Banco de Projetos

EstudAr

Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Araucária é um dos municípios do Estado do Paraná. De acordo com as estimativas do IBGE (2021) possui cerca de 148.522 habitantes, dentre os quais aproximadamente 10.786 estudantes estão matriculados no Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A Rede Municipal de Educação de Araucária é composta por 78 unidades educacionais, distribuídas da seguinte forma:
● 34 escolas do Ensino Fundamental - 10.786 estudantes
● 39 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) - 6.263 crianças
● 5 Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAEEs) - 610 estudantes
A proposta de elaboração de material estruturado próprio da Rede, o EstudAr, é fundamentada nas especificidades, no contexto sócio-histórico do município e na necessidade de contemplar objetos do conhecimento conforme a Organização Curricular da Rede Municipal de Educação de Araucária, a qual está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), privilegiando práticas pedagógicas contextualizadas em que os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos históricos, valorizando a identidade e as particularidades da cultura local e do contexto social em que estão inseridos.

Descrição

A proposta intenciona a elaboração de material pedagógico realizada pelos profissionais da rede, considerando os elementos da realidade histórica e social dos estudantes, estruturado de modo a referenciar-se nos passos da Pedagogia Histórico Crítica, estimulando a integração de componentes curriculares e o protagonismo estudantil.
Saviani (2007), destaca a importância do livro didático para a prática educativa considerando sua especificidade no ato educativo.
[...] os livros didáticos serão o instrumento adequado para a transformação da mensagem científica em mensagem educativa. Nota-se, ainda, que, nesse caso, o livro didático é não somente o instrumento adequado mas insubstituível, uma vez que os demais recursos não se prestam para a transmissão de um corpo de conhecimentos sistematizados como o é aquele que constitui a ciência produto (SAVIANI, 2007, p. 136).
O autor ainda destaca o papel desse recurso na formação e a responsabilidade da autoria desses materiais diante de tal objetivo.
[...] na verdade, um autor de Livro Didático deve ter em mente que o seu objetivo não é a ciência como tal. [...] Não lhe cabe, propriamente expor as conclusões científicas [...] mas selecioná-las e ordená-las de modo que atinjam o objetivo educacional: a promoção do homem (SAVIANI, 2007, p. 136)
Diante do exposto verificamos a importância dos livros didáticos, dentre outros materiais, como suporte para a prática pedagógica.
Sem minimizar tal importância, cabe salientar que os livros didáticos, distribuídos pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em todo o território nacional, são generalistas. Nesse sentido, a elaboração de um material estruturado autoral local para a Rede Municipal de Educação de Araucária considera a importância de assegurar práticas pedagógicas contextualizadas em que os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos históricos, valorizando a identidade e as especificidades do contexto social em que estão inseridos.
Dentre os pressupostos que direcionam o desenvolvimento do referido material, um deles consiste na composição da equipe de autores ser de profissionais que atuam no magistério do município. Tal encaminhamento nos remete a dois conceitos freireanos que permeiam a intencionalidade pedagógica aqui defendida, a realidade concreta e a práxis.
Nessa ótica, destacamos também, a relevância da elaboração do material autoral EstudAr, privilegiando a realidade concreta, contribuindo na perspectiva da educação para a emancipação humana, por meio do protagonismo dos estudantes e da autonomia dos professores.
Ainda cabe destacar a observância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS na estruturação das atividades pedagógicas contidas nos cadernos. Os temas dos ODS estão inseridos de maneira transversal aos conteúdos trabalhados, com o objetivo de tornar a sustentabilidade parte do dia a dia escolar, estimulando o pensar e agir dos estudantes de maneira autônoma e coletiva, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes na construção de um mundo melhor.
Outro tema também de grande importância é o ensino para as relações étnicos raciais, que de maneira interdisciplinar e transversal perpassa pelos objetos de aprendizagem dos componentes trabalhados. Tem por objetivo promover uma educação que supere o racismo e as desigualdades, permitindo que os estudantes se reconheçam pertencentes ao grupo que estão inseridos.
Nessa mesma perspectiva são contempladas as temáticas relacionadas ao Meio Ambiente, Educação do Campo, Educação Inclusiva, Educação das Relações Étnico-raciais, a ludicidade e a integração com outros componentes curriculares.
Para além do subsídio do material estruturado didático-pedagógico, em 2023 o EstudAr desenvolveu ações envolvendo a formação continuada dos professores, de modo a auxiliá-los no uso pedagógico do material. O PlanejAr foi desenvolvido pelos próprios professores autores do material EstudAr. Os professores de 4º e 5º participaram de três encontros e tiveram a oportunidade de aprofundar e ampliar as possibilidades pedagógicas do material. Da mesma forma, estão ocorrendo momentos de formação e reuniões de apresentação dos materiais de Língua Inglesa e Ensino Religioso.

