LIXO ELETRÔNICO: recicle e participe dessa ideia!
Ano / Edição: 2024
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Todos nós temos acompanhado o crescimento exponencial da tecnologia, com novos dispositivos eletrônicos lançados diariamente. No entanto, esse avanço tem gerado um impacto significativo, muitas vezes despercebido: o aumento alarmante do lixo eletrônico. E no município de Quatro Barras não é diferente, o crescimento da tecnologia e o descarte incorreto desses acessórios eletrônicos tem causado e gerado muitos pontos negativos. Diante disso houve a necessidade de criar ações educativas que visem auxiliar os alunos, comunidade escolar e população no geral sobre o despercebido aumento do lixo eletrônico nos bairros que compõe a cidade. E o descarte inadequado desses resíduos pode ter consequências graves para o meio ambiente e para a saúde dos munícipes, mas existem estratégias que podem ser adotas pela população, como o ato de reciclar o lixo eletrônico é essencial para minimizar seu impacto negativo no meio ambiente e na saúde pública, então para enfrentar efetivamente o problema do lixo eletrônico, é necessário conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Sendo assim o crescimento do lixo eletrônico é um desafio de muitas prefeituras, mas urgente que precisamos enfrentar. Se não agirmos agora, os impactos ambientais e os riscos para a saúde humana continuarão a aumentar. É responsabilidade de todos nós, consumidores, empresas, secretariais municipais e governos, adotar medidas para reduzir, reciclar e descartar adequadamente o lixo eletrônico. Somente assim podemos garantir um futuro sustentável para o nosso planeta e para as gerações futuras.
Descrição
O projeto funcionará com a mesma primícia de oportunizar a todos os envolvidos a se engajarem nesse horizonte, funcionará assim: O papel da Escola Ernesto Milani é ensinar nossos alunos e a comunidade local, sobre a importância da reciclagem deste tipo de material e estabelecer o ponto central da coleta anual. A nossa escola contará com o suporte técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com palestra educativas, divulgação dos eventos, e auxílio no recolhimento correto do lixo. Contaremos com atuação da secretaria Municipal de educação que auxiliará na estrutura e logísticas dos eventos (Drive-Thru).
Vamos envolver as escolas (Escola João Curupaná, Divanira Ferreira Alves, Rui Valdir, Joana Valache e Izair Lago) e cmei’s (Centro Educacional Carmelita, Elenai, Tia Cice, Tia Eliana, Tia Havany, Tio Laio e Tia Inêz) farão a ponte com a comunidade local, por meio dos envios dos bilhetes, caminhada de conscientização com as turmas e compartilhamento de informativos nos grupos do whatsapp, referente ao projeto e coleta dos resíduos eletrônicos. Convidamos o efetivo da Guarda Municipal para organizar o trânsito e a dar suporte nas vias e segurança dos colaboradores. E a empresa Sete Ambiental - Coleta e Reciclagem de Lixo Eletrônico responsável pela reciclagem, avaliará o material recolhido pela escola, que aplicará logística reversa ambiental. Também contamos com as escolas estaduais Elias Abraão, Arlinda Creplive e a instituição André Andreatta, envolvendo um total aproximadamente de cinco mil alunos, que possibilitaram a efetivação deste projeto socioambiental e socioeducacional.
Nossa escola não está focando na possibilidade financeira, mas sim no retorno ambiental e construindo assim uma sociedade mais atuante nas oportunidades que batem em sua porta todos os dias. Lógico que o dinheiro arrecadado será bem-vindo e investido nos projetos educacionais e ambientais da escola (revitalização do pomar e horta horizontal) e na construção da horta na escola para a comunidade e criação de um espaço “cantinho do animal) ideia trazer mais perto o campo dentro da cidade. E que todo material reciclado fortemente composto de materiais e minerais que poderão ser reutilizados, diminuindo os impactos da extração no campo. Do lixo eletrônico diferentes materiais são posteriormente separados com base na sua composição e posteriormente processados para reutilização. A reciclagem eficaz do lixo eletrônico pode recuperar matérias-primas valiosas como ouro, alumínio, prata, cobre e paládio, que podem ser usadas para fabricar novos produtos.
Este projeto visa reciclagem adequada de lixo eletrônico envolve o envio de dispositivos descartados para instalações especializadas (Empresa Sete Ambiental) capazes de desmontá-los para recuperar componentes reutilizáveis. Estas instalações também garantem a destruição segura dos dados nestes dispositivos antes de processá-los em grandes trituradores que os decompõem em materiais recicláveis, como metal, vidro e plástico. Ao reciclar, podemos recuperar recursos valiosos e reduzir a necessidade de extração de recursos e o impacto ambiental associado a esta atividade. Além disso, a reciclagem responsável garante que os materiais perigosos sejam eliminados de forma segura, mitigando os danos ao ambiente e à saúde humana.
A adoção dos princípios da economia circular é a chave para enfrentar os desafios gerados pelo lixo eletrônico e, ao mesmo tempo, ampliar oportunidades econômicas e ambientais. À medida que a tecnologia continua a avançar, é imperativo dar prioridade à gestão responsável do lixo eletrônico, projetar para a longevidade e promover a cultura de economia circular.
Nosso projeto compreende que o lixo eletrônico é um dos grandes desafios da sociedade atual: graças à obsolescência programa e nossa natureza consumista, há muitos dispositivos eletrônicos no lixo causando grandes danos ao meio ambiente. Há uma preocupação com certos dispositivos descartados de forma irregular (jogados no lixo comum, por exemplo), como celulares, tablets, computadores e outros com baterias, pois estas contêm elementos altamente danosos ao meio ambiente, que não podem ser jogados em qualquer lugar, por isso aproveitamos a oportunidade de conscientização ambiental em todos os bairros do município. Além disso, esses aparelhos contêm materiais valiosos e metais raros, úteis para fabricar outros eletrônicos com material reciclado. Neste sentido este projeto com objetivo de atribuir a logística reversa ambiental, que nada mais que o retorno desses materiais para o ciclo produtivo, assim, eles podem ser reutilizados, reciclados ou ter outras formas de destinação final ambientalmente adequados e com retorno financeiro para a nossa escola.
No cronograma buscamos desenvolver as etapas do projeto, considerando ao todo cinco, mais os pontos de coleta permanente, com pontos estratégicos para atingir a maior parte da população do município de Quatro Barras. Este um município brasileiro do estado do Paraná, região Sul do Brasil. Possui aproximadamente cerca de 24 mil habitantes segundo IBGE de 2022, abranger todos é um desafio e tanto, por isso a importância da divulgação e colaboração dos departamentos, órgãos, instituições de ensino e secretarias municipais, pois acreditamos que a educação pode transformar a rua, o bairro e a cidade onde vivemos e trabalhamos. Na primeira etapa foi realizada na escola Municipal Ernesto Milani, a anfitriã do projeto, hoje atualmente com cerca de 180 alunos, atendendo alunos da educação infantil e ensino fundamental series iniciais, mas no decorrer das etapas vamos totalizar mais de 3 mil alunos da educação infantil, educação especial e ensino fundamental e médio do nosso município e durante este ano a meta é arrecadar a estimativa de mais de três toneladas de material eletrônico que iriam ser descartados de qualquer forma, e que essa arrecadação trará benefícios para as escolas, financeiramente e mensural aprendizagem.
Objetivos
Gerais:
Criar ações educativas visando o recolhimento de equipamentos eletrônicos que não têm mais utilidade para a população e evitando que sejam descartados incorretamente no meio ambiente, minimizando assim os impactos ambientais e sociais para os munícipes de Quatro Barras.
Específicos:
Conscientizar a população quanto ao descarte inadequado dos materiais eletrônicos, os quais são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.
Criar alguns postos de coleta de lixos eletrônicos, informando a população sobre a importância do reaproveitamento dos equipamentos eletrônicos.
Estimular a participação das escolas e centro educacionais como espaço de referência para a coleta do lixo eletrônico.
Levar os alunos refletirem sobre o lixo eletrônicos, é um meio de trabalhar conceitos, valores, atitudes, posturas e éticas, pois é um trabalho de grande importância que envolve a realidade do dia-a-dia de cada um.
Conscientização da população com o reaproveitamento de materiais, mostrando a reciclagem de lixo eletrônico como uma alternativa para reaproveitamento de todos os detritos encontrados como matéria-prima dentro de novos procedimentos industriais.
Ensinar a todos nós que no caso do lixo eletrônico, a logística reversa busca dar uma destinação correta aos dispositivos descartados, promovendo sua reciclagem ou recondicionamento, em vez de enviá-los diretamente para aterros sanitários.
Metas a atingir:
O consumo de aparelhos eletrônicos cresce cada dia mais em nosso município e são trocados com mais rapidez. Mudar esta tendência depende tanto do usuário, que deve ser menos permeável às estratégias de marketing que incentivam o consumo, como dos fabricantes, que cada vez mais optam por tendências como o design ecológico. Por isso no decorrer da implementação deste projeto, estabelecemos algumas metas para de fato cumprir nosso papel educacional para nosso município, tais como:
Desenvolver os pontos de coletas de forma permanente em todas as escolas e centros de educação do município.
Conscientizar mais de três mil alunos da rede municipal de Quatro Barras incluído alunos dos estados.
Envolver neste projeto os departamentos e secretarias da prefeitura, buscando mais apoio e transparência nas ações sócios educativos.
Buscar a parcerias das mais de 19 instituições de ensino do município, com envolvimento das equipes pedagógicas e auxilio na divulgação dos eventos;
Minimizar os impactos ambientais por meio das ações com os drives nos pontos estratégicos nos bairros, que compõe a cidade de Quatro Barras.
Coletar mais de três toneladas de equipamentos, acessórios, maquinas e ferramentas eletrônicas, diminuindo a poluição do meio ambiente.
Criar espaços de aprendizagem na escola, que visem a educação ambiental e troca de experiencias, com o conceito da logística reversa ambiental.
Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa com a utilização palestras, momentos de jogos educativos, construção de cartazes e outras ferramentas pedagógicas.
