Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Paz nas escolas

Ano / Edição: 2023
Município: Palmeira
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Brasil é um país historicamente fragilizado nos aspectos socioeconômico, educacional e espiritual. Essa fragilidade gera uma diversidade de necessidades, que carece de uma atuação neste ambiente de forma eficiente e eficaz. Um mundo conturbado, onde a família, eixo central da sociedade, perde sua identidade, gerando filhos sem valores e sem princípios.
Muito se tem discutido sobre o assunto, onde, inclusive o Art. 229 da Constituição Federal de 1988 diz: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores tem o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”. Quando a família falha nesta tarefa, a escola torna-se a segunda, e por vezes, a última chance da criança/adolescente se desenvolver em todos os aspectos.
A Educação é um direito fundamental de todo indivíduo, e não podemos permitir que as pessoas abram mão desse direito por isso a urgência em se desenvolver ações sobre a cultura da Paz.

Descrição

Acreditamos que o espaço escolar é um lugar de afeto, desenvolvimento e formação de cidadãos. Desta forma o projeto Cultura de Paz através da Capelania Escolar vem nos auxiliar nesta tarefa e oferecer vias de soluções às dificuldades de relacionamentos interpessoal e pessoal, de nossos alunos, mestres e pais. Também promover a formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores ético-cristãos, debaixo da ação de Deus, no exercício da cidadania.
A capelania escolar é um serviço de assistência emocional, relacional e social, que acontece no ambiente escolar. Ela tem a função de orientar e encorajar nos momentos de crise, buscando reavivar a esperança e o propósito de viver. Através de atividades como:
- Palestras aos pais;
- Atendimento individual a alunos e professores;
- Rodas de conversas sobre os mais diversos temas;
- Dinâmicas de grupo;
- Trabalhar os valores em construção no ser humano como: Verdades das Escrituras Sagradas; Ética; Solidariedade; Transparência; Amor; Justiça Social; Respeito; Protagonismo.
Precisamos ofertar às nossa crianças/jovens ações de valorização da vida e também, entre outros pontos, ações imediatas para acolher e tranquilizar toda a comunidade escolar diante dos boatos, apoio psicológico, construção de plano de convivência para promover relações mais positivas na escola, desenvolvimento socioemocional e respeito a diversidade.

Objetivos

Gerais:

Oferecer vias de soluções às dificuldades de relacionamentos interpessoal, e pessoal, de alunos, mestres e pais, promovendo a formação integral do ser humano, disponibilizando oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores ético-cristãos, debaixo da ação de Deus, no exercício da cidadania.

Específicos:

- Atender indivíduos do corpo docente, discente, familiares e colaboradores que estejam passando por conflitos nas esferas pessoal, familiar ou em outras áreas que gerem conflito interior, comprometendo assim seu rendimento;
- Capacitar a equipe gestora para recobrar a potência das escolas e permitir que seus professores, estudantes e todos de suas comunidades construam um futuro de civilidade, respeito e cidadania;
- Capacitar equipe da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer para dar apoio às escolas;
- Mostrar aos alunos que ao assumir a responsabilidade pelas próprias decisões, eles aprendem a dominar impulsos, influências e entendem que a coerência entre valores que defendem com palavras e os valores que efetivamente vivem, é um desafio sempre em construção;
- Contribuir na construção de plano de convivência para promover relações mais positivas na escola e desenvolvimento socioemocional.
- Construir espaços de diálogo, de escuta e de disseminação de informações confiáveis para resgatar um ambiente de paz nas escolas;

Metas a atingir:

Uma das ações mais eficazes e com potencial de transformação a longo prazo é a construção e promoção de uma cultura de paz nas escolas, através da capelania escolar.
A curto prazo realizar a semana de diálogos nas escolas, com rodada de palestras a todos os pais, focando na força mais poderosa, capaz de resolver desafios de maneira edificante que são os princípios da não violência. Também capacitar a equipe da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, colocando o diálogo como ponte na resolução de conflitos.
A médio prazo oportunizar atendimentos individuais e coletivos a alunos, mestres, pais e indivíduos mediando conflitos e promovendo uma boa convivência na escola com o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Cronograma

Físico:

Implantar o projeto em treze escolas municipais e cinco centros municipais de educação infantil, totalizando dezoito unidades educacionais do município e também a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Financeiro:

As palestras e atendimentos individuais serão realizados gratuitamente pelo Capelão da ASVEC (Associação de Valores em Construção), parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira.
A locomoção do Capelão pelas escolas municipais será feita através de veículo da Secretaria Municipal de educação, Esporte e Lazer.

Orçamento:

FINANCIAMENTO PÚBLICO: R$5.000,00. As despesas de locomoção estão dentro do orçamento de transporte da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.
As palestras e atendimentos individuais serão realizados gratuitamente pelo Capelão da ASVEC (Associação de Valores em Construção), parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira.
A locomoção do Capelão pelas escolas municipais será feita através de veículo da Secretaria Municipal de educação, Esporte e Lazer.

Beneficiários Diretos:

Estudantes matriculados e frequentando a Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Palmeira;
• Professores, equipe gestora e funcionários das unidades escolares;
• Equipe da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Beneficiários Indiretos:

Toda a comunidade palmeirense.

Resultados:

- A rodada de palestras em todas as unidades escolares foi surpreendente, onde a participação dos pais foi muito expressiva com um engajamento da ideia significativa.
- A formação para a equipe da Secretaria Municipal de Educação foi emocionante com dinâmica, onde os sentimentos vieram a tona com participação de 100% contribuindo no fortalecimento e harmonia da equipe.
- Palestra de autoestima ao grupo de motoristas que fazem o transporte escolar com avaliação positiva de todos e comentários “Porque não tive essa palestra antes”; “Quando vai ser a próxima?”; “Gostei muito”; etc.
- Realização do Encontro “Paz nas Escolas” no Cine Teatro, oferecido a alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, oportunizou momentos de reflexão, música e oração a todas as escolas do município, trazendo ressignificação na visão dos envolvidos.
- Atendimento do Capelão às escolas, onde as diretoras procuram a secretaria de Educação que faz a ponte para a Capelania Escolar acontecer seja em atendimento individual com aconselhamentos (luto, ódio, vingança, depressão, inveja, sofrimento, abuso sexual, separação dos pais, gravidez, sexo, culpa, perdão tristeza, esperança, desespero, apatia, decisões, vida após morte, namoro, pecado) rodas de conversas ou palestras com os mais variados temas, de acordo com a necessidade específica de cada unidade escolar.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos