Banco de Projetos

Programa Cooperativas Escolares Mirins

Ano / Edição: 2024
Município: Toledo
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O diagnóstico identificou uma preocupação crescente com a exclusão social, intensificada pela valorização da competição sobre a cooperação desde a Revolução Industrial. Essa realidade foi evidenciada nas comunidades onde o projeto foi implementado, marcadas por desigualdades sociais e falta de oportunidades igualitárias. O programa visou então fomentar uma cultura de cooperação, combatendo essas desigualdades e promovendo um desenvolvimento social sustentável através da educação cooperativista. O programa atendeu diretamente crianças e jovens em idade escolar, especialmente os alunos da rede municipal de ensino de Toledo, além de envolver educadores e a comunidade mais ampla. A metodologia empregada promoveu habilidades de liderança, cidadania e cooperação, necessárias para uma participação ativa e democrática na sociedade.
O número específico de beneficiários dependeu da capacidade de cada instituição participante, com o programa visando a formação de múltiplas pequenas cooperativas dentro das escolas, denominadas Cooperativas Mirins, que funcionaram como micro-sociedades para prática e aprendizado dos princípios cooperativistas.

Descrição

O Programa Cooperativas Escolares Mirins atua para solucionar desigualdades sociais em comunidades escolares através da implementação de pequenas cooperativas mirins que promovem a educação cooperativista. Estas cooperativas são geridas pelos alunos da rede municipal de ensino de Toledo, incentivando a prática da democracia, cooperação e autogestão. O programa abrange escolas, utilizando recursos materiais e financeiros focados na construção e sustentação dessas cooperativas, além de oferecer formação para educadores e alunos. As principais ações envolvem sensibilização da comunidade, preparação pedagógica e transposição de conhecimentos sobre cooperação, impactando diretamente nos alunos da rede municipal de ensino de Toledo. Esse programa tem parceria com Instituto SICOOB Instituto, pelo "Termo de Parceria e Cooperação para implantação dos Programas Instituto SICOOB".

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral do Programa Cooperativas Escolares Mirins é desenvolver uma educação comprometida com valores de cooperação e participação, promotores de cidadania, através da formação de professores e do empoderamento de crianças e jovens.

Específicos:

• Fomentar o desenvolvimento da cultura da cooperação tanto dentro das escolas quanto na comunidade, para reforçar o sentido de solidariedade e coletividade.
• Desenvolver nos alunos o senso de cidadania ativa e conscientização sobre o cuidado com o ambiente e o bem-estar coletivo.
• Incentivar o desenvolvimento de habilidades essenciais como negociação, coordenação e liderança entre os jovens.
• Promover o diálogo construtivo e a troca de ideias, cultivando uma atitude flexível necessária para a construção de conhecimento e tomada de decisão coletiva.
• Facilitar a interação entre as atividades escolares e a vida comunitária, reforçando os valores e princípios do cooperativismo.

Metas a atingir:

Metas a Atingir no Programa Cooperativas Escolares Mirins

• Estabelecer Cooperativas Mirins nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Toledo.
• Capacitar educadores em práticas cooperativistas e pedagogias de cooperação e democracia.
• Realizar a integração comunitária que envolvam estudantes, educadores e membros da comunidade em atividades cooperativas a cada ano.
• Assegurar que as cooperativas formadas sejam auto-sustentáveis e completamente geridas pelos alunos até o fim do segundo ano de implementação.
• Conduzir avaliações semestrais para medir o impacto do programa na conscientização sobre cooperação, habilidades de liderança, e engajamento comunitário dos participantes, com o objetivo de alcançar uma melhora significativa em todas as áreas até o final do terceiro ano.

Cronograma

Físico:

Para oferecer subsídios à prática operacional e educativa, foram desenvolvidos os materiais que integram a Coleção Trajetórias Cooperativas, composta por quatro cadernos, onde o professor orientador fica responsável por trabalhar com os alunos.
O Programa prevê a constituição de pequenas cooperativas, as cooperativas mirins, em que os alunos poderão aliar a teoria com a prática. Nas cooperativas mirins, crianças e jovens decidem em conjunto as atividades que serão desenvolvidas, exercem a democracia quando escolhem sua diretoria e conselho fiscal e se beneficiam dos resultados, fruto do trabalho e da ajuda mútua.
As Cooperativas Mirins são dirigidas e coordenadas pelos próprios educandos/alunos da instituição social ou instituição de ensino regular. A metodologia ocorre de forma transversal e interdisciplinar e tem repercussão na comunidade, obtendo responsabilidades sociais, morais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar.
Nas Cooperativas Mirins os participantes desenvolvem o “objeto de aprendizagem”, isto é, o(s) ativo(s) material(is) que sustentam a atividade econômica, instrumento da atividade pedagógica do Programa. Este ou estes objetos são baseados em suas referências, em demandas sociais e ou culturais do contexto que estão inseridos e são escolhidos e confeccionados com apoio do(a) professor(a) orientador(a) e demais profissionais capacitados pela metodologia do Instituto Sicoob.

Financeiro:

O Programa das Cooperativas Escolares Mirins consiste numa parceria, onde o Município de Toledo fica responsável pelo espaço físico, o professor orientador, o transporte para algumas atividades especiais e o Instituto Sicoob Meridional com as formações para os alunos e professores, assessoramento, fundação e o desenvolvimento do trabalho com as cooperativas mirins.

Orçamento:

O Programa Cooperativas Escolares Mirins tem previsão de investimento em transporte de aproximadamente R$ 8.435,00.

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos do Programa Cooperativas Escolares Mirins são principalmente alunos da rede de ensino do município de Toledo.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos do Projeto Cooperativa Mirim incluem a comunidade mais ampla das áreas onde o projeto é implementado, especificamente nos bairros e regiões escolhidas para estabelecer as Cooperativas Mirins. Isso abrange não apenas as crianças e jovens que participam diretamente, mas também suas famílias, os educadores, e os membros da comunidade que interagem com os programas e atividades dessas cooperativas. Este impacto estende-se a um nível maior de engajamento comunitário e influência na cultura local, promovendo uma maior conscientização sobre cooperação e desenvolvimento social sustentável.

Resultados:

O programa Cooperativas Escolares Mirins, iniciado pela Secretaria Municipal da Educação de Toledo em 2014, demonstra um exemplo notável de como projetos comunitários podem gerar impactos quantitativos e qualitativos significativos. A primeira cooperativa foi estabelecida em 2015, denominada Cooperativa Escolar Mirim Miguel Dewes (Cooemide). Desde então, o programa expandiu-se consideravelmente, alcançando um total de sete cooperativas ativas e uma em processo de fundação, envolvendo 235 alunos cooperados até o momento.
Os resultados do programa são expressivos tanto em termos numéricos quanto no valor agregado à comunidade escolar. Abaixo estão detalhados os resultados alcançados pelas cooperativas mirins nas respectivas escolas:

1. Escola Municipal Miguel Dewes - COOPERATIVA MIRIM Cooemide: Conta com 30 associados, estabelecendo um modelo para as subsequentes cooperativas.
2. Escola Municipal Osvaldo Cruz - COOPERATIVA MIRIM Cooemoc: Esta cooperativa possui 40 associados, fortalecendo a participação estudantil e a gestão cooperativa entre os jovens.
3. Escola Municipal Duque de Caxias - COOPERATIVA MIRIM Cooperduque: Com 25 associados, destaca-se pelo envolvimento em atividades que promovem o empreendedorismo juvenil.
4. Escola Municipal André Zenere - COOPERATIVA MIRIM Coopemaz: É a maior das cooperativas com 55 associados, exemplificando o sucesso e a escala que tais iniciativas podem alcançar.
5. Escola Municipal Orlando Luiz Basei - COOPERATIVA MIRIM Coopermolb: Com 43 associados, mostra o impacto positivo na integração e no desenvolvimento de habilidades sociais e de liderança.
6. Escola Municipal Santo Antônio - COOPERATIVA MIRIM Coopersan: Esta cooperativa inclui 22 associados, contribuindo para a sustentabilidade e conscientização comunitária.
7. Escola Municipal São Luiz - COOPERATIVA MIRIM CooperNascente: A mais recente entre as estabelecidas, simboliza a continuidade e o potencial de crescimento do programa.
8. A Escola Municipal São Dimas está atualmente no processo de fundar sua própria cooperativa, o que demonstrará ainda mais o sucesso e a replicabilidade do modelo.

A avaliação dos resultados em termos de satisfação da comunidade revela um alto grau de aprovação e suporte, com os alunos e os membros da comunidade beneficiando-se diretamente das habilidades, experiências e valores aprendidos através da participação nas cooperativas. Este programa não apenas fornece educação prática em gestão e cooperação, mas também fortalece o tecido social das escolas e da comunidade mais ampla.

Anexos

Banco de Projetos