Este projeto é uma iniciativa que visa a conscientização da comunidade Quatro Barrense, sobre os impactos do lixo eletrônico se não destinado de forma correta. O projeto propõe informar a comunidade sobre o destino final dos resíduos gerados pelos mesmos, através de campanhas educativas e coleta seletiva do lixo. Mais especificamente, o projeto pretende realizar coleta seletiva de resíduo eletroeletrônico, e encaminhar este resíduo para o local correto (Empresa Sete ambiental). Esta proposta tem o intuito de facilitar o descarte correto destes materiais e, assim, conscientizar a população da importância de nosso lixo ter o destino correto, diante disso até agora já cumprimos mais da metade das metas, atualmente já arrecadamos mais de 1,5 tonelada de lixo eletrônico, já buscamos envolver diversas instancias e órgãos públicos.
O lixo eletrônico é um dos grandes desafios da sociedade atual: graças à obsolescência programa e nossa natureza consumista, há muitos dispositivos eletrônicos no lixo causando grandes danos ao meio ambiente. Há uma preocupação com certos dispositivos descartados de forma irregular (jogados no lixo comum, por exemplo), como celulares, tablets, computadores e outros com baterias, pois estas contêm elementos altamente danosos ao meio ambiente, que não podem ser jogados em qualquer lugar. Além disso, esses aparelhos contêm materiais valiosos e metais raros, úteis para fabricar outros eletrônicos com material reciclado. Neste sentido este projeto com objetivo de atribuir a logística reversa ambiental, que nada mais que o retorno desses materiais para o ciclo produtivo, assim, eles podem ser reutilizados, reciclados ou ter outras formas de destinação final ambientalmente adequados e com retorno financeiro para a nossa escola.
Cronograma
Físico:
Hoje em dia os aparelhos elétricos e eletrônicos fazem parte da casa de todos nós, é comum utilizarmos esses produtos facilitadores da vida moderna. Mas quando perdem sua utilidade, algum deles deixam de funcionar, o que fazer e onde encaminhar esses aparelhos? uma pergunta que muitos de nós, não saberíamos responder o qual destino correto. Sendo que os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. Com isso a nossa escola terá um papel fundamental, no recolhimento e descarte do lixo eletrônico.
Muitos de nós ao ouvir falar sobre reciclagem, sempre lembramos ou imaginamos do processo de reciclagem de papel, alumínio e plástico, por ser mais práticas estas ações. Porém, é importante expandir nossas ações sustentáveis, a reciclagem de materiais é mais ampla, nesse sentido este projeto busca descobrir, conhecer e despertar nas pessoas o interesse de como é feita a reciclagem do lixo eletrônico. Pois de um único aparelho eletroeletrônico reciclado é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais preciosos como ouro e prata, papel e muitos outros que voltam para a cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos. Sendo assim, todo o meio ambiente agradece, a escola será a ponte para concretizar essas ações por meio do Drive Thru do lixo eletrônico com viés sustentável e econômico.
O lixo eletrônico recolhido neste movimento ambiental será destinado para a empresa responsável e certificada por selo de qualidade ambiental, que por sua vez repassará a verba para a nossa instituição de ensino. Acreditamos que este material reciclado tem grande potencial de transformação e pode até ser lucrativo para as empresas fabricantes e principalmente para nossa escola. Quando manejados corretamente, esses resíduos podem ganhar vida nova, gerando faturamento para as empresas e para a escola. Além disso, a relação entre lixo eletrônico e logística reversa é fundamental para poupar o meio ambiente.
COMO FUNCIONARÁ:
O papel da escola é ensinar nossos alunos e a comunidade local da importância da reciclagem deste tipo de material e estabelecer o ponto central da coleta.
A escola contará com o suporte técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com palestra educativas, divulgação dos eventos, e auxílio no recolhimento correto.
A secretaria Municipal de educação auxiliará na estrutura e logísticas dos eventos (Drive-Thru).
As escolas e cmei’s farão a ponte com a comunidade local, por meio dos envios dos bilhetes e informativos nos grupos do whatsapp.
O efetivo da Guarda Municipal será convidado para organizar o trânsito e a segurança dos colaboradores.
. Por isso abaixo está descrito informações das atividades durante o desenvolvimento do projeto:
O evento 1° Drive-Thru em 23/03/2024 na Escola Ernesto Milani, no endereço Avenida Vinte e Cinco de Janeiro, 4.403, Jardim Graciosa, com a participação da comunidade local, alunos e pais, funcionários. Secretaria de Educação, Meio Ambiente. e Guarda Municipal. Centro Municipal da Educação Infantil Tia Elenai. Lojas da Natura, Instituto dos óculos, Empresa Sete Ambiental.
Na segunda etapa, o evento 2° Drive-Thru, no dia 27/04/2024, na Escola João Curupaná da Silva, com endereço R. Doze de Outubro, 459 - Jardim Menino Deus, Quatro Barras - PR, 83420-000, com a participação da comunidade local, alunos e pais, funcionários e equipe pedagógica. Secretaria de educação, Meio Ambiente e Guarda Municipal. Centro Municipal de Educação Infantil Tia Eliana.Colégio Estadual Elias Abrahao C E E Fund Médio. Empresa Sete Ambiental.
A terceira etapa do Projeto, foi o evento de conscientização 3° Drive-Thru, no dia 25/05/2024, na Praça Raulino Alves Cordeiro, localizada na R. Nilo Fávaro, 2 - Centro, Quatro Barras - PR, 83420-000, com a participação da comunidade local, alunos e pais, funcionários e equipe pedagógica. Secretaria de educação, Meio Ambiente, Cultura e Guarda Municipal. Escola Municipal, Escola Municipal Divanira Ferreira Alves, CMEI Tia Inêz e a Empresa Sete Ambiental.
E antes de acabar o primeiro semestre o projeto está previsto para desenvolver mais duas etapas, a 5° etapa do Drive-Thru, que será no dia 29/06/2024, na praça do CEU das Artes - Borda do Campo, no endereço R. Pref Domingos M Neto, 2603 - Borda do Campo, Quatro Barras, com a participação da Comunidade local, alunos e pais, funcionários, igrejas locais e equipe pedagógica. Secretaria de educação, Meio Ambiente e Guarda Municipal. Empresa Sete Ambiental. CMEI Tia Cice, CMEI Tio Laio, Colegio Estadual Andre Andreatta e Escola Izair Lago. E a última etapa do projeto o 5° Drive-Thru, que vai acontecer no dia 06/07/2024, na Escola Rural Tancredo Neves , na Av. Dom Pedro II, 6008 - Campininha, Quatro Barras - PR, 83420-000, com a participação da comunidade local, alunos e pais, funcionários, igrejas e clubes locais e equipe pedagógica. Secretaria de educação, Meio Ambiente e Guarda Municipal. Empresa Sete Ambiental. Escola Tancredo Neves.
Antes do final do semestre criamos PPLE, destinado ao ponto Permanente, na Escola Ernesto Milani, no endereço Avenida Vinte e Cinco de Janeiro, 4.403, Jardim Graciosa, com a participação da comunidade local, alunos e pais, funcionários. Centro Municipal da Educação Infantil Tia Elenai e a Empresa Sete Ambiental. Segundo Ponto de coleta permanente na Escola Rui Valdir Kern, localizada na Rua das Flores, 234 - Conjunto Itapira. Com a participação direta da comunidade local, alunos e pais, funcionários e equipe pedagógica. Secretaria de educação, Meio Ambiente, Cultura e Guarda Municipal. CMEI Tia Jaci, CMEI Havani Erosa, Escola especial Joana Valache, Escola Rui Valdir Kern e CMEI Tia Carmelita. Empresa Sete Ambiental. E na sequência para continuação do projeto, iremos implementar em todas as escolas e Centros educacionais do município, para que o projeto continue “vivo”, trazendo parcerias com empresas, ongs e instituições do meio ambiente e da área educacional.
Financeiro:
Uma iniciativa simples, mas que está mudando a forma como a população pode proceder com a destinação do lixo eletrônico na cidade Quatro Barras. O projeto “O lixo eletrônico gerando oportunidades” foi gerado pela Escola Municipal Ernesto Milani e abraçada pela Secretaria de Educação, e conta com uma parceria com comerciantes, escolas e outras repartições públicas e tem o objetivo de conscientizar os moradores sobre os riscos danosos que o descarte ilegal dos materiais eletrônicos proporcional ao território quatro barrense.
Na prática, utilizamos os espaços físicos das escolas, para a realização dos drives, encaminhamos bilhetes informativos para serem colados nas agendas, com o objetivo de recolher os lixos eletrônicos. Posteriormente, esses objetos são destinados a empresa Sete Ambiental, empresa de reciclagem devidamente autorizadas e qualificadas para realizar o procedimento. A empresa participa das etapas disponibilizando material informativos, banner e próprio veiculo para retirada no dia da coleta. Também disponibiliza um stander para que os pontos de coleta permanente possam arrecadar e armazenar os eletrônicos. Na sequencia a empresa pesa os materiais e manda o romaneio com o total arrecadado e o valor repassado a APPF Associação de Pais, Professores e Funcionário da Escola Municipal Ernesto Milani. Antes do início do projeto, foi desenvolvido um trabalho intenso de conscientização cidadã em diversos espaços sociais e educacionais. Para isso, foram realizadas visitas e palestras no sentido de sensibilizar a população sobre os danos à saúde que os metais pesados presentes nos equipamentos eletrônicos podem trazer se forem descartados de forma incorreta e caminhada com os alunos de conscientização.
