Prêmio Gestor Público Paraná
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL SAÚDE: ACESSO DO CIDADÃO AO CARTÃO SAÚDE MARINGÁ
Ano / Edição: 2014
Município: Maringá
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
Passados anos de trabalho e comprometimento com a gestão de informação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresenta importantes acumulações em relação à incorporação de Tecnologia de Informações e Comunicação em Saúde – TICS. Assim foi identificado a falta de uma ferramenta de comunicação e divulgação por meio da WEB entre a SMS e cidadãos do Município de Maringá. A Secretaria de Saúde já faz uso de um Sistema de Gerenciamento em Saúde, portanto, viabilizar o acesso de informações por meio da WEB se faz essencial e seria um avanço na área da saúde em nosso Município. Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá utiliza um Sistema de Gerenciamento em Saúde (SGS), onde todos os profissionais tem acesso para realizar seu trabalho e atender com qualidade o cidadão. Antes do sistema tudo era feito manualmente e o cidadão tinha que se dirigir á Unidade para retirar resultados de exames, solicitar cópias de registro de atendimento e retirar uma segunda via da carteira de vacinação. Assim identificando a necessidade de viabilizar o acesso do cidadão a essas informações e melhorar a ambiência nos serviços de saúde foi desenvolvido o Portal Saúde Maringá com tecnologia WEB .
Descrição
Desde 2005, a Secretaria de Saúde do Município de Maringá - SMS vem construindo a infra-estrutura básica (hardware e redes de comunicação) e implantando soluções informatizadas para rede municipal de atenção do Sistema Único de Saúde. Dando continuidade ao desenvolvimento tecnológico da rede de saúde iniciamos com o Projeto "Portal Saúde Maringá, que foi desenvolvido em um conceito sistêmico que permite a inclusão, alteração e exclusão de notícias, artigos, imagens e arquivos, sem existir a necessidade de programação via linha de código ou exigindo conhecimento de programação em quaisquer tecnologias por parte do operador responsável pela manutenção do Portal Saúde Maringá. A operacionalização do Portal é realizada por profissionais atuantes no Centro de Informação em Saúde (CIS). O desenvolvimento foi realizado em tecnologia para WEB (WORLD WIDE WEB) denominado como site. É destinado a prestar suporte aos usuários da Rede Pública Municipal de Saúde via acesso histórico clínico e dados cadastrais, permitir acesso a histórico clínico e dados cadastrais, permitir acesso aos Usuários SUS previamente cadastrados via Sistema Gestor Saúde (SGS) e que possua Cartão Saúde Maringá e permissão para acesso ao Portal Saúde Maringá; Possibilitar impressão de seu histórico (paginado por 10 referências) de atendimento nas Unidades da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maringá retornando para impressão ou geração de arquivo no padrão PDF as datas e horários de seus atendimentos, onde foram realizados tais atendimentos, nome dos profissionais responsáveis pelo atendimento clínico / hospitalar; Garantir regras de segurança destinadas a tratar tentativas de desestabilizar os serviços do portal.
O Portal Saúde Maringá com acesso ao cidadão foi lançado em 28 de abril de 2014 e está sendo implementado constantemente, apresentando informações essências disponíveis à população do Município de Maringá. As senhas para acesso ao Cartão Saúde Maringá são geradas na Unidade Básica de Saúde, onde o cidadão deverá retirar para seu primeiro acesso, caso ele queira alterar a senha essa função poderá ser feita no próprio portal. Com essa facilidade o cidadão não precisa voltar à unidade para retirar seu resultado de exame, visualizando em sua casa ele aguarda o retorno com o médico que visualizará pelo SGS.
Ainda temos a cultura de ter o papel em mãos, mas sabemos que com a tecnologia disponível aos poucos podemos mudar esse hábito, resultando em benefícios para o meio ambiente.
Objetivos
Gerais:
Permitir acesso ao cidadão que utiliza a Rede Municipal de Saúde, previamente cadastrado via Sistema Gestor Saúde e que possua o Cartão Saúde Maringá para acesso ao Portal Saúde Maringá.
Específicos:
• Permitir cadastro de usuário com permissão de apenas visualizar todos os recursos disponibilizados a um determinado Usuário SUS.
• Possibilitar visualização e impressão de laudos de exames laboratoriais, através de pesquisa no máximo 30 dias;
• Possibilitar visualização e impressão do último atestado vacinal;
• Possibilitar visualização e impressão da carteira de vacinação;
• Possibilitar a visualização e impressão do histórico de atendimento realizados nas Unidades da Saúde da rede pública, ou geração de arquivo padrão PDF;
• Visualizar histórico de atendimento com datas e horários dos atendimentos, em quais Unidades de Saúde foi realizado tais atendimentos, nome dos profissionais responsáveis pelos atendimentos;
• Possibilitar a comunicação com a equipe de suporte do Portal Saúde Maringá por meio do “fale conosco”;
• Garantir regras de segurança destinada a tratar tentativas de grande quantidade de acesso de um mesmo usuário simultaneamente, e demais ações que configure a tentativa de desestabilizar os serviços do “SITE”;
• Disponibilizar espaço destinado ao programa Maringá Saudável, contendo orientações nutricionais e comportamentais destinadas a manter o estilo de vida saudável aos Usuários SUS e demais visitantes, onde o operador do “SITE” poderá atualizar o conteúdo exposto incluindo novas orientações ou aplicando manutenções como alterações e exclusões de conteúdo;
• Disponibilizar na página espaço para que sejam publicados notícias, dicas, imagens e vídeos, onde o operador do “SITE” poderá atualizar o conteúdo exposto incluindo novas orientações ou aplicando manutenções como alterações e exclusões de conteúdo.
