Banco de Projetos

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM TAPEJARA

Ano / Edição: 2024
Município: Tapejara
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Sabemos que a maioria das patologias não há somente uma causa clínica, mas vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência. Estima-se que 16,1% da população tapejarense sofram de hipertensão arterial, e 6,2% de diabetes mellitus e o índice de obesidade vem aumentando sistematicamente decorrente da resistência da prática de atividades físicas e hábitos alimentares precários, o propósito do Programa Reeducação Alimentar é vincular aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis as unidades e equipes de saúde, dando oportunidade de realizar um trabalho preventivo, bem como difundir o conhecimento para a prática de hábitos de vida saudáveis.
Esperamos assim com o Programa de Reeducação Alimentar em Tapejara montar uma verdadeira força tarefa com os atores envolvidos, de forma a intervir no comportamento do indivíduo, e assim buscar a prevenção de patologias passíveis de prevenção.
O município de Tapejara já conta com atendimento direcionado ao público alvo: portadores de diabetes mellitus, hipertensão arterial, e obesidade, esse programa irá fortalecer e intensificar ainda mais as ações que já desenvolvemos no âmbito municipal.

Descrição

A obesidade é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou o aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é visto, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbio do sono, postura, entre outros.
O principal tratamento para a obesidade é a redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta e aumento do exercício físico. Essa combinação produz perda média de aproximadamente 8% de massa total (excluindo os que não concluem o programa corretamente). Existem aqueles que não ficam satisfeitos com seus resultados, mas até a perda de 5% da massa podem contribuir significativamente para a saúde.
O mais difícil do que perder peso é manter o peso reduzido, entre 85% e 95% daqueles que perdem 10% ou mais de sua massa corporal, recuperam todo o peso perdido em dois a cinco anos. O corpo tem sistemas que mantem sua homeostase em certos pontos fixos, incluindo peso.
O Programa Reeducação Alimentar acontece na Unidade Básica de Saúde uma vez por semana por um período de 8 semanas, tendo como público 20 pessoas, as quais realizam sua inscrição e nesta, a avaliação por bioimpedância e medidas de circunferências. Também é realizado uma anamnese de hábitos alimentares, histórico de rotina e comorbidades. Asa reuniões promovem o incentivo de hábitos saudáveis e apoia os participantes no controle e prevenção da obesidade e das doenças associadas a ela, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia.
O Programa de Reeducação Alimentar tem como profissional principal a nutricionista, a qual elabora cronograma com outros profissionais coadjuvantes, tais como, psicólogo, educadores físicos, personal trainer, enfermeiros e médicos.

Objetivos

Gerais:

O Programa Reeducação consiste em elevar a pratica de atividade física e alimentação saudável de cada pessoa, estimulando o conhecimento, a prevenção, o controle de doenças crônicas não transmissíveis, incentivo o paciente sedentário a ser ativo e alimentar-se adequadamente.
O objetivo do programa é proporcionar a população ferramentas para fazer escolhas saudáveis em relação à alimentação e a prática de atividades físicas, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida.
O Programa Reeducação Alimentar quer ser a ponte para mudanças de hábitos alimentares, conscientizando a todos da importância de uma boa alimentação regrada e nutritiva para que tenham boa saúde.

Específicos:

O Programa de Reeducação Alimentar te como objetivos básicos:
- Estimular a importância da alimentação correta;
- Evitar consumo dos alimentos industrializados;
- Ter o equilíbrio de líquido durante as refeições;
- Desestimular o consumo de açúcares em geral;
- Aumentar o envolvimento da população com a prática de exercícios físicos;
- Incrementar o conhecimento da população sobre os benefícios da atividade física e alimentação saudável;
- Controlar/prevenir as doenças crônicas ou a agudização das mesmas (diabetes mellitus, hipertensão arterial, patologias cardiovasculares, renais, visuais entre outras;
- Envolver a equipe de Estratégia Saúde com os pacientes através das reuniões, usando até mesmos seus profissionais, médico e enfermeiros para contribuir na didática dos temas;
- Orientar sobre causas das doenças, controle e benefício;
- Estimular maior comprometimento com outras atividades físicas além das caminhadas, alongamentos, relaxamentos, etc.
- Diminuir o índice de internações decorrentes das complicações causadas pelas doenças crônicas passíveis de prevenção e tratamento.

Metas a atingir:

Os encontros semanais começam com uma discussão em grupo sobre hábitos saudáveis de vida, tais como, alimentação saudável, atividade física, questões relacionadas a auto imagem, obesidade e outras necessidades apontadas pelos participantes. Desde 2022 foram assistidas por 220 pessoas. Desde 2022 já foram abordados temas como Pirâmide alimentar, importância da atividade física alimentos que ajudam no processo de emagrecimento, riscos da obesidade, metas para a vida, autoimagem, temperos naturais, propriedades medicinais dos alimentos, dentre outras.
As metas são atingidas com sucesso, como estes participantes são acompanhados de forma semanal por um período significante com cardápios pré-estabelecidos de forma dinâmica e com a participação de outros profissionais que garantem o apoio psicológico, os treinos alternativos em domicílio. Os pacientes, em sua maioria conseguem ter a redução no peso corporal, medidas e uma bioimpedância melhorada.

Cronograma

Físico:

As reuniões do Programa de Reeducação Alimentar acontecem na Unidade Básica de São Vicente, com horários alternativos, para que haja a adesão e acessibilidade de todos que queiram participar, de acordo com as particularidades de cada grupo, permanecendo as terças – feiras. O grupo permanece por 8 semanas, o qual se encerra com a avaliação individual de cada participante e depois apresenta-se uma média em geral do grupo, contendo os percentuais de perdas no geral.

Financeiro:

As despesas com a execução deste Programa quando necessárias, tais como pastas personalizadas do programa contendo os impressos e algumas receitas saudáveis que são servidas são de responsabilidade da Secretaria Municipal de saúde. Os profissionais são servidores municipais e alguns convidados não acarretando despesas extras.

Orçamento:

Orçamento é proveniente de recursos próprios.

Beneficiários Diretos:

Pessoas que buscam, objetivando oportunidades de hábitos saudáveis em uma medida alternativa, que tenham sobrepeso ou obesidade, ou até mesmo que necessitem de acompanhamento em suas doenças crônicas, ou seja, pacientes descompensados.

Beneficiários Indiretos:

A pasta da saúde municipal ganha inúmeros benefícios com este programa, uma vez que este objetiva em diminuição das agudizações de doenças crônicas, redução de internamentos por causas sensíveis as mesmas, e a prevenção e promoção em saúde.

Resultados:

O Programa de Reeducação Alimentar obteve resultados animadores, pois aqueles participantes que já haviam tentado diversas técnicas de dieta conseguiram ter redução de peso e medidas, e um outro ponto positivo significativo foi o aumento de massa muscular, devido a diminuição de índices de massa corporal.

Anexos

Banco de Projetos