Banco de Projetos

Culinária Saudável na Cozinha Escola

Ano / Edição: 2024
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O município de Ivaiporã conta com um número significativo de crianças, adolescentes, adultos e idosos com sobrepeso, obesidade e portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e dislipidemias associadas a má alimentação. Além de ter um número significativo de famílias em situação de vulnerabilidade social. O salário mínimo dos trabalhadores formais de Ivaiporã segundo levantamento do IBGE no ano de 2021 foi de 1,9 salários mínimos, o percentual da população com emprego formal de 2020 foi de 22,5% (IBGE,2022). A população com rendimento mensal percapita de até meio salário mínimo no ano de 2010 era de 33,6% (IBGE,2022). Em Junho 2023 o município de Ivaiporã contava com 867 famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda bolsa família, esse público portanto configura pessoas que apresentam algum grau de insegurança alimentar e nutricional. O município de Ivaiporã tem atualmente de acordo com a ultima avaliação do estado nutricional realizado na rede municipal de ensino seguinte cenário nutricional: alunos com sobrepeso (14%), obesidade (11%) e baixo peso (2%). Este levantamento constatou que as crianças apresentaram maiores percentuais de sobrepeso e obesidade (25%) que baixo peso ou magreza (2%). Os resultados desse estudo servem de alerta e auxílio para o monitoramento do perfil nutricional de estudantes e o desenvolvimento de ações preventivas em saúde específicas para essa população. Além disso, Ivaiporã segue a tendência nacional de uma alta prevalência de pacientes adultos e idosos portadores de doenças cronicas não transmissíveis como obesidade, hipertensão, diabetes, dislipidemias e doenças cardiovasculares que são causadas ou agravadas devido a má alimentação. A cozinha escola tem a capacidade de atender 15 a 20 participantes por oficina.

Descrição

O objetivo desse projeto é trabalhar a educação alimentar e nutricional bem como contribuir para a geração de renda e maiores oportunidades no mercado de trabalho para o diversos públicos atendidos pela prefeitura de Ivaiporã. Diante do número crescente de doenças crônicas associadas a má alimentação e situação de vulnerabilidade social das famílias atendidas pela prefeitura municipal de Ivaiporã este projeto se justifica porque através dele a educação alimentar e nutricional pode ser aplicada na prática através da prática da culinária saudável como também possibilitar alternativas de geração de renda e inserção no mercado de trabalho através dos cursos profissionalizantes ofertados na cozinha escola. As principais ações desenvolvidas são oficinas de culinária saudável oferecidas pela nutricionista responsável técnico pela cozinha escola e professores dos centros de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes que frequentam esses centros como também seus familiares. A cozinha também atende através dessas oficinas e cursos grupo de mulheres e idosos que frequentam o CRAS e grupo de mães do programa criança feliz além de usuários das unidades básicas de saúde e outras pessoas da comunidade que tenham interesses nos cursos e oficinas ofertados. Os recursos e materiais utilizados para a realização das oficinas são de dotação orçamentaria da secretaria de assistência social e parceiros.

Objetivos

Gerais:

Promover a educação alimentar e nutricional e estimular a geração de renda de diversos públicos atendidos pela prefeitura de Ivaiporã

Específicos:

Contribuir para a melhora da qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos;
Prevenir os casos de sobrepeso e obesidade em crianças, adolescentes, adultos e idosos;
Estimular a geração de renda de grupos em situação de vulnerabilidade social.

Metas a atingir:

A redução das prevalências de sobrepeso obesidade e doenças crônicas como hipertensão, diabetes, dislipidemias entre outras;
A melhora nas condições socio econômicas das famílias atendidas.

Cronograma

Físico:

As oficinas de educação alimentar e nutricional são realizadas 2 x por semana no período diurno e os cursos profissionalizantes trimestrais no período da noite conforme são realizadas parcerias com órgãos como SESC/SENAC.

Financeiro:

O custo financeiro para execução das oficinas de culinária saudável gira em torno de R$ 100.000,00 utilizados para compra de gêneros alimentícios, utensílios, produtos de limpeza, gás de cozinha, touca descartável e produção de certificados. Os materiais e insumos alimentícios das oficinas oferecidas em parceria com órgãos como o SESC e SENAC são cedidos por estas entidades.

Orçamento:

Para desenvolvimento do projeto é necessário recursos para manutenção das oficinas, aquisição de materiais de custeio, sendo: alimento, material de expediente, materiais utilizados para as atividades, pagamento de profissionais.

Beneficiários Diretos:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos, em media 405 pessoas.

Beneficiários Indiretos:

As famílias das pessoas que participam do projeto. o que pode contabilizar em media 1300 pessoas atingidas indiretamente.

Resultados:

O projeto já apresenta resultados iniciais que apontam a melhora nos hábitos alimentares dos participantes. Além disso, os participantes dos cursos profissionalizantes já estão prestando serviços para festas e vendendo doces e salgados que aprenderam nos cursos.

Anexos

Banco de Projetos