Banco de Projetos

Programa Bairro a Bairro

Ano / Edição: 2024
Município: Toledo
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Embora os esforços empregados na gestão dos resíduos, o aterro sanitário teve sua vida útil diminuída devido à não separação dos RSU pela população, pela falta de coleta seletiva em alguns bairros, pela ausência de locais adequados para descarte de alguns materiais, que lançados inadequadamente, acabavam sendo levados ao Aterro. Diante da realidade atual verificou-se neste estudo a necessidade da busca por novos caminhos de educação ambiental dentro do sistema municipal. Foram planejadas e detalhadas ações pontuais dentro de uma visão de sustentabilidade abrangente e comprometida que dê diretrizes para o sistema de gestão dos recicláveis.

Descrição

Quantificar a geração de cada tipo de resíduo em um município é fundamental para realizar o dimensionamento dos sistemas de coleta, tratamento e disposição final, assim como o conhecimento da composição dos resíduos gerados é elemento básico para indicação das possibilidades de aproveitamento, reciclagem e tratamento. A partir destas informações é possível definir valores de investimento e manutenção dos sistemas e estimar valores de arrecadação com a comercialização de recicláveis ou composto orgânico. No município de Toledo os resíduos domiciliares coletados, úmidos e secos, são pesados na entrada do aterro sanitário municipal, onde também existe a unidade de triagem de resíduos recicláveis operada pela associação de catadores.

Objetivos

Gerais:

O objetivo principal do Programa Bairro a Bairro é obter a caracterização dos resíduos sólidos orgânicos e recicláveis produzidos em Toledo-PR com uma distinção de 16 bairros do município , promovendo assim um instrumento norteador para o Poder Público no desenvolvimento das ações.

Específicos:

• Realizar o ensaio gravimétrico de todos os bairros dos resíduos sólidos domiciliares no momento de sua chegada no aterro sanitário municipal de Toledo-PR;

• Definir diretrizes e propor aos gestores orientações para gerenciamento e educação ambiental adequada de acordo com a caracterização apurada dos resíduos sólidos urbanos, com a finalidade de minimizar o passivo ambiental e ampliar a vida útil do aterro sanitário municipal.

Metas a atingir:

O estudo da gravimetria dos resíduos gerados permite identificar a proporção dos problemas relacionados aos resíduos, para em seguida, buscar práticas que os reduzam, melhoram os planos de gerenciamento e estimular a coleta seletiva. A prefeitura de Toledo-PR, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, departamento responsável pelo gerenciamento dos RSU da cidade, programou e concretizou o estudo gravimétrico do município. Para o ensaio de composição gravimétrica e determinação do peso específico dos resíduos domiciliares, foram consultados a norma NBR 10.007/2004 – Amostragem de Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Realizou-se um estudo com planejamento efetivo, visando à padronização da metodologia a ser utilizada na coleta, triagem, pesagem, quarteamento e separação dos diversos componentes da parte sólida dos resíduos. No desenvolvimento deste projeto todos os bairros do município foram analisados, os resíduos foram selecionados de acordo com a rota de coleta já estabelecida pela empresa terceirizada que realiza tal procedimento.

Cronograma

Físico:

Maio 2022 - Início da gravimetria;
Outubro 2022 - Finalização do estudo de gravimetria;
Dezembro 2022 - Tabulação dos dados obtidos;

Janeiro 2023 - Melhorias projetadas de estrutura (Ecoponto Santa Clara, Nova unidade de UVR, novo aterro sanitário);
Fevereiro 2023 - Melhorias projetadas de processo (Novo processo licitatório de reciclados, aditivo do processo licitatório de orgânicos, Programa de resíduos volumosos, Compras de novos contêineres amarelos);
Dezembro 2023 - Entrega do Ecoponto, mudança para Nova UVR;

Janeiro 2024 - Implantação de resíduos volumosos e novo contrato dos reciclados;
Março 2024 - Entrega de novos contêineres amarelos específicos para reciclagem;
Maio 2024 - Contrato de licitação de resíduos de construção civil;

Projeções futuras orgânicos: Coleta porta à porta mais eficiente, melhora na coleta dos distritos, aumentar a quantidade de contêineres marrons e rastreamento de rota.
Projeções futuras reciclados: Aumento da média de comercialização da associação de catadores, rastreamento de rota, melhora na qualidade do material do contêiner amarelo, aumenta a quantidade de materiais da logística reversa.

Financeiro:

Para realização da Gravimetria do RSU não foi necessário nenhum aporte financeiro, visto que o resíduo orgânico era despejado no Aterro Municipal e após isso retirado uma amostra com caminhões próprios e levado até um local onde era realizada o quarteamento e a gravimetria dos mesmos.

Orçamento:

Como já citado, para o estudo de Gravimetria não foi necessário gasto orçamentário.

Beneficiários Diretos:

Presume-se que com as ações programadas neste projeto, melhore a eficiência da coleta seletiva para que não leve o novo aterro sanitário a ter sua vida útil diminuída, a fim de evitar gastos públicos excessivos. Dessa forma, a prefeitura municipal é beneficiada, bem como a população, pelo aporte e melhorias no sistema de Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

Beneficiários Indiretos:

O beneficiário indireto será a Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo – ACATOL, que encontra-se em pleno funcionamento de forma autônoma e promovendo o desenvolvimento social de seus associados, fato este que se dá, inicialmente, considerando os serviços prestados que são de grande relevância para a população como um todo, somado ainda as circunstancias da sua criação e o incondicional apoio da Prefeitura Municipal de Toledo por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Resultados:

Rota 5 - Jardim Santa Maria - Constituição gravimétrica desta rota obteve uma porcentagem de 54,38% de resíduo orgânico.

Rota 7 - Jardim Coopagro/Tocatins - Constituição gravimétrica desta rota obteve uma porcentagem de 35,79% de resíduo rejeito

Rota 2 - Centro - Constituição gravimétrica desta rota obteve uma porcentagem de 14,34% de resíduo papel.

Rota 7 - Jardim Coopagro/Tocatins - Constituição gravimétrica desta rota obteve uma porcentagem de 25,07% de resíduo plástico.

Rota 11 - Porto Alegre - Constituição gravimétrica desta rota obteve uma porcentagem de 5,81% de resíduo metal.

Rota 16 - Maracanã (Pioneira) - Constituição gravimétrica desta rota obteve uma porcentagem de 6,81% de resíduo vidro.

Anexos

Banco de Projetos