Banco de Projetos

Educação Sustentável

Ano / Edição: 2023
Município: Palmeira
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Palmeira em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, desenvolvem desde 2021 o Projeto: “É DA NOSSA NATUREZA ZELAR PELO FUTURO DE PALMEIRA”. Este projeto surgiu devido a necessidade de implementar um trabalho efetivo que resultasse em uma conscientização e uma mudança de hábitos da população Palmeirense, sendo assim, foi pensado em um projeto que envolvesse os alunos da rede pública municipal, para que os professores, fossem os multiplicadores das ações ecologicamente corretas, semeando assim aos mais de dois mil e quinhentos alunos da rede um repensar sobe a sustentabilidade e reproduzissem em suas casas todo o aprendizado para que consolidem as ações que favoreçam o meio ambiente. O Projeto para 2023, fundamenta-se através de ações concretas e reflexivas sobre o tema, a Educação Sustentável visando construir uma sensibilização para atuais e futuras gerações. Com um trabalho, direcionado sobre a temática: Sustentabilidade; envolvendo os subtemas como Reciclagem; Energias Renováveis; Consumo consciente da água; Poluição; como cuidar dos Rios; reduzir o uso de plásticos; respeitar a natureza e os animais; Importância das árvores para o Planeta Terra; conceito de reutilizar. Projeta-se uma ação envolvendo as famílias para que racionalizem suas ações, e assim, contarmos com a redução da produção de lixo, que diariamente é direcionado ao aterro municipal e consequentemente, aumente a quantidade direcionada à usina de reciclagem, impactando também na redução da produção desses resíduos.

Descrição

Para 2023, busca-se a consolidação do projeto, promovendo-o a projeto de lei. O Fomento do projeto é o personagem que foi criado, especificamente para ser o protagonista, a estrela que dá dicas aos alunos, através do filme e vídeos educativos, o personagem principal é o SAPOLECO, que tornou-se o mascote oficial. Para este ano, contamos com o filme e dez novos vídeos educativos, que darão o suporte necessário para o desenvolvimento do projeto proposto às escolas e CMEIS, dentro da temática e subtemas selecionados para direcionarem o projeto para o corrente ano. O fomento, aconteceu no dia mundial do meio ambiente, 05 de junho de 2023, com o lançamento do Concurso Educacional, em um evento com a participação de diretoras, pedagogas, professores das escolas e CMEIs, contando também com a presença dos apoiadores. que será desenvolvido nas escolas e CMEIS, articulando o propósito do projeto em zelar pelo meio ambiente e a importância de incentivar a produção artística e cultural dos alunos e o trabalho dos professores. O concurso premiará escolas e/ou CMEIS, professores e alunos da educação infantil ao 5º ano das escolas Municipais. Após o lançamento ocorrerá a distribuição para alunos desde o Infantil V até os alunos de 5º anos de “Álbum de Figurinhas”, que de modo especial, foi pensado para que os alunos recebam semanalmente as figuras para completar o seu álbum ilustrando os subtemas, também objetivando o incentivo a frequência escolar. Cada uma das folhas ficará preenchida ao final de cada mês e no final do projeto, o álbum estará completo, sendo um instrumento de incentivo aos alunos e fixação do que está sendo desenvolvido sobre a temática. Com o intuito de impulsionar os assuntos de forma ilustrativa, foi desenvolvido um “Jogo da Memória” personalizado, que será confeccionado, com dicas sobre as atitudes corretas de cuidados ao meio ambiente, um presente para todas as crianças da Rede Municipal, com a intenção de reforçar cuidados ecologicamente corretos onde a criança irá aprender brincando. Irão aprendendo também de uma forma divertida, através dos vídeos personalizados do personagem principal o Sapoleco, que serão disponibilizados para as escolas, subsidiando o trabalho dos professores e ilustrando para os alunos as aventuras do personagem.
Todas estas ações refletem o compromisso com as mudanças de hábitos ecologicamente corretos e a sensibilização de um maior número de pessoas mostrando como o Município está preocupado e atento ao que acontece na comunidade. A exploração da dimensão educativa de práticas culturais, como suporte de ação pedagógica ambiental pode ajudar a produzir uma conexão entre Educação Ambiental e cidadania. Como fechamento do projeto, será organizado o momento de encerramento do concurso Educacional sobre o Meio Ambiente aos alunos, professores e escolas/ CMEIS da rede Municipal de Ensino. A premiação ocorrerá em novembro/dezembro, para as 10 categorias, sendo: categoria 1 e 2, com a proposta de uma produção de vídeo para a turma de berçário e infantil I dentro da temática de “atividade sensorial com elementos da natureza”: como areia, argila, pedrinhas, água, folhas, entre outros elementos. Para a turma de infantil II e infantil III a proposta é “classificando o lixo”: a professora da turma deverá propor uma brincadeira separando resíduos recicláveis (dentro das temáticas dos subtemas). Os vídeos devem ser realizados individualmente com cada criança realizando a atividade, com uma curta duração, de até 2 minutos. Na categoria 3 envolvendo infantil IV e infantil V, a modalidade é pintura, esta deverá ser realizada pelo aluno, podendo explorar várias técnicas como: pincel, esponja, escova, técnica de sopro, borrifador, dedo, decalque das mãos ou outros objetos: folhas, frutas, verduras. Na categoria 4, será premiada a experiência pedagógica – professores da rede municipal de ensino: é destinada aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que desejam apresentar os resultados de sua ação, relatando as atividades realizadas abordando a temática do projeto. Referente à categoria 5, é destinada às turmas de 1º ano do ensino fundamental, e deverão realizar um desenho, para representar seu aprendizado durante o desenvolvimento do projeto. Para a categoria 6, direcionada para as turmas de 2º ano do ensino fundamental estarão concorrendo com a produção de um desenho e uma frase. Na categoria 7, direcionada às turmas de 3º ano do ensino fundamental com a produção de uma poesia. Para a categoria 8, a proposta é uma história em quadrinho, direcionada às turmas de 4º ano do ensino fundamental. Na categoria 9, para esta modalidade dar-se á através da produção de uma redação, destinada à alunos das turmas de 5º ano do ensino fundamental e finalizando, a categoria 10 direcionada para a Escola em Ação, onde escolas e CMEIS da rede municipal de ensino podem apresentar as ações de mobilização desenvolvidas pela instituição de ensino durante o desenvolvimento do projeto. Todos os trabalhos passarão por banca avaliadora, embora o ganho educacional e ambiental sejam os maiores beneficiados, com a adesão da ideia e o desenvolvimento do projeto diariamente acontecendo nas salas de aula, envolvendo a comunidade e refletindo na atenção ao meio ambiente. Os apoiadores são parceiros neste projeto, pois participam com a premiação destinada aos alunos com uma bicicleta, específica para cada faixa etária e para os professores que se inscreverem e se destacarem em sua atuação dentro do projeto, será premiado com um incentivo financeiro e escola/CMEI em ação que registrarem suas experiências e se destacarem, terão como premiação, um total de seis notebook, adquiridos através de recursos próprios, sendo 3 instituições que serão contempladas.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar práticas educacionais e suscitar um sentido de responsabilidade e solidariedade entre o meio ambiente e a comunidade palmeirense.

Específicos:

Conscientizar e estimular os alunos e seus familiares para que percebam a importância de ações que visem preservar o meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Desenvolver ações socioambientais de conscientização da população;
Oportunizar práticas educacionais aos alunos, despertando para preservação do meio ambiente.
Suscitar um sentido de responsabilidade e solidariedade entre meio ambiente e a comunidade palmeirense.

Metas a atingir:

A mobilização de todos os alunos da rede púbica municipal, através de uma atuação significativa de professores e equipes pedagógicas é o propósito deste projeto, com o alvo em ações concretas que refletirão em mudanças de hábitos e ações referente ao meio ambiente, que, por intermédio de seus filhos, alunos da rede pública municipal reflita na mobilização efetiva através de ações o envolvimento das famílias palmeirenses.

Cronograma

Físico:

AÇÕES MAI JUL AGO SET OUT NOV DEZ
PLANEJAMENTO X
LANÇAMENTO X
DESENVOLVIMENTO X X X X X
ENCERRAMENTO/AVALIAÇÃO X X

Financeiro:

FINANCIAMENTO PÚBLICO: R$ 60.000,00 – Valor estimadoos recursos são provenientes da Prefeitura: Fonte 1034 e 1001

Orçamento:

VALOR TOTAL: R$ 80.000,00
CUSTO MANUTENÇÃO:R$20.000,00.
CUSTO DE IMPLANTAÇÃO: R$40.000,00 Valor gasto para desenvolvimento do projeto: Locação do salão, ornamentação, luzes, som, coffee break, brindes, álbum de figuras, filmagens dos vídeos, jogo da memória
FINANCIAMENTO PRIVADO: R$ 20.000,00 – Valor aproximado. Apoiadores, empresas parceiras.

Beneficiários Diretos:

O projeto Educacional de Meio Ambiente, é um convite às instituições de ensino da rede pública municipal de Palmeira visando construir uma sensibilização para atuais e futuras gerações. O presente projeto pretende atingir todos os alunos da rede Municipal de Palmeira.

Beneficiários Indiretos:

Com o resultado das ações, almejamos o engajamento das Trinta e quatro mil famílias palmeirenses e a cidade.

Resultados:

Este projeto visa o incentivo a repensar sobre os cuidados ao meio ambiente, de uma produção de resíduos com racionalidade, assim como o destino correto, para que esta educação, inicie desde a infância e se consolide como um costume ecologicamente correto, procurando incentivar as famílias a se comprometerem junto a seus filhos a trabalhar a educação ambiental em suas casas, de forma que essa atividade passe a ser vista como algo comum na rotina familiar, sendo assim, os resultados esperados são de curto a longo prazo, desde uma conscientização até a diminuição de resíduos e a avaliação dar-se-á de forma contínua, medida pelas participações das ações que serão direcionadas.

Anexos

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