Banco de Projetos

A Devolutiva Pedagógica no Desenvolvimento de Líderes e Gestores Educacionais com foco em Resultados de Excelência.

Ano / Edição: 2023
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A devolutiva pedagógica, tornou-se um dos métodos utilizados pela divisão do ensino fundamental, contida na Secretaria de Municipal de Educação de Campo Mourão. Esta prática, tornou-se necessária, após observar que a grande maioria dos gestores de unidades, apresentavam algum tipo de dificuldade na compreensão de seus resultados educacionais. Neste contexto, destacamos a dimensão pedagógica como sendo o eixo central do processo educacional, onde de fato, o olhar atento e refinado do gestor quanto aos indicadores e resultados, bem como a tomada de decisão e correção imediata quanto aos problemas identificados. Aliados a externalização destes indicadores e direcionamentos a sua equipe docente. É uma estratégia que busca melhorar a qualidade da educação, permitindo uma análise detalhada dos resultados e uma intervenção adequada para o aprimoramento do ensino.
Esta prática de devolutiva pedagógica é realizada desde o ano de 2021, com 22 unidades escolares de ensino fundamental, que compõem a rede de ensino do município, orientando o desenvolvimento pedagógico de mais de 7 mil estudantes, bem como o acompanhamento da prática docente de aproximadamente 800 educadores.
O projeto tem apresentado avanços significativos desde o seu início em 2021, ocasião em que ocorreu em formato remoto, no qual foi um grande desafio. Quando em 2022, a equipe responsável conseguiu efetivar e reorganizar o projeto, no formato presencial, o que favoreceu para a construção de bases fundamentais na continuidade efetiva dos trabalhos, nos registros contínuos e nos resultados alcançados.
Nessa perspectiva de monitoramento da devolutiva, uma das principais conquistas do projeto tem se apresentado na melhoria da qualidade de ensino conquistada, a cada trimestre.
Através da devolutiva construtiva e individualizada, os gestores têm recebido feedbacks significativos sobre o desempenho de suas práticas pedagógicas, permitindo-lhes identificar pontos fortes e situações que exigem atenção, a fim de alcançar melhorias. Esse movimento de gestão, tem gerado uma base de registros e dados que confirmam o fortalecimento à liderança educacional, o incentivo à reflexão e busca por aprimoramento constante.

Descrição

A devolutiva não se dá apenas em momentos distintos do ano, mas requer da equipe da Divisão do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação uma entrega de tempo, apoio às escolas, análises minuciosas e busca por aporte em formações e literaturas para que haja uma ação de resultado e melhora da qualidade do ensino fundamental da rede municipal de Campo Mourão.
São acompanhamentos constantes do rendimento e da frequência de cada aluno da rede, auxiliando e dando suporte ao trabalho docente e da gestão pedagógica de cada uma das Unidades de Ensino e ao mesmo tempo agregando um levantamento de dados do desempenho educacional, o que implica ações de reflexão e propondo as devidas melhorias, sempre com o principal foco no desenvolvimento da aprendizagem e seus múltiplos processos.
Como instrumentos de auxílio ao levantamento de dados, além do suporte do Governo Estadual com o SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar) e RCO (Registro de Classe Online), também são pensadas em ações desenvolvidas com o Projeto Juntos Educar (LEI Nº 4.297, DE 29 DE ABRIL DE 2022) como o suporte ao desenvolvimento do plano de ação de cada diretor escolar, valorização dos profissionais da educação, e por meio da educação tecnológica na utilização de uma plataforma de ensino, a Plataforma Atla, trata-se de uma plataforma tecnológica desenvolvida com o apoio de investimentos advindos do Projeto Juntos Educar, em resposta às demandas de necessidade assinaladas pela equipe da Divisão de Ensino Fundamental, como também do levantamento e análise dos dados processados.
Por meio da Plataforma ATLA, atualmente, é possível aplicar e analisar os dados de avaliações semestrais, que envolve as ações dirigidas do 1º ao 5º ano, na Plataforma Atla também abriga e possibilita gerir os dados provenientes da Avaliação de Hipótese de Escrita, as avaliações são produzidas pela equipe de Divisão do Ensino Fundamental, e são aplicadas em quatro etapas distintas ao longo do ano letivo, nesta avaliação, os procedimentos pedagógicos realizados pelo docente nessa avaliação são compostos por um ditado, de acordo com os fundamentos da psicogênese da escrita.
A partir da aplicação, uma série de resultados são lançados na Plataforma Atla, o que gera gráficos e relatórios cuja indicação possibilita a real visualização dos avanços na aquisição da escrita, endereçada à cada aluno, individualmente, o que por seu turno, gera dados e registros que servem como suporte para a equipe da Secretaria Municipal da Educação, acessar, analisar, e estabelecer monitoramento nas devolutivas, junto a cada uma das 22 unidades de ensino, efetivando nessa direção, ações de melhorias e investimento necessários nos processos educacionais.
Além das avaliações, por meio da plataforma ATLA, também são coletados dados de infrequência que dão suporte às ações de busca ativa, e no final de cada trimestre, os professores regentes tem um campo específico para registrar os alunos que não alcançaram a média trimestral e as ações já realizadas e ações que à se realizar para a recuperação do rendimento desses alunos.
A equipe da Secretaria Municipal da Educação tendo acesso a essas informações se organiza para fortalecer e auxiliar os professores em sua prática com os encaminhamentos e contribuições necessárias.
No início da devolutiva, aplicamos um questionário com perguntas de cunho organizacional, é uma abordagem válida para obtermos informações sobre a organização da instituição. Essas perguntas podem fornecer insights valiosos sobre a estrutura, processos e práticas administrativas e pedagógicas da escola, permitindo uma análise mais abrangente da gestão educacional. (em anexo).
Nas devolutivas são analisadas juntamente com a equipe de cada escola:
Rendimento dos alunos com laudo;
Coerência nas adequações curriculares aos alunos com laudo;
Análise comparativa do rendimento dos estudantes, ano vigente e anos anteriores;
Análise do contexto educacional dos alunos com baixo rendimento (tabela 2 em anexos);
Análise das ações das escola para sanar as dificuldades de cada aluno com baixo rendimento;
Levantamento das ações necessárias para sanar as dificuldades dos estudantes com baixo rendimento;
Análise das infrequências dos alunos (tabela 3);
Análise e suporte quanto às ações para recuperar a assiduidade dos alunos infrequentes;
Encaminhamentos para a equipe multiprofissional;
Realização de estudos de caso, e em caso de necessidade, são convidado equipamentos de proteção às crianças, como por exemplo servidores da saúde, conselheiros tutelares, servidores da ação social, entre outros;
Análise e orientação da prática docente;
Análise e orientação da prática do acompanhamento pedagógico da gestão;
Coleta dados das plataformas utilizadas pelos professores, como RCO, SERE e ATLA, onde são registrados os resultados das avaliações e observações dos diferentes componentes curriculares estudados pelos alunos no trimestre anterior;
Utilizar instrumentos de avaliação e indicadores específicos para embasar as devolutivas;
Realizar reuniões periódicas com os gestores e Professores Pedagogos para discutir e planejar as ações;
Promover uma abordagem de liderança compartilhada, estimulando a participação dos gestores no processo de devolutiva.
A devolutiva implementada pela Divisão de Ensino Fundamental é uma ação que requer uma gestão de resultados consistente além de um minucioso planejamento de ações para que a equipe consiga efetivar o que é proposto. São ações intensas, porém, já têm demonstrado grandes resultados desde a sua efetivação em 2021, como por exemplo a queda no índice de baixo rendimento dos alunos e da infrequência.
Hoje compreende-se que o acompanhamento e suporte total à prática pedagógica se faz indispensável para proporcionar ganhos no desenvolvimento de nossos estudantes. São ações que não demandam custos financeiros, mas sim um alto custo de tempo, e este não é mensurado pela equipe, pois o resultado dessas ações tem sido o impulsionador da continuidade, mesmo com todas as dificuldades e complexidade das ações. Cabe ressaltar que são duas servidores municipais que compõem a equipe da Divisão de Ensino Fundamental.

Objetivos

Gerais:

Garantir um acompanhamento efetivo das práticas pedagógicas, e planos de gestão, visando a efetiva construção do conhecimento e a melhora na qualidade do ensino.

Específicos:

- Fomentar uma cultura de feedback, aprendizado e melhoria contínua entre os gestores educacionais;
- Fornecer devolutivas construtivas e individualizadas sobre o desenvolvimento dos alunos;
- Identificar pontos a serem implementados nas práticas pedagógicas para solucionar lacunas de aprendizagem em alunos com baixo rendimento escolar;
- Estabelecer um único canal de comunicação entre secretaria municipal de educação, diretores, professores pedagogos e equipe docente, sendo esta ferramenta, um espaço colaborativo para fomento de memória organizacional
- Dar suporte a gestão das unidades por meio dos acompanhamentos de seus Planejamentos Estratégicos - 5W2Hs, para efetiva realização das ações previstas, análise de resultados e melhoria contínua com foco nos resultados educacionais e para a melhora na condução do desenvolvimento pedagógico das Unidades de Ensino.
- Identificar ações comuns entre unidades de ensino, compartilhando-as com a rede, favorecendo assim as boas práticas pedagógicas com resultados positivos e construção do conhecimento.

Metas a atingir:

O projeto visa fornecer aos gestores educacionais informações valiosas e embasadas para desenvolverem ações efetivas que contribuam para o aprimoramento do desempenho acadêmico dos alunos. Através da análise das devolutivas, identificação de áreas de melhoria e implementação de ações adequadas, busca-se promover uma educação de qualidade e garantir o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Cronograma

Físico:

- Fevereiro: aplicação de avaliação diagnóstica e de hipótese de escrita para levantamento de dados e início do planejamento das ações;
- Março: Capacitação dos gestores sobre a importância da devolutiva e o das orientações sobre os instrumentos de avaliação e análise de resultados;
- Abril: Coleta de informações e dados relevantes para embasar as devolutivas.
- Maio/junho 3: Realização das devolutivas do primeiro trimestre com os gestores e Pedagogos de cada instituição de ensino. (Sendo um ou dois dias para o acompanhamento do rendimento escolar e prática pedagógica de cada escola). Aplicação da segunda avaliação de hipótese de escrita;
- Julho: Implementação de ações e intervenções pedagógicas a serem aplicadas nos alunos no segundo semestre para abordar as áreas de desenvolvimento identificadas, sanar as defasagens e recompor os conteúdos.
- Agosto: aplicação da terceira avaliação de hipótese de escrita; avaliações trimestrais;
- Setembro: Realização das devolutivas do segundo trimestre com os gestores e Pedagogos de cada instituição de ensino. Aplicação da segunda avaliação diagnóstica para análise do desenvolvimento do desempenho do aluno em comparativo à primeira avaliação aplicada em fevereiro.
-Outubro/Novembro: Implementação de ações e intervenções pedagógicas a serem aplicadas nos alunos no terceiro trimestre para abordar as áreas de desenvolvimento identificadas, sanar as defasagens e recompor os conteúdos. Aplicação da quarta avaliação de hipótese de escrita e avaliações trimestrais;
- Dezembro: Finalização do projeto com uma avaliação geral e elaboração de um relatório final.

Financeiro:

Os valores despendidos se dá pelo pagamento salarial das servidoras que compõem a divisão de ensino fundamental da secretaria de educação

Orçamento:

O orçamento utilizado para este projeto é somente o pagamento (salário mensal) das Coordenadoras Pedagógicas do Ensino Fundamental lotadas na Secretaria Municipal da Educação.

Beneficiários Diretos:

São beneficiadas 22 unidades escolares de ensino fundamental, que compõem a rede de ensino do município, orientando o desenvolvimento pedagógico de mais de 7 mil estudantes, bem como os docente (aproximadamente 800 educadores). 

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar.

Resultados:

O projeto visa fornecer aos gestores educacionais informações valiosas e embasadas para desenvolverem ações efetivas que contribuam para o aprimoramento do desempenho acadêmico dos alunos. Através da análise das devolutivas, identificação de áreas de melhoria e implementação de ações adequadas, busca-se promover uma educação de qualidade e garantir o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Anexos

Banco de Projetos