Banco de Projetos

Prática Integrativa: Consultório na rua

Ano / Edição: 2023
Município: Maringá
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Em 2010 teve início, em Maringá, o trabalho do Consultório de Rua que, em 2014, foi incorporado à Atenção Primária à Saúde (APS) e passou a ser denominado Consultório na Rua, com objetivo principal de garantia de vínculo dessas pessoas à Atenção Primária a Saúde e demais pontos de atenção da rede de saúde e assistência social. Composta por enfermeira, técnica de enfermagem, médico de família e comunidade, psicóloga, assistente social e motorista, a equipe de Cosultório na Rua (eCR), desde sua implementação, tem se apropriado de diferentes Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como ferramentas de cuidado, em consonância com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complemetares. As PICS utilizadas pela eCnR nos últimos 12 meses foram fitoterapia, acupuntura, auriculoterapia, terapia comunitária integrativa e massagem ayurvédica.

Descrição

A Equipe de Consultório na Rua (eCR) é uma equipe de Atenção Primária à Saúde que presta assistência médica, de enfermagem, psicológica e de assistência social, de caráter itinerante, às pessoas que vivem e habitam às ruas. Em consonância com a Política Nacional de Práticas Integrativas, e eCR tem utilizado como tecnologias de cuidado diferentes Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como Acupuntura, Fitoterapia e Terapia Comunitária Integrativa.

Objetivos

Gerais:

Aprimorar a qualidade da assistência em saúde prestada às pessoas que vivem e habitam às ruas por meio das práticas de Acupuntura, Fitoterapia e Terapia Comunitária Integrativa

Específicos:

Melhoria dos indicadores de saúde dessa população, melhorar a aderência aos planos terapêuticos, reduzir internações por causas sensíveis à APS e reduzir danos relacionados ao consumo de substâncias psicotrópicas

Metas a atingir:

- reduzir internações por causas sensíveis à APS
- reduzir danos relacionados ao consumo de substâncias psicotrópicas

Cronograma

Físico:

Foram realizados 881 atendimentos, sendo que estes foram realizados majoritariamente em ruas e praças, assim como em serviços de assistência social e outros pontos da rede de saúde municipal.

Financeiro:

Para o desenvolvimento deste projeto, foram utilizados os recursos já despendidos pelo município na Atenção Primária.

Orçamento:

Valor de custeio para manutenção de 1 equipe de Consultório na Rua no valor de R$ 19.900,00/mês.

Beneficiários Diretos:

Pessoas que vivem e habitam às ruas no município de Maringá

Beneficiários Indiretos:

Ações de promoção à saúde de populações específicas tem benefício direto para toda a população do município

Resultados:

No período entre março de 2022 e março de 2023 a eCR de Maringá realizou 881 atendimentos, sendo que estes foram realizados majoritariamente em ruas e praças, assim como em serviços de assistência social e outros pontos da rede de saúde municipal. A fitoterapia foi a PICS mais utilizada, com dispensação de apoximadamente 30 frascos de creme ou pomada fitoterápica ao mês para a realização de curativos, cuidado de lesões de pele e alívio da dor. A acupuntura foi registrada como procedimento em 37 atendimentos e, conforme relato de prontuários, a queixa mais comum para que foi indicada foi dor osteomuscular. Em decorrência das medidas de contingência para o COVID-19, as atividades em grupo ou que necessitariam um contato mais prolongado entre o profissional de saúde e o paciente foram pouco realizadas no período, sendo que foi feita uma única roda de Terapia Comunitária Integrativa.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos