Campina Além dos Olhos
Ano / Edição: 2024
Município: Campina da Lagoa
Função de Governo: Cultura
Diagnóstico
O município de Campina da Lagoa, localizado na região Centro Oeste do estado do Paraná, possui riquezas naturais que encantam seus moradores. Essas riquezas deste o inicio de sua história, foram e continuam sendo representadas por fotografias. Com o avanço tecnológico principalmente do celular e das redes sociais, os moradores começaram a fotografar e divulgar em suas redes sociais essas paisagens. Essas fotos divulgadas chamou a atenção da Administração Municipal e a Secretaria da Educação e Cultura visando proporcionar a toda população, ou seja, 15.7222 habitantes, uma forma de organizar, premiar e sistematizar esses registros criou o Concurso de Fotografia.
Descrição
O Concurso de Fotografia "Campina Além dos Olhos, transformou uma demanda da população em um evento cultural que tem por objetivo proporcionar ao cidadão que é apaixonado por fotografia, o registro das belezas de Campina da Lagoa através das lentes a cultura, costumes, religiosidade, monumentos, belezas naturais e outras vertentes que possam sob análise mais aprofundada. Em sua execução o Concurso segue as seguintes etapas; a) Lançamento: b) período de inscrições; c) Seleção das fotos inscritas; d) avaliação das fotos selecionadas; e) Divulgação dos classificados e f) cerimonia de premiação. O projeto em sua execução demanda de baixo investimento, pois a divulgação a inscrição e online. Os recursos matérias utilizados no Projeto são os calendários, e a impressão em quadros das fotos premiadas. O Projeto tem abrangência municipal e atinge como beneficiários diretos e indiretos 15.722 pessoas.
Objetivos
Gerais:
Proporcionar ao cidadão Campinalagoano, que é apaixonado por fotografia, o registro das belezas de Campina da Lagoa através das lentes a cultura, costumes, religiosidade, monumentos, belezas naturais e outras vertentes que possam sob análise mais aprofundada, ser considerado o município de Campina da Lagoa.
Específicos:
1. Promover, por meio da linguagem visual fotográfica, a sua função social, seu valor cultural, político, ambiental e econômico;
2. Ampliar o reconhecimento e a valorização da cidade de Campina da Lagoa por parte da comunidade local;
3. Divulgar a arte da fotografia e a sua importância cultural e histórica, deixando registrada para a posteridade as belezas do município.
3. Estimular o surgimento de novos talentos fotográficos;
Metas a atingir:
O projeto tem como metas a serem atingidas nesta edição:
Desenvolver e potencializar a participação e inscrição de 500 pessoas;
Ampliar acervo fotográfico do município.
Cronograma
Físico:
Etapa de execução do Projeto:
Lançamento do Concurso: 10 de maio de 2023;
Período de Inscrições: 10 de maio a 30 de setembro de 2024;
Divulgação dos Classificados: 04 de novembro de 2024;
Cerimonia de premiação: Dezembro de 2024.
Financeiro:
Para que sejam atingidas as metas físicas o valor financeiro necessário será de R$ 11.000,00 reais, vale destacar que esses valores serão utilizados na cerimônia de premiação e se referem aos custos com calendários e quadros das fotos premiadas.
Orçamento:
O orçamento do Projeto terá custos material.
Calendários: R$ 5.000,00 reais;
Quadros com as fotos premiadas: 6.000,00 reais.
Premiação em espécie para as cinco melhores fotos: 2.000,00 reais.
Beneficiários Diretos:
O Projeto visa atingir diretamente aproximadamente 500 pessoas, pois esse quantidade teve como base de cálculo a participação dos beneficiários das edições anteriores, onde o mesmo contou a participação da população da cidade, dos distritos e do campo.
Beneficiários Indiretos:
Indiretamente o Projeto visa atingir os 15.722 habitantes do município, pois as fotos dos participantes fazem parte do acerco da Cultura, e as 20 selecionadas fazem parte do calendário anual do município e ficam expostas na Casa da Cultura.
Resultados:
O Projeto apresentou os seguintes resultados;
- Sentimento de preservação e cuidado com as belezas naturais e culturais do município;
- A oferta de oficinas de fotografia gratuitas a população na Casa da Cultura;
- Acervo fotográfico do município;
- O habito de fotografar e divulgar em redes sociais entre a população.