Programa Qualifica Mulher
Ano / Edição: 2023
Município: Maringá
Função de Governo: Direitos da Cidadania
Diagnóstico
A pandemia do Covid trouxe um aumento expressivo da violência doméstica e intrafamiliar e do desemprego, que afetou primeiramente as mulheres e principalmente as negras. Consequentemente, as mulheres foram as que tiveram maior dificuldade de serem realocadas ao mercado de trabalho, portanto, dentro desse cenário nasceu o Programa Qualifica Mulher, oportunizando qualificação para o mercado de trabalho e promovendo o empreendedorismo feminino como ferramenta de independência econômica e resgate da auto estima das mulheres que perderam seus empregos e sua autonomia econômica.
Descrição
A proposta do Qualifica Mulher é promover ações que contribuam para o reconhecimento e a valorização dos direitos e da cidadania das mulheres e aumentar a capacidade de empregabilidade das mulheres que estão principalmente em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica, por meio da educação profissional e empreendedorismo, com vistas a sua inserção no mundo do trabalho.
Sujeitar-se a uma vida de violência passa na maioria dos casos, pela dependência econômica do agressor e pela incerteza de que é possível sobreviver assumindo a responsabilidade dos filhos e da casa, portanto, o Qualifica Mulher tem esse papel de não apenas qualificar, mas também de oportunizar o resgate individualizado do protagonismo, da própria história de vida das mulheres maringaenses.
Para isso, garantimos no orçamento da Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres os recursos necessários para execução anual do programa que também faz parte do Plano de Metas anual da Secretaria.
Objetivos
Gerais:
Promover a qualificação e capacitação profissional das mulheres maringaenses, principalmente as que se encontram em vulnerabilidade social e em situação de violência doméstica para a empregabilidade e o empreendedorismo, impactando socialmente na superação das desigualdades.
Específicos:
O Qualifica Mulher é um projeto que nasceu para promover a dignidade profissional das mulheres por meio da qualificação e capacitação, o empreendedorismo feminino, fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência e à autonomia econômica e social das mulheres maringaenses, potencializando as mulheres como força de trabalho e impacto econômico.
Metas a atingir:
- mil mulheres qualificadas em 2023;
- mil mulheres qualificadas em 2024.
- 19 cursos com 38 turmas.
Cronograma
Físico:
- Contratação dos cursos junto ao Senac;
- Divulgação dos cursos nas redes sociais e site;
- Abertura das inscrições online e presencial;
- Quantidade de mulheres inscritas;
- Inicio dos cursos;
- Mulheres qualificadas e certificadas.
Financeiro:
Para o ano de 2023 é previsto o gasto de R$497.240,00 com o Programa.
A previsão para 2024 é de R$546.960,00.
Orçamento:
O Programa prevê a contratação de empresa para a prestação de serviço de oferta dos cursos profissionalizantes. É dever da empresa contratada arcar com os custos de pessoal e material, bem como a disponibilização e manutenção da estrutura física necessária para os cursos.
Beneficiários Diretos:
Mulheres maringaenses prioritariamente em situação de vulnerabilidade social ou em situação de violência doméstica e intrafamiliar, atendidas pelos serviços da Rede Mulher.
Beneficiários Indiretos:
O contexto familiar é beneficiado indiretamente com o rompimento da vulnerabilidade, com a perspectiva de autonomia e emancipação econômica.
Resultados:
Mulheres resgatadas em sua dignidade e auto estima, inseridas no mercado de trabalho ou empreendendo.