Gestão das Emoções e Saúde Mental
Ano / Edição: 2024
Município: Pitanga
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Na atualidade, tem-se identificado uma situação problemática na comunidade escolar, caracterizada pela desconexão e distração das pessoas, além da falta de compreensão sobre suas próprias vidas. Essa falta de compreensão resulta em doenças mentais e emocionais, pois as pessoas vivem mescladas com o mundo sem conseguir distanciar-se dele. Para diagnosticar essa situação, foi necessário realizar uma pesquisa por meio do google forms sobre hábitos diários, níveis de estresse e saúde mental, para entender como as pessoas se relacionam com o mundo e consigo mesmas.
Desta forma, buscou-se a possibilidade da promoção do cronograma de atendimentos terapêuticos para promover a conexão pessoal e a compreensão de vida ,através de encontros de Gestão das Emoções e Saúde Mental. Para tanto, neste primeiro momento, o programa vem beneficiando trezentos e vinte profissionais do quadro próprio do magistério(QPM) e profissionais do processo seletivo simplificado (PSS).
Descrição
O presente projeto entende a necessidade de trabalhar as emoções e a saúde mental dos profissionais da educação, pois a atual gestão observa o professor como a maior e mais importante ferramenta na educação. Por assim pensar, viu-se a importância do desenvolvimento de ações efetivas para zelar do bem estar mental dos profissionais, neste contexto nasce a parceria com o Instituto Master, com o Programa de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas Para Profissionais da Educação. O projeto encontra-se em desenvolvimento e possui um total de dez encontros, sendo estes de quatro horas para cada profissional, totalizando 42 horas. Estão sendo impactadas com o Programa 320 profissionais, em sua maioria professores concursados e PSS, divididos em oito turmas.
Os temas trabalhados são: Administração das emoções, Crenças e Respiração, Saúde Mental e Qualidade de Vida, Equilíbrio Emocional, Desenvolvimento da Personalidade, Mudança de Comportamento e Linguagem Corporal, Propósito de Vida, Desenvolvimento da Personalidade do “EU”, Gestão de Conflitos e Resiliência e Coletividade. Os profissionais que mediaram e vão mediar os encontros possuem formação específica na área da saúde mental, tratamentos alternativos e afins.
Os recursos financeiros investidos neste Projeto são R$323.500,00, divididos em uma palestra inicial no valor de R$3.500,00 e dez módulos mensais no valor de R$32.500,00. O ambiente utilizado para as aulas, bem como material de som e projetor de imagem, foram disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Pitanga, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. As aulas acontecem na sala reservada para formações da Educação no Centro de Eventos Miguel Adur Filho.
A saúde mental no trabalho influencia na maneira em que os colaboradores desempenham as suas atribuições, e garante um desenvolvimento de qualidade do serviço oferecido.
Por trás de cada mudança há oportunidades para o crescimento transformador e as emoções positivas possibilitam esse olhar. Elas nos preparam para o futuro incerto e o controle emocional nos auxilia a lidar com situações críticas.
Pretendemos possibilitar ao indivíduo a capacidade de conhecer as próprias emoções e analisá-las e também às ações que a pessoa faz em resposta aos estímulos, levando-o a controlar as emoções, a se automotivar, a ter mais empatia e melhorar o relacionamento interpessoal.
Objetivos
Gerais:
O presente projeto tem como objetivo auxiliar os profissionais de educação a lidar com o estresse, resolver conflitos, estabelecer relações interpessoais positivas e manter um equilíbrio emocional. Essas habilidades não apenas facilitam o entendimento e olhar para si mesmo, mas também garante uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.
Específicos:
Valorizar suas qualidades e potenciais como ser humano;
Adquirir equilíbrio emocional e qualidade de vida;
Refletir sobre si mesmo e o convívio com outras pessoas;
Refletir sobre a autoestima e meios de controle mental para a saúde das emoções;
Prevenir o estresse;
Desenvolver atitudes positivas em relação a si próprio, promovendo o autoconhecimento, o autocontrole e autodomínio;
Reconhecer as fases do desenvolvimento comportamental, a formação social do indivíduo, a formação da identidade, padrões e escolhas pessoais.
Metas a atingir:
Para alcançar objetivos pode-se detalhar mensurar e definir as seguintes metas:
Realizar sessões de terapia e desenvolvimento pessoal mensais, focadas na identificação e valorização das qualidades e talentos individuais.
Avaliar o reconhecimento das próprias qualidades através de questionários de autoavaliação aplicados antes e depois das sessões.
Promover atividades de bem-estar que incluam práticas de meditação, respiração, alongamentos e atividades físicas regulares.
Medir a melhoria na qualidade de vida e equilíbrio emocional através de pesquisas de satisfação e bem-estar, realizadas semestralmente.
Organizar grupos de reflexão mensais onde os participantes possam discutir suas experiências e desafios pessoais e interpessoais.
Avaliar o impacto desses grupos através de feedback dos participantes e observação de melhorias nas relações interpessoais.
Oferecer encontros mensais sobre autoestima e técnicas de controle mental, como meditação e psicologia positiva.
Monitorar a eficácia dessas iniciativas através de questionários de autoavaliação sobre autoestima e controle emocional.
Introduzir programas de prevenção do estresse, incluindo técnicas de relaxamento, gestão de tempo e atividades de lazer.
Avaliar a redução dos níveis de estresse dos participantes por meio de questionários aplicados periodicamente.
Promover seminários e palestras sobre autoconhecimento, autocontrole e autodomínio, semestralmente.
Medir o desenvolvimento dessas atitudes positivas através de avaliações de comportamento e feedbacks de colegas.
Oferecer estudos sobre psicologia do desenvolvimento e formação da identidade, abordando as diferentes fases do desenvolvimento humano.
Avaliar a compreensão dos participantes sobre esses temas através de testes e discussões em grupo.
Desenvolver módulos de formação continuada que tratam da formação social do indivíduo, padrões e escolhas pessoais.Avaliar o impacto desses módulos através de estudos de caso e feedback dos participantes sobre mudanças percebidas em sua compreensão e comportamento social.
Essas metas ajudam a criar um ambiente de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e interpessoal, promovendo a saúde emocional e o bem-estar dos profissionais de educação, e, consequentemente, melhorando seu desenvolvimento profissional.
Cronograma
Físico:
CICLO I
Metodologia: No ano letivo de 2024 será realizado o programa de Gestão das Emoções e Saúde Mental, referente ao Ciclo I, sendo 01 palestra de até 02 horas com todos os participantes e mais 10 encontros (cursos) de 04 horas, com cada grupo, sendo 08 turmas de 38 participantes, em local a ser definido pela contratante, totalizando 320 participantes.
CRONOGRAMA DOS CURSOS – MÓDULOS E CARGA HORÁRIA – PALESTRAS – CICLO I
Cursos (05 Módulos) – CICLO I
Módulo 01 - Administração das Emoções;
Módulo 02 - Crenças e Respiração;
Módulo 03 - Saúde Mental e Qualidade de Vida;
Módulo 04 - Equilíbrio Emocional;
Módulo 05 - Desenvolvimento da Personalidade;
Módulo 06 - Mudança de Comportamento e Linguagem Corporal;
Módulo 07 - Propósito de Vida;
Módulo 08 - Desenvolvimento da Personalidade do “EU”;
Módulo 09 - Gestão de Conflitos e Resiliência;
Módulo 10 - Coletividade.
Carga horária - cada turma: 04 horas (08:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00), total 40 horas por turma.
Palestra (1. Encontro): “Gestão das Emoções e Saúde Mental”
Objetivo: Desenvolver o que há dentro de cada pessoa a partir das dimensões do SER. Neste intuito,
vem como somatória às dimensões de cuidado consigo mesmo e com os outros, fazendo do
propósito de crescimento pessoal a melhor forma de refletir sobre a gestão das emoções e a maneira
de alcançar a excelência e a saúde mental.
Carga horária: 02 horas
Total da carga horária por turma: 42 horas
PROGRAMAÇÃO:
Palestra de abertura – lançamento do Programa de Gestão das Emoções e Saúde Mental
Mês de Fevereiro: 02/02/2024 (manhã)
Número de participantes: 304 pessoas
MÓDULO 01
Datas:
Mês de Fevereiro:
08 turmas
MÓDULO 02
Datas:
Mês de Março:
08 turmas
MÓDULO 03
Datas:
Mês de Abril:
08 turmas
MÓDULO 04
Datas:
Mês de Maio:
08 turmas
MÓDULO 05
Datas:
Mês de Junho:
08 turmas
MÓDULO 06
Datas:
Mês de Julho:
08 turmas
MÓDULO 07
Datas:
Mês de Agosto:
08 turmas
MÓDULO 08
Datas:
Mês de Setembro:
08 turmas
MÓDULO 09
Datas:
Mês de Outubro:
08 turmas
MÓDULO 10
Datas:
Mês de Novembro:
08 turmas
MÓDULOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – CICLO I – ANO 2024
Módulo 01
ADMINISTRAÇÃO DAS EMOÇÕES
- O funcionamento da mente humana;
- Desenvolvimento humano e suas de habilidades;
- A palavra que constrói;
- Competências emocionais;
- Minha educação não depende do outro;
- Crescimento, desenvolvimento e auto - realização;
- Os processos de terapia para a recuperação dos traumas e conflitos;
- A força do exemplo pessoal.
Módulo 02
CRENÇAS E RESPIRAÇÃO
- As necessidades humanas;
- Ação das crenças na mente e no corpo;
- Reconhecimento, identificação das crenças limitantes e empoderadas;
- Volta pra casa: o caminho de retorno ao ser interior;
- As diferentes manifestações sadias ou não desses corpos;
- Os mecanismos de adaptação social;
- A aprendizagem das motivações.
Módulo 03
SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA
- Valorização das qualidades e potenciais do ser humano;
- Equilíbrio emocional e qualidade de vida;
- Reflexão para aceitação de si mesmo e das outras pessoas;
- O que é saúde mental?
- A importância da autoestima;
- Os meios de harmonização mental;
- A arte de ser parte da solução e não do problema.
Módulo 04
EQUILÍBRIO EMOCIONAL
- Simplesmente SER;
- Como prevenir o stress;
- Transtornos de humor;
- Temperamento não é destino;
- Desafios e crescimento;
- A alma humana: sua origem, significado, dinamismo e interlocutora do ser;
- A conquista mais importante.
Módulo 05
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
- Autoconhecimento, Autocontrole e Autodomínio;
- Identidade, personalidade e temperamentos;
- Práticas de autocuidado do ser;
- Autocontrole é um ato de equilíbrio;
- Os resultados inadequados educacionais.
Módulo 06
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E LINGUAGEM CORPORAL;
- O estudo da estrutura comportamental;
- O comportamento humano pode ser aperfeiçoado;
- Fases do desenvolvimento comportamental;
- Formação social do indivíduo;
- Formação da identidade, padrões e escolhas pessoais;
- A importância do ser e a linguagem corporal.
Módulo 07
PROPÓSITO DE VIDA
- Atitudes positivas em relação a si próprio;
- Integração e resposta emocional;
- Percepção apurada da realidade;
- O que é propósito de vida;
- As principais bases motivacionais;
- Conhece-te a ti mesmo;
- Nenhum de nós é melhor que todos nós;
- Motivação que vem de dentro.
Módulo 08
DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E O “EU”
- Competição, medo, insegurança;
- Entendimento e controle das emoções;
- Educação e comportamento;
- Conhecer-se para melhorar e viver bem;
- Estratégias de negociação com cada grupo de ser humano;
- Ensaio do método de auto-observação e interpretação de si mesmo.
Módulo 09
GESTÃO DE CONFLITOS E RESILIÊNCIA
- Conhecer-se para melhorar e viver bem;
- A formação do indivíduo;
- Fundamentos da educação positiva;
- Gerenciamento de conflitos e resiliência;
- Administração nos relacionamentos: pessoal, profissional e social;
- Mediação de conflitos em cada etapa do desenvolvimento.
Módulo 10
COLETIVIDADE
- Reflexão para aceitação de si mesmo e das outras pessoas;
- Crescimento, desenvolvimento e auto - realização;
- Valorização das qualidades e potenciais do ser humano;
- Entendimento e controle das emoções;
- Formação da identidade, padrões e escolhas pessoais;
- Competências emocionais e Coletividade.
Financeiro:
INVESTIMENTO – CICLO I – TOTAL (2024)
304 participantes, divididos em 08 turmas de 38 pessoas
01 palestra de 02 horas (Abertura do programa Gestão das Emoções e Saúde Mental): R$3.500,00
Valor módulo (mensal): R$32.350,00 (08 turmas com 38 participantes cada turma, com total de 304
pessoas atendidas)
Valor total: R$323.500,00
No total serão 304 profissionais da Educação participando das atividades do programa Gestão das
Emoções e Saúde Mental no ano de 2024.
Orçamento:
Definindo
Beneficiários Diretos:
Professores da Rede Municipal de Educação dos Anos Iniciais e Educação Infantil.
Beneficiários Indiretos:
Alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Comunidade escolar. Familiares.
Resultados:
O programa de atendimentos terapêuticos focado em Gestão das Emoções e Saúde Mental visa alcançar resultados significativos que beneficiarão toda a comunidade escolar. A partir dos indicadores definidos, podemos prever os seguintes resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos:
RESULTADOS QUANTITATIVOS ESPERADOS
1.Redução dos Níveis de Estresse
3. Melhoria nos Hábitos Diários
4. Aumento na Prática de Mindfulness e Técnicas de Relaxamento
5. Participação e Adesão aos Encontros Terapêuticos
RESULTADOS QUALITATIVOS ESPERADOS
1. Melhoria na Auto percepção e Autoestima
2. Aumento da Satisfação com a Vida
3. Melhoria na Qualidade do Ambiente de Trabalho
4. Redução nas Licenças por Motivos de Saúde Mental