O projeto foi fundamentado na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A iniciativa faz parte de ações que possam evitar o descarte de resíduos eletrônicos em locais impróprios e que causam impactos ambientais e problemas de saúde. Nesse sentido o lixo eletrônico trás oportunidade econômica também, todo lixo coletado é pesado e repassado valores (1,20 por kg), desde o início do ano foi arrecadado aproximadamente:
Na 1° Etapa na Escola Ernesto Milani, coletamos aproximadamente 350,000 kg, recolhidos pela empresa Sete Ambiental, após o primeiro evento estabelecemos o Ponto de coleta Permanente na Ernesto Milini, arrecadamos 349,000 kg de lixo eletrônico, o qual a empresa Sete Ambiental recolheu e deu o destino correto. Na 2° Etapa, ampliamos nosso projeto para a Escola João Curupaná, o qual descartaram 274,500 kg de acessórios e equipamentos eletrônicos, recolhidos pela empresa Sete Ambiental, no mesmo momento o Ponto de coleta Permanente na escola Ernesto, se prepara para mais uma coleta de 498,000 Kg, recolhido pela Empresa Sete Ambiental. Na 3° Etapa que aconteceu na Praça Central de Quatro Barras, coletamos cerca de 173,500 Kg, no qual a empresa Sete Ambiental estava presente e encaminhou os eletrônicos para o destino correto. Novamente o Ponto de coleta Permanente da escola Municipal Ernesto Milani, coletou pela terceira, o montante de 281,500KG, recolhido também pela Sete Ambiental, ainda teremos outras etapas e eventos de coleta durante o ano. Em dinheiro arrecadado para a escola foi aproximadamente dois mil reais até agora, que esta sendo usado para manutenção do projeto e principalmente destinado a construção de outros espaços de aprendizagem na escola (horta, pomar, caixa de areia, canto da pintura em azulejos, cantinho da leitura com redes de balançar e outros) os valores são destinados para fins sócios educacionais.
Orçamento:
Todo projeto prevê gastos de implementação e manutenção, para que possamos atingir nossos objetivos e metas a escola Juntamente com a Secretaria Municipal de educação do Município de Quatro Barras viu no lixo eletrônico várias oportunidades, na área educacional (aprendizagens significativas) na área ambiental (conscientização da preservação) econômica (venda do lixo), neste projeto todos ganham a população que as vezes não sabem o que fazer com o lixo, guardam os aparelhos e cabos em caixas, mas agora podem descartar corretamente, os alunos aprendem sobre a reciclagem e lembrando que eles são o futuro do nosso bairro e município. O meio ambiente ganha com o descarte correto, menos poluição e mais preservação, lembrando do reaproveitamento por parte da empresa com a coleta dos materiais eletrônicos. A escola ganha com o projeto no que se diz a respeito de sua função social e economicamente, pois com o dinheiro arrecadado poderá construir outros espaços de aprendizagem e socialização ambiental. Muitos de nós ao ouvir falar sobre reciclagem, sempre lembramos ou imaginamos do processo de reciclagem de papel, alumínio e plástico, por ser mais práticas estas ações. Porém, é importante expandir nossas ações sustentáveis visando a oportunidade, sendo que a reciclagem de materiais é mais ampla e cheio de possibilidades, nesse sentido este projeto busca descobrir, conhecer e despertar nas pessoas o interesse de como é feita a reciclagem do lixo eletrônico. Pois de um único aparelho eletroeletrônico reciclado é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais preciosos como ouro e prata, papel e muitos outros que voltam para a cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos. Para cada etapa do projeto e pontos de coletas permanentes acabamos parcerias das secretarias nas divulgações, na impressão dos bilhetes, a empresa fornece gratuitamente o suporte com o carregamento e logística, as escolas cedem o espaço para utilização e divulgação do espaço. Mas após a etapas dos drives, estamos com a meta de utilizar esses recursos para construção dos espaços, considerando a mão de obra e materiais, a escola calcula um gasto de cinco mil reais pra construção dos demais espaços de aprendizagem. Contamos também com alguns espaços comerciais que colaboram com brindes e na divulgação.
Beneficiários Diretos:
Este projeto surgiu da oportunidade do lixo eletrônico, pois a cada 100 brasileiros, 75 não sabem que o lixo eletrônico pode ser integralmente reciclado se descartado de forma adequada. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela gestora de resíduos tecnológicos Green Eletron e referentes ao ano de 2021, data do levantamento mais recente. E esses dados nos colaboradores vimos na pratica por meio do discurso da população que ia até o evento de relatavam que não sabiam como e o que fazer com os eletrônicos sem utilidade em casa. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a quantidade de dispositivos eletrônicos que utilizamos no dia a dia é impressionante. Smartphones, computadores, tablets e tantos outros gadgets fazem parte do nosso cotidiano, mas o que acontece quando esses aparelhos chegam ao fim da vida útil? Muitas vezes, acabam descartados de maneira inadequada, causando danos ao meio ambiente, sociais e econômicos. Mas você sabia que reciclar esses eletrônicos pode trazer inúmeros benefícios, por isso a implementação deste projeto nas dezenove instituições de ensino, de levar informações para aproximadamente a metade da população de Quatro Barras que de alguma forma leu os bilhetes, participou dos eventos, compartilhou ou leu a respeito nas redes sociais, de colocar em pratica por meio de quase 1,5 tonelada arrecadado até o momento e colher resultados positivos em todos os bairros do município. Nosso projeto foi e está sendo realizado levando em consideração os polos geográficos e os bairros próximos as escolas, para assim atingir mais da metade dos bairros que compõem o município, atingiu a comunidade Local da Escola Ernesto Milani no bairro Jardim Graciosa, depois na escola João Curupana um dos bairros mais populoso do município, na sequencia área central da cidade com pontos estratégicos e perto do comercio local. Na área Industrial com o polo na escola Rui Valdir Kern e na área rural do município por meio da escola Presidente Tancredo Neves, e no bairro mais populoso do município com mais de seis mil pessoas habituando a Borda do Campo, usando como ponte a Escola Izair Lago e o Colégio Estadual André Andreatta. Uma estimativa de participação de mais de três mil e quinhentos alunos, aproximadamente 700 funcionários (professores, equipe pedagógicas e demais funcionários), o projeto tem proporções gigantescas.
