Banco de Projetos

Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas.

Ano / Edição: 2024
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná conta com aproximadamente 33.000 (Trinta e três mil) habitantes e é um município que vem se destacando no cenário estadual em diversas áreas.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 11 (onze) CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes 02 (dois) CMEIs localizados na zona rural e 10 (dez) escolas municipais, sendo 04 (quatro) rurais e 06 (seis) urbanas. Atualmente a rede atende aproximadamente 2.800 (Dois mil e oitocentos) estudantes.
A educação, como sabemos, é um importante caminho para a formação dos estudantes preparando-os para o convívio social, bem como para que estes cidadãos possam enfrentar os problemas que a cada dia a sociedade está a oferecer. Assim, essa importância não poderá, jamais ser esquecida, quando nos referirmos, também, a formação do professor, e ainda, a formação de sua identidade profissional.
Em um mundo em constante mudança, a escola desempenha um papel central para formar uma nova geração capaz de dialogar com as demandas da sociedade. Nesse contexto, a formação para os professores surge como caminho para alcançar um dos principais objetivos da escola: aprimorar o processo de ensino aprendizagem.
Desse modo, compreendemos que a formação do professor, seja ela inicial ou continuada, é fundamental para o bom exercício da profissão. São os saberes teóricos e práticos que fomentam a atuação destes profissionais.
Pensando nesse pressuposto e compreendendo a importância do professor buscar novos conhecimentos obtendo assim uma fundamentação teórica necessária para sistematização da prática pedagógica e consequentemente a melhor qualidade de ensino aprendizagem a Secretaria Municipal de Educação realiza trimestralmente os Plantões Pedagógicos que são ofertados a todos os educadores infantis e professores da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã.
Neste ano de 2024 o projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas, vem sendo desenvolvido com 232 profissionais da educação com o intuito de compartilhar novos conhecimentos, aprimorar a relação entre teoria e prática através da troca de experiências entre os professores e educadores infantis da rede de ensino.

Descrição

A formação do professor, seja ela inicial ou continuada, é fundamental para o bom exercício da profissão, são saberes teóricos e práticos que fomentam a atuação destes profissionais buscando a construção de novos conhecimentos e percebendo a necessidade de elaboração de novas práticas que sejam significativas para a aprendizagem dos alunos.
O presente projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas, está sendo realizado com educadores infantis dos 11 (onze) Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, sendo eles CMEI Antônio Carlos Costa (ACC), CMEI Bom Jesus, CMEI Emília Kiyoko Kuroda, CMEI José Fiorim, CMEI Maria Burato, CMEI Nossa Senhora Aparecida, CMEI Nossa Senhora de Lourdes, CMEI Odete dos Santos Brasil, CMEI Paulo Freire, CMEI Santa Terezinha, CMEI Vila Nova Porã e com professores das (10) dez Escolas Municipais, sendo elas, Escola Municipal Bento Viana, Escola Municipal Carlos Lacerda, Escola Municipal do Campo Dom João VI, Escola Municipal Ignês de Souza Caetano, Escola Municipal Ivaiporã, Escola Municipal do Campo João Pessoa, Escola Municipal Leila Diniz, Escola Municipal Maria Diva, Escola Municipal do Campo Jacutinga, Escola Municipal do Campo José Aparecido Peres, neste ano letivo o Plantão Pedagógico teve início em março do ano de 2024, envolvendo cerca de 232 (duzentos e trinta e dois) educadores infantis e professores da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã.
Os plantões pedagógicos são momentos de formação, preparados especialmente para promover a troca de experiências entre os profissionais da educação, apresentar metodologias, estratégias e atividades diversificadas no intuito de enriquecer a prática pedagógica dos educadores e professores da Rede Municipal de Ensino.
Para desenvolver o projeto realizou-se um levantamento dos educadores e professores que teriam interesse em participar do projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas. Realizou-se uma sondagem investigativa a cerca dos temas que os professores e educadores sentiam necessidade que fossem abordados neste momento e a partir de então estão sendo realizados encontros trimestrais, com os profissionais da educação interessados no projeto. Para tanto se firmou parceria com profissionais capacitados para desenvolver os temas propostos e assim são realizados encontros direcionados pelas Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, onde são abordados temas significativos para reflexão da prática pedagógica, através de momentos de conversas, apresentação de atividades significativas para a realização da prática docente e trocas de experiências entre os profissionais da educação, nos quais são apresentados pelos professores e educadores diversas atividades pedagógicas que foram significativas em suas aulas promovendo assim o aprendizado entre os profissionais da rede de ensino.
No mês de abril iniciou-se os primeiros encontros presenciais referente ao primeiro trimestre, que foram separados por temas e segmentos da educação. Na educação infantil desenvolveu-se um trabalho com os educadores infantis regentes e da hora- atividade dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e com os professores regentes das Escolas abrangendo a faixa etária de 0 (zero) a 5 (cinco) anos nos seguintes seguimentos Berçário, Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3, Infantil 4, Infantil 5 e Hora-atividade abordando o seguinte tema norteador: “Estratégias Lúdicas Aliadas ao Material didático”. Nas turmas de 1º, 2º e Apoio Pedagógico: o tema explanado foi: “Estratégias lúdicas no processo de aquisição da escrita. Para os professores das turmas de 3º, 4º e 5º anos foi abordado o tema norteador: “Estratégias de leitura e escrita que promovam a criatividade”. Com os professores da Educação Especial foi desenvolvido o tema norteador: “A importância do brincar com funcionalidade e intencionalidade”.
Para o segundo e terceiro trimestres os encontros serão realizados no mês de junho e de setembro com temas a serem definidos, considerando o processo de desenvolvimento dos educandos, as principais dificuldades encontradas e metodologias de sucesso desenvolvidas pelos profissionais da rede.

Objetivos

Gerais:

Garantir com o Projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas, a aquisição de novos conhecimentos, por meio de fundamentação teórica necessária para sistematização da prática pedagógica e trocas de experiências entre os profissionais da educação visando melhor qualidade de ensino aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã.

Específicos:

• Garantir acesso a importantes informações que garantam o sucesso do ensino aprendizagem;
• Revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas;
• Levar os profissionais da educação a compreender a importância de buscar novos conhecimentos;
• Desenvolver novas competências e aperfeiçoar habilidades pedagógicas;
• Aprimorar processos de avaliação da aprendizagem;
• Entender a importância de realizar trabalhos pedagógicos voltados as especificidades de cada segmento;
• Refletir sobre a importância de adotar novas metodologias em sala de aula;
• Conscientizar sobre a necessidade de metodologias diversificadas, lúdicas e inovadoras;
• Promover a troca de experiências entre os profissionais da educação, desenvolvendo a interação e aprendizado.

Metas a atingir:

Pretende-se com este projeto proporcionar aos professores e educadores infantis conhecimentos que lhes permitam refletir sobre suas práticas pedagógicas, revisando suas metodologias em sala de aula, possibilitando a troca de experiências entre os profissionais de educação e desenvolvendo novas competências que garantam o sucesso do ensino aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Cronograma

Físico:

Atividades a serem desenvolvidas

Mês de Março 2024
- Envio da proposta de trabalho a ser desenvolvida.
-Levantamento da quantidade de professores e educadores a participar do Projeto.

Mês de Abril 2024
- Coleta de dados e levantamento da quantidade de pessoas a participar do Projeto;
- Sondagem investigativa e organização dos Temas a serem desenvolvidos;
- Desenvolvimento dos temas propostos para o primeiro trimestre:
Educação Infantil: professores regentes e da hora-atividade dos CMEIs e das Escolas;
Tema: “Estratégias Lúdicas Aliadas ao Material didático”
Ensino Fundamental 1: 1º, 2º anos e Apoio Pedagógico.
Tema: “Estratégias lúdicas no processo de aquisição da escrita.”
Ensino Fundamental 1: 3º, 4º e 5º anos: “Estratégias de leitura e escrita que promovam a criatividade”.
Professores da Educação Especial.
Tema: “A importância do brincar com funcionalidade e intencionalidade”.

Mês de Junho 2024
- Desenvolvimento dos temas propostos para o Segundo Trimestre.
Temas a serem definidos considerando o processo de desenvolvimento dos educandos, as principais dificuldades encontradas e metodologias de sucesso desenvolvidas pelos profissionais da rede.

Mês de Setembro 2024
- Desenvolvimento dos temas propostos para o terceiro trimestre.
Temas a serem definidos considerando o processo de desenvolvimento dos educandos, as principais dificuldades encontradas e metodologias de sucesso desenvolvidas pelos profissionais da rede.

Financeiro:

Média realizada referente ao trabalho desempenhado pelas Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e materiais pedagógicos já previstos no orçamento anual. Os valores apresentados é uma estimativa referente ao ano de 2024, pois já faz parte da rotina da secretaria de educação.

Orçamento:

R$ 6.568,96

Beneficiários Diretos:

232 professores e educadores infantis.

Beneficiários Indiretos:

Estudantes das referidas instituições de ensino.

Resultados:

Após a proposta do projeto e envio do levantamento com cronograma das atividades a serem desenvolvidas no primeiro trimestre, percebeu-se um grande interesse dos professores e educadores em relação aos temas abordados.
Através de relatos dos educadores e professores envolvidos percebe-se o interesse pelo projeto e a importância de proporcionar este momento aos profissionais de educação para que possam aprimorar seus conhecimentos, buscando novas estratégias e metodologias significativas em suas aulas, visando o sucesso do ensino aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Observa-se a aplicação das metodologias apresentadas nos plantões nas práticas pedagógicas dos educadores e professores e a troca de experiências entre os profissionais da rede de ensino. Percebe-se também nas visitas pedagógicas realizadas pelas assessoras da Secretaria Municipal de Educação a diversidade de atividades lúdicas aplicadas em sala de aula tendo como base os plantões pedagógicos realizados. Outro resultado a apontar são os relatos dos educadores e professores através de vídeos sobre a importância deste momento e os benefícios que os plantões trouxeram para as suas práticas pedagógicas.

Anexos

Banco de Projetos