PGP-PR Desenvolvimento - 3º lugar
GEOGUARAPUAVA
Ano / Edição: 2023
Município: Guarapuava
Função de Governo: Urbanismo
Diagnóstico
Os problemas resolvidos através dos produtos e serviços oferecidos compreendem diminuição do tempo de espera para acesso ao serviço e à informação, não necessidade de busca de informações em formato presencial, otimização de recursos, integração e agregação de informações e dados em uma mesma plataforma, sem a necessidade da consulta/busca em vários setores, até então desconectados e desagregados, o que permite um atendimento de qualidade, desde o cidadão comum, que pretende construir sua residência ou seu comércio e serviço até o empreendedor imobiliário, investidor ou o agente de negócios que procura informações e dados para realizar a prospecção de áreas para atendimento as demandas sociais como habitação de interesse social, além de áreas para atendimento a serviços de saúde e educação.
Descrição
O projeto consiste na criação e geração de dados, que são entregues ao gestor público, agentes sociais, profissionais da área e comunidade em geral, através de uma única plataforma, previamente organizados e analisados e que lhe permite através de uma análise rápida e intuitiva, além de uma muito prática e eficiente, tanto a visualização quanto o entendimento, bem como o acesso de dados, promovendo ao gestor o atendimento às condições necessárias para a tomada de decisões e efetivação de políticas públicas.
Objetivos
Gerais:
Subsidiar o gestor público, profissionais da área e agentes financiadores de obras públicas e de interesse social, com a disponibilização de uma plataforma de mapeamento e dados.
Específicos:
-Prover o gestor público com informações precisas para facilitar a tomada de decisões;
-Prover os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, etc., bem como cidadãos em geral, através de mapeamentos temáticos associados a dados, Dashboards e Aplicativos de pesquisa, para fornecer informações importantes para a consulta e o desenvolvimento de projetos.
Metas a atingir:
Desenvolvimento de aplicativos e painéis para tomada de decisão para a área de Urbanismo e sua expansão para as áreas de saúde e educação.
Controle preciso de mapeamento para arrecadação dos tributos municipais, em todo território municipal.
Cadastramento de todo patrimônio imobiliário municipal.
Redução da procura presencial de profissionais para resolução de dúvidas.
Cronograma
Físico:
Composição de equipe para manutenção da base cartográfica e dos dados atualizados- Janeiro/2021 à Dezembro/2024. Quadro permanente de servidores municipais do DGEO.
Aquisição de licenciamento de softwares- Janeiro/2021 à Março/2021.
Aquisição de equipamentos - Janeiro/2021 à Março/2021.
Treinamento de pessoal - Janeiro/2021 à Março/2021.
Financeiro:
Composição de equipe para manutenção da base cartográfica e dos dados atualizados- Janeiro/2021 à Dezembro/2024. Quadro permanente de servidores municipais do DGEO.
Aquisição de licenciamento de softwares- Janeiro/2021 à Março/2021. R$ 218.000,00 (autocad e arqgis) mais a renovação anual
Aquisição de equipamentos - Janeiro/2021 à Março/2021. R$ 112.000,00
Treinamento de pessoal - Janeiro/2021 à Março/2021. R$ 50.000,00
Orçamento:
Software Autocad R$ 39.000,00 (renovação anual da licença)
Software Arqgis R$ 179.000,00(renovação anual da licença)
Equipamentos:
3 Computadores: R$ 51.000,00
2 Servidores: R$ 60.000,00
Treinamento R$ 50.000,00
Beneficiários Diretos:
Gestor e secretários municipais.
Beneficiários Indiretos:
Profissionais das áreas de engenharia e arquitetura;
Cartorários e tabelionatos;
Corretores Imobiliários;
Cidadãos em geral.
Resultados:
Um dos resultados medidos configuram no número de acessos, totalizando atualmente 152.401 desde a implantação, configurando em 217 acessos diários, de forma contínua. Este numeral é representativo, tendo em vista que a busca no portal, tem sido de um público especializado e de serviço, conforme se identificou no mercado atendido. Outro grande resultado foi a possibilidade do redirecionamento de trabalho de funcionários que estavam concentrados em atendimentos presenciais, a desburocratização da disponibilização de informações, a diminuição do tempo para o acesso a dados, o atendimento às demandas no mercado imobiliário de forma ágil e eficiente.