PGP-PR Saúde - 1º lugar
Olhos da Minha Escola
Ano / Edição: 2023
Município: Medianeira
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
Surgiu com o objetivo de fornecer acesso ao médico oftalmológico aos alunos da rede municipal de ensino de Medianeira. Esse projeto tem como finalidade auxiliar e melhorar o aproveitamento escolar e a qualidade de vida dos alunos, evitando que eles precisem aguardar em listas de espera por atendimento especializado. O diagnóstico precoce de problemas de visão é de extrema importância, pois possibilita um tratamento antecipado, garantido não apenas para a aprendizagem, mas também para toda a vida da criança.
Descrição
Surgiu a partir da necessidade de garantir o acesso ao atendimento médico oftalmológico aos alunos da rede municipal de ensino de Medianeira, sem que precisassem ficar na lista de espera para o atendimento à especialidade.
A seleção foi feita através da aplicação do Teste de Snellen pelos agentes comunitários de saúde.
Os alunos que precisam usar lentes corretivas recebem os óculos da Secretaria de Saúde.
Objetivos
Gerais:
Garantir o acesso ao atendimento médico oftalmológico aos alunos da rede municipal de ensino de Medianeira.
Específicos:
Fornecer gratuitamente aluno o óculos indicado pelo especialista via Secretaria Municipal de Saúde, visando melhorar o aproveitamento escolar e a qualidade de vida.
Metas a atingir:
Diagnosticar precocemente doenças do globo ocular;
Distribuir gratuitamente óculos aos alunos da rede municipal de ensino;
Encaminhamento para tratamentos especializados, caso seja identificada alguma doença ocular mais grave, como glaucoma, estrabismo ou diabetes, as crianças são encaminhadas para tratamentos e cirurgias, conforme necessário.
Cronograma
Físico:
Em andamento
Financeiro:
Em andamento
Orçamento:
Recursos próprios
Proventos mensais mais encargos dos funcionários que compõem a equipe (efetivos e estagiário);
Veículos de deslocamento para levantamento das estradas rurais;
Beneficiários Diretos:
Alunos matriculados na rede municipal de ensino que apresentaram acuidade visual alterada e foram encaminhados para consulta oftalmológica.
Beneficiários Indiretos:
Familiares e demais alunos matriculados na rede Municipal de Ensino em 2023. 8 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), 13 Escolas Municipais e na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Resultados:
No ano de 2023, dos 6200 alunos matriculados na rede municipal de ensino, 330 apresentaram acuidade visual alterada e foram encaminhados para consulta oftalmológica através do Projeto, sendo fornecidos aproximadamente 200 óculos;
Em dezoito anos de projeto, mais de 75 mil crianças passaram pela aplicação do teste de Snellen e mais de 6 mil crianças foram consultadas por especialistas, o que já resultou no fornecimento de mais de 4 mil óculos.