Banco de Projetos

IMPLANTAÇÃO DE CATÉTER HIDROFÍLICO

Ano / Edição: 2024
Município: Guarapuava
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O Departamento de Atenção Domiciliar tem como objetivo proporcionar uma assistência humanizada por meia equipe multiprofissional, com ampliação da autonomia da pessoa, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida. Diante desse contexto identificou-se a necessidade implantar na rede o cateteres hidrofílico para suprir a necessidade de pacientes com lesão medular e bexiga neurogênica cadastrados nesse serviço.

Descrição

O cateterismo vesical intermitente (CVI) é realizado por usuários com disfunção de origem neurológica ou idiopática do trato urinário inferior, que resultam em esvaziamento incompleto da bexiga. Nessas patologias há prejuízo da contração do detrusor ou dificuldade de relaxamento do esfíncter uretral de forma temporária ou definitiva (TRUZZI, 2016).

A lesão medular é todo dano ao canal medular, que pode levar a alterações como perda total (paralisia) ou parcial do movimento dos membros, alteração de tônus muscular e dos reflexos, alteração ou perda de sensibilidade, perda do controle urinário, disfunção sexual, instabilidade na contração dos vasos sanguíneos (vasoplegia) e alterações na transpiração e no controle da temperatura corporal. (CONITEC, 2019).

Com o propósito de diminuir os riscos de complicações por infecções urinárias de repetição e melhorar a qualidade de vida dos usuários com disfunção neurogênica do trato urinário inferior relacionada a lesão medular ou mielomeningocele, para melhora da autonomia e diminuição de lesões uretrais em fevereiro de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava implantou o protocolo de dispensação do insumo nos serviços de saúde municipais, o cateter hidrofílico em consonância com a Portaria nº 37 de 24 de julho de 2019, MS, que tornou pública a decisão de incorporar o cateter hidrofílico para cateterismo vesical intermitente em indivíduos com lesão medular e bexiga neurogênica, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, no âmbito SUS.

Objetivos

Gerais:

• Implantar o Catéter Hidrofílico no Município de Guarapuava -PR.

Específicos:

• Implantar o protocolo de dispensação de cateter hidrofílico no município de Guarapuava/Pr.
• Atender os pacientes com indicação de cateter hidrofílico;
• Facilitar a técnica de cateterismo vesical intermitente, melhorar o conforto do usuário e reduzir as complicações associadas ao mesmo;

Metas a atingir:

• Ampliar a distribuição de cateter hidrofílico à pacientes que apresentem lesão medular, mielomeningocele e/ou bexiga neurogênica.

Cronograma

Físico:

Elaboração de Fluxo e Protocolo de Dispensação de Cateter no Município de Guarapuava -PR.
Capacitação para os servidores sobre o Fluxo e manejo do cateter hidrofílico.

Financeiro:

Os Valores despendidos estão detalhados no documento anexo.

Orçamento:

Compra de Material de Insumo: R$ 770.572,00 (cateter hidrofílico).
Para implantação do projeto não houve gastos adicionais, sendo considerado o valor da implantação do projeto.
Para manutenção do projeto foi considerado valores estimados de acordo com numero de atendimentos realizados, perfazendo o valor anual R$ 816.429,60
Para prestação do serviços foram usados recursos próprios do município.

Beneficiários Diretos:

Pacientes com lesão medular e bexiga neurogênica cadastrados na Atenção Domiciliar.

Beneficiários Indiretos:

População usuária do SUS, estimada em 189.408.
População geral de Guarapuava 182.093 (censo 2022).

Resultados:

● Elaborado protocolo de dispensação de cateter hidrofílico no município de Guarapuava/PR.
● Distribuição de cateter hidrofílico nos serviços municipais de saúde.

Anexos

Banco de Projetos