Projeto Boliche Para A Terceira Idade
Ano / Edição: 2014
Município: Maringá
Função de Governo: Desporto e Lazer
Administração Indireta:
não
Diagnóstico
Dados estatísticos da cidade de Maringá detectaram que cerca de 20% da população tem idade acima de 60 anos. Acrescenta-se a isso a tendência de envelhecimento da população Brasileira em geral. Assim a administração pública municipal tem se preocupado no sentido de pensar políticas públicas para esse grupo. Dentro desse contexto, observa-se a necessidade da elaboração de projetos integrados e ações que visam promoção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos contemplando nessas ações a estruturação de programas de atividades físicas e eventos esportivos que estimulem a prática esportiva, a socialização, a elevação da auto estima e o sentimento de pertencimento a um grupo social ou de interesse.
Descrição
O Projeto Boliche Para a Terceira Idade se desenvolve na forma de campeonatos organizados pela Secretaria de Esportes e Lazer, envolvendo os idosos que frequentam as Academias da Terceira Idade na Cidade de Maringá, e também a realização de cam,peonatos intermunicipais envolvendo os municípios circunvizinhos à cidade de Maringá. Regras estabelecidas definem o tipo de competição, quantidade de etapas e jogos. Também define formas e critérios de disputa, classificação e premiação. As equipes participantes fazem treinamentos periódicos com vistas ao aprimoramento das habilidades para participar da competição.
Objetivos
Gerais:
Integrar grupos da Terceira Idade e participantes das ATIs, por meio da participação em eventos sistematizados, na forma de Campeonatos de Boliche.
Específicos:
- Oferecer oportunidades para o aprendizado de um novo esporte e atividade de lazer, através do jogo de boliche;
- Estimular a prática da atividade física esportiva dos idosos;
- Oferecer aos usuários das ATIs prática esportiva diferenciada das atividades oferecidas nas academias da terceira idade;
- Estimular no idoso o comportamento competitivo saudável;
- Proporcionar o desenvolvimento da auto-estima nas pessoas da terceira idade, aumentando-lhes o sentimento de pertencimento a um grupo de interesse – jogadores de boliche.
- Disponibilizar aos profissionais e estagiários de Educação Física, oportunidade de atuação em evento esportivo para Terceira Idade.
Metas a atingir:
Envolver cerca de 20% da população idosa da cidade no referido projeto.
Envolver cerca de 2 mil pessoas das cidades circunvizinhas nos campeonatos intermunicipais.
Reduzir em 10% os atendimentos aos idosos nas unidades de saúde, com a queixa de depressão.
Cronograma
Físico:
Dois campeonatos municipais um em cada semestre e um torneio intermunicipal envolvendo cidades vizinhas.
Financeiro:
R$ 14.502,00 (quatorze mil quinhentos e dois reais). Aquisição de troféus, medalhas, alimentação e uniformes para os participantes.
Orçamento:
R$ 14.502,00 (quatorze mil quinhentos e dois reais).
Beneficiários Diretos:
Cerca de 100 idosos por unidades de ATIs participantes totalizando uma média de 5.500 pessoas atendidas. Mais cerca de 300 pessoas de cidades vizinhas.
Beneficiários Indiretos:
Cerca de 250 mil pessoas envolvendo os habitantes de Maringá e cidades circunvizinhas.
Resultados:
Projeto em andamento. Números ainda não dados.