Banco de Projetos

Transporte Publico gratuito

Ano / Edição: 2014
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Transporte

Diagnóstico

O município de Ivaiporã criado através da Lei Estadual n°4.245, de 25 de julho de 1960, localizado na região do Vale do Ivaí, situa-se na região norte do Paraná. Segundo dados do IBGE (2010), possui uma área territorial de 434.662 Km² com população estimada de 31.816 habitantes , e ainda indica índice de Desenvolvimento Humano de 0,730. (IPARDES, 2010).
Dentre a população, um número considerável da população, reside na zona urbana cerca de 27.438 pessoas, divididas em bairros que se encontram distantes do centro da cidade, bem como, de seu campo de trabalho, sendo a população rural distribuída em distritos distantes do centro da cidade.
Ivaiporã Município de pequeno porte II em gestão básica, oferece serviços públicos destinado a população, dentre os serviços públicos oferecidos conta com o TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO, o qual é destinado a população em geral, o qual abrange todas as áreas urbanas do município, e dois distritos, como transporte de qualidade aos moradores de diferentes áreas da cidade, garantindo a população o direito a acessibilidade , a qual está associada à facilidade de chegar ao local de destino .

Descrição

O transporte publico gratuito é destinado a toda população ivaiporaense, atende em média 1.700 pessoas por dia, mantém sete linhas diárias, em horários de atendimento das 6:30 às 8:30 e das 17:00 às 19:30 horas, conta com sete ônibus os quais encontram-se em ótimo padrão de qualidade; dos quais cinco fazem o trajeto na cidade e dois nos distritos.
Pensando na comodidade e bem estar da população usuária, recentemente foi construído o terminal destinado exclusivamente ao embarque e desembarque de passageiros. Os itinerários e a sucessão de pontos são definidos para atender de modo satisfatório a todos as pessoas que fazem uso diariamente do transporte.

Objetivos

Gerais:

Garantir a população acesso a diferentes pontos da cidade atendendo plenamente às necessidades dos usuários propiciar-lhes, acesso à saúde, à educação, ao lazer e ao trabalho.

Específicos:

-Garantir transporte urbano gratuito e de qualidade e acessibilidade para o deslocamento de pessoas
- Oportunizar acesso a diferentes pontos da cidade à população;
-Garantir o direito de ir e vir da população ;

Metas a atingir:

Atender a toda a população do município, garantindo acessibilidade aos locais de destino. A meta para o corrente ano é atender 2.000 pessoas/dias, garantindo-lhes o acesso gratuito ao transporte.

Cronograma

Físico:

O itinerário é desenvolvido diariamente, onde são atendidos em média 1.700 pessoas por dia, com sete linhas, facilitando a vida cotidiana da população.

Financeiro:

Os recursos financeiros, para manutenção da ação são oriundos de recursos próprios do município, alocados no orçamento anualmente e previstos no plano plurianual, os quais são distribuídos em conforme as necessidades.

Orçamento:

A origem do recurso para execução da atividade estão alocado no orçamento publico do município sobre dotação inclusa na pasta 09.003.15.452.0025.2072 Manutenção do Transporte Coletivo .

Beneficiários Diretos:

População em geral residente no município.

Beneficiários Indiretos:

População advinda de outras regiões ao município a trabalhos ou passeio.

Resultados:

Os resultados esperados com esta atividade, está diretamente ligada a satisfação dos beneficiários, bem como a facilidade de chegada ao lugar de destino, uma vez que isto facilita a vida cotidiana das pessoas.

Anexos

Banco de Projetos