Projeto Essência da Educação Infantil
Ano / Edição: 2024
Município: Céu Azul
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Oferecer possibilidades com intencionalidade nas dinâmicas que proporcionam alegria e prazer. Estimular a afetividade, consciência de preservação ambiental, empatia, ética, respeito e outros valores que integram uma cidadania consciente e justa.
Descrição
O projeto visa abordar a importância do desenvolvimento infantil, fomentar a valorização de uma fase fundamental do desenvolvimento humano, a infância. Dinamizar as atividades dentro de cada CEMEI, tornando os conteúdos mais atraentes e motivando a participação ativa dos alunos. Além do ensino formal, o incentivo a interação social, fomentando valores coletivos, respeito e empatia. Crianças começam a entender seu papel na sociedade, adotando noções de direitos e responsabilidades. Marca o início de uma jornada pautada em educação e construção de caráter. Na educação infantil, o sentido criativo à aprendizagem é explorado por meio de uma rotina de atividades que estimulam o brincar, expressar, conhecer-se, participar e conviver em harmonia.
Atividades realizadas: contação de histórias, dramatizações, pintura, coordenação motora, brincadeiras dirigidas, expressão corporal, sensações e percepções tátil, visual, ativa e gustativa. Regras e combinados, socialização e interação.
Este projeto é desenvolvido durante os meses de maio a dezembro em três etapas, sendo:
Primeira etapa: Abertura do projeto para as equipes gestoras de cada CEMEI;
Segunda etapa: Ações a serem desenvolvidas pelos professores e alunos na instituição, trocas de experiências entre docentes, apresentações culturais e amostras de atividades (exposições).
Os professores desenvolvem o projeto dentro do planejamento das atividades de acordo com os conteúdos a serem trabalhados
Terceira etapa: Envolvimento das famílias nas realizações de ações/ atividades ampliando vínculos e valores.
Objetivos
Gerais:
Estabelecer e ampliar relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Específicos:
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais a capacidade expressiva.
Metas a atingir:
Potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. Reaver ações para que os alunos aprendam e desenvolvam com autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.
Cronograma
Físico:
maio a dezembro
Financeiro:
não utilizado
Orçamento:
serão utilizados materiais disponiveis na escola gerando um custo muito baixo
Beneficiários Diretos:
Aunos dos três Centros Municipais de Educação Infantil 0 a 3 anos (CEMEIs) : Arco-íris; Raio de Sol e Santa Clara.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade escolar
Resultados:
Fortalecimento e ampliação das possibilidades de comunicação e interação social entre vínculos afetivos. A importância do trabalho educacional, pois na escola/CEMEI a criança adquire habilidades, conhecimento, sensibilidade, valores, capacidade de percepção e de relacionamento. As brincadeiras lúdicas desempenham um papel fundamental na formação integral dos pequenos. Cada nova experiência traz uma série de descobertas diárias para que a criança se desenvolva de forma integral.