Banco de Projetos

Projeto “Idoso mais Saudável, idoso mais Feliz”

Ano / Edição: 2024
Município: Guaporema
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A população brasileira de modo geral está envelhecendo, a taxa de natalidade em relação ao índice de envelhecimento da população está caindo consideravelmente, por isso faz-se necessário promover projetos de atenção e cuidados para a população idosa, garantindo mais qualidade de vida.
Pensando nisso, o município de Guaporema, juntamente com a Secretaria municipal Saúde e a Secretaria Municipal de Esporte, desenvolveram o “Projeto Idos mais Saudável, Idoso mais Feliz”, pois os profissionais de saúde e de esportes, acreditam que ser uma pessoa ativa também ajuda na manutenção da memória, da atenção, da concentração, do raciocínio, do foco e até mesmo na redução do risco para demência, como a doença de Alzheimer.
O projeto desenvolvido com os Idosos, tem como foco imediato, o controle e a prevenção das típicas doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Descrição

O Projeto “Idoso mais Saudável, Idoso mais Feliz”, iniciou-se no ano de 2023 e atende semanalmente cerca de 35 a 40 idosos, que participam de atividades física realizados pelos profissionais da Secretaria Municipal de esporte de Guaporema, com o suporte o atendimento prévio e posterior da Médica da Família vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, profissional esta que atende na Unidade Básica de Saúde.
Ao atendimentos prévios e posteriores contam com a aferição da pressão arterial, batimento cardíaco e glicemia para os diabéticos.
As atividades físicas vão desde alongamento e caminhada até atividades recreativas e colaborativa para promover a interação e o convívio social.

Objetivos

Gerais:

Promover o bem-estar e a qualidade da vida da população idosa, garantindo o acesso a saúde ao esporte, ao lazer e a sua interação social.

Específicos:

- Promover o acesso a saúde, ao esporte, ao lazer e a interação social;
- Garantir o controle das doenças crônicas;
- Estabilizar a pressão arterial (Hipertensão);
- Controlar a diabetes e a obesidade;
- Evitar o sedentarismo na pessoa idosa;
- Diminuir as consultas das pessoas idosas nas unidades básicas de saúde,
- Fortalecer os vínculos sociais e afetivos dos participantes.

Metas a atingir:

Espera-se que com este Projeto em execução durante o ano de 2023- 2024, as pessoas idosas atendidas, consigam apresentar uma melhora no seu quadro clínico, apresentando:
- Estabilização da pressão arterial (Hipertensão);
- Controle da diabetes e da obesidade;
- Diminuição do sedentarismo na pessoa idosa;
- Diminuição das consultas das pessoas idosas nas unidades básicas de saúde;
- Participação ativa das pessoas idosas em eventos sociais e atividades festivas.

Cronograma

Físico:

Semanalmente:
Todas as sextas-feiras
- Semanalmente ( sextas-feiras) atende em média 45 pessoas idosas:
- Aferição da pressão arterial;
- Aferição dos batimentos cardíacos;
Aferição da glicemia para os diabéticos.
- Atividades físicas e recreativas.

Financeiro:

Dotação orçamentária da Saúde e do Esporte.

Orçamento:

- Recursos próprios municipais;
- Proventos mensais mais encargos dos funcionários que compõem a equipe (efetivos e estagiário).

Beneficiários Diretos:

População Idosa, moradores do município de Guaporema, que já são atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde e que participam e os que tenham interesse de participar do Projeto Idoso mais Saudável, Idoso mais Feliz.

Beneficiários Indiretos:

Familiares das pessoas idosas que percebem a melhora dos seus entes queridos ao iniciarem o projeto, tanto no quadro clínico quanto na alegria com a interação social.

Resultados:

No ano de 2023 foram em média 35 a 40 pessoas atendidas semanalmente pelo Projeto de Esporte e Saúde, dessas 35 a 40 pessoas idosas, todas apresentaram uma melhora na alto-estima e na interação social, 50% desses idosos estabilizaram a pressão arterial (Hipertensão) e controlaram a diabetes, e 70% diminuíram a frequência as Unidades Básicas de Saúde, pois a médica atende no local do Projeto até mesmo com orientações médicas e receituários quando necessário.
O controle da obesidade está em declínio lento, mas também já apresentou melhoras.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos