Programa de Recolha de Resíduo Volumoso
Ano / Edição: 2024
Município: Toledo
Função de Governo: Gestão Ambiental
Diagnóstico
Os resíduos volumosos, ou inservíveis, são um grande problema para todas as cidades. Quando dispostos de forma incorreta prejudicam o meio ambiente, além de elevarem os custos municipais com sua coleta, transporte e destinação final, ainda podem gerar diversos impactos socioambientais negativos como, por exemplo, o surgimento dos chamados pontos viciados, que afetam a paisagem urbana, favorecem a proliferação de vetores e contribuem para o risco de enchentes. Se faz necessário fazer um investimento em políticas públicas para que existam maneiras adequadas de coleta e destinação de materiais volumosos para toda a população.
Descrição
Afim de solucionar/minimizar o problema de descarte irregular no Município, a prefeitura de Toledo implantou o Programa de Resíduos Volumosos, onde o munícipe encaminha uma mensagem por WhatsApp com informações de endereço e foto do resíduo para descarte, e a partir disto entra no cronograma de recolha, ao qual possui prazo máximo de 3 dias uteis.
Objetivos
Gerais:
O objetivo do programa é de evitar que aconteça o crime ambiental do descarte irregular de resíduos volumosos nas ruas, terrenos, calçadas rios ou córregos, além de reduzir a enorme quantidade de lixo e entulho espalhados pelo município
Específicos:
Dar a oportunidade ao Munícipe de descartar os resíduos de forma gratuita
Metas a atingir:
Busca-se eliminar o descarte irregular no Município
Cronograma
Físico:
Atendimento de mais de 30 demandas por dia
Financeiro:
R$ 17.442,00 mês
Orçamento:
R$ 17.442,00 mês
Beneficiários Diretos:
Todos os munícipes da sede do Munícipio de Toledo podem participar do programa de recolha de resíduos volumosos
Beneficiários Indiretos:
Associação dos Catadores de Material Reciclado de Toledo – Os associados são afetados indiretamente pois acabam recebendo materiais que são passiveis da reciclagem, como plásticos, ferro, eletrodomésticos, entre outros.
Resultados:
Com menos de 2 meses de programa já foram atendidas mais de 900 demandas de recolha.
O programa de recolha de resíduos volumosos, adotado pelo município de Toledo, mudou o aspecto de limpeza da cidade em poucos meses, eliminando moveis velhos e outros resíduos sobre as calçadas, praças e vias publicas. Já foram 161 toneladas de resíduos recolhidos e mais de 5.000 km rodado