• Manter o cidadão informado sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde.
Metas a atingir:
• Redução de papel por impressão de resultados de exames e carteira de vacinação;
• Redução de horas dispensadas para a consulta e impressão de resultados de exames e carteira de vacinação;
• Redução de ligações telefônicas para as Unidades de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, devido ao "fale conosco" em contato direto com o suporte e resposta imediata;
• Qualificação no atendimento com maior tempo de atenção dispensada ao paciente;
• Alto nível de adesão dos cidadãos à solução WEB na saúde;
• Uso crescente das informações disponibilizadas pelo Portal Saúde;
• Maior qualificação da SMS para gestão de dados e informações com importante aporte de conhecimentos adquiridos e trabalho desenvolvido disponíveis à comunidade;
• Maior qualificação no atendimento ao cidadão.
Cronograma
Físico:
Redução de público no espaço interno da recepção da Unidade Básica de Saúde, melhorando a ambiência do local. Atualmente com o sistema próprio de prontuário e a utilização do leitor óptico que nossa rede de saúde já utiliza e com o portal saúde para acesso ao cidadão, a tendência é diminuir as visitas do cidadão à unidade e com isso a qualidade do atendimento interno melhora por possuirmos em algumas unidades número limitado de RH administrativo para fazer esse atendimento burocrático. Para implantação do módulo foi encaminhado um funcionário do Centro de Informação em Saúde para treinar os servidores das unidades de saúde e técnicos de informática para instalação dos equipamentos.
Financeiro:
Para as metas financeiras serão computados os gastos com papel, impressão, manutenção de equipamentos, entre outros.
Também foram instalados equipamentos como computadores e impressoras para melhoria do acesso dos servidores, com intuito de não deixar o cidadão aguardando por uma informação, cadastro no sistema ou geração de senha para acesso ao Portal.
Para a implantação destes equipamentos foram despendidos um valor de R$ 265.871,98.
Orçamento:
O Planejamento para este projeto está em anexo, na fase 5 deste formulário.
1 gerente de TI;
3 suportes técnicos para homologação e aprendizado do sistema;
A equipe técnica disponibilizada para o desenvolvimento do projeto foi:
1 desenvolvedor JAVA Sênior (com pelo menos 4 anos de experiência);
2 desenvolvedores JAVA Pleno (com pelo menos 2 anos de experiência);
1 desenvolvedor JAVA Júnior ( com pelo menos 1 ano de experiência);
1 desenvolvedor DELPHI, Sênior;
1 administrador de banco de dados ORACLE em tempo parcial para consulta da equipe sob demanda.
Beneficiários Diretos:
Atualmente a população de Maringá é de 385.753 habitantes, e já foram entregues em torno de 200.000 Cartões Saúde Maringá (CSM). Estes cartões possuem o código do usuário (código do prontuário em Maringá) essencial para acessar o Portal Saúde, e o número do Cartão Nacional de Saúde, exigido também por todas as operadoras de saúde. O Cidadão beneficiário direto são os que possuem o CSM para acessar e realizar as consultas disponíveis.
Beneficiários Indiretos:
Servidores, trabalhadores da Rede Pública de Saúde e Gestores.
Resultados:
O Portal Saúde foi lançado no dia 28 de abril de 2014.
Até o presente momento estamos trabalhando com a mobilização por meio de mídia (TV), Web, entrega de folhetos explicativos e banners, também realizando treinamento aos servidores das Unidades de Saúde para a geração de senhas e explicação aos cidadãos de como utilizar o Portal. Esse trabalho é constante uma vez que não é uma ferramenta disponível em sistema público de saúde, assim ainda levará um tempo para que o cidadão inclua em sua rotina esse meio de consultar suas informações de saúde.
Também no Portal Saúde Maringá por meio do "Fale Conosco" onde o cidadão entra em nosso site e solicita informação, tivemos:
- 56 questionamentos de usuários;
- 18 textos ou fichas para publicação no portal e;
- 16 convites recebidos de outros setores.
Todos os e-mail's recebidos são respondidos no mesmo dia.
Em relação ao número de cidadãos acessando o Portal Saúde para realizarem consultas de seus registros com o cartão saúde Maringá tivemos até o momento:
- 17.424 senhas geradas nas Unidades de Saúde;
- Dessas senhas geradas tivemos: 16.485 acessos no Portal Saúde.
Após o lançamento do Portal o Centro de Informação em Saúde mobilizado pelo bom atendimento ao cidadão, iniciou um trabalho juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde para qualificar a entrega dos cartões, atualização de cadastros, informações sobre o Portal e geração de senha por meio do Sistema Gestor Saúde (sistema esse já utilizado). Assim os números podem crescer diariamente conforme o benefício vai sendo disseminado à população.