Fluxos e Protocolos
Ano / Edição: 2023
Município: Medianeira
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
A equipe multiprofissional é o alicerce da saúde pública, oferecendo um atendimento de qualidade e abrangente aos usuários, suas famílias e comunidade. Com profissionais altamente comprometidos e comprometidos, essa equipe desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma saúde mais eficiente e eficaz. É por meio do trabalho conjunto desses profissionais que é possível alcançar melhores resultados e promover o bem-estar de todos.
Descrição
A Equipe Multiprofissional (EM) é constituída por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atua em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas de saúde nos territórios de abrangência das Unidades Básica de Saúde. A EM atua dentro da perspectiva interdisciplinar oferecendo dentro de suas práticas interventivas ações envolvendo a educação preventiva na promoção a saúde humanizada.
Assim, a organização das ações interventivas tem como objetivo ampliar e somar coletivamente com trabalho realizado pelas UBSs em função de melhores resultados para os usuários. O trabalho realizado pela EM frente aos usuários, atendem aos referenciamentos das UBSs, disponibilizando atendimentos individuais e coletivos nas áreas de: Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social e Nutrição. Desta forma, a EM desenvolve serviços na prevenção e promoção da saúde, como: grupos (Tabagismo, Gestantes, Saúde Mental, Hiperdia e Obesidade), protocolos e fluxos junto a APS.
Objetivos
Gerais:
Demonstrar os resultados da atuação da Equipe Multiprofissional em relação à criação e implementação de protocolos e fluxos junto a APS no município de Medianeira.
Específicos:
Mapear o território de abrangência através do matriciamento e plano municipal de saúde;
2. Regulamentar o trabalho da equipe multiprofissional através da criação de protocolos e fluxos;
3. Otimizar o trabalho dos profissionais em relação à demanda dos usuários;
4.0 Estabelecer os protocolos e fluxos para o trabalho com a rede de serviços do município.
Metas a atingir:
Oferecer um atendimento mais completo e abrangente;
Promover uma saúde mais humanizada
Cronograma
Físico:
Em andamento
Financeiro:
Recurso Próprio e SUS
Orçamento:
Recurso Próprio e SUS
Veículos de deslocamento às unidades de saúde, residências e interior para realização dos atendimentos;
Proventos mensais mais encargos dos funcionários que compõem a equipe de profissionais (Psicólogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Fisioterapeuta, Serviços Gerais, Recepcionista, Estagiária) efetivos, PSS e terceirizados;
Beneficiários Diretos:
A partir da coleta e análise desses dados, criou-se o Programa Operacional Padrão da Equipe Multiprofissional (POP) com plano de ação especifico regulamentando a criação e implementação dos fluxos e protocolos com base nas normativas e diretrizes do SUS, visando estratégias de prevenção e promoção da saúde integral dos usuários.
O município tem segundo IBGE/2020 uma população de 46.574, Medianeira faz parte dos municípios lindeiros do oeste do paraná. Realizou-se o levantamento junto a APS, em relação à demanda da população adstrita do território, identificando o problema de cada área de abrangência das UBSs, reconhecendo a sua importância, características e suas causas.
Beneficiários Indiretos:
Todo atendimento realizado pela Equipe Multiprofissional na APS se estende indiretamente para os familiares, visando atender os princípios do SUS, a integralidade e equidade dos atendimentos, a Descentralização dos serviços atendendo a necessidade do território e, o trabalho compartilhado com a rede de serviço de outras áreas.
Resultados:
Desta forma, com a implementação dos fluxos e protocolos desenvolvidos pela EM, observou-se a otimização e a agilidade dos serviços prestados aos usuários, bem como, a ampliação do campo de atendimentos em rede, resultando na redução de tempo dos pacientes nas filas de espera dos serviços ofertados. Sendo assim, houve uma contribuição das diferentes áreas do conhecimento na construção e ampliação de ações de autocuidado, prevenção e promoção da saúde de forma integral e humanizada.
Compreende-se que o mapeamento do território se fez de suma importância para identificar as fragilidades e potencialidades do município em relação às demandas da APS e as especificidades de cada área de atuação da EM. Além disso, o matriciamento, estudos, reuniões e a capacitação dos próprios profissionais da APS contribuíram para o desenvolvimento dos fluxos e protocolos, corroborando com um melhor atendimento e resolutividade ao usuário.