Certificado de Reconhecimento
Minha família CONTRA o Aedes
Ano / Edição: 2023
Município: Missal
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
O município de Missal-PR vem sofrendo recorrentes epidemias de dengue, onde no ano de 2019, foram registrados 119 casos; em 2020 foram 301 casos; já em 2021 foram registrados 282 casos e no ano de 2022 foram 142 casos confirmados. Até o momento em 2023 foram registrados 93 casos confirmado.
Descrição
O concurso de desenho teve a participação de 619 alunos durante os 3 anos da realização do concurso do 3°e 4° ano do ensino fundamental, na rede pública de ensino do município de Missal-PR. Sendo realizado no ano de 2021, 2022 e 2023. Cada turma recebeu palestras da equipe de endemias com a presença da fantasia do mosquito Aedes. As palestras foram realizadas de uma maneira dinâmica sendo utilizado Datashow e várias perguntas de certo e erado, onde foi entregue para cada aluno plaquinhas, sendo assim o mesmo poderia dar sua opinião se a pergunta estava correta ou errada, desta forma os alunos tiveram uma melhor a compreensão do tema, consequentemente o ensino e aprendizagem da problemática da dengue. Em outro momento, juntamente com ajuda se seus professores e familiares os menos confeccionaram os desenhos. Foram escolhidos dez finalistas onde houve a participação da população através da página do facebook da prefeitura para votação da escolha dos três finalistas do concurso. Realizou-se uma cerimônia de premiação para os dez finalistas.
Objetivos
Gerais:
Incentivar as crianças e seus familiares a refletirem sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti -transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Específicos:
Diminuir a indecência do mosquito Aedes aegypti no município.
Metas a atingir:
Diminuir a indecência do mosquito Aedes aegypti no município para 1 %, o que é preconizado pelo PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue). E diminuir o número de casos de pessoas infectadas pela dengue.
Cronograma
Físico:
O concurso vem sendo realizado todos anos entre os meses de março e maio.
Financeiro:
Para a realização do concurso os alunos receberam palestras ministradas pelos agentes de endemias, sendo assim teve o deslocamento até as escolas, a e confecção das plaquinhas, fantasia do mosquito Aedes. Na cerimônia da premiação para os dez finalistas foi usado o espaço a câmera de vereadores de Missal onde foi fornecido um Coffee Break, teve gasto de iluminação e o som. Totalizando assim todo ano com o valor de 5.000 reais. Os prêmios dos os dez alunos finalistas e professores são doação da Associação Comercial e Industrial de Missal – ACIMI e Provopar em parceria com a Secretaria Municipal de saúde.
Orçamento:
R$ 40.000,00 por ano
Beneficiários Diretos:
Alunos do 4° ano do ensino fundamental e professores.
Beneficiários Indiretos:
Pais e familiares dos alