CENTRO DIA DO IDOSO
Ano / Edição: 2024
Município: Ubiratã
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Dados detalhados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a evolução demográfica do Brasil mostram um aumento expressivo na proporção de idosos no Paraná. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.
O envelhecimento da população paranaense é uma tendência que já vinha sendo observada ao longo das últimas décadas. Entre os censos de 2000 e 2010, o crescimento foi de 32%, passando de 809 mil para quase 1,2 milhão de pessoas. Entre os levantamentos de 2010 e de 2022, o aumento foi ainda mais expressivo, de 47%, chegando aos atuais 1,9 milhão.
O diagnóstico socioterritorial das famílias inscritas no cadastro único do Município de Ubiratã, com referência a maio de 2024, (em anexo) demonstram o envelhecimento da população que está no Cadastro Único entre 60 a 64 anos e maior que 65 anos, Somando as duas faixas etárias, o município possui 18,28%. O aumento de idosos requer a oferta de serviços de atendimento especializados para este segmento da população, e dentre os serviços ofertados, estão os Centros-Dia para Idosos, que ao contrário dos Centros de Convivência da Terceira Idade, oferecem um espaço de proteção e cuidado, e não apenas de convivência e lazer.
De acordo com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Centro-Dia para Idosos, é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que caracteriza-se como sendo um espaço para atender idosos que possuem algumas limitações, para:
• Realização das atividades da vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene;
• Que não possuem comprometimento cognitivo severo ou que apresentam perdas cognitivas leves ou moderadas;
• Que na maioria das vezes ainda residem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em seus domicílios.
Descrição
CENTRO DIA PARA IDOSOS
O envelhecimento populacional têm sido um dos maiores desafios da humanidade, e o Brasil está prestes a se tornar a sexta maior população de pessoas idosas no mundo. Pesquisas recentes do IBGE sobre o envelhecimento no Brasil, apontam que hoje, existem cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, e que para 2050, estima-se que serão 64 milhões de pessoas idosas. A pesquisa revelou ainda que, o crescimento da população idosa está diretamente relacionado com a queda da fecundidade e da mortalidade em todas as idades.
Dessa forma, tendo em vista a longevidade, o debate acerca do envelhecimento é importante para que possamos refletir sobre as novas necessidades e cuidados destinados às pessoas idosas.
O diagnóstico socioterritorial das famílias inscritas no cadastro único do Município de Ubiratã, com referência a abril 2023, mostram o envelhecimento da população que está no Cadastro Único entre 60 a 64 anos com uma taxa de 5,37% e com 13,09% na faixa etária maior que 65 anos. Somando as duas faixas etárias, temos 18,46%.
O aumento de idosos requer a oferta de serviços de atendimento especializados para este segmento da população, e dentre os serviços ofertados, estão os Centros-Dia para Idosos, que ao contrário dos Centros de Convivência da Terceira Idade, oferecem um espaço de proteção e cuidado, e não apenas de convivência e lazer.
De acordo com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Centro-Dia para Idosos, é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que caracteriza-se como sendo um espaço para atender idosos que possuem algumas limitações, para:
• Realização das atividades da vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene;
• Que não possuem comprometimento cognitivo severo ou que apresentam perdas cognitivas leves ou moderadas;
• Que na maioria das vezes ainda residem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em seus domicílios.
A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais classifica o Centro-Dia para Idosos como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
OBJETIVO GERAL
Atender Idosos semi dependentes, em situação de isolamento ou vulnerabilidade social, proporcionando durante os períodos da manhã e tarde, ou parte deles a complementação dos cuidados realizados pela família ou responsável pelo idoso, que no momento se vem impossibilitados de realizar o cuidado integral, sendo o serviço um equipamento que propõe fortalecer os vínculos familiares e comunitários e melhorar a qualidade de vida dos idosos assistidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO SERVIÇO:
1- Prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos;
2- Evitar o isolamento social e a Institucionalização do idoso;
3- Reduzir o número de internações médicas;
4- Reduzir o número de acidentes domésticos com idosos;
5- Fortalecer os vínculos familiares e comunitárias;
6- Compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais aos seus idosos, relacionados às AVDS (Atividades Básicas de Vida Diária), assim como o apoio e orientação a estas famílias, no seu papel protetivo;
7- Incentivar e promover a participação familiar e comunitária na atenção ao idoso;
8- Promover autonomia e independência aos idosos, bem como identificar novas tecnologias que possibilitem maior desenvolvimento em seu cotidiano;
9- Incentivar o protagonismo social;
10- Melhorar a qualidade de vida dos idosos.
11-Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
12-Promover ações intergeracionais, assim como vivências lúdicas e atividades de convívio, que resgatem sua história de vida e identidade;
13-Mobilizar a família e a comunidade para a facilitação de processos de convivência e cooperação para a superação das situações de isolamento social e das barreiras de inclusão social.
14- Identificar novas redes de apoio aos cuidadores familiares;
15- Promover a capacitação e a descoberta de novos saberes sobre assuntos pertinentes ao envelhecimento.
PERFIL DOS USUÁRIOS
Pessoa com 60 anos ou mais. Por tratar-se de um serviço de permanência diurna, o Centro-Dia desenvolve atividades visando a melhoria da qualidade de vida dos idosos que possuam dependência parcial em atividades da vida diária (alimentação, higiene ou mobilidade), e que necessitem de assistência multiprofissional (fisioterapia, nutricionista);
Idosos em situação de vulnerabilidade com risco social, cuja condição requeira o auxílio de pessoas para realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo, em situação de isolamento ou vulnerabilidade social, que convivam com suas famílias, porém as mesmas não dispõem de tempo integral para assisti-los no domicílio. Desta forma se faz condição necessária que cujos familiares ou responsáveis do idoso estejam trabalhando e ou estudando, ou comprove outra situação de impossibilidade de prover os cuidados necessários ao idoso durante o período diurno. Sendo obrigatória a presença de familiares nas atividades requeridas pelo Centro Dia, no que tange a participação e acompanhamento do idoso, além de ser imprescindível o acompanhamento do responsável familiar nas consultas médicas, exames e outros atendimentos fora da unidade.
PORTA DE ENTRADA
Os serviços ofertados pelo Centro-Dia são recentes, e os encaminhamentos para estes espaços geralmente são realizados pela rede socioassistencial aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelo serviço de Busca Ativa, ou por procura espontânea do próprio idoso, de sua família, e ainda pela rede de atendimento de outras políticas setoriais.
CENTRO-DIA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
O envelhecimento acelerado da população brasileira apresenta novos aspectos no que se refere aos cuidados com os idosos, principalmente em relação às alterações da composição familiar e a necessidade de oferta de serviços por parte dos sistemas de proteção social.
A falta de preparo e suporte para com os cuidados no ambiente familiar pode resultar em negligência, além de submeter o cuidador a um alto nível de estresse, ocasionando outras formas de violência (física, psicológica, financeira, dentre outras).
É neste contexto, que atuam os Centros-Dia para Idosos, cujo objetivo visa não apenas a inclusão, proteção e melhoria da qualidade de vida, mas melhoria das condições de vida em família e a diminuição de sobrecarga para os cuidadores domésticos. O Centro-Dia evita a institucionalização precoce do idoso, além de contribuir para a melhora da autoestima, da saúde física e mental, estimulando sua independência e autonomia, evitando assim o isolamento social, a depressão, bem como ajuda a retardar o aparecimento de doenças limitantes.
ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
O Centro-Dia conta com uma equipe formada por profissionais das áreas da saúde, gerontologia, assistência social, psicologia e educação, voltados ao processo de envelhecimento. O atendimento multiprofissional oferecido aos idosos, tem por objetivo a proteção e promoção de saúde, e o incentivo a socialização dos frequentadores do espaço.
RECURSOS HUMANOS
O quadro de profissionais do Centro Dia do Idoso deverá ser composto por equipe técnica multidisciplinar - responsável pela organização e planejamento do serviço.
Equipe operacional - responsável pela manutenção e funcionamento do equipamento. O conjunto de profissionais deverá fornecer atendimento durante o período de 8 horas diárias.
1 Coordenador - nível superior na área de Ciências Humanas.
1 Assistente Social.
1 Profissional para Atividades Socioeducativas e Socioculturais - preferencialmente Pedagogo.
1 Profissional para Atividades Físicas - Educador Físico, Terapêuta Ocupacional.
1 Cuidador para cada grupo de 10 idosos - nível médio.
1 Técnico ou Auxiliar de Enfermagem (deverá ser acompanhado e supervisionado periodicamente por Enfermeiro da rede municipal).
1 Agente Administrativo - nível médio.
1Auxiliar de limpeza - nível fundamental.
1 Cozinheiro - nível fundamental.
ALIMENTAÇÃO
Os usuários do Centro Dia do Idoso terão acesso a alimentação, com cardápio elaborado por nutricionista da rede municipal. Deverão ser providenciadas as seguintes refeições: café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o trabalho social com o idoso é essencial para o seu bem estar. Dentre algumas das atividades socioassistenciais desenvolvidas estão:
• Acolhida e Escuta qualificada
• Articulação com o Sistema de Garantia de Direitos
• Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais
• Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento
• Orientação sociofamiliar
• Elaboração de relatórios e/ou prontuários, estudo social, diagnóstico socioeconômico
• Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social
• Apoio à família na função protetiva
• Promoção do acesso a direitos socioassistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços.
Como atividades socioeducativas desenvolvidas temos:
Cuidados pessoais
• Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana
• Oficinas (artesanato, lazer, música, pintura, etc.)
• Campanhas educativas, dentre outras atividades que promovam estimulem a participação do idoso.
Já as atividades físicas, são realizadas sob acompanhamento e supervisão de profissional habilitado, e conforme a capacidade funcional do idoso:
• Terapia Ocupacional
• Fisioterapia
• Ginástica
• Dança (sênior, regional, de salão)
• Hidroginástica
• Pilates
E por fim têm-se as atividades socioculturais que visa estimular a criatividade e a valorização do idoso:
• Dinâmicas de grupo (roda de conversa)
• Jogos de mesa (xadrez, dominó, damas, baralho)
• Coral
• Teatro
• Bailes
• Saraus (apresentação de poesias, textos literários e música)
Como podemos observar, todas as atividades desenvolvidas tem por finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida dos idosos, contribuindo assim para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
As atividades desenvolvidas no Centro Dia do Idoso devem ser previamente planejadas com base no conhecimento do perfil dos usuários e da identificação de suas demandas. A equipe técnica deverá elaborar um plano de desenvolvimento para cada idoso, promovendo sua autonomia através do acesso a bens públicos e ao convívio comunitário. Deverá também ser observado e promovido o acesso a direitos socioassistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços. O trabalho socioassistencial com o idoso e sua família deverá ser complementado tendo como referências o CRAS e o CREAS.
VOLUNTARIADO
Deverá ser estimulada a participação de voluntários em eventos comunitários e atividades socioculturais do Centro Dia do Idoso. Além de contribuir para a diversificação das atividades desenvolvidas, a presença de agentes voluntários promove maior integração do serviço com a comunidade, possibilitando sensibilizá-la sobre o envelhecimento populacional. Convém ressaltar que sua atuação não deve substituir ou restringir, em nenhuma ocasião, a contratação e a responsabilidade da equipe técnica indicada no item Recursos Humanos.
REGISTROS
a. Inscrição: Deverá ser realizado um cadastro individual para cada usuário, contendo dados pessoais como nome, endereço, número de documentos, caracterização socioeconômica e composição familiar, registro de acesso à aposentadoria, BPC.
b. Prontuário: Os prontuários devem ser organizados preferencialmente em meio eletrônico, reunindo o cadastro individual, o registro dos encaminhamentos realizados, das visitas domiciliares, do plano individual de acompanhamento, da frequência ao serviço e demais relatórios da equipe técnica.
c. Lista de Presença: A frequência dos usuários ao Centro Dia do Idoso deverá ser registrada em listas de presença. O controle da frequência constitui informação importante para o acompanhamento do idoso e sua família, bem como para a avaliação do serviço.
d. Registro de Atividades: Todas as atividades desenvolvidas no Centro Dia deverão ser registradas para compor um relatório mensal consolidado. Este registro deverá conter o tipo e o número de atividades realizadas (reunião socioeducativa, evento comunitário, oficina, palestra, encaminhamentos, visitas domiciliares). Também deverão ser registrados o número de idosos atendidos, o ingresso e o desligamento, relatando os respectivos motivos.
Meta de Atendimento:
Meta de atendimento/mês: 20 Idosos.
Metodologia de Trabalho:
Forma de Execução das Atividades
Atividades Metodologia
Atendimento Técnico
❑Atendimento Social (Semanal)
❑Oferta de espaço de acolhimento, escuta, orientação e acompanhamento ao grupo familiar. (Semanal)
❑Referenciamento e contrareferenciamento dos casos conforme demanda. (De acordo com a necessidade do CREAS e do Serviço) ❑Identificação e mobilização da família extensa ou ampliada. (semanal)
❑Visitas e entrevistas domiciliares sempre que necessário. (conforme demanda e solicitação do CREAS ou do Serviço) ❑Atendimento complementar na família. (semanal)
❑Acompanhamento psicológico, social, psicossocial individual e / ou grupal aos idosos. (semanal)
❑Acompanhamento e supervisão do trabalho desenvolvido pelos cuidadores. (diário)
❑Acompanhamento e supervisão do Plano de Cuidados junto aos cuidadores. (diário) ❑Planejamento das ações junto à rede de serviços e Políticas Sociais do Município.(mensal)
❑Articulação com a Rede de Serviço de outras Secretarias para os atendimentos das demandas dos Idosos. (de acordo com a demanda)
❑Elaboração de estudos sociais e diagnósticos socioeconômicos, relatórios Informativos ao sistema de Garantia de Direitos quando necessário.
❑Elaboração de Relatórios e Organização. (mensal)
❑Atualização de prontuários. (semanal) ❑Participação em reuniões de rede, Seminários, Fóruns, Conselhos de Direito representando o Serviço. (periodicamente de acordo com a agenda dos eventos) O Atendimento Técnico se desdobra em diversas ações individualizadas ou em grupo realizadas pelos técnicos.
Com a supervisão do(a) responsável técnico(a) do serviço.
Reunião Técnica (quinzenal) A reunião técnica visa a realização de estudos de casos, planejamento, avaliação e organização do serviço. Sendo composta pela Equipe Técnica (assistente social, psicóloga, técnica de enfermagem e nutricionista) e Coordenação Executora, podendo contar com a participação da Coordenação Técnica. O Registro deve ser realizado em ATA e se necessário com evoluções em Prontuário.
Reunião com Coordenação Técnica (mensal) Visando estreitar os laços, organizar, fiscalizar e orientar o serviço a Reunião com a Coordenação Técnica vem alinhar o andamento do trabalho prestado pelo equipamento, contando com a participação da Equipe Técnica (assistente social, psicóloga e técnica de enfermagem e nutricionista), Coordenação Executora e Coordenação Técnica. O Registro deve ser realizado em ATA.
Reunião Técnica com Cuidadores (mensal) Visando a qualidade do serviço, melhorias e manutenção no atendimento prestado ao idoso, está reunião vem alinhar o Planejamento e as ações contínuas estabelecidas no Plano de Trabalho. Nesta reunião participarão a Equipe Técnica, Cuidadores e Coordenação Executora. O registro será realizado em ATA.
Reuniões com familiares (trimestral) ❑Relação do cuidador familiar e o idoso, ❑Orientação básica sobre o cuidado à pessoa Idosa,
❑Prevenção à violência e a garantia de direitos assegurados em Lei.
❑Outros temas levantados pelas próprias famílias e pela Equipe Técnica, Serão abordados temas para incentivar o convívio, o fortalecimento de vínculos – laços de pertencimento, o compartilhamento das situações vivenciadas, a troca de experiências, a construção de projetos pessoais e coletivos. Nestes encontros serão abordados temas específicos. A preparação da Reunião será realizada pela Equipe Técnica. A presença dos familiares e assuntos discutidos deverá constar em lista de presença assinada pelos mesmos.
Eventos e Atividades Comunitárias (mensal) ❑Confraternização: aniversariantes e/ou datas comemorativas do mês
❑Exposições- trabalhos produzidos pelos idosos nas oficinas
❑Campanhas educativas e preventivas ❑Passeios (parques, museus, centros culturais e locais históricos)
❑Festas temáticas (conforme calendário brasileiro ou regional)
❑Excursões (parques, pontos turísticos da região) Serão atividades de caráter coletivo, voltadas para a dinamização das relações no território, bem como para minimizar as várias formas de violência, preconceito e estigmatização do idoso na família e na comunidade. Oportunidade também para realizar atividades de caráter intergeracional envolvendo familiares e a própria comunidade no Centro Dia, estimulando o protagonismo social, a autonomia e independência do idoso.
Palestras (mensal)
❑Temas da Atualidade
❑Cuidados com a saúde do Idoso ❑Orientação Nutricional
❑ Saúde Bucal
❑Informações sobre o Estatuto do Idoso: Direitos estabelecidos e seus desdobramentos
❑Mitos e Preconceito sobre a velhice ❑Prevenção às diversas formas de violação de Direitos dos Idosos
❑Sexualidade na Velhice
❑Envelhecimento Ativo e saudável. ❑Outros sugeridos pelos Idosos. Ação de exposição oral e ou audiovisual a respeito de temas específicos de interesse dos idosos e em seguida espaço aberto para escuta e fala dos participantes/discussão em grupos.
Oficinas (diárias)
❑Oficinas de Leitura
❑Oficina de Estímulos Cognitivos
❑Oficinas de Artes Plásticas – desenho, pintura, escultura, modelagem.
❑Oficina Trabalhos Manuais – bordado, tricô, crochê
❑Oficina de Pintura – tela, tecido, madeira ❑Oficina de Artesanato – fuxico, cerâmica
❑Oficina de Música
❑Oficina de Jardinagem e Horta
❑Oficina de Jogos de Mesa
❑Dia da Beleza Encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo, sob a condução de Oficineiros. Caracteriza-se como atividade que possibilite a construção de novos conhecimentos e desenvolvimento de novas habilidades. Procurando estimular a autonomia e independência do idoso, resgate da memória, interação social e o protagonismo do idoso. A Oficina de Estímulos Cognitivos será realizada pela Psicóloga. O Dia da Beleza será realizado pelos cuidadores ou parceiros especializados voluntários, promovendo cuidados que estimulem a valorização e aumento da autoestima do idoso, além do aspecto de higiene.
Atividades Físicas (2 vezes por semana)
❑ Caminhadas
❑ Relaxamento
❑ Ginástica
❑ Alongamento
❑ Exercícios localizados
❑ Vôlei adaptado
❑ Basquete adaptado
❑ Jogos recreativos
❑ Aulas de Dança Atividades realizadas sob acompanhamento e supervisão de profissional habilitado (educador físico), conforme a capacitação funcional do idoso em seu processo singular de envelhecimento.
Atividades Socioculturais (semanal)
❑ Dinâmica de grupo (roda de conversa)
❑ Sessões de cinema
❑ Coral
❑ Teatro
❑ Saraus (apresentação de poesias, textos literários e músicas)
❑ Encontros Intergeracionais para troca de experiências (contação de histórias, vivências e memórias) Atividades elaboradas e desenvolvidas por equipe multidisciplinar também realizadas em parceria com voluntários. Terá por finalidade estimular a criatividade e oportunizar a valorização do percurso de vida do idoso. De caráter lúdico ou artístico, com ênfase na comunicação e participação coletiva.
Horário de Funcionamento do Serviço:
O Centro Dia do Idoso funcionará cinco dias na semana, de segunda a sexta feira, exceto feriados e emendas (de acordo com o Calendário da Prefeitura Municipal de Ubiratã) sendo, 08 horas diárias, incluindo o horário do almoço. Os idosos poderão participar em tempo integral (das 08h às 17h) e ou parcial em turnos de 4 horas diárias, alguns dias da semana ou em turno de 4 horas diárias, pela manhã ou à tarde.
Após o atendimento durante o dia, o usuário retorna para seu domicílio. Cada idoso terá seu horário de atendimento estabelecido no seu Prontuário.
RESULTADOS ESPERADOS
Ao envelhecermos passamos por alterações físicas, psicológicas e sociais que podem trazer limitações e declínio de capacidades funcionais. Tais alterações podem ser prevenidas e resgatadas através de ações que promovam o envelhecimento ativo tais como alimentação saudável, atividade física, estímulo da mente e integração social. Os serviços ofertados pelo Centro-Dia contribuem para que as pessoas idosas não sofram com a exclusão social, nem com as violações de direitos que fragilizam sua autonomia, bem como auxiliam os cuidadores e familiares na prestação dos cuidados prolongados.
Objetivos
Gerais:
Atender Idosos semi dependentes, em situação de isolamento ou vulnerabilidade social, proporcionando durante os períodos da manhã e tarde, ou parte deles a complementação dos cuidados realizados pela família ou responsável pelo idoso, que no momento se vem impossibilitados de realizar o cuidado integral, sendo o serviço um equipamento que propõe fortalecer os vínculos familiares e comunitários e melhorar a qualidade de vida dos idosos assistidos.
Específicos:
1- Prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos;
2- Evitar o isolamento social e a Institucionalização do idoso;
3- Reduzir o número de internações médicas;
4- Reduzir o número de acidentes domésticos com idosos;
5- Fortalecer os vínculos familiares e comunitárias;
6- Compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais aos seus idosos, relacionados às AVDS (Atividades Básicas de Vida Diária), assim como o apoio e orientação a estas famílias, no seu papel protetivo;
7- Incentivar e promover a participação familiar e comunitária na atenção ao idoso;
8- Promover autonomia e independência aos idosos, bem como identificar novas tecnologias que possibilitem maior desenvolvimento em seu cotidiano;
9- Incentivar o protagonismo social;
10- Melhorar a qualidade de vida dos idosos.
11-Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
12-Promover ações intergeracionais, assim como vivências lúdicas e atividades de convívio, que resgatem sua história de vida e identidade;
13-Mobilizar a família e a comunidade para a facilitação de processos de convivência e cooperação para a superação das situações de isolamento social e das barreiras de inclusão social.
14- Identificar novas redes de apoio aos cuidadores familiares;
Metas a atingir:
Neste primeiro momento foi implantado um local para atendimento de até 20 idosos, o serviço foi implantado em outubro de 2023, e até agora foram atendidos 15 Idosos, sendo que apenas um desistiu do atendimento e mais dois Idosos estão para entrar.
Cronograma
Físico:
Atendimentos de segunda a sexta- feira das 8:00 horas às 17:00 horas.
O motorista passa pegar no domicílio pela manha, e devolve na residência no final da tarde.
Financeiro:
Orçamento para 12 meses
Valor Total R$ 224.880,00
Custo de Manutenção R$ 18.740,00
Custo de Implantação R$ 15.000,00
Orçamento:
2024: R$ 224.880,00
Beneficiários Diretos:
15 Idosos e seus familiares.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade onde estão inseridos.
Resultados:
Os Idosos são estimulados diariamente com atividades físicas,e também com atividades de relaxamento e estímulos mentais, tais como atividades de pintura, jogos didáticos, e rodas de conversas com dinâmicas onde os mesmos interagem entre si .
O Serviço também tomou a iniciativa de alfabetizá-los, onde de duas a três vezes na semana eles fazem atividades voltadas a alfabetização. E os resultados dos trabalhos desenvolvidos tem sido de suma importância na vida dos idosos. Onde tem apresentado grande evolução tanto na área física quanto na mental. Os cuidadores também tem percepção do desenvolvimento dos idosos, desde um simples desenho que se pinta até mesmo a um alongamento corporal, alguns dos Idosos que não sabiam ler e escrever, hoje já escrevem o próprio nome, já identificam vogais e já arriscam a ler.
Uma grande evolução também esta na boa alimentação, onde na maioria das vezes o idoso chega debilitados ou fracos, mas com o passar dos dias se mostram bem nutridos e hidratados. Ganhando peso e se mostrando mais ativos