PROTEÇÃO CONSERVAÇÃO DE NASCENTES E MATAS CILIARES E PRODUÇÃO DE FERTILIZANTE ORGÂNICOS
Ano / Edição: 2024
Município: Três Barras do Paraná
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
A sustentabilidade ambiental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e a proteção de nascentes e matas ciliares desempenha um papel crucial nesse contexto. As nascentes são fontes vitais de água limpa para ecossistemas locais e comunidades humanas, e a preservação de matas ciliares ao redor dessas nascentes ajuda a garantir a qualidade e a quantidade de água disponível.
Além disso, a produção de fertilizantes orgânicos está se tornando uma prática cada vez mais importante para a agricultura sustentável. Ao contrário dos fertilizantes químicos tradicionais, os fertilizantes orgânicos são derivados de fontes naturais e ajudam a melhorar a fertilidade do solo, promovendo a saúde das plantas e reduzindo a dependência de insumos não renováveis.
Diagnosticar a situação atual da proteção de nascentes e matas ciliares, juntamente com o progresso na produção de fertilizantes orgânicos, é essencial para avaliar os impactos ambientais e identificar oportunidades de melhoria. A integração dessas práticas em políticas públicas e estratégias empresariais pode contribuir significativamente para a promoção da sustentabilidade e para a conservação dos recursos naturais para as futuras gerações.
Descrição
O projeto trabalha a PROTEÇÃO CONSERVAÇÃO DE NASCENTES E MATAS CILIARES E PRODUÇÃO DE FERTILIZANTE ORGÂNICOS, que é desenvolvido na Escola Municipal Carlos Gomes pelo alunos dos 5º anos, deseja alcançar a disseminação de uma conscientização voltada para um mundo melhor, por parte dos alunos, dos pais e toda a sociedade.
O projeto trabalha varias etapas, tanto teórica quanto pratica que visa a conscientização das nossas futuras gerações que buscam a sustentabilidade de uma sociedade.
Objetivos
Gerais:
Preservar e conservar as nascentes bem como as matas ciliares, conscientizando a comunidade local sobre a importância
do projeto e a continuidade do mesmo a curto, médio e longo prazo nos inúmeros aspectos “ambiental, cultural,
sustentável e educativo.
Específicos:
I. Executar a responsabilidade compartilhada pelo cidadão e o Município quanto à sustentabilidade ambiental e social por meio do aumento do ciclo de vida por meio da preservação;
II. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
III. Realizar ação sustentável, visto que o reaproveitamento de orgânico é uma maneira de ser consciente com o meio ambiente;
IV. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda da biodiversidade;
V. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
Metas a atingir:
Disseminar a importância da preservação da natureza para o futuro do planeta e conscientizar os alunos e comunidade
em geral promovendo atitudes ambientalmente afirmativas, que devem começar dentro de casa sendo aperfeiçoadas no
ambiente escolar.
As escolas e sociedade em geral ao abraçarem essa causa, estarão fortalecendo esse processo de conscientização e
estimulando a discussão sobre o tema, assim incentivando e implantando uma cultura de preservação ambiental dentro
dos lares e propriedades rurais, bem como a conservação correta das nascentes gerando maior qualidade da água e matas
ciliares, e assim, estabelecendo um clima favorável ao crescimento da produção, seja ela agrícola, pecuária ou extrativista.
Incentivar os alunos e pais/responsáveis a utilizar os resíduos orgânicos para produção do próprio adubo, através de
compostagem.
Cronograma
Físico:
Ações/Meses: 04/2023 – 05/2023 – 06/2023 – 07/2023 – 08/2023 – 09/2023
Ação 1
- Trabalhar os conteúdos em sala de aula referentes ao tema (água, preservação do meio ambiente, ciclo da água, solo, mata ciliar e produção de fertilizante orgânicos.
- Agendar visita na Sanepar e tratamento da rede de esgoto. - Levar as turmas até o local onde será realizado a preservação das nascentes com materiais naturais (terra/cimento e pedras) bem como o plantio de árvores nativas ao entorno revitalizando a mata ciliar.
- Expor os trabalhos realizados pelos alunos nos murais da escola e através de mídias para atingir o máximo de pessoas possíveis.
