Historiando com a Literatura Infantil
Ano / Edição: 2023
Município: Palmeira
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Com o crescimento das oportunidades de interação com as mídias, é cada vez mais comum encontrar estudantes que deixam de realizar a leitura e a manipulação de livros em detrimento do uso dos aparelhos eletrônicos. Compreende-se que a escola é um dos espaços importantes que pode resgatar e desenvolver o gosto pela leitura oferendo aos alunos um trabalho criativo, dinâmico e incentivador com a leitura. A literatura infantil é de suma importância para incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer (SMEDEL), teve a iniciativa, implementou e está desenvolvendo em todas as instituições de ensino na rede municipal que ofertam a modalidade da Educação Infantil, o projeto de Literatura “Historiando com a Literatura Infantil” o qual visa oferecer aos professores e alunos da Educação Infantil, um trabalho dinâmico e criativo através das histórias que compõem a literatura infantil. Oferecer também a formação continuada em serviço com o intuito de preparar professores habilitados e específicos para desenvolver o projeto através dos contos Literários e das diferentes linguagens, compreendendo a importância e representatividade na Literatura Infantil e o seu impacto social na vida dos alunos. Visa propiciar às crianças a valorização de culturas diferentes e o empoderamento através do conhecimento literário, a construção da sua própria identidade na infância e principalmente desenvolver o gosto da leitura desde a infância, para se tornar um adulto leitor.
Diante da preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se que indispensavelmente as práticas de leitura assumam desde cedo, ainda na infância, papel fundamental na formação de futuros leitores. O objetivo do projeto é estimular a leitura de forma prazerosa e que venha aguçar o desejo por realiza-la como momento de fruição. A ideia central é transformar a realidade presente e contribuir para a formação de leitores, promover o contato e o encantamento das crianças com livros, com as histórias e também subsidiar o desenvolvimento do projeto através de momentos de formação aos professores e a realização das atividades propostas. Os professores que desenvolvem o projeto têm o apoio pedagógico necessário para a realização do seu trabalho nas escolas.
Descrição
Para o desenvolvimento do projeto é fundamental que o professor se atente para a necessidade de tornar as atividades ao mesmo tempo atrativas e enriquecedoras para aprendizagem das crianças. Neste sentido, orienta-se o trabalho utilizando metodologias lúdicas e significativas para a aprendizagem das crianças, realizando ações que envolvam também as famílias e a comunidade escolar.
O Projeto conta com diversas atividades que trazem dinamismo e oportunizam a participação e o protagonismo da criança e do professor no mundo da leitura, da imaginação e do conhecimento. Dentre algumas atividades destacam-se: Contação de Histórias; Formação de Professores; Maleta Viajante; Visitas a Biblioteca e espaços de incentivos a leitura; Mostra Literária e Aquisição de obras literárias.
Contação de Histórias, é o momento no qual o professor oferece a criança o contato e o conhecimento de uma história, este acontece através da leitura ou contação da história para a qual o professor poderá utilizar vários recursos em seu planejamento: os livros, o recurso da voz, aventais de histórias, cineminha, teatro de sombras e fantoches, dramatizações, livro de histórias clássicas, teatro, exposição dos trabalhos para a comunidade escolar, envolver nas atividades outros gêneros textuais como fábulas, poemas, receitas, poesias, entre outros. Dessa forma, o professor vai partir sempre de uma história para desenvolver as outras atividades, podendo ser de arte ou conteúdos de outros campos de experiência. Sendo assim, o professor tem a possibilidade de trabalhar dentro de todos os campos de experiências, por meio de sequencias didáticas, que visam o desenvolvimento de habilidades da criança e ao mesmo tempo estimulando-as para que se tornem adultos leitores. O contato com os livros e com as histórias é oferecido diariamente pelos professores regentes e também de forma específica para o desenvolvimento leitor, através das aulas de literatura infantil oferecidas semanalmente. Ressalta-se que para o desenvolvimento das aulas de literatura os professores além dos livros utilizam inúmeros recursos confeccionados por ele através de diferentes e materiais alternativos.
Formação de Professores: Os encontros de formação acontecem mensalmente, com o intuito de preparar e subsidiar os professores para o desenvolvimento do projeto. Além de informar e facilitar o processo de criação de materiais alternativos e sustentáveis, promove através de troca de experiencias uma rede de ideias de modo a garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem das crianças. Os encontros de formação são realizados pelas assessoras pedagógicas da educação infantil e em alguns momentos com convidados da área.
Maleta Viajante: Para a criança se tornar uma futura leitora, é necessário receber os estímulos diários que o levem a ser capaz de dominar e atender as demandas da leitura e escrita. Nessa perspectiva a escola pode contribuir desde a primeira infância através de ações que oportunizem as crianças a ter contato com os livros e a leitura, e com essas ações a Escola e família podem trabalhar em parceria para beneficiar as crianças. A Maleta Viajante tem como objetivo incentivar nas crianças o gosto pela leitura e envolver a família como parte integrante da ação. A iniciativa surge da compreensão de que é necessário possibilitar o contato com os livros a todos os alunos pois muitos não tem livros em casa, mas também com a intenção do envolvimento e participação da família neste processo. Para a efetividade da ação é importante e necessário que a família realize momentos de leitura com a criança em casa. Compreende-se que esta é uma ação que promove a interação, o contato, o desenvolvimento de vínculos afetivos entre a família, o conhecimento de histórias e também incentiva a leitura do próprio adulto. A cada semana a criança levará para casa a “Maleta Viajante” contendo um livro de história. Terá uma semana para fazer a leitura completa do livro e como registro, com auxílio do familiar, preencherá a ficha de leitura e em sala de aula contará um pouco sobre o que leu e sua opinião sobre a história. É uma ação que desperta o interesse das crianças para levar os livros para casa e para realizar a leitura.
Visitas a Biblioteca Municipal e espaços de incentivos a leitura: Ao longo do ano, os professores planejam visitas a biblioteca municipal, para que as crianças conheçam este espaço de leitura e de contato com os livros. Neste espaço também são realizadas atividades de contação de histórias e de leitura de livros. Há também o acesso a alguns lugares do comercio que incentivam a leitura através de estantes de leitura (Projeto Pega Aí) que possibilita o empréstimo de livros literários.
Mostra Literária: Ao longo do ano, durante as aulas de literatura e com base nas histórias lidas e trabalhadas são desenvolvidas diferentes atividades de produção de materiais e jogos que incentivam a leitura. Todo o material construído com os alunos, faz parte da mostra literária, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação com o intuito de promover e incentivar a leitura. É um momento onde a comunidade tem a oportunidade de visitar a exposições e conhecer o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino, através da leitura. Neste ano de 2023 a Mostra Literária acontecerá o mês de setembro e em dois dias para a visitação e participação da comunidade. A Mostra Literária é um momento especial de exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, sendo que em um mesmo espaço todas as escolas organizam seus stands dentro da temática literária escolhida pela própria escola. É um dos momentos em que os pais e familiares tem a oportunidade de visitar a exposição e participar dela, pois nestes dias são desenvolvidas várias atividades culturais e literárias para a participação da criança juntamente com a família.
Aquisição de obras literárias: Através de parcerias e apoiadores, foram e ainda serão arrecadadas e adquiridas obras literárias para o acervo das escolas.
Objetivos
Gerais:
Fomentar o incentivo à leitura desde a infância promovendo a formação de leitores.
Específicos:
- Desenvolver o gosto pela leitura.
- Proporcionar o contato com livros de literatura infantil.
- Desenvolver a capacidade de contar e recontar histórias.
- Desenvolver habilidades, artísticas, culturais, motoras, de raciocínio lógico através da sequência didática das histórias.
- Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de comunicação.
- Desenvolver o senso crítico.
- Ampliar o vocabulário.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Oferecer um espaço e atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando.
- Promover momentos de prazer por meio da leitura.
Metas a atingir:
- Despertar nas crianças o gosto pela leitura.
- Avançar na aprendizagem com as crianças.
- Adquirir novos livros para acervo das escolas.
- Manutenção e desenvolvimento deste projeto nos próximos anos.
Cronograma
Físico:
As atividades de leitura, contação de histórias , confecção de materiais pelos alunos e professores ocorrem ao longo do ano letivo nos momentos da aula de literatura. A mala viajante também é uma atividade diária que acontece nas escolas semanalmente. As formações com os professores do projeto acontecem conforme cronograma pré-estabelecido como descrito em seguida:
Cronograma de formações para professores do projeto - 2023
Abril 13/04- Manhã: 8h15min às 11:45min e Tarde: 13h15min às 16:45min
1° Encontro de Formação:
- Conhecer o Projeto e as ações a serem desenvolvidas;
- Histórias e a sequência didática.
