HORTA E POMAR- CULTIVANDO CONHECIMENTO
Ano / Edição: 2024
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O projeto Horta e Pomar: Cultivando Conhecimento foi concebido com o intuito de transformar um terreno ocioso da instituição em um espaço vibrante e pedagógico. Dando continuidade à iniciativa do ano anterior, decidimos integrar ao cultivo da horta um pomar com frutas típicas da região. Com a presença desse terreno disponível no CMEI, vislumbramos a oportunidade de ampliar a área verde e promover um trabalho educativo voltado para as crianças, abordando diversas questões importantes. Os alunos terão a valiosa oportunidade de observar de perto o ciclo de vida das plantas e participar ativamente de todo o processo de cultivo, desde o plantio das sementes até a colheita dos frutos. Ao discutir a viabilidade do projeto com todos os funcionários, percebemos que seria possível dar continuidade a esta iniciativa, proporcionando benefícios a todas as crianças da instituição. Além de incentivar hábitos alimentares saudáveis durante as refeições, o projeto permite que as crianças levem para casa os alimentos que elas mesmas cultivaram, regaram e colheram, fortalecendo também os laços familiares e promovendo uma alimentação mais consciente e saudável.
Descrição
O projeto Horta e Pomar: Cultivando Conhecimento, desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Burato, no Distrito de Alto Porã, Ivaiporã, Paraná, atende alunos do Berçário ao Infantil V. Idealizado para ocupar criativamente um terreno vago, o projeto inclui a seleção do espaço, escolha de frutas e hortaliças adequadas ao clima local, apresentação das plantas às crianças, plantio, cuidado, rega, adubação, controle de pragas e colheita. Sob a supervisão de educadores, diretora e funcionários, as atividades serão realizadas pelas crianças com auxílio de adultos, pais e comunidade. Um cronograma de manutenção garantirá que as crianças cuidem diariamente da horta e pomar, promovendo cooperação e trabalho em grupo. As colheitas serão organizadas para que todos aproveitem, com receitas saudáveis estimulando bons hábitos alimentares. O projeto necessita de uma área de terra, ferramentas infantis de jardinagem, sementes, mudas e recursos para manutenção. Contamos com doações de famílias e funcionários, além de apoio financeiro da instituição e da Associação de Pais, Mestres e Funcionários. Realizado durante todo o ano letivo, o projeto beneficiará alunos, educadores, funcionários e famílias, permitindo que as crianças levem para casa os alimentos colhidos.
Objetivos
Gerais:
O projeto tem como objetivo a partir de práticas educativas inovadoras, levar as crianças a experimentação, reforçando os conceitos que são trabalhados em sala de aula, a partir do plantio, cuidado e colheita dos alimentos, contribuindo para uma educação ambiental, além da conscientização sobre alimentação saudável, sustentabilidade, trabalho em equipe, responsabilidade e aumento das áreas verdes de forma consciente.
Específicos:
Oportunizar práticas educativas inovadoras para as crianças incentivando a experimentação;
Identificar hortaliças e frutas cultivadas no projeto e seus ciclos de vida;
Observar a importância da água e do preparo do solo para o cultivo de plantas saudáveis;
Promover a utilização da água de maneira consciente;
Valorizar a integração entre escola e família na realização do projeto;
Incentivar uma educação alimentar rica de frutas e verduras;
Oportunizar hábitos alimentares saudáveis na escola;
Fomentar a consciência ambiental, destacando o ciclo de vida das plantas;
Organizar momentos de trabalho coletivo, visando a socialização dos alunos e funcionários;
Reconhecer as mudanças climáticas e seus impactos no cultivo de determinadas plantas;
Construir a conscientização dos cuidados com as plantas e o meio ambiente amenizando os efeitos do aquecimento global;
Desenvolver um trabalho consciente, através do uso de materiais reciclados como recurso didático;
Ocupar espaços vagos de maneira criativa e coletiva para o bem-estar da comunidade escolar, valorizando o respeito e a parceria, trabalhando a socialização e a preservação dos espaços da instituição de ensino.
Metas a atingir:
Este projeto temo como meta aprimorar nosso espaço vago na instituição como um local educativo, tanto para as crianças quanto a comunidade escolar, de forma que as crianças possam explorar esse novo espaço até então desocupado, e desenvolver atitudes de conscientização, hábitos saudáveis, trabalho em equipe, educação ambiental, ensinando a importância do meio ambiente para a vida humana, instigando a criarem com suas famílias espaços verdes em suas residências e incentivando hábitos alimentares saudáveis.
Cronograma
Físico:
O projeto seguirá um cronograma detalhado, desde o planejamento até a colheita, contemplando diversas etapas fundamentais. Inicialmente, serão definidos e delimitados os espaços disponíveis, seguidos da capina e limpeza do terreno. Ferramentas necessárias serão adquiridas ou doadas, e canteiros elevados serão construídos e cercados, com posterior pintura. A preparação do solo será feita para o plantio das primeiras mudas de hortaliças, que serão cuidadas e regadas diariamente. Serão controladas ervas daninhas e monitoradas pragas. Paralelamente, será definido e preparado o espaço para o pomar, com capina e limpeza do terreno, seguida pela aquisição e plantio de mudas frutíferas de enxerto, com cuidados diários semelhantes. A aplicação de fertilizantes será realizada conforme necessário, acompanhada pela colheita das hortaliças, preparação do solo e replantio conforme necessário. As hortaliças colhidas serão degustadas, com receitas saudáveis elaboradas e enviadas para casa, incentivando a degustação em família. O ciclo de rega, capina e monitoramento continuará, com novas colheitas e elaboração de receitas saudáveis tanto de hortaliças quanto de frutas. As primeiras colheitas de frutas resultarão na criação de vitaminas e receitas saudáveis, e estas também serão enviadas para casa, promovendo hábitos alimentares saudáveis. Este ciclo se repetirá conforme necessário, garantindo o sucesso contínuo do projeto e a educação das crianças em práticas sustentáveis e alimentares saudáveis.
Financeiro:
Os itens necessários serão viabilizados de acordo com a demanda, assim, de acordo com a necessidade de novos plantios a cada colheita, iremos comprando os itens que achamos necessário. Vale destacar que para o projeto a comunidade escolar se engajou-se e houve muitas doações, desde a elaboração da horta até as mudas.
Orçamento:
Para que o projeto fosse implementado os investimentos básicos para implementação e manutenção durante esse período de tempo, foram dois mil e quinhentos reais. Sendo abaixo elencados:
- Mudas de hortaliças: 150,00;
- 50 mts de Tela para horta: 100,00;
- 6 Regadores: 97,00;
- Limpeza do terreno e Capinagem: 500,00;
- 8 Mudas frutíferas: 500,00;
- 1 metro de pedra brita: 79,90;
- 260 tijolos: 170,00;
- Uma lata de 3,6 litros de tinta: 58,50;
- 6 metros de tábua: 45,90;
- 1 maço de grampo para cerca: 21,91;
- 50 metros de arame liso: 51,80;
- 2 dobradiças: 10,00;
- 300 kg de esterco: 500,00;
- 1 enxada: 66,60;
- 1 pá: 46,80;
- 1 rastelo: 51,90;
- Adubo: 145,00.
Beneficiários Diretos:
Os Beneficiários diretos são todos os alunos atendidos no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Burato, nos anos de 2023 e 2024, aproximadamente 60 crianças, distribuídas nas turmas que vão desde o Berçário ao Infantil V, bem como, educadores, demais funcionários da instituição e pais/responsáveis do alunos.
Beneficiários Indiretos:
Os Beneficiários indiretos é toda a comunidade escolar.
Resultados:
O projeto proporcionou um ambiente de aprendizagem prática, onde os alunos aprenderam sobre o cultivo de vegetais, a importância da alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente. Ele fomentou valores como responsabilidade, trabalho em equipe e respeito pela natureza, beneficiando toda a comunidade escolar. A participação ativa dos familiares fortaleceu os laços entre a escola e as famílias, criando uma rede de apoio mútua. Os produtos da horta foram utilizados na merenda escolar, melhorando a qualidade nutricional das refeições e sensibilizando a comunidade para a alimentação saudável, com hortaliças sendo levadas para casa. Em conclusão, o projeto foi extremamente valioso, promovendo a integração, educação ambiental e alimentar, e reforçando os laços comunitários, justificando a sua continuidade e ampliação nos próximos anos.