Objetivos

Gerais:

Elaborar material estruturado didático-pedagógico para subsidiar o planejamento e os encaminhamentos metodológicos das aulas desenvolvidas com as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação de Araucária.

Específicos:

● apoiar a atividade pedagógica, de modo que o seu conteúdo esteja relacionado à apropriação do conhecimento de forma sistematizada e de acordo com o planejamento pedagógico;
● pesquisar e analisar os materiais já existentes;
● possibilitar a integração dos diferentes componentes curriculares;
● apresentar propostas de atividades avaliativas auxiliando o professor em sua atividade docente;
● apresentar propostas de atividades que despertem o protagonismo do estudante;
● contextualizar o trabalho com os objetos do conhecimento pautado na realidade histórica e social do município;
● considerar, nas propostas de atividades, a concepção de aprendizagem adotada pela Rede Municipal de Educação;
● contemplar nas atividades propostas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação para as Relações Étnicos Raciais, Educação do Campo, Meio Ambiente e Educação Inclusiva;
● possibilitar aos estudantes uma aprendizagem significativa;
● contribuir para avanços qualitativos do processo de ensino e aprendizagem;
● contribuir para a redução dos índices de distorção idade e série.

Metas a atingir:

Qualitativas
● Contribuir com o processo de formação continuada dos profissionais da educação, a partir da disponibilização do material estruturado - EstudAr, fundamentado nos documentos orientadores do trabalho pedagógico da Rede;
● Favorecer a construção da identidade da Rede Municipal ao disponibilizar material próprio para todas as escolas;
● Favorecer a equidade no processo de ensino e aprendizagem;
● Incentivar uma educação emancipatória com propostas de atividades que consideram o protagonismo estudantil;
● Disponibilizar material estruturado de fácil acesso e baixo custo (ODS 12).

Quantitativas
● Atender 34 escolas municipais com material estruturado - EstudAr, fundamentado nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação;
● Subsidiar o trabalho pedagógico de, aproximadamente, 500 profissionais com o material estruturado próprio da Rede;
● Contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de 10.786 estudantes, disponibilizando material estruturado contextualizado na realidade local.

Cronograma

Físico:

2º semestre de 2021 - Elaboração dos cadernos para os estudantes e professores das turmas de 4º e 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 1º trimestre - Caderno 1 - Unidades 1, 2 e 3.
Fevereiro 2022 - Disponibilização, em versão digital, do Caderno 1 - Unidades 1, 2 e 3.
Fevereiro à abril de 2022 - Elaboração dos cadernos para os estudantes e professores das turmas de 4º e 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 2º trimestre - Caderno 2 - Unidades 4, 5 e 6.
Maio/Junho/Agosto de 2022 - Disponibilização do Caderno 2 - Unidades 4, 5 e 6, sendo uma unidade por mês.
Maio à Agosto de 2022 - Elaboração dos cadernos para os estudantes e professores das turmas de 4º e 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 3º trimestre - Caderno 3 - Unidades 7, 8 e 9.
Maio e Junho de 2022 - Avaliação do Caderno 1, por meio de formulário eletrônico, pelos profissionais da rede.
Setembro/Outubro/Novembro de 2022 - Disponibilização do Caderno 3 - Unidades 7, 8 e 9, sendo uma unidade por mês.
Setembro à dezembro de 2022 - Revisão do material produzido, pós avaliação dos profissionais da Rede, para produção de versão impressa – Unidade 1.
Agosto a dezembro de 2022 - Elaboração dos cadernos de Língua Inglesa para os estudantes e professores das turmas do 1º ano e Ensino Religioso para os estudantes e professores das turmas de 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 1º trimestre - Caderno 1 - Unidades 1, 2 e 3.
Fevereiro de 2023 - Disponibilização de versão impressa da Caderno 1 - 1º trimestre de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores das turmas de 4º↨ e 5º ano.
Março de 2023 - PlanejAr – formação continuada para os professores de 4º e 5º anos para uso do Caderno 1 do EstudAr. Disponibilização de versão digital do Caderno 1 de Língua Inglesa – Unidade 1, 2 e 3. Disponibilização de versão digital do Caderno 1 de Ensino Religioso – Unidade 1, 2 e 3.
Fevereiro a abril de 2023 - Revisão do material produzido, pós avaliação dos profissionais da Rede, para produção de versão impressa – Caderno 2 - 2º trimestre.
Maio de 2023 - PlanejAr – formação continuada para os professores de 4º e 5º anos para uso do Caderno 2 do EstudAr.
Maio de 2023 - Disponibilização de versão impressa da Caderno 2 - 2º trimestre de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores das turmas de 4º↨ e 5º ano.
Outubro e Novembro de 2022 a Fevereiro de 2023 - Elaboração dos cadernos de Língua Inglesa para os estudantes e professores das turmas do 1º ano e Ensino Religioso para os estudantes e professores das turmas de 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 1º trimestre - Caderno 1.
Março e Abril de 2023 - Elaboração dos cadernos de Língua Inglesa para os estudantes e professores das turmas do 1º ano e Ensino Religioso para os estudantes e professores das turmas de 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 2º trimestre - Caderno 2 - Unidades 4, 5 e 6.
Maio de 2023 - Disponibilização de versão digital do Caderno 2 de Língua Inglesa – Unidade 4, 5 e 6.
Maio de 2023 - Disponibilização de versão digital da Unidade 3 - Caderno 2 de Ensino Religioso.
Abril a julho de 2023 - Revisão do material produzido, pós avaliação dos profissionais da Rede, para produção de versão impressa – Unidade 3 - 4º e 5º anos, Língua Portuguesa e Matemática.
Junho de 2023 - Disponibilização de versão digital da Unidade 4 - Caderno 2 de Ensino Religioso.
Agosto de 2023 - Disponibilização de versão digital da Unidade 5 - Caderno 2 de Ensino Religioso.
Setembro de 2023 - PlanejAr – formação continuada para os professores de 4º e 5º anos para uso do Caderno 3 do EstudAr.
Setembro de 2023 - Disponibilização de versão impressa da Unidade 3 - 3º trimestre de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes e professores das turmas de 4º e 5º ano.
Maio a Julho de 2023 - Elaboração dos cadernos de Língua Inglesa para os estudantes e professores das turmas do 1º ano, com os objetivos de aprendizagem do 3º trimestre - Caderno 3 - Unidades 7, 8 e 9.
Agosto a novembro de 2023 - Elaboração dos cadernos de Ensino Religioso para os estudantes e professores das turmas de 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 3º trimestre - Caderno 3 - Unidades 6, 7 e 8.
Setembro de 2023 - Disponibilização de versão digital do Caderno 3 de Língua Inglesa – Unidade 7, 8 e 9.
Setembro de 2023 - Disponibilização de versão digital da Unidade 6, Caderno 3 de Ensino Religioso.
Outubro de 2023 - Disponibilização de versão digital da Unidade 7, Caderno 3 de Ensino Religioso.
Novembro de 2023 - Disponibilização de versão digital da Unidade 8, Caderno 3 de Ensino Religioso.
Setembro a Novembro de 2023 - Revisão, após avaliação, dos cadernos de Língua Inglesa e Ensino Religioso para impressão.
2024 - Ampliação da elaboração do material para outras turmas e componentes curriculares.

Financeiro:

As ferramentas utilizadas para elaboração/criação do material são gratuitas: softwares, banco de dados e imagens livres, respeitando as devidas legislações de uso de direitos autorais.
Em 2022, fase de implantação e considerando o consumo sustentável e o uso consciente dos recursos (ODS 12), o material estruturado EstudAr foi disponibilizado em arquivos digitais (PDF). Após avaliação dos profissionais da Rede e as devidas revisões e correções, o material foi disponibilizado na versão impressa em fevereiro de 2023.
As ações formativas do PlanejAr, ocorreram em espaço próprio da Secretaria Municipal de Educação, necessitando apenas de agendamento prévio para sua utilização. Os materiais utilizados estavam relacionados aos Cadernos do EstudAr, apresentação eletrônica, jogos e atividades disponíveis no encarte do material. Atividades complementares foram disponibilizadas em meio digital, publicadas na Sala Google.

