Programa Fluxo Digno
Ano / Edição: 2023
Município: Mandaguari
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Sabe-se que a pobreza menstrual é um problema social e de saúde pública que afeta todo o país. No Município de Mandaguari não era diferente. Existia a demanda de mulheres em vulnerabilidade social que necessitavam da doação do absorvente íntimo higiênico. Muitas adolescentes também se viam impedidas de frequentarem a escola, por exemplo, por não possuírem a sua disposição, números suficientes de absorventes íntimos. Com esta problemática, fora apresentado na Câmara de Vereadores um projeto de lei pela Vereadora Claudete Pereira Velasco da Conceição e posteriormente adaptado pelo Poder Executivo através de decreto, com a criação do Programa que passou a atender as mulheres de forma mensal com a doação dos absorventes íntimos higiênicos.
Descrição
O projeto, inicialmente, está atendendo mulheres em situação de extrema pobreza atendidas pelo CRAS, adolescentes atendidas nos centros educacionais públicos e municipais e mulheres em situação de rua. A doação é feita nas dependências do CRAS de forma quadrimestral, sendo doado, por mulher, o número mensal de 16 absorventes íntimos higiênicos. Nas próximas semanas, visto a aceitação das usuárias ao serviço, haverá também a doação para mulheres em situação de pobreza.
Objetivos
Gerais:
Lutar efetivamente contra a pobreza menstrual no Município de Mandaguari, o que soma-se a diminuição da carga emocional da mulher, problemas educacionais e riscos à saúde feminina.
Específicos:
Atender as mulheres mandaguarienses, no tocante ao seu fluxo menstrual.
Metas a atingir:
Atendimento a todas mulheres de Mandaguari, em situação de vulnerabilidade social.
Cronograma
Físico:
O cronograma está compatível com o tempo analisado e estudado do projeto.
Financeiro:
Até o presente momento fora gasto o valor de R$ 60.000,00 para a compra de absorventes íntimos higiênicos.
Orçamento:
Até o presente momento fora gasto o valor de R$ 60.000,00 para a compra de absorventes íntimos higiênicos.
Beneficiários Diretos:
Mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo CRAS e CREAS.
Beneficiários Indiretos:
Demais munícipes, sistema de educação, sistema de saúde, comunidade em geral e etc.
Resultados:
No primeiro momento acompanhamos a ótima aceitação dos usuários perante o programa, bem como a grande procura dos munícipes.