Banco de Projetos

Acessar para Separar: Inovação na coleta de resíduos em Quatro Barras!

Ano / Edição: 2024
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

O projeto Acessar para Separar surge de uma demanda por melhorias nas rotas de coleta de resíduos do município de Quatro Barras/PR. Frequentemente, os agentes e profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem Animal recebiam questionamentos de moradores quatro-barrenses sobre a coleta de lixo. Os assuntos mais recorrentes eram: atraso na coleta, dúvidas sobre os dias de coleta, falta de acesso à informações e divergência de rotas eram os principais pontos elencados pelos moradores.
Visando otimizar o sistema de gerenciamento da coleta, a SMMAABEA desenvolveu diversos produtos e materiais que organizaram e inovaram o antigo sistema. Agora, os novos recursos beneficiam a população e os profissionais da coleta de resíduos, além de gerar economia de recursos e praticidade no cotidiano. Ao todo, devem ser atingidos positivamente cerca de 24.000 (vinte e quatro mil) habitantes, que é o número aproximado de habitantes do município de Quatro Barras.

Descrição

Com base nas problemáticas citadas, a equipe da SMMAABEA idealizou um programa que modernizasse e otimizasse – por meio de diversas frentes - as rotas e a gestão da coleta de resíduos de Quatro Barras. Foram detectados os principais pontos que deveriam ser resolvidos e traçadas soluções e caminhos que trouxessem (além de solução) inovação.
Durante o período de desenvolvimento do programa, profissionais técnicos da SMMAABEA acompanharam todas as 15 rotas de coleta de resíduos do município de Quatro Barras, percorrendo os trajetos e conversando com os motoristas e coletores, sempre na busca de possíveis perspectivas, relatos e sugestões que fossem pertinentes aos escopos do programa.
Ainda no caminhão, foram preenchidas fichas técnicas, para melhor catalogação e registro das informações (segue em anexo modelo da mesma). Ao longo do caminho, as condições de lixeiras, estradas, e demais situações eram registradas por fotografia, que tinham o registro do horário, data e coordenadas, que auxiliaram o mapeamento de situações indesejadas e a geração de dados.
A partir desse trabalho, foram desenvolvidos os seguintes produtos, cada um deles pensado meticulosamente para atender as necessidades mapeadas:

a) Arquivo das rotas georreferenciadas.

A partir do acompanhamento das rotas, gera-se um arquivo em formato kvz, que pode ser aberto em vários programas de georreferenciamento e permite a visualização da rota como um todo. Esse recurso tornou possível planejar o desenvolvimento dos produtos e calcular dados de controle interno, como quilometragem estimada dos caminhões. Os dados obtidos também foram utilizados para melhor planejamento dos trajetos das rotas e mapeamento de trajetos duplicados, que foram otimizados e geraram uma direta economia de recursos, como combustível e tempo.

b) Itinerários e roteiros de rota.

Uma das demandas mapeadas foi a dificuldade dos motoristas novos ou substitutos de realizar as rotas. Muitas vezes – quando realizam as rotas como substitutos – pedaços e ruas eram cortadas do trajeto por falta de conhecimento dos motoristas. Pensando nisso, com o uso dos arquivos das rotas mapeadas, foram elaborados os Roteiros de Rotas, que são listas descritivas e minuciosas que auxiliam o motorista na realização da rota.
O recurso diminuiu a incidência de reclamações entre os munícipes, auxilia os motoristas e resulta na padronização das rotas.

c) Tabela e cronograma.

Nesse produto, o problema solucionado foi a falta de informações claras e acessíveis sobre os dias em que a coleta de resíduos passa nas regiões do município. Com os itinerários e arquivos das rotas, foi possível a identificação da regularidade das rotas e desenvolvimento de tabelas para indicar o dia das coletas.
As tabelas têm papel fundamental para acesso e informação principalmente da população idosa, que apresenta constantes dificuldades no acesso a tecnologias. Pensando nisso, foram desenvolvidas tabelas simples e objetivas, nas quais o morador interessado pode acessar de maneira prática os bairros listados e a periodicidade da coleta no local de seu interesse.
As tabelas foram divulgadas em apresentações, além de ficarem disponíveis por meio de todos os canais de comunicação da SMMAABEA.

d) MAPAS INTERATIVOS.

O grande diferencial desse projeto são os mapas digitais interativos. Graças às rotas mapeadas, foi possível desenvolver dois mapas digitais que foram disponibilizados para toda a população. Os mapas são de fácil acesso e modernizam um setor tão importante: a coleta de resíduos.
Ao acessar o link em seu dispositivo, o munícipe será encaminhado para o mapa que selecionou, com polígonos que indicam áreas e bairros do município. Quando clicar no bairro de seu interesse, o usuário será encaminhado para uma página em que aparecem informações importantes. Tais como: dias em que a coleta passa, orientações para a separação de resíduos, e portais oficiais de contato da SMMAABEA. Em aparelhos celulares, a localização é levantada automaticamente, o que permite uma rápida identificação de localização, mesmo para quem é novo no município.
Os mapas interativos têm como funcionalidade facilitar o acesso a informações cruciais no dia a dia, por exemplo, os dias que o bairro é atendido pela coleta e recomendações/instruções de como contribuir com o meio ambiente, por meio de boas práticas e separação correta dos resíduos gerados.