Beneficiários Indiretos:
Este Projeto beneficiou as escolas do município de Quatro Barras, que atendem alunos da educação Infantil, Ensino Fundamental Series iniciais, Sala de apoio, classe especial, salas de recursos, no qual a Escola ERNESTO MILANI com 175 alunos, A escola JOÃO CURUPANÁ 369 alunos, a Escola DEVANIRA ALVES com 389 alunos, a Escola RUI VALDIR com aproximadamente 357 alunos, a Escola Municipal IZAIR LAGO com mais de 571 alunos, A Escola Municipal TANCREDO NEVES com 194 alunos e a A Escola Especial JOANNA VALACHE com 54 alunos. Também estão envolvidas nas ações dos projetos os Centro de Educação Infantil que atendem alunos do Infantil I, Infantil II e Infantil II, o CMEI CARMELITA com 37 alunos matriculados, o CMEI CECILIA com 56 alunos frequentando, já no CMEI ELENAI tem 44 alunos, o CMEI ELIANA com 79 alunos do infantil, o CMEI INEZ conta com 49 alunos, o CMEI JACI 41 alunos matriculados, já no CMEI LEONOR 39 alunos estudando, o CMEI HAVANI com 62 alunos e por último o CMEI LAIO com mais 49 alunos da rede municipal. Os três Colégios estaduais citadas neste projeto atendem o Ensino Fundamental series finais e ensino médio, totalizando aproximadamente mil e quinhentos alunos matriculados na rede estadual de ensino. Não conseguimos mensurar a quantidade pais envolvidos, a população de que alguma forma foi informada, compartilhou nas redes sociais, que leu sobre o assunto e demais temais que envolvem este projeto educacional. Contamos com a parceria da empresa da Natura, loja de óticas (que doaram brindes para o munícipes que descartaram os lixos nos eventos) e a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Secretaria do Meio Ambiente, Escolas Municipais e CMEI’S, Guarda Municipal e Empresa de reciclagem.
Resultados:
O Lixo é um problema podem apresentar bons resultados, mas não precisa ser, e este projeto desenvolvido pela escola vê o lixo eletrônico como oportunidade. Para iniciar o projeto contamos com a parceira do Instituto de Logística, o qual o ILOG realizou diversas ações educativas por meio de nossa analista ambientais, Soraya Bischoff e fez uma palestra com o tema “Um Olhar Além da Sua Lixeira”, nossa equipe apresenta aos nossos alunos um rico material sobre Coleta Seletiva e Logística Reversa, retratando de maneira lúdica, especialmente às crianças, os impactos do lixo para o meio ambiente. Como uma das ações estabelecidas no Plano Setorial de Logística Reversa Sinpacel, em parceria com a Trombini Embalagens e o ILOG, solicitamos que promovesse no mês de junho uma série de palestras de educação ambiental nas cidades de Quatro barras, em todas as escolas que participaram das etapas do projeto do lixo eletrônico. A palestrante Soraya Bischoff conversou com alunos para falar sobre a importância da coleta seletiva e o impacto que os resíduos podem provocar ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos. Denominada “Um olhar além da sua lixeira”, a palestra também trouxe informações acerca das diferentes cores das lixeiras para cada tipo de resíduo e como eles devem ser descartados para retornarem à cadeia produtiva, economizando recursos naturais e financeiros. Neste dia aqui na Escola Ernesto Milani a palestra foi ilustrada com imagens que mostram os impactos que a destinação inadequada dos resíduos provoca sobre o meio ambiente, trazendo exemplos como o risco à saúde dos catadores de materiais recicláveis, animais marinhos mortos e rios poluídos. Durante estes encontros, os alunos também trouxeram suas experiências de como eles mesmos lidam com os resíduos e dúvidas de como descartar ou reciclá-los da maneira adequada. Nesta atividade a nossa escola teve a oportunidade de estarem recebendo informações e relembrando ainda mais sobre a coleta seletiva foi muito importante também para a nossa escola, pois criamos estudantes que estão vivendo o hoje e pensando em como melhorar o mundo com atitudes corretas.
Apresentamos a proposta do evento (1° etapa do Drive Thru do Lixo Eletrônico, envolvemos a Comunidade local, alunos e pais, funcionários. Buscamos parceria com a Secretaria de educação, Meio Ambiente e Guarda Municipal. Fizemos um convite para participação do Centro Municipal da Educação Infantil Tia Elenai, levamos bilhetes para colarem na agenda e solicitamos para diretora compartilhar as informações nos grupos dos pais do CMEI. Aqui na escola fizemos ampla divulgação nas redes sociais da escola (https://www.facebook.com/share/WLb8AUgv52FBGYxH/?mibextid=qi2Omg). Uma semana antes do evento ambiental, a turma do terceiro ano foi passear pelo bairro para divulgar, conscientizar e entregar panfletar dos riscos ambientais e que a escola estará desenvolvendo um ponto de coleta de lixo eletrônico. No dia 23/03/2024 convocamos a todos do bairro onde fica localizado o CMEI e também a nossa escola, para participarem do projeto “Descarte eletrônico: colabore com o meio ambiente”, com objetivo de criar o “Drive-Thru do Lixo Eletrônico”, visando recolhimento de equipamentos que não têm mais utilidade para a população e evitando que sejam descartados incorretamente no meio ambiente. Neste sábado o evento aconteceu das 13h30min até as 16h30min, montamos uma barraca para coletar os materiais, entregamos panfletos informativos e brindes, mini perfumes da loja natura e garrafas de água da loja Instituto dos óculos. Nesta etapa arrecadamos aproximadamente 349,000 quilos de lixo eletrônicos, recolhidos pela empresa Sete Ambiental que deu o destino corretamente, dentre os materiais coletados foram: micro-ondas, dvds, aspiradores, cpu’s, tvs, torradeiras, ventiladores, batedeiras, controle de televisão, ventiladores, cabos em geral, mixers, aparelho digital, secadores, vídeo game, calculadoras, telefones, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos, rádios, equipamentos de computação, aparelhos de telecomunicações. Lembrando que a Escola Municipal Ernesto Milani Tornou-se um ponto permanente que após esse evento arrecadamos durante a semana mais 274,500 quilos de acessórios eletrônicos, tais como Tablets, eletroportáteis, computadores, notebooks, ferramentas elétricas, celulares, liquidificadores, impressoras, processadores monitores, baterias, carregadores de celular, antenas de tv a cabo.
Na segunda etapa do Drive-Thru aconteceu no dia 27/04/2024 no bairro do Jardim Menino Deus, um dos maiores bairros do município de Quatro Barras, a equipe da escola Ernesto Milani visitou a Escola João Curupaná da Silva com mais de 500 alunos, para sediar a próxima etapa, conversamos com a equipe pedagógica e docentes, explicamos os pontos principais e apresentamos o cronograma das atividades do projeto e divulgação. Após aceitação da Escola, fomos convidar o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Eliana com aproximadamente 80 alunos, conversamos com a diretora e supervisora, deixamos bilhetes e panfletos, colamos na portaria o informativo do evento. Na sequência fomos conscientizar os alunos do estado, Colégio Estadual Elias Abrahao C E E Fund Médio com mais de 700 alunos, conversamos com as pedagogas, explicamos os objetivos do projeto e solicitamos auxilio na divulgação e compartilhar as informações nas redes sociais da instituição estadual de ensino. Depois fomos nos comércios do bairro para colar um edital de chamamento para que a população pudesse participar da segunda etapa, foi um trabalho de formiguinha, de conscientização e informação social. Nesta segunda etapa contamos novamente com a parceria Comunidade local, alunos e pais, funcionários e equipe pedagógica do CMEI, da escola que emprestou o espaço e o colégio estadual, da secretaria de educação e Meio Ambiente, empresa Sete Ambiental responsável pela coleta e destinação correta. Neste evento é a ideia de mostrar para a população que ao reciclar, podemos recuperar recursos valiosos e reduzir a necessidade de extração de recursos e o impacto ambiental associado a esta atividade, tanto na cidade como no campo. Quem participava do drive deixando um acessório eletrônico estava contribuindo com meio ambiente e recebeu um brinde (garrafinha doada pela Escola Ernesto e brindes pedagógicos construído pela professora multifuncional alunos com TDHA e autistas)
O lixo eletrônico trás oportunidades ambiental, como o descarte correto, oportunidade social de envolver todo o município, ou boa parte dele, oportunidade educacional que propor momentos de aprendizagem, oportunidade econômica pois com a coleta dos eletrônicos podemos ter ganhos financeiros, essa terceira oportunidade, aconteceu no dia 25/05/2024, na Praça Raulino Alves Cordeiro bem no centro do município, solicitamos o espaço para a Secretaria Municipal de Cultural, nesse espaço a um maior movimento de pessoas e fluxo de automóvel. A ideia foi mobilizar o Escola Municipal Divanira Ferreira Alves com 400 alunos, o Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive mais de 700 alunos, o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Inez com mais de 50 alunos, as três instituições foram visitadas pela equipe da Escola Ernesto Milani, o qual convidou a todas a participarem da terceira etapa do Drive do Lixo eletrônico. Receberam panfletos, banners informativos e bilhetes para serem colados na agenda, convidado a comunidade local e próximo ao centro de Quatro Barras a descartar de forma correta os acessórios e dispositivos eletrônicos. A equipe da Escola Municipal Ernesto Milani passou nas salas da Escola Divanira para explicar como iria funcionar a coleta e quais materiais poderiam ser coletados no projeto, tais como ferro de passar roupas, repelente elétrico, vaporizador, umidificador, motor para portão de garagem, tosquiadeira, aquecedor de ambiente, cobertor elétrico, carregador de pilhas e baterias, máquina de costura, cerca elétrica, ventiladores, bebedouros, filtros de água. máquina de grama, chuveiro, torneira elétrica. Levamos neste dia de visita alguns eletrônicos, e explicamos aos alunos que por meio desta ação todos tem a oportunidade de ajudar o meio ambiente, descartando corretamente e que reciclar o lixo eletrônico é essencial para minimizar seu impacto negativo no meio ambiente e na saúde pública. A reciclagem adequada desses dispositivos permite a recuperação de metais valiosos, como ouro, prata e cobre, reduzindo a necessidade de mineração desses recursos. Além disso, a reciclagem evita a contaminação do solo e da água, ajudando a preservar ecossistemas naturais. Nessa etapa contamos com a parceria da empresa Sete Ambiental, comunidade local, alunos e pais, funcionários e equipe pedagógica das instituições, auxilio da Secretaria de educação na organização do evento, do Meio Ambiente da execução do drive e Guarda Municipal na segurança de todos que participarem.
Nessa etapa do projeto ampliamos o ponto de coleta, instalando na Escola Rui Valdir Kern o segundo ponto permanente de lixo eletrônico, esta escola é parceira no quesito ambiental, está localizada próximo ao centro de Quatro Barras, sendo uma instituição de ensino que tem aproximadamente 400 alunos da educação infantil e Ensino Fundamental. No local, poderão ser descartados diversos materiais recicláveis como fontes de computador, mouses, monitores, notebooks, impressoras, celulares, carregadores, TVs, placas mãe, linha eletroeletrônica (geladeiras, micro-ondas, fogões, máquinas de lavar), chapas de raio x, eletroportáteis, cabos, pilhas e baterias. Entramos em contato via telefone com a equipe pedagógica da escola que prontamente atendeu a nossa solicitação, na sequencia fizemos uma visita na escola, entregando os bilhetes, panfletos informativos sobre o projeto e entramos nas salas de aula explicando projeto e quais materiais poderão ser descartados na nossa coletadora eletrônica.
Seguindo a citação “Pintar é libertar-se, e isso é o essencial” – do artista Picasso, a escola por meio deste projeto do lixo eletrônico, teve a oportunidade de construir um cantinho da pintura no azulejo, o material foi comprado com os valores arrecado no projeto e demos oportunidade de os pais com dons em construção participar da elaboração deste espaço, o pai veio voluntariamente construir esse espaço artistico. A atividade proposta foi pintura com pincel e tinta guache pelas turminhas da educação infantil. As crianças participaram com muito entusiasmo, exploraram os matérias, criaram novas hipóteses, interagiram, aprimoraram a noção do espaço e finalizaram a atividade com a apreciação da obra no mural de azulejo. Estamos na metade do projeto e conseguimos diversos resultados bons e o Projeto está sendo desenvolvido desde o início do ano letivo e já apresenta diversos resultados, a conscientização dos alunos por meio das palestras e aulas ambientais, da participação da comunidade local e demais bairros do município. O comercio local participando com doação de brindes para cada indivíduo que trazia um lixo eletrônico. Resultados na área ambiental com arrecadação de mais de duas toneladas de lixo tendo seu destino corretamente ambiental, resultados com o retorno de verbas para escola que implementara a revitalização das hortas e do pomar, iremos construir cantinhos de leitura e outros espaços ambientais na escola. Ficamos surpreso que até agora mais de três mil participantes (alunos, pais e munícipes) resultados nas parcerias com as secretarias municipais e órgãos públicos e particulares. E um dos melhores resultado é a mudança de atitude, por meio de um drive a comunidade local está ajudando o meio ambiente.
Anexos
Documentos Anexados:
- WhatsApp Image 2024-03-23 at 15.38.43.jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-23 at 15.38.52.jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-23 at 15.42.47.jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-23 at 15.43.05.jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-23 at 16.50.25 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-23 at 16.21.34.jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-23 at 08.21.46 (2).jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-23 at 08.21.46 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-30 at 16.45.32.jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-23 at 08.21.47.jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-30 at 16.46.54.jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-30 at 16.46.25.jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-30 at 16.47.07.jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-22 at 09.42.47 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-22 at 09.42.49 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-22 at 09.42.46 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-03-22 at 09.42.50 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-23 at 08.19.05 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-23 at 08.19.06 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-30 at 15.24.51 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-20 at 08.14.51.jpeg
- WhatsApp Image 2024-04-23 at 08.42.37 (2).jpeg
- WhatsApp Video 2024-03-11 at 12.25.49 (1).mp4
- WhatsApp Video 2024-03-11 at 12.25.49.mp4
- WhatsApp Video 2024-03-17 at 13.00.01.mp4
- WhatsApp Video 2024-04-08 at 12.08.12 (1).mp4
- WhatsApp Video 2024-04-23 at 08.43.39.mp4
- WhatsApp Video 2024-04-23 at 08.43.48 (1).mp4
- WhatsApp Video 2024-04-23 at 08.43.49.mp4
- WhatsApp Video 2024-04-23 at 08.44.21.mp4
- WhatsApp Image 2024-05-21 at 11.33.55 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-21 at 11.33.55.jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-21 at 11.34.12.jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 09.10.03 (5).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 09.10.02 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 09.10.03 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 09.10.04 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 09.10.04.jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-21 at 10.37.04 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 12.54.40 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 12.54.40 (2).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 12.54.41 (2).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 12.54.41 (3).jpeg