Banco de Projetos

Busão Grátis

Ano / Edição: 2024
Município: Carambeí
Função de Governo: Urbanismo

Diagnóstico

Embora previsto no Plano Diretor de 2007, o município não possuía Transporte Público Coletivo de Passageiros. Até 2020 existia um transporte informal que suspendeu as atividades pela Inviabilidade Técnica e Econômica, mas que serviu de base para o Estudo Técnico Preliminar. Com a suspensão do serviço, 4100 usuários mensais ficaram sem o serviço, prejudicando consideravelmente a Mobilidade Urbana. Os sistemas de transporte por aplicativo surgiram como alternativa, encarecendo o custo de vida de quem dependia de um serviço de transporte para se locomover pela cidade, além de aumentar consideravelmente o número de veículos nas principais ruas e avenidas da região urbana. Além disso, o Transporte Público Coletivo de Passageiros é um direito social, garantido pela Constituição Federal.

Descrição

Com a finalidade de fortalecer a Mobilidade Urbana com um Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros, garantindo que moradores de bairros distantes tenham acesso aos principais equipamentos públicos comunitários de maneira justa, o Busão Grátis surge como um serviço contratado pela Prefeitura Municipal de Carambeí interligando bairros urbanos e também comunidades rurais com o centro do município com o desafio de se tornar auto suficiente com recursos publicitários veiculados nos ônibus, nos pontos de ônibus e num aplicativo utilitário. Inicialmente três linhas atenderão as oito principais localidades do município. Além da contratação do operador do serviço, o projeto prevê a reforma completa do Terminal Rodoviário, a instalação de placas de parada e vários pontos de ônibus modernos, além de um aplicativo pelo qual o usuário poderá acompanhar a localização do seu transporte em tempo real entre outras coisas.

Objetivos

Gerais:

O objetivo principal do projeto é proporcionar mobilidade urbana através de um Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros por um valor justo (que no caso culminou num sistema de Tarifa Zero denominado Busão Grátis, por questões financeiras).

Específicos:

Atendendo a uma demanda observada no Plano Diretor de 2007, os ônibus urbanos funcionarão das 6:00h até as 18:00h, saindo do terminal rodoviário a cada 0:30h. passando pelos principais equipamentos Públicos Coletivos Comunitários, comércio, prestadores de serviços e indústrias. Um ônibus para a área rural fará a linha três vezes por dia, proporcionando aos usuários o acesso à região central e suas facilidades.

Metas a atingir:

As metas do Busão Grátis estão relacionadas à quantidade de passageiros transportados, para isso todos os veículos foram equipados com contadores automáticos de passageiros, com transmissão de dados em tempo real. A meta inicial é transportar pelo menos 5000 passageiros ao mês, dobrando essa quantidade antes de seis meses e triplicando antes de completar um ano. A partir de um ano espera-se um aumento gradativo de até 10% ao ano, que para ser alcançado poderá impactar em melhorias no sistema, mas visa principalmente a auto suficiência necessária para passar o serviço a uma concessionária independente, mesmo que dependa de subsídios tarifários.

Cronograma

Físico:

ETAPA Mês Início Mês Fim
Teste de Itinerários 1 3
Teste de Horários 4 6
Ajustes nas Linhas 7 9
Consolidação 10 12

Financeiro:

Financeiro / Desembolso

MÊS VALOR
1 60.000,00
2 70.000,00
3 80.000,00
4 100.000,00
5 110.000,00
6 120.000,00
7 120.000,00
8 120.000,00
9 120.000,00
10 120.000,00
11 120.000,00
12 120.000,00
... 120.000,00

Orçamento:

O valor anual orçado para o serviço é de R$ 1.440.000,00 (R$120.000,00/mês), sendo que nos primeiros 6 meses o valor pode variar em função da fase de testes.

Beneficiários Diretos:

Os bairros inicialmente atendidos pelas linhas do Busão Grátis são: AFCB, Colônia, Centro, Eldorado, Vila Mariana, Lajeado, Boqueirão e Jardim Brasília, que concentram mais de 40% da população do município. Destes, aproximadamente 10.000 habitantes são beneficiados diretamente com o serviço.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente, qualquer pessoa pode se beneficiar do Busão Grátis, podendo se deslocar agilmente pela região central. Considerando que os beneficícios diretos são os que moram a não mais que 200m das linhas urbanas, os indiretos são os que moram além desse limite, mas ainda dentro da zona urbana atendida pelas linhas, o que pode chegar a 18.000 pessoas.
Portanto toda a população e seus visitantes são beneficiários indiretos do sistema. Mais de 25.000 pessoas.

Resultados:

A quantidade crescente de usuários do sistema é o termômetro da sua eficiência e utilidade. Segue comparativo da meta e valor alcançados até o presente momento:

MÊS META REALIZADO
NOV 5.000 6.000 (estimativa)
DEZ 6.000 10.845 (estimativa baseada em leitura parcial)
JAN 7.000 17.865
FEV 8.000 21.997
MAR 9.000 27.371
ABR 10.000 28.856 (estimativa baseada em leitura parcial)

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos