Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

AMPARE: Apoio a Mães e Pais de Autistas Reunidos.

Ano / Edição: 2024
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná conta com aproximadamente 33.000 (Trinta e três mil) habitantes sendo um município que vem se destacando no cenário estadual em diversas áreas.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 11 (onze) CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes 02 (dois) CMEIs localizados na zona rural e 10 (dez) escolas municipais, sendo 04 (quatro) rurais e 06 (seis) urbanas. São atendidos aproximadamente 2.800 (dois mil e oitocentos) estudantes.
Atualmente a educação vem passando por diversas mudanças e dentre elas nos deparamos com um dos maiores desafios da atualidade que é proporcionar uma educação para todos, sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender às necessidades educacionais especiais dos estudantes.
Diante disso, quando se fala em educação para todos, deve-se falar e pensar sobre inclusão, em especial deve-se buscar entender e conhecer mais sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista, sendo primordial pensar também naqueles que cuidam das pessoas autistas. Quando uma mãe e um pai recebem o diagnóstico de TEA, o mundo a princípio parece que vai desabar, o desespero e a insegurança tomam conta. Na maioria das vezes, se sentem exaustos por enfrentarem desafios únicos e se tornam sobrecarregados com tamanha responsabilidade.
Vale destacar que após a pandemia, foi observado que houve um aumento significativo no número de estudantes diagnosticados com TEA na Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã, e para tentar atender a demanda e amenizar um pouco das angústias, foram pensadas em diversas estratégias com o objetivo de apoiar mães e pais que convivem diariamente com vários desafios.

