Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Programa de Formação e Assessoramento Pedagógico

Ano / Edição: 2023
Município: Palmeira
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Programa de Formação Continuada integra o Plano de Ações Pedagógicas de Cunho Emergencial da Secretaria Municipal de Ensino Palmeira (SMDEL) iniciativas no contexto pandêmico e pós-pandêmico COVID 19, momento que exigiu a implantação de diferentes modelos de organização nas escolas para preservar a saúde das crianças e estudantes, assim como dos docentes, familiares e comunidade.
A pandemia do COVID-19 interrompeu o funcionamento regular das escolas e desencadeou desafios gigantescos para os estudantes, professores e famílias. Foi essencial implementar medidas para mitigar esses impactos e oferecer oportunidades de recuperação e fortalecimento da aprendizagem, pois os desdobramentos foram proporcionais à gravidade da pandemia; inicialmente aulas remotas, na sequência aulas hibridas e somente a seguir o retorno gradual das aulas presenciais.
A interrupção das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto resultaram em perdas significativas na aprendizagem dos estudantes. A falta de acesso adequado a recursos educacionais, a dificuldade de adaptação ao ensino remoto e a ausência de interação social afetaram negativamente o progresso acadêmico dos estudantes. Portanto, fez-se necessário implementar medidas excepcionais para recuperar o tempo perdido e promover um ambiente de aprendizagem efetivo.

Descrição

O projeto propõe um programa de formação continuada voltado para a recomposição da aprendizagem de alunos do ensino fundamental da rede municipal de Palmeira que apresentam dificuldades acadêmicas. O objetivo principal é oferecer suporte e capacitação aos educadores para que possam implementar estratégias pedagógicas eficazes, visando melhorar o desempenho e o engajamento dos alunos, além de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
O Programa de Formação e Assessoramento Pedagógico está baseado em dois pilares: Língua Portuguesa e Matemática, considerando a interdisciplinaridade com os demais componentes curriculares.
A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental na vida escolar desde a alfabetização e sua importância se estende por toda a trajetória educacional dos alunos, pois desenvolve a linguagem, facilita a compreensão de conteúdos acadêmicos, proporciona o desenvolvimento do pensamento crítico, estimula a criatividade e imaginação, além de desenvolver a empatia e a compreensão social e aprimorar a produção e a expressão oral.
Dessa forma, faz-se essencial desenvolver habilidades de leitura e escrita com os estudantes desde os anos iniciais a fim de possibilitar essa interação com o mundo e com o conhecimento de forma efetiva.
Em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática, é necessário que o estudante desenvolva a competência de resolução de problemas, constituindo-se como base de sua formação enquanto cidadão. A resolução de problemas contribui para a leitura crítica, desenvolve o raciocínio lógico, a aprendizagem dos conteúdos matemáticos de forma contextualizada e significativa, entre outros.
A partir dessas perspectivas, propõe-se o Programa de Formação e Assessoramento Pedagógico com foco na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Palmeira em Língua Portuguesa e Matemática, a fim de retomar e ampliar as aprendizagens dos estudantes.
Para a execução do projeto foram selecionados cinco professores da rede municipal com vasta experiência e conhecimento para desenvolver as ações, sendo uma professora responsável por cada ano do Ensino. Os planejamentos das ações e encontros são executados em conjunto, pensando na transição e as competências e habilidades para de cada ano/série.
Num primeiro momento, foi realizado um estudo da BNCC e desenvolvido um currículo priorizado.
A criação de um currículo priorizado é importante por diversas razões. Destaca, nos principais objetivos de aprendizagem, a eficiência na utilização do tempo, a melhora qualidade do ensino, adapta-se às necessidades dos alunos, traz clareza na avaliação, flexibilidade e atualização.
Na sequência, foi realizado um formulário para inscrições dos professores interessados no programa e com essas informações foi estabelecido um cronograma com as datas de formação.
Para desenvolver o programa, foi proposto e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores um Projeto de Lei que regulamenta o Programa Bolsa Aprendizagem (Lei Municipal nº 5.681/23), que beneficia professores do ensino fundamental, regentes de turmas em efetivo exercício do magistério e os professores coordenadores dos grupos de estudo com uma bolsa aprendizagem correspondente a 3 (três) VRMs (aproximadamente R$ 230,00) mensais.
Foi organizado um cronograma semanal de duas horas, contabilizando 8 horas mensais em que os professores se reúnem, agrupados por ano de ensino, realizando uma formação em pares.
A formação em pares para professores é uma estratégia valiosa e eficaz no desenvolvimento profissional e na melhoria da prática docente. Essa abordagem envolve a colaboração entre professores, permitindo que eles trabalhem em conjunto, compartilhem conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas. Além disso, a formação em pares permite a reflexão sobre a prática, desenvolvimento de habilidades pedagógicas, apoio mútuo, encorajamento, inovação e criatividade e impacta diretamente no desempenho dos alunos.
Antes do início dos encontros, foi realizado um encontro com todos os professores interessados para uma reunião de compartilhamento com o objetivo de apresentar o Programa, seu regulamento e seus princípios.
O Programa de Formação teve início no mês de março de 2023 e os encontros são realizados às terças-feiras para os professores de primeiros, segundos e terceiros anos, e às quintas-feiras para os professores de quartos e quintos anos.
O Programa conta também com assessoramento pedagógico direto na escola. Seguindo um cronograma desenvolvido pela equipe de formação, as professoras formadoras visitam as escolas da rede e prestam assessoramento direto às professoras regentes, incluindo aquelas que não estão inscritas no programa. A ação de assessoramento pedagógico, que envolve a colaboração e orientação de profissionais especializados para apoiar o desenvolvimento pedagógico em instituições educacionais, traz uma série de benefícios: melhoria na prática pedagógica; desenvolvimento profissional contínuo; resolução de desafios de problemas educacionais; apoio emocional e bem-estar dos professores; fortalecimento da equipe escolar e impacto positivo no desempenho dos alunos.

Objetivos

Gerais:

Oferecer suporte e capacitação aos educadores para que possam implementar estratégias pedagógicas eficazes, visando melhorar o desempenho e o engajamento dos alunos, além de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Específicos:

- Aprimorar as competências de expressão verbal e escrita;
- Promover o desenvolvimento do raciocínio crítico e da habilidade de avaliação;
- Incentivar a geração de ideias originais e a busca por soluções criativas;
- Estimular a cooperação e o trabalho conjunto entre os participantes;
- Fortalecer competências socioemocionais como empatia, resiliência e habilidades de relacionamento;
- Expandir e aprofundar o conhecimento em áreas específicas de estudo;
- Estimular a capacidade de autogestão e tomada de decisões independentes;
- Estimular a compreensão dos impactos das ações individuais e coletivas na sociedade e no meio ambiente, e encorajar a responsabilidade social;
- Aprimorar as competências relacionadas ao uso de tecnologias digitais;
- Fomentar a curiosidade, a motivação e o gosto pela busca constante de conhecimento.

Metas a atingir:

As metas a serem atingidas com um programa de formação continuada e assessoramento pedagógico são voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal. O programa foi oferecido a todos os professores regentes e visa aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, incorporar abordagens inovadoras, fortalecer competências socioemocionais, melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, integrar as tecnologias educacionais, promover a inclusão e a diversidade, estímulo e reflexão da prática a prática colaborativa, desenvolvimento da liderança educacional, oferecer suporte ao bem-estar dos professores e melhoria da relação família escola.

Cronograma

Físico:

- Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer. Rua XV de Novembro 567.
- Escola Municipal Professor Eurides Teixeira de Oliveira;
- Escola Municipal Professor Gabriel Prestes;
- Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes;
- Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio;
- Escola Municipal do Campo Professor Clotário Santos;
- Escola Municipal do Campo de Colônia Maciel;
- Escola Municipal do Campo Professora Ida Albach;
- Escola Municipal do Campo Professora Leonor Santos;
- Escola Municipal do Campo Nossa Senhora do Rosário;
- Escola Municipal do Campo Pedro Gross Filho;
- Escola Municipal do Campo de Queimadas;
- Escola Municipal do Campo de Santa Bárbara de Cima;
- Escola Municipal do Campo de Witmarsum.

Financeiro:

O Programa é realizado com recursos do Fonte Livre e poderá ser realizado com recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), caso haja necessidade.
Para desenvolver o programa, foi proposto e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores um Projeto de Lei que regulamenta o Programa Bolsa Aprendizagem (Lei Municipal nº 5.681/23), que beneficia professores do ensino fundamental, regentes de turmas em efetivo exercício do magistério e os professores coordenadores dos grupos de estudo com uma bolsa aprendizagem correspondente a 3 (três) VRMs (aproximadamente R$ 230,00) mensais.

Orçamento:

O PROFAP tem um custo mensal de bolsa R$233,58 por professora. No total, 115 professoras participam do programa, totalizando R$214.893,00. Além desse custo, R$12.340,00 são gastos para manutenção.

Beneficiários Diretos:

Professores regentes de turmas.
Serão benificiários do Programa Bolsa Aprendizagem, professores do Ensino fundamental, regente de turmas, em efetivo exercício do magistério e os professores coordenadores dos grupos de estudo.

Beneficiários Indiretos:

Além dos beneficiários diretos, que são os professores e educadores que participam do programa de formação continuada e assessoramento pedagógico, existem também beneficiários indiretos que são impactados positivamente por meio das melhorias implementadas pelos profissionais capacitados, dentre eles os alunos, pais e responsáveis, equipe escolar, comunidade escolar e local, bem como o sistema educacional em geral. O impacto positivo nessas áreas resulta em uma educação de maior qualidade, desenvolvimento pessoal e social dos alunos, melhor colaboração entre os profissionais, engajamento da comunidade e fortalecimento do sistema educacional.

Resultados:

Os resultados de um programa de formação continuada e assessoramento pedagógico podem ser observados na qualidade das aulas oferecidas aos alunos, no espírito de cooperação entre os profissionais envolvidos, no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no uso adequado de recursos e tecnologias educacionais, no fortalecimento das competências socioemocionais, no maior engajamento dos alunos, fortalecimento da cultura de aprendizagem contínua.

Anexos

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