Banco de Projetos

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE - Etelvina Vieira Ferre

Ano / Edição: 2024
Município: Balsa Nova
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Protocolo de Atendimento Educacional Especializado- AEE do Município, construído coletivamente, de maneira interinstitucional e multidisciplinar, com objetivo de orientar e sistematizar o atendimento ao público alvo da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino. Acreditamos que a inclusão é um princípio fundamental que combate qualquer forma de discriminação, e é sob essa perspectiva que o Grupo de Trabalho (GT), responsável pela elaboração do Protocolo AEE, promoveu discussões abrangentes para reavaliar todos os conceitos que norteiam os atendimentos.

Descrição

Dentre os objetivos do presente protocolo, estão o de subsidiar a equipe gestora e os profissionais de educação das Instituições de Ensino, acerca das
normativas e procedimentos gerais da educação especial na Rede Municipal de Ensino, bem como, publicizar junto às famílias, a dinâmica do atendimento junto ao AEE. No mesmo sentido, pretende-se qualificar o processo de formação dos profissionais da rede de ensino e fortalecer a Interface do atendimento das equipes escolares com as demais secretarias.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar às instituições de ensino da Rede Municipal de Educação, o suporte e as orientações necessárias para viabilizar o atendimento integral aos educandos com deficiência e necessidades especiais, com vistas a promover o desenvolvimento de suas potencialidades no âmbito de sua escolarização.

Específicos:

Orientar os profissionais da instituição de ensino acerca dos procedimentos aplicáveis aos casos identificados no âmbito escolar; fomentar a formação de professores e as políticas públicas para área de Educação Especial na perspectiva da inclusão; organizar o Atendimento Educacional Especializado e reordenar o sistema educacional a fim de assegurar o acesso, permanência e condições de aprendizagem para todas as pessoas, sem preconceitos e de forma a valorizar as diferenças; criar ambiente de igualdade com possibilidades e oportunidades, para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade e que considere as particularidades de cada indivíduo; disseminar junto à Rede Municipal de Ensino, práticas pedagógicas democráticas, através da elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas; reorganizar e diversificar os atendimentos aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica, na modalidade de Educação Especial; realizar a Avaliação Psicoeducacional com o intuito de avaliar os educandos que apresentem particularidades no desenvolvimento acadêmico, neurológico, psicológico, psicomotor e fonoaudiológico, propondo medidas de intervenção e ações preventivas, visando a melhoria no seu processo de aprendizagem e nas suas relações interpessoais; encaminhar os educandos avaliados para os atendimentos multidisciplinares de habilitação e reabilitação; reordenar os atendimentos dos alunos das Sala de Recursos Multifuncionais e Classes Especiais do Município; organizar e oportunizar o processo de Terminalidade dos estudantes público alvo do EJA Especial nos termos da legislação; organizar o Atendimento Educacional Especializado e adequar o sistema educacional a fim de assegurar o acesso, permanência e condições de aprendizagem para os estudantes.

Metas a atingir:

Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou
superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de
sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

Cronograma

Físico:

21/03/2022 Contratação Psicólogo e Assistente social na Secretaria de Educação
05/10/2023 Vacância do psicologo Paulo
25/10/2023 Contratação Psicologa Charize Eloize Sávio Jabonski
26/10/2023 Lançamento Oficial do Protocolo Pilar no Forgee.

Financeiro:

Gráfica Sicredi R$ 2.415,25 PRIVADO
FORGEE no mesmo dia ( Café) R$ 4.390,00 RECURSO LIVRE
De onde vem os recursos? Público e Privado

implantaçao
R$ 6.805,25

Manutenção
R$ 12.852,45
Psicóloga 5.040,28
Assistente social R$7.812,45

Orçamento:

Implantação
Gráfica Sicredi R$ 2.415,25 PRIVADO
FORGEE no mesmo dia ( Café) R$ 4.390,00 RECURSO LIVRE
De onde vem os recursos? Público e Privado

implantaçao
R$ 6.805,25

Manutenção
R$ 12.852,45
Psicóloga 5.040,28
Assistente social R$7.812,45

Beneficiários Diretos:

Crianças e adolescentes inseridos na Rede Regular de Ensino Municipal, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ainda, os inseridos nas Salas de Recursos Multifuncionais, Classes Especiais e Escola da Educação Básica na Modalidade de Educação Especial.

Beneficiários Indiretos:

Docentes, gestoras e equipe pedagógica da Rede Municipal e comunidade escolar.

Resultados:

O Protocolo AEE foi pensado em conjunto com as secretarias (...) o qual foi elaborado com a finalidade de nortear os atendimentos dos educandos com necessidades educacionais inclusos na Rede regular de ensino.
Foi construído durante o período de (6 meses) com profundos debates relacionados a temática tendo como resultado a publicação do Protocolo AEE para que o município então siga independente da gestão ativa, todos os envolvidos direto ou indiretamente sugeriram questões pontuais que deverá perdurar no município garantindo assim os direitos de aprendizagem estabelecidos no país.

Anexos

Banco de Projetos