de junho de 2014, que colocou a ampliação do tempo de permanência na escola como uma das 20 principais metas para a educação no país, prevendo a oferta de educação em tempo integral para no mínimo 50% das escolas públicas e o atendimento de ao menos 25% dos estudantes de educação básica.
Esses apontamentos sinalizam para um crescente fortalecimento, constante, de políticas de implementação de educação integral e escola de tempo integral no país, apoiado, de um lado, por iniciativas governamentais e, por outro, pela legislação educacional.
Cabe mencionar que a partir da análise de avaliações externas (Prova SAEB e Prova Paraná), as escolas apresentaram alguns resultados abaixo da média esperada, devido essas características a Secretaria Municipal de Educação considera relevante a expansão dos espaços de aprendizagem a fim de potencializar o desenvolvimento dos educandos.

Descrição

O projeto atende aproximadamente 300 crianças sendo 150 em cada turno (matutino e vespertino), e contempla dez disciplinas sendo essas: Ciências, Educação Física, Informática, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Musicalização, Robótica e Xadrez.
A ideia central é que os objetivos das disciplinas estejam em consonância com o ensino regular como sugere o Plano Curricular da Educação Integral em Tempo Ampliado, além disso, que trabalhem em conjunto, ou seja, que sejam executadas sob múltiplas perspectivas e que todas as atividades desenvolvidas possam ser colocadas em prática, por meio de atividades extras como: festivais, feiras do conhecimento, dentre outros, garantindo o desenvolvimento integral do aluno, uma vez que tais intervenções estão diretamente ligadas ao processo de ensino.

Objetivos

Gerais:

O objetivo da Educação em Tempo Integral é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, contemplando, por meio de um currículo integrado, promovendo a equidade ao reconhecer o direito de todos de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas, visando garantir a formação integral dos estudantes.

Específicos:

Garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural;
Assegurar o ensino de qualidade às crianças, a partir da valorização da cultura, buscando estimular o desenvolvimento da autoestima, da autocrítica e da autoavaliação dos estudantes, elementos considerados como fundamentais para que os alunos tenham iniciativa, disciplina e organização.
Aprender a escutar e lidar com situações adversas, respeitar o próximo e a colaborar são habilidades importantes para se desenvolver por meio de atividades lúdicas;
Promover articulações e convivências entre educadores, comunidade e famílias, programas e serviços públicos, entre governos, dentro e fora da escola;
Compreender a aprendizagem como algo permanente na vida dos indivíduos e não apenas relacionada à fase escolar dos mesmos;
Entender que a escola é articuladora de todo o processo educativo, em uma construção participativa que inclui todos os segmentos da comunidade escolar e demais agentes envolvidos.

Metas a atingir:

O currículo escolar deve corroborar com os saberes e perspectivas das múltiplas inteligências permeadas pela influência da comunicação, informação, tecnologias, direitos, saúde e políticas públicas. Isto implica em trabalhar sob a perspectiva de integração entre as disciplinas, onde diferentes especialistas planejam e executam em conjunto as intervenções junto aos estudantes, além disso, cabe considerar minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 nos aprimoramentos educacionais.
Além disso, o estudo está em consonância com o Art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/1996) que normatiza o oferecimento progressivo de jornada escolar ampliada no ensino fundamental e o Plano Nacional de Educação (2014/2024), aprovado por meio da Lei nº 13.005, em 25 de junho de 2014, que colocou a ampliação do tempo de permanência na escola como uma das 20 principais metas para a educação no país, prevendo a oferta de educação em tempo integral para no mínimo 50% das escolas públicas e o atendimento de ao menos 25% dos estudantes de educação básica.

Cronograma

Físico:

O programa ocorre no período letivo, que inicia em fevereiro e finaliza em dezembro.

Financeiro:

Inicialmente foi investido na contratação do Sistema FIEP, que consiste na contratação de profissionais (docentes, auxiliar de serviços gerais, inspetores de alunos, material pedagógico e esportivo), além dos serviços houve a disponibilidade do prédio e despesas fixas, ocasionando despesa mensal de R$ 62.918,75 (R$755.025,00 anual).

Orçamento:

Despesas com serviços (docentes, auxiliar de serviços gerais, inspetores de alunos, material pedagógico e esportivo) - R$755.025,00 anual

Beneficiários Diretos:

Atualmente como beneficiários diretos: 300 alunos da rede municipal de ensino de Quatro Barras (1° ao 5° ano de distintas escolas).

Beneficiários Indiretos:

Atualmente como beneficiários indiretos: 300 famílias Quatro Barras.

Resultados:

Em 2023 iniciaram as atividades de contraturno escolar no Projeto Trilhas do Futuro, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Quatro Barras e o Sistema FIEP, o referido projeto atende aproximadamente 300 alunos e contempla oito disciplinas, no decorrer do ano foi notório o desenvolvimento dos alunos tanto nos aspectos cognitivos quanto sociais, ou seja, se trata de um projeto em que crianças e adolescentes são vistos como cidadãos de direitos em todas as suas dimensões.
O contraturno escolar amplia as possibilidades educacionais, pois pode ser entendido como um projeto educativo integrado, em sintonia com a vida, as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes.
Durante o ano letivo são desenvolvidas algumas ações como: festivais, torneios internos e externos, como por exemplo a participação no: Torneio SESI de Robótica e Festival interno de Xadrez , onde os alunos são possibilitados a vivências que potencializam os conhecimentos adquiridos.
Ao final de cada semestre os responsáveis são convidados a comparecer no projeto para prestigiar os trabalhos realizados pelos alunos por meio de mostras de cada disciplina, além de receber o portfólio contendo as atividades realizadas, além disso ao final de cada semestre é realizada uma avaliação onde a partir dos resultado foi possível perceber o desenvolvimento dos alunos.
Portanto o contraturno escolar é de suma importância no que diz respeito a promoção da equidade ao reconhecer o direito de todos de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços e saberes.

Anexos

Banco de Projetos