Maio 23/05 - Manhã: 8h15min às 11:45min e Tarde: 13h15min às 16:45min
2º Encontro de Formação:
- Apresentação do tema do projeto por escola/ CMEI.
- Nome do Projeto de Literatura Infantil: Cada instituição escolhe um título. - Apresentação da História escolhida por escola/CMEI e a sequência didática.
Junho: 13/06 - Tarde: 13h15min às 16:45min
3º Encontro de Formação
- Contação de História -Oficina de ideias: confecção de materiais para contação de histórias.
Agosto 16/08 - Manhã: 8h15min às 11:45min e Tarde: 13h15min às 16:45min
4º Encontro de Formação
- Oficina: Contação de Histórias.
-Orientações do Regulamento: Mostra Literária e Cultural 2023.
- Relato das experiências: Maleta Viajante.
Setembro 29/09 e 30/09 - Manhã: 8h15min às 11:45min e Tarde: 13h15min às 16:45min
5º Encontro de Formação
- 2ª Mostra Literária e Cultural.
Outubro 17/10- Manhã: 8h15min às 11:45min e Tarde: 13h15min às 16:45min
6º Encontro de Formação
- Avaliação da Mostra Literária.
- Leitura e Contação de história.
- Atividades de Leitura.
Novembro/Dezembro (dia a definir) - Manhã: 8h15min às 11:45min e Tarde: 13h15min às 16:45min
7º Encontro de Formação
- Análise e Avaliação do projeto e planejamento 2024.
– Atividade de encerramento do ano.
Financeiro:
Não há financiamento específico para o desenvolvimento do projeto. A SMEDEL auxilia com as despesas de manutenção. As atividades com os alunos são realizadas diretamente nas escolas com recursos próprios. Acontece por meio de aulas de literatura, contação de histórias e confecção de materiais alternativos, sendo que a Secretaria Municipal de Educação, dá apoio na elaboração dos mesmos. As formações para os professores são realizadas pela equipe de Assessoria Pedagógica da Educação Infantil e convidados.
Orçamento:
Não há uma previsão orçamentária específica para o desenvolvimento do projeto, pois o mesmo acontece dentro das instituições de ensino com recursos disponíveis e com o suporte necessário através da SMEDEL. Somente há despesas de manutenção das atividades pedagógicas como: aquisição de materiais didáticos, transporte e locação de som e telão.
Beneficiários Diretos:
São beneficiados diretamente pelo projeto 1430 alunos da Educação Infantil e os professores do segmento, distribuídos em 17 escolas:
- 3 escolas e 5 CMEIs localizados na zona urbana;
- 9 escolas localizadas na zona rural, desde as turmas do berçário até o infantil V (de 0 a 5 anos de idade).
Beneficiários Indiretos:
Familiares dos alunos e estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano), bem como toda a comunidade escolar e civil, pois é um trabalho que abre as portas das escolas para parcerias com membros da comunidade. A mostra literária é o evento maior do projeto o qual é aberto a toda a população local e de municípios vizinhos, tendo a oportunidade de estar em contato com a cultura infantil, os materiais produzidos e a apreciação aos encantamentos que as histórias proporcionam.
Resultados:
O presente projeto visa o incentivo à leitura as crianças para a formação de leitores, dando início já na infância e também procurando incentivar as famílias a se comprometerem com esta proposta de maneira a compreenderem a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico das crianças. Já é possível observar alguns resultados, as atividades desenvolvidas tanto na escola quanto com a maleta viajante já são práticas estabelecidas e aplicadas pelas instituições de ensino na educação Infantil. A participação da família tem sido conquistada, sendo a atividade da Maleta viajante vista como algo prazeroso na rotina familiar, conforme relatos realizados através dos pais aos professores.
Os resultados esperados são de curto a longo prazo. Destaca-se que alguns resultados já podem ser observados como:
- Maior interesse dos alunos pela leitura;
- Aquisição de obras literárias para as escolas;
- Aulas de literatura mais dinâmicas;
- Melhor qualidade de ensino e aprendizagem;
- Maior desenvolvimento cultural para o Município.