Banco de Projetos

PROGRAMA DE OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA (ODP) DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO DO SUL

Ano / Edição: 2024
Município: Rio Branco do Sul
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Qualificação do serviço e otimização dos recursos.

Descrição

Em um primeiro momento, foram realizadas reuniões mensais entre a coordenação do Programa de ODP e a direção da Secretaria de Saúde para padronização dos objetivos dentro das possibilidades de gestão financeira do Município. Foi solicitado um veículo para realizar as visitas domiciliares dos pacientes já inseridos no programa, sendo que as visitas são realizadas uma vez por semana na área urbana e uma vez por mês na área rural. Também foi estabelecido um cronograma de instalação dos equipamentos extra ao quadro de visitas para agilizar a instalação, visto que os pacientes que se enquadram nos critérios devem possuir acesso a oxigenioterapia o mais breve possível, pois muitas vezes aguardam que estavam na lista que já faziam o uso do O2, a equipe manteve contato com os pacientes incluídos no programa ODP e determinou-se um itinerário de visitas para reavaliação do quadro clínico e condições de uso. Nas regiões remotas e de difícil acesso, houve contato com Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que comunicaram que alguns pacientes listados no programa já tinham vindo a óbito há anos, e não tiveram baixa no sistema e tampouco haviam devolvido os cilindros e outros equipamentos. Havendo um levantamento preciso, iniciou-se o preenchimento de novas fichas contendo dados atualizados, com data de visita, necessidade de troca, disponibilização e devolução de equipamentos, bem como distribuição de folders orientativos.

Objetivos

Gerais:

Normatizar a indicação do uso da oxigenoterapia domiciliar e o seu controle no âmbito do SUS, pela liberação de oxigênio para uso domiciliar e pelo acompanhamento regular desses pacientes.

Específicos:

- Implementar o fluxo de atendimento evitando o uso inadequado do serviço
- Permitir o acesso ao Programa de ODP para pacientes que o necessitem, minimizando as internações Hospitalares e melhoria na qualidade de vida e sobrevida dos pacientes.
- Definir atribuições, competências e articulação dos equipamentos da rede de serviços da saúde envolvidos bem como do usuário beneficiado.

Metas a atingir:

Além da qualificação dos profissionais que recebem treinamentos por meio da educação continuada o investimento aplicado volta para o usuário através dos serviços publico de saúde promovendo a qualidade de vida do cidadão.

Cronograma

Físico:

De acordo com a necessidade dos pacientes.

Financeiro:

Contrato de Prestação do Serviços/kit concentradores : 96.000,00 (Noventa e seis mil reais) - 96 mil reais anual.

Orçamento:

300 mil reais

Beneficiários Diretos:

Usuários de acordo com o protocolo: DPOC,sobrecarga cardiopulmonar Hipoxemia crônica.

Beneficiários Indiretos:

Prestação e Manutenção do Serviços.

Resultados:

A partir da implantação, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação da ODP, trabalha com a normatização do processo de trabalho da Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada. Para isso, foram padronizados os termos de empréstimos e de devolução, check list para início de uso de 02. orientações para pacientes e familiares sobre o uso correto bem como os riscos do uso inadequado. Realizam-se visitas domiciliares para avaliação dos pacientes para determinar os tipos de uso, sendo que alguns fazem uso de cilindro fornecidos pelo Município e outros de Concentrador e cilindros fornecidos pelo programa Estadual. A coordenação da ODP tem arquivado um quantitativo de 47 pacientes sendo 30 desmames/devoluções e 17 óbitos. Em uso e em acompanhamento, atualmente, o município possui 44 pacientes sendo 15 em uso de concentrados e cilindro e os demais protocolos estadual e dispensaçao municipal. Com o levantamento finalizado, ficou evidente quantos pacientes cada UBS deve acompanhar, sendo: Papanduva (7), Vila Velha (7), Vila São Pedro (4), Açungui (5), Central (2), Albarana (9), Itinerante (4), Bromado (0) e Tacaniça dos Costas (0). Outro fator relevante é que com a descrição dos requisitos e fluxos de inclusão dos pacientes no Programa de ODP, foi possível apresentar ao Conselho Municipal de Saúde e para a população em geral o processo para inclusão. Além disso, pode ter acesso os valores investidos que até então nâo era possível saber.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos