Banco de Projetos

Projeto Uma Mente diferente

Ano / Edição: 2024
Município: Céu Azul
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O projeto foi realizado devido ao fato de termos um número elevado de alunos com diagnóstico de TEA. Dessa forma, os cursos que serão oferecidos aos professores contribuirão para que estes se apropriem de uma gama de conhecimentos teórico-metodológicos que serão aplicados no âmbito escolar. Nesse sentido, ficou evidente a necessidade de desenvolvermos o Projeto: Uma Mente Diferente, a ser desenvolvido na rede municipal de ensino de Céu Azul. Com isso, objetivamos proporcionar aos professores da rede de ensino, um repertório de conhecimentos e estratégias pedagógicas capazes de assegurar práticas exitosas no processo de ensino e aprendizagem aos alunos com TEA matriculados na rede municipal de ensino.

Descrição

Em nossa prática e vivência diária no contexto escolar, constantemente ouvimos professores do ensino regular alegar que não estão preparados para ensinar alunos com TEA em sala de aula. Essas questões nos levam a inquietudes e preocupações pelo fato de sermos, nós, os professores, aqueles que trabalham diretamente com os alunos. Nesse contexto, faz-se necessário que o professor e a própria escola busquem novos conhecimentos, ampliando seu repertório de práticas educativas capazes de atender as necessidades dos alunos com TEA que estudam no ensino regular. A compreensão do processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA não é função apenas dos professores especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas sim de todos os profissionais da educação, inclusive dos professores da rede regular de ensino.

Objetivos

Gerais:

Instrumentalizar os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Céu Azul, para que possam ter maiores conhecimentos, de modo a assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula e dessa forma, garantir uma educação de qualidade para todos os alunos e, consequentemente, melhor atender e ensinar o aluno com Transtorno do Espectro do autista.

Específicos:

Desenvolver o estudo sobre o tema, visando contribuir com o desenvolvimento da educação do autista;
Capacitar o docente e a equipe pedagógica para atuação com alunos que apresentam o Transtorno do Espectro do autista.
 Procurar compreender o processo da constituição do sujeito autista, a sua estrutura psíquica e cognitiva;
Analisar as formas de como a escola se organiza e o lugar do sujeito com autismo no interior da instituição;
Contribuir para o desenvolvimento das abordagens metodológicas no trabalho com os alunos que apresentam autismo;

Apresentar à comunidade a forma de atendimento e trabalho com o aluno autista.
Entrega de material pedagógico para dar suporte no desenvolvimento do Projeto.

Metas a atingir:

Desenvolver ações capazes de promover a socialização, a autoestima, a autonomia, a linguagem, o pensamento e a socialização, considerados relevantes para a formação do aluno autista;
Melhorar a comunicação escola/família. Melhorar a qualificação profissional.

Cronograma

Físico:

O projeto será desenvolvido em quatro etapas sendo:
Primeira etapa: Seminário de abertura com composição da mesa e roda de conversa, sobre desafios, possibilidades e intervenções, para professores, pais e comunidade em geral;
Segunda etapa: formação para professores das instituições educacionais da rede municipal, equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar-CAMU e convidados.
Com as profissionais: Dr. Marciana Pelin Kliemann, e Dr. Cristina Misae Kawamura;
Terceira etapa: Encontros com as famílias de alunos autistas e Professores, uma vez por mês de abril a dezembro, com a Equipe do CAMU;
Quarta etapa: trabalho realizado em sala de aula com os alunos, durante os meses de abril a dezembro.

Cronograma:
Data Horário Atividade Envolvidos
28/03/2023 7h50 Apresentação do Projeto Uma Mente Diferente.
Entrega de materiais para Gestores das escolas e Cemeis.
Apresentação e dramatização sobre a História SOU DIFERENTE E DAÍ TEM LUGAR AÍ PRA MIM. SEMED, Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais
28/03/2024
9h – 11h50 Seminário de abertura mediada, pela Secretária Municipal de Educação Josiane Ines Hoger.
Depoimento de uma mãe de aluno autista e Professores.
Formação com a Dr. Marciana Pelin Kliemann. SEMED, Professores, Direção, Coordenação, Equipe Técnicas do CAMU, Pais e comunidade em geral.
28/03/2024
13h20 – 17h20 Formação com a Dr. Cristina Misae Kawamura.
SEMED, Professores, Direção, Coordenação, Equipe Técnica do CAMU e convidados.
01 a 05/04/2024 Utilizar o livro: SOU DIFERENTE E DAÍ TEM LUGAR AÍ PRA MIM, para conscientização, inclusão e aceitação das diferenças. Direção, Coordenação, Professores e alunos
De abril a dezembro Trabalhar conteúdos com dinâmicas e textos sobre o tema durante o ano letivo. Direção, Coordenação, Professores e alunos
De maio a dezembro 18h às 19h Encontros com os pais, familiares e professores, de alunos autistas. Equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar-CAMU Assessoras Pedagógicas da SEMED.

Financeiro:

Recursos da secretaria de Educção

Orçamento:

palestras e atendimento dos grupos de pais.

Beneficiários Diretos:

Alunos autistas e professores

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar, Sociedade ceuazulense que passou a olhar o autismo com outros olhos.

Resultados:

Melhora na qualidade da educação do municipio.

Anexos

Banco de Projetos