Banco de Projetos

Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação

Ano / Edição: 2023
Município: Guarapuava
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Pandemia de Covid-19 impactou muitas áreas e a educação foi uma das mais prejudicadas que após quase dois anos de atividades remotas, foi identificado ao retorno às aulas presenciais a ausência de elementos necessários para a disseminação dessa nova realidade na rede municipal de ensino e preparação à uma sociedade diferente diante da transformação digital foi acelerada mundialmente. Estimular os alunos a retomarem com afinco a dinâmica escolar, repor perdas de conteúdos e de relacionamentos, muitas famílias com severa dificuldades econômicas, perdas e sequelas em diversas dimensões. Neste contexto entre outras constatações dificuldades evidenciadas por professores, pais, alunos pessoas da comunidade e urgente necessidade de respostas e ações e por outro lado o ativo como expertises de servidores e profissionais do município em desenvolver projetos inovadores surge a criação do Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação na perspectiva de abrir caminhos e possibilidade de algo novo e empolgante.

Descrição

O programa Cres&Ser vem para inserir nas Escolas (Ensino Fundamental) e Centros Municipais de Educação Infantil atividades voltadas à educação empreendedora e inovação, no intuito de desenvolver nos estudantes habilidades importantes, tais como liderança, resolução de problemas e trabalho em equipe. Estruturado em dois eixos "EDUCAUP" e "INOVAKIDS", a seguir detalhados:
EDUCA UP: É o eixo voltado para a educação empreendedora e inovadora. O objetivo é fomentar em toda a rede de ensino, comunidade escolar e servidores públicos a educação empreendedora e desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida.
Visa desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida, estimulando o protagonismo dos estudantes e oferecendo soluções de aperfeiçoamento profissional para professores e gestores escolares. Envolve os seguintes projetos: União faz a Vida ( parceria com Sicredi) , JEEP (Jovens Empreendedoras Primeiros Passos - SEBRAE), Empreendedorismo Inclusivo, Cientista Kids, Guará Kids, Cultura de Paz, Pais de Alunos. Dois pontos são importantes, neste aspecto:
1.Queremos colaborar para o desenvolvimento integral de estudantes e estimular o seu protagonismo em diversas faixas etárias.
2. Queremos oferecer soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.

INOVA KIDS: Um eixo que tem no seu DNA: inovação e a experimentação. Com o objetivo de criar uma cultura auxiliada pelo uso positivo da tecnologia e metodologias colaborativas
Este eixo tem foco no aprimoramento da tecnologia na educação. Oferece oficinas de robótica, impressão 3D, programação e criação de espaços makers em todas as escolas. Fomenta o uso das tecnologias como ferramentas de ensino, contribuindo para o aprendizado do pensamento computacional em toda a rede.
Contempla os projetos EDUCASHOW, EDUCAMAIS, Espaço Maker, Impressoras 3D, Guará Code, Ensino Gamificado de Matemática (MATIFIC) e Português (APRIMORA) e MANNA.

Objetivos

Gerais:

A missão do programa é formar pessoas que, a partir dos seus sonhos, possam agir e, com suas ações, realizar a transformação da realidade, ampliando as oportunidades e o bem-estar pessoal e social. Tornar Guarapuava uma cidade referência em Educação Empreendedora, esse é o nosso objetivo.

Específicos:

Os Objetivos específicos estão detalhados em cada projeto especifico ao publico alvo do mesmo.
União faz a Vida : Possibilitar que os alunos construam e vivenciem atitudes e valores de cooperação e cidadania.
JEPP: Transformar métodos e conhecimentos em experiências positivas com resultados práticos, capacitando-os a avaliar e repensar o espaço em que vivem, transformando-os em agentes de transformação.
Dessa forma, o programa JEPP, ofertado pela parceria com o SEBRAE, visa disseminar a cultura empreendedora de maneira a estimular as competências empreendedoras entre crianças do fundamental I, incentivando-os à prática do empreendedorismo e ao protagonismo para a consolidação da cultura empreendedora na educação.
Infantil V: Estimular as competências e habilidades empreendedoras entre as crianças do Infantil V, por meio de uma metodologia própria.
Empreendedorismo Inclusivo : é incentivar às ideias criativas e à inovação ao promover condições de igualdade, visando a inclusão social e cidadania, desenvolvendo habilidades concretas e funcionais, além da autonomia para vida.
Cientista Kids : Entender os fenômenos e realizar descobertas para estimular a curiosidade das crianças e ampliar a inteligência nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
Guará Kids : Proporcionar aos alunos acesso a uma nova língua e, consequentemente, a novos conhecimentos e oportunidades de comunicação com outras pessoas.
Cultura de Paz: Capacitar e preparar os gestores educacionais para o uso de metodologias ativas em um ensino por competências, com foco na transformação ativa e significativa do educador/professor.
Pais de Alunos: Proporcionar aos pais e/ou responsáveis pelos alunos orientações em temas diversos com o objetivo de fomentar o desenvolvimento através das habilidades empreendedoras.
Educashow : Promover formação continuada de alto nível a todos os servidores da educação.
Educamais: Modernizar e facilitar cada vez mais os serviços educacionais, aproximando os pais da vivência escolar de seus filhos.
Espaço Maker : viabilizar aos alunos a oportunidade de realizar diversas tarefas, criar, experimentar e compartilhar soluções, mesmo sem conhecimento prévio
Impressoras 3D : Permitir o uso da imaginação, a aplicação de conhecimentos e abrindo possibilidades de criação de objetos customizáveis e mais acessíveis e/ou sustentáveis do ponto de vista econômico.
Guara Code: Melhorar o desempenho escolar com ensino da lógica da programação em blocos aos nossos alunos, por meio de atividades plugadas e desplugadas.
Gameficação: Tornar a aprendizagem da matemática e da leitura mais atraente, autônoma, envolvente e divertida.
Guará Gamer: Integração de alunos de todas as Escolas do Município através de um campeonato de gamificação em matemática
Manna: formação para a sociedade 5.0, a qual envolve, além dos aspectos tecnológicos, qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade que priorize a qualidade de vida.

Metas a atingir:

Projetos e respectivas metas
União faz a Vida : Mais de 2.000 pessoas, entre alunos da educação infantil e comunidade.
JEPP 7.500 pessoas entre alunos, diretores, pedagogos e professores.
Empreendedorismo Inclusivo : 800 pessoas entre alunos e educadores.
Cientista Kids : 2.000 pessoas - Equipe diretiva, professores, educadores, alunos, pais e responsáveis.
Guará Kids 1.075 alunos.
Pais de Alunos: mais de 18.000 pessoas.
Educashow : 3.500 pessoas.
Educamais: 24.000.
Espaço Maker : 21.000 pessoas entre alunos e servidores.
Impressoras 3D : 15.000 pessoas entre alunos e servidores.
Guara Code: 15.000 Professores de Tecnologia Educacional de todas as unidades de ensino da rede pública municipal, alunos da rede (Infantil III ao 5° ano) e comunidade escolar.
Gameficação: 9.000 alunos, professores, educadores e pedagogos da Rede Municipal de Educação.
Guará Gamer: Durante todo o processo do projeto, estima-se que mais de 3 mil alunos e mais de 6 mil pessoas no geral sejam impactadas.
Manna: 1.800 professores e alunos

Cronograma

Físico:

O Programa é permanente e desenvolvimento gradativo.

Financeiro:

Os recursos já foram liberados e aplicados no programa.

Orçamento:

R$13.362.914,58.

Beneficiários Diretos:

Alunos, professores, Diretores, gestores, servidores da educação – Secretaria Municipal de Educação pais/responsáveis, e os parceiros dos projetos (SEBRAE, Sicredi, Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Cilla Tech Park , Celeiro da Inovação, GAV-RPC, CCBEU, Faculdades Campo Real, UniGuairacá, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia) - 38.000 pessoas.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade: famílias, empresas, outras organizações e lideranças diversas públicas e privadas - 120.000 pessoas.

Resultados:

Eixo Educa Up – 7.500 alunos com metodologia de educação empreendedora e financeira (JEPP –SEBRAE); 2.000 alunos Programa União Faz a Vida (SICREDI); Cientista Kids 2.000 alunos; 1.075 alunos no projeto Guará Kids; 800 alunos em Empreendedorismo Inclusivo.​

Eixo Inova Kids – 3.000 alunos no Guará Gamer; 15.000 alunos no Guará Code; 9.000 alunos em Gamificação em Matemática e Português; 11.000 alunos e professores com o uso de Impressoras 3D. 3.500 pessoas no evento Educashow, 24.000 pessoas utilizando a plataforma/aplicativo como ferramenta.​

Anexos

Banco de Projetos