Os materiais desenvolvidos trazem inovação e destaque para o município, visto que poucos municípios na região possuem tamanha tecnologia e recursos para a modernização do processo da coleta de resíduos.

O projeto foi apresentado na inauguração da atual sede da SMMAABEA, e foi muito bem aceito pelo público. A publicação dos recursos foi feita desde o início de 2024, e já foi um sucesso, confirmado pelos mais de 3.600 acessos aos recursos, o que representa um alcance de quase 60% das residências do município.
O programa também demonstra seu valor social quando utiliza os recursos para ações de educação ambiental e conscientização dos munícipes, que traz um impacto positivo na qualidade da separação dos resíduos nas residências. Esse aspecto qualitativo traz benefício direto nas Associações de Reciclagem de Quatro Barras, que recebem um resíduo mais limpo e segregado, trazendo mais salubridade e receita para os recicladores.

O programa é constantemente atualizado e divulgado. A partir do segundo semestre de 2024, a impressão de QR Codes para acesso aos produtos também estará presente nos sacos de lixo fornecidos pela Prefeitura para coleta seletiva, o que garantirá o atingimento de 100% das residências de Quatro Barras.

Objetivos

Gerais:

Modernizar e atualizar o sistema de coleta de resíduos do município de Quatro Barras, pelo uso de produtos do georreferenciamento das rotas de coleta.

Específicos:

- Elaborar produtos que sejam de significativa relevância para modernização do funcionamento da coleta de resíduos no município de Quatro Barras.
- Ampliar a base de dados internos sobre as rotas de coleta;
- Promover a educação ambiental da população de Quatro Barras, através da conscientização sobre a coleta de resíduos;
- Transmitir as informações de forma simplificada e prática para solucionar problemas atuais na coleta de resíduos;
- Promover um ambiente de trabalho com condições salubres e economicamente favoráveis nas Associações de Reciclagem no Município de Quatro Barras;
- Otimizar a segregação de resíduos nas residências no Município de Quatro Barras.

Metas a atingir:

Reduzir em 70% as ligações e dúvidas sobre a coleta de resíduos em Quatro Barras após 6 meses de publicação dos recursos.

Atingir 90% das residências do município dentro de 1 ano (o que representa 5400 residências), pela divulgação dos recursos desenvolvidos.

Diminuir em 5% da quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário.

Cronograma

Físico:

2º semestre de 2022 – planejamento e desenvolvimento dos recursos e do projeto.
1º e 2º semestre de 2023 – aprimoramento e testes dos recursos desenvolvidos.
1º semestre de 2024 – publicação dos recursos e levantamento dos dados de alcance.
2º semestre de 2024 – implementação do QR Code para acesso aos produtos do programa nos sacos de lixo distribuídos pela Prefeitura Municipal.

Financeiro:

Devido à gratuidade dos aplicativos, não foi despendido praticamente nenhum recurso se não o tempo no projeto.
Mas, para fins de preenchimento, para o cálculo dos custos serão considerados apenas a mão de obra da equipe e o tempo investido no desenvolvimento do projeto.
Custo implantação: R$ 7.000,00
Como esclarecido, o projeto não apresentou custos financeiros diretos.

Orçamento:

Devido à gratuidade dos aplicativos, não foi despendido praticamente nenhum recurso senão o tempo no projeto.
Mas, para fins de preenchimento, para o cálculo dos custos serão considerados apenas a mão de obra da equipe e o tempo investido no desenvolvimento do projeto.
Para o custo de manutenção anual, foi considerado o custo do combustível utilizado nos acompanhamentos das rotas.
Como esclarecido, o projeto não apresentou custos financeiros diretos.

Beneficiários Diretos:

O programa Acessar para Separar beneficia diretamente toda a população de Quatro Barras, que pode – de maneira rápida e acessível – verificar informações sobre a coleta de resíduos em seu endereço.

Beneficiários Indiretos:

O programa Acessar para Separar beneficia indiretamente a SMMAABEA que, ao ter essa demanda reduzida, pode investir em outras áreas que também necessitam de atenção.
Além disso, um programa bem definido de coleta de resíduos evita que esse resíduo seja descartado irregularmente, beneficiando também todo o entorno do município e o meio ambiente.

Resultados:

Os resultados têm sido muito satisfatórios.
Desde a publicação (há cerca de 03 meses), foram mais de 3600 acessos aos recursos. A organização das rotas também foi crucial para a economia de mais de R$1.600,00 por ano em combustíveis, que rodavam rotas com trechos duplicados.
Notou-se uma redução de aproximadamente 70% na quantidade de dúvidas recebidas por telefonema dos munícipes em relação aos dias e funcionamento da coleta de resíduos.

Anexos

Banco de Projetos