- Levar as turmas até o local onde será realizado a preservação das nascentes com materiais naturais (terra/cimento e pedras) bem como o plantio de árvores nativas ao entorno revitalizando a mata ciliar.
- Levar as turmas até o local onde será realizado a preservação das nascentes com materiais naturais (terra/cimento e pedras) bem como o plantio de árvores nativas ao entorno revitalizando a mata ciliar. - Analisar o resultado final do projeto e divulgar para a comunidade escolar.
Ação 2
- Realizar levantamento na comunidade escolar para localizar novas nascentes para realizar a proteção.
- Agendar visitas às comunidades e locais de preservação junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
- Visitar a Sanepar e a rede de esgoto.
- Registrar o antes e o depois da intervenção de preservação das nascentes.
- Ampliar e continuar o projeto.
Ação 3
- Realizar a compostagem na escola e escolher uma propriedade para realização do projeto.
- Consolidar a parceria para a aquisição das mudas de árvores
- Visitar as residências para acompanhamento do processo de compostagem.
Ação 4
- Apresentar o processo de funcionamento da composteira para os alunos.
- Os alunos realizarão a construção de uma composteira com recipiente reciclável em sua residência.
- Orientar as pessoas responsáveis pelo processo de alimentação e troca das composteiras. - Acompanhar o processo e alimentar a composteira.
- Realizar um “Pedágio Ecológico” de conscientização sobre a Preservação das Nascentes na Praça Municipal, para divulgação do projeto e esclarecimento sobre a importância da preservação das nascentes e entrega de mudas de árvores nativas.
Ação 5
- Incentivar a construção da horta para a utilização do adubo orgânico formado pela composteira.
- Construir uma horta na escola para produção de temperos e chás
Financeiro:
Financeiro:
Mês/Ano 04/2023 05/2023 06/2023 07/2023 08/2023 09/2023
Desembolso Total do Projeto R$ 5.730,00
Orçamento:
Orçamento para implantação do Programa:
Despesa e Custo:
Maquete R$ 250,00
Composteira em Acrílico R$ 300.00
Banner R$ 200,00
Materiais para construção da nascente R$ 1.000,00
Funcionário para fazer a nascente R$ 830,00
Coordenador do projeto (professor): R$ 3.000,00
Transporte: R$ 150,00
TOTAL R$ 5.730,00
Beneficiários Diretos:
- 54 alunos e comunidade escolar;
- 2 servidores da Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente;
- 2 servidores Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR;
- 4 servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMED;
Total: 62 pessoas.
Beneficiários Indiretos:
O referido projeto atenderá a comunidade de uma forma geral, mapeando o Município de Três Barras do Paraná através
da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, buscando identificar as propriedades que necessitam o desenvolvimento do referido
projeto. De forma geral atenderá a comunidade escolar como um todo da “Escola Municipal Carlos Gomes”, a qual possui
677 alunos nos períodos matutino e vespertino, seus professores e Equipe Pedagógica, aproximadamente 50 (cinquenta)
pais e/ou responsáveis dos 5º anos A e B, 10 (dez) servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMED, 4
(quatro) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; 02 (dois) servidores da Companhia de Saneamento do Paraná –
SANEPAR, agricultores e Sociedade em Geral do Município.
Resultados:
Conscientizar os alunos e toda a comunidade dos benefícios de trabalhar a sustentabilidade.
Anexos
Documentos Anexados:
- 08c60b54-353f-4d26-8ac7-a27e7efb76d3.jpg
- 1a7f5ba4-6158-45fe-b216-7713bbe208bc.jpg
- 3cbdd730-7ccb-44ae-a499-2ba36d4b9af8.jpg
- 4b12c03a-9526-493f-9015-1f69ce131dd9.jpg
- 6afef81b-bb62-4ce3-a3d2-1e792507a47d.jpg
- 72c7b2cf-70d7-4320-ad67-0fcbaaadce80.jpg
- 640cdd29-dcc9-4855-a9b2-46fa95f6bcee.jpg
- 803c2be2-5028-4082-a534-e832a1d9f970.jpg