Orçamento:

Os custos com o projeto são assumidos pelo município, desde o pagamento dos professores do quadro próprio do magistério, destinados a compor a equipe de elaboração/criação do material, totalizando dez professores da Educação Básica, a disponibilização de espaço próprio de trabalho e despesas com materiais de expediente e equipamentos.
Em 2023, foram destinados R$900.000,00 para impressão do material para os estudantes e professores da Rede Pública Municipal, respeitando o processo licitatório para esta finalidade.
Para 2024, a verba para a impressão do material, continua prevista no orçamento público de acordo com o processo licitatório para esta finalidade.
As ações formativas do PlanejAr foram previstas no planejamento anual de formação continuada para os professores da RME e ministrados pelos próprios professores da equipe do EstudAr da Secretaria Municipal de Educação, sem custos adicionais ao município.

Beneficiários Diretos:

Estudantes e profissionais da educação que atuam nas turmas dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal. Em 2022, o projeto iniciou atendendo os professores e estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, referente aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2023, continuou com os professores e estudantes de 5º ano, ampliando para além dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, o Ensino Religioso e para os professores e estudantes de 1º ano o componente de Língua Inglesa.

Beneficiários Indiretos:

Professores, estudantes de outras redes de ensino, famílias, comunidade escolar e sociedade em geral.

Resultados:

Dentre os resultados já evidenciados, observa-se a validação dos cadernos estruturados pelos profissionais e sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem, conforme registros orais realizados em momentos de formação continuada e em instrumento de avaliação aplicado de forma digital, via formulário eletrônico.
Em 2022, os profissionais responderam ao instrumento de avaliação do EstudAr e pontuam que a contextualização dos objetos do conhecimento despertaram o interesse dos(as) estudantes; as orientações ao(à) professor(a) contribuem para o planejamento e prática docente; as sugestões de adaptação de atividades estão dentro de uma perspectiva inclusiva de ensino; as atividades auxiliam no processo de ensino e aprendizagem; as atividades propostas contribuem na apropriação dos objetivos de aprendizagem abordados; os conceitos são apresentados de forma nítida e objetiva; os textos estão adequados para o ano escolar a que se destina; as sugestões complementares são pertinentes as unidades apresentadas; a relação com os demais componentes curriculares ficou evidenciada; está evidenciada a integração com as temáticas do Meio Ambiente, Educação do Campo, Educação para as Relações Étnicas Raciais e Educação Inclusiva e as propostas de atividades avaliativas possibilitam a avaliação da apropriação dos objetivos de aprendizagem.
Pode-se destacar ainda alguns relatos, como:

“O material é completo, muito bem elaborado.” (Professor A, 4º ano, 2022)

“O material é bastante rico e despertou a curiosidade dos estudantes.” (Professor B, 4º ano, 2022)

“[...] considero o material um excelente recurso para colaborar na aprendizagem dos estudantes.” (Professor C, 4º ano, 2022)

“O material está excelente, assim como o do 5° ano. Sugiro ampliação para que este material seja produzido também para as outras turmas.” (Professor D, 4º ano, 2022)

“Quero parabenizar todos os envolvidos pelo excelente material.” (Professor A, 5º ano, 2022)

“Parabéns pela iniciativa e pelo material, muito importante para o professor e aluno.” (Professor B, 5º ano, 2022)

A chegada do material impresso nas escolas facilitou e efetivou o uso pelos estudantes e professores da Rede. A ampliação para os componentes de Língua Inglesa e Ensino Religioso, também foram de grande aporte para os professores que atuam com essas áreas do conhecimento, auxiliando no planejamento e desenvolvimento curricular.
As ações formativas do PlanejAr atenderam cerca de 110 professores em 3 momentos de formação, um para cada caderno do EstudAr. A avaliação dos professores elucidou que:

“Quero destacar a identidade visual do material. É perceptível o cuidado com cada elemento e as atividades presentes no material. Tudo feito com embasamento teórico que reflete em práticas dinâmicas e proveitosas”. (Professor E, 4º ano, 2023).

“O material é muito rico, principalmente a relação com o contexto do município, isso é muito importante para os estudantes”. (Professor F, 4º ano, 2023).

“A formação apresentou a identidade do material e trouxe muitas sugestões de práticas e interações”. (Professor C, 5º ano, 2023).

“A formação auxiliou em como desenvolver o trabalho com o material em sala de aula”. (Professor C, 5º ano, 2023).

Desse modo, é notória a contribuição do material estruturado EstudAr no planejamento e nos encaminhamentos metodológicos desenvolvidos pelos profissionais, colaborando com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Educação de Araucária.
As atividades propostas para o desenvolvimento sustentável por meio da educação para a sustentabilidade, abordam os estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura da paz e cidadania local e global.

Anexos

Banco de Projetos