Descrição

Tendo em vista o aumento do número de crianças diagnosticadas com TEA, e entendendo as angústias dos pais em busca de atendimentos, surgiu o Grupo AMPARE – Apoio a Mães e Pais de Autistas Reunidos, com o objetivo de amparar e dar suporte psicológico bem como proporcionar mais esclarecimentos aos responsáveis.
Sabemos que mães e pais atípicos, em geral já possuem muitos desafios e diversas vezes deixam de sonhar para viver exclusivamente para os filhos. A partir do desabafo de uma mãe atípica o qual foi muito comovente e demonstrava todo o desespero e solidão que a mesma se encontrava, tendo em vista que seu filho necessitava de vários atendimentos específicos. A partir desta conversa as crianças diagnosticadas com TEA ganharam voz e vez e sendo assim foram firmadas parcerias entre as Secretarias de Saúde e Educação e foram realizadas várias reuniões para alinhamento e desenvolvimento do projeto. Após as reuniões foi feito um mapeamento de todos os autistas atendidos pela saúde e educação, com este mapeamento houve um comparativo e foram percebidos que eram muitos os casos, no entanto para saber quantos autistas a Rede Municipal de Ensino atendia era necessário uma pesquisa em todas as instituições de ensino, a qual foi feita e na época o resultado foi uma média de vinte estudantes. Foi realizado um encontro sobre autismo envolvendo toda a comunidade em especial os responsáveis de crianças diagnosticadas com TEA e nesse encontro foi lançado o Grupo AMPARE, este grupo se reúne uma vez por mês com o objetivo de fazer rodas de conversa com momentos de trocas de experiências ou trazendo profissionais das mais diversas áreas para conversar com os responsáveis, visto que muitos estão exaustos e não sabem ou não conseguem mais pedir ajuda nas mais diversas situações. Os encontros com rodas de conversas são organizados pelas Assessoras da Secretaria Municipal de Educação e equipe do CMAEE (Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado), bem como o suporte as famílias realizando os cuidados com os estudantes autistas, no momento em que os responsáveis participam dos encontros direcionados.
O Grupo AMPARE iniciou no ano de 2023 somente com pais, mães e avós de autistas da Rede Municipal de Ensino, com a participação de 11 (onze) Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, sendo eles CMEI Antônio Carlos Costa (ACC), CMEI Bom Jesus, CMEI Emília Kiyoko Kuroda, CMEI José Fiorim, CMEI Maria Burato, CMEI Nossa Senhora Aparecida, CMEI Nossa Senhora de Lourdes, CMEI Odete dos Santos Brasil, CMEI Paulo Freire, CMEI Santa Terezinha, CMEI Vila Nova Porã e em (10) dez Escolas Municipais, sendo elas, Escola Municipal Bento Viana, Escola Municipal Carlos Lacerda, Escola Municipal do Campo Dom João VI, Escola Municipal Ignês de Souza Caetano, Escola Municipal Ivaiporã, Escola Municipal do Campo Jacutinga, Escola Municipal do Campo João Pessoa, Escola Municipal do Campo José Aparecido Peres, Escola Municipal Leila Diniz e Escola Municipal Maria Diva. Devido a grande aceitação o grupo ampliou-se para toda a comunidade, abrangendo familiares, educadores, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares de educação, estagiários e auxiliares de manutenção, atualmente participam também alguns pais da Rede Estadual. No momento o Grupo AMPARE está aberto a participação de todos os responsáveis de autistas que tem interesse.
Atualmente, além dos encontros que acontecem uma vez por mês, que tem como principal objetivo compartilhar preocupações e desafios, bem como celebrar vitórias e conquistas, foram montadas duas formações em Terapia ABA, uma para pais e responsáveis, e outra exclusiva para professores, educadores e estagiários que tem interesse em se aprofundar mais na área para saber agir diante das mais diversas situações relacionadas ao contexto do autismo.
Esses encontros ocorreram semanalmente no período noturno, com momentos importantes de muitas reflexões, discussões e partilhas de experiências. Foram ministrados pela psicóloga Gislaine Naiara da Silva, que tem formação em Terapia ABA, a mesma é esposa e mãe de autistas, ela é participante do Grupo AMPARE e trabalha na Secretaria de Saúde, e a partir das conversas e angústias dos responsáveis, escreveu um projeto de formação e apresentou ao atual Secretário de Educação, que foi aceito de imediato, sendo proporcionado todo o suporte necessário, tanto o espaço para os encontros, com disponibilização de uma sala de aula na Escola Municipal Ivaiporã, tanto com o profissional, tendo a participação da Equipe de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e CMAEE, dividida em grupos, que se disponibilizou a ir até a escola citada para cuidar das crianças que precisam acompanhar os pais tendo em vista que não tem com quem ficar no período noturno. Durante a formação, a equipe realizava várias atividades com as crianças, sendo momentos muito importantes de observações de comportamentos, comunicação e linguagem, bem como de interesses específicos. O projeto esta em execução com os encontros mensais com rodas de conversas e no mês de agosto pretende-se abrir novas turmas para o curso em Terapia ABA.
O Grupo AMPARE gerou uma corrente do bem e um espaço seguro para compartilhar preocupações e desafios, bem como celebrar conquistas e vitórias. Com a ajuda uns dos outros, os responsáveis podem se sentir mais confiantes para prosseguir nas lutas diárias. Mães e pais atípicos devem ser cuidados também, tendo em vista que as batalhas são muitas, sendo importante o apoio da sociedade de uma maneira geral, tentando com isso amenizar pelo menos um pouco do sofrimento, tanto da criança com TEA, como dos familiares.

Objetivos

Gerais:

Garantir com o Projeto AMPARE – Apoio a Mães e Pais de Autistas Reunidos o amparo e suporte aos servidores e as famílias do Município de Ivaiporã propiciando conhecimentos que lhes permitam abordar o mundo interior da criança, conquistar sua confiança e entender melhor sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista.

Específicos:

Amparar e dar suporte psicológico bem como proporcionar mais esclarecimentos aos responsáveis pelos autistas.
Propiciar momentos de rodas de conversas e trocas de experiências entre os profissionais e responsáveis;
Observar, analisar e explicar a relação que existe entre o comportamento humano, ambiente e aprendizagem através da Terapia ABA.
Garantir acesso a importantes informações que proporcionem o sucesso do ensino aprendizagem;
Apoiar pais atípicos do município de Ivaiporã;
Proporcionar momentos de informações que lhes permitam abordar o mundo interior da criança para melhor conhecê-la, conquistar sua confiança e poder ajudá-la.

Metas a atingir:

Pretende-se com este projeto propiciar as famílias, professores, educadores, equipes gestoras e equipes de manutenção, conhecimentos que lhes permitam entender melhor sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista, possibilitando com isso, um atendimento de melhor qualidade visando sempre cuidado quanto a melhor forma de entender e tratar cada situação, buscando reduzir pelo menos um pouco dos sintomas, promovendo com isso, maiores possibilidades de desenvolvimento, visto que os níveis de comprometimento de cada criança acaba determinando como precisa ser esse atendimento.
O TEA – Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta três áreas do desenvolvimento, sendo elas: Comunicação, Socialização e Comportamento. As metas que pretende-se atingir são para tentar amenizar as dificuldades das crianças nessas e em outras áreas, visando sempre a qualidade do atendimento das crianças bem como assegurando a todos o atendimento de suas particularidades, sempre respeitando as diferenças existentes em cada um proporcionando suporte aos familiares, momentos de trocas de experiências que contribuam para o melhor atendimento aos autistas e o desenvolvimento dos mesmos, tornando a jornada de cada um mais suave e mais completa possível.

Cronograma

Físico:

Mês de Março de 2023
- Reunião entre as equipes de Educação e Saúde para organização da Palestra: “Vamos falar de Autismo
- Mapeamento e pesquisa quanto ao número de autistas por instituição

Mês de Abril de 2023
- Palestra com a Comunidade Escolar em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde - Tema: “Vamos falar de Autismo”
- Criação do Grupo AMPARE via watts

Mês de Maio de 2023
- Primeira Roda de Conversa com pais ou responsáveis de Autistas: “Acolhimento” - Psicóloga Lumi Hashimoto

Mês de Junho de 2023
- Segunda Roda de Conversa com pais ou responsáveis de Autistas: “O que é Autismo”
Psicóloga Lumi Hashimoto

Mês de Agosto de 2023
- Terceira Roda de Conversa com pais e responsáveis de autistas: “Organização de atendimento”
Secretário de Educação: Adriano Marcos Diglio
Psicóloga: Gislaine Naiara da Silva

Mês de Setembro de 2023
- Formação em Terapia ABA para Pais e professores

Mês de Novembro de 2023
- Continuação da Formação em Terapia ABA para pais e professores

Preenchimento de fichas:
1- Autorização de Cuidados
2- Ficha de informações

Dezembro de 2023
-Anúncio da Sala Sensorial para o município de Ivaiporã através da Secretaria de Inovação e Tecnologia do Estado do Paraná

Mês de Fevereiro de 2024
- Continuação da Formação em Terapia ABA para pais e professores

Mês de Março de 2024
- Atualização quanto ao número de casos de autistas da Rede para organização de atendimento individualizado.

Mês de Abril de 2024
Finalização da primeira etapa do curso de terapia ABA para pais e professores.

Mês de Junho 2024
Roda de Conversa tendo como base o Livro Família Presente volume 3 Educação Socioemocional na Família que será organizado e apresentado pela Psicóloga do CMAEE (Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado) Gabriela Diniz

Mês de Agosto 2024
Pretende-se iniciar novas turmas de Formação em Terapia ABA para pais e professores.

Financeiro:

Média realizada referente ao trabalho desempenhado pelas Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, CMAEE e Psicólogas. Os valores apresentados são estimativas, pois já fazem parte da rotina das Secretarias de Educação e Saúde.

Orçamento:

R$ 5.629,96

Beneficiários Diretos:

Familiares, educadores, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares de educação, estagiários, auxiliares de manutenção e equipe de assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Beneficiários Indiretos:

Pessoas Autistas

Resultados:

Através de relatos dos familiares e professores percebe-se o interesse e a aceitação do projeto AMPARE - “Apoio a Mães e Pais de Autistas Reunidos”, a importância de proporcionar estes momentos de trocas de experiências aos pais, familiares e comunidade escolar, para que possam entender melhor e acompanhar o desenvolvimento das crianças com TEA.
A conscientização e aceitação de toda comunidade escolar, quanto a importância dessas trocas, bem como buscar novos conhecimentos que lhes permitam entender melhor o desenvolvimento de cada um, estimulando com isso reflexões e a busca incessante por melhoria nas condições de atendimento, seja em casa ou na escola, estreitando com isso as relações entre escola e família visando sempre a união entre todos.

Anexos

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