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Certificado de Reconhecimento

SAÚDE DIGITAL: INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA TRIAGEM, MONITORAMENTO E TELECONSULTA EM GUARAPUAVA

Ano / Edição: 2023
Município: Guarapuava
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

No ano de 2020 diante da Pandemia ocasionada pela , o Call Center, serviço de teleatendimento e telemonitoramento em saúde, foi criado na cidade de Guarapuava-PR para o enfrentamento do COVID-19, o qual foi pioneiro na América Latina. Contudo, em janeiro de 2022,com o elevado número de contaminados, o serviço já não conseguia absorver a crescente demanda de casos confirmados do vírus.

Descrição

A plataforma virtual, chamada de Assistente Virtual SARA, consiste em uma tecnologia que presta serviços de triagem automática através de inteligência artificial, envio de mensagens, canal de teleatendimento (chat), teleconsultas, telemonitoramento e respostas pré-programadas às questões relativas à saúde (chatbot), além de armazenamento de dados pelo período de 20 anos.
Desse modo, os usuários do sistema de saúde que são considerados suspeitos ou confirmados de Covid-19 e síndromes gripais (casos leves e moderados) podem iniciar o atendimento através da Robô Sara via aplicativo próprio da SMS ou site da prefeitura de Guarapuava.Também podem fazer a triagem qualquer paciente sem uma queixa específica, que conforme protocolo de classificação de risco (Manchester) será encaminhado para as próximas etapas do processo a fim de ter seu problema solucionado.
Após a triagem virtual, os casos elegíveis são encaminhados para um chat em que será atendido por um profissional enfermeiro que fará uma nova avaliação e estratificação do paciente com o objetivo de identificar se há necessidade de consulta médica. Em caso positivo, é disponibilizado um link para o paciente entrar em uma vídeochamada com um profissional médico. Depois de finalizado o atendimento, esse paciente entra em telemonitoramento, sendo acompanhado pela tecnologia da SARA por um período pré-definido. A assistente virtual fica disponível para contato 24 horas e não tem limite de usuários que podem ser monitorados ao mesmo tempo.

Objetivos

Gerais:

Relatar a experiência da utilização de inteligência artificial para ampliar o acesso aos serviços de saúde no SUS, colocando a disposição da população de Guarapuava - PR tecnologia de ponta, a fim de garantir de forma gratuita e de qualidadeserviços de teleconsulta e telemonitoramento.

Específicos:

Implementar alternativas tecnológicas para melhorar o acesso do usuário aos serviços de saúde;
Disponibilizar atendimentos de telemedicina à população guarapuavana;
Implementar o monitoramento de pacientes que apresentem sindromes gripais e condições crônicas;

Metas a atingir:

Implementar alternativas tecnológicas para melhorar o acesso do usuário aos serviços de saúde:

Meta: Aumentar o número de usuários que utilizam serviços de saúde online em 100% até o final do ano.
Unidade de medida: Porcentagem de aumento no uso de serviços de saúde online.
Disponibilizar atendimentos de telemedicina à população guarapuavana:

Meta: Realizar 500 consultas de telemedicina por mês.
Unidade de medida: Número de consultas de telemedicina mensais.
Implementar o monitoramento de pacientes que apresentem síndromes gripais e condições crônicas:

Meta: Monitorar ativamente 80% dos pacientes com síndromes gripais e condições crônicas cadastrados até o final do ano.
Unidade de medida: Porcentagem de pacientes monitorados.

Cronograma

Físico:

Março 2021: implantação da assistente virtual
Abril de 2021 até o momento: execução e manutenção dos serviços previstos no projeto.

Financeiro:

2021: R$ 670.500,00
2022: R$ 727.400,00
2023: R$ 1.860.000,00
2024: R$ 1.860.000,00

Orçamento:

Convênio Assistente Virtual: R$660.000,00
Consultas Assistente Virtual: R$1.200.000,00

Beneficiários Diretos:

População usuária do SUS, estimada em 189.408

Beneficiários Indiretos:

População geral de Guarapuava 182.644 (2020).

Resultados:

Os resultados obtidos com a assistente virtual estão sendo muito positivos, pois possibilitaram que no momento de pandemia do COVID-19, o município prestasse atendimento rápido e eficiente aos guarapuavanos, evitando o agravamento da condição de saúde e filas desnecessárias em serviços de urgência e emergência.

Anexos

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