Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

AVALIAÇÃO DESEMPENHO EDUCACIONAL - ADE

Ano / Edição: 2024
Município: Roncador
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Dentre os indicadores produzidos pelo Saeb, alguns apontavam para problemas graves na eficiência do ensino oferecido pelas escolas municipais, como os baixos desempenhos em leitura e matemática demonstrados pelos alunos do 3º ano ao realizarem a 1ª Avaliação ANA através do PNAIC no ano de 2013. A partir daí, concluímos que seriam necessários incluiu instrumentos para monitoramento das habilidades de Leitura e Matemática.

Descrição

Os testes são compostos de 10 questões com quatro alternativas de resposta algumas dessas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte - e outras são lidas apenas pelos alunos.
A Avaliação ADE é realizada em dois momentos durante o ano letivo: no 1º semestre e no 2º semestre sugere-se que o Teste 1 seja aplicado, preferencialmente, até o mês de junho, e o Teste 2, até o final de novembro.
A habilidade avaliada por meio da Avaliação ADE estão organizadas com base nas Matriz de Referência de Língua Portuguesa e de Matemática.
A Matriz de Referência da Avaliação ADE elencam o que se pretende avaliar com estes instrumentos, ou seja, os conhecimentos que se espera que os alunos tenham adquirido após o início do processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização e letramento, como a oralidade, são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas as habilidades consideradas essenciais para a alfabetização e letramento para a elaboração da Matriz de Referência. A matriz é apenas uma referência para a construção do instrumento de avaliação. É, portanto, diferente de uma proposta curricular ou de programas de ensino, que são mais amplos e complexos.
A Avaliação Ade foi elaborada para ser aplicada às crianças que estão matriculadas no primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de cada unidade municipal, em escolas onde o ensino fundamental tiver duração de nove anos.
Coordenadores Pedagógicos da Secretaria de Educação e Diretores dos CMEIs.
É necessário que as secretarias de educação planejem as formas de aplicação e correção dos testes, assim como a interpretação, a utilização e a divulgação dos resultados, de acordo com os objetivos definidos para a avaliação.
Os resultados serão corrigidos pelos coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

Objetivos

Gerais:

O objetivo da Avaliação ADE é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

Específicos:

a) avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;

b) oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; e

c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Metas a atingir:

Esses objetivos possibilitam, entre outras ações:
• Estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
• Planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
• Investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
• Desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
• Melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
O delineamento e a construção dessa avaliação preveem, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem.

Cronograma

Físico:

A Avaliação ADE é realizada em dois momentos durante o ano letivo: no 1º semestre e no 2º semestre sugere-se que o Teste 1 seja aplicado, preferencialmente, até o mês de junho, e o Teste 2, até o final de novembro.

Financeiro:

Custo da avaliação R$ 4.930,00 x 4 etapas que resultam num investimento no importe de R$ 19.720,00, sendo que este valor inclui a confecção das avaliações e materiais para a aplicação.

Orçamento:

Recursos oriundos da fonte da Educação (25%) , resultando no custo anual de aproximadamente R$ 20 mil reais/ano.

Beneficiários Diretos:

Estudantes da Rede Pública Municipal de Educação.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar como coordenadores, professores, diretores e pais de alunos. Importante ressaltar que com a elevação do nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental, os reflexos serão sentidos em todas as demais áreas da vida desses alunos, visto que tem suas dificuldades resolvidas na base.

Resultados:

Como resultado, Roncador foi premiado por se destacar como o 1º Lugar da Região da COMCAM e também foi destaque como 2º Lugar no ranking estadual. Ressalta-se que os índices continuam subindo a cada ano de aplicação, tendo alcançado 4.8 já na primeira avaliação, subindo para 6.8 na segunda avaliação e este ano surpreendeu com 9.1 em sua terceira edição.
O resultado é apresentado através de gráfico para cada escola, diretor, pedagogo e professor da instituição escolar onde ocorreram as avaliações.

Anexos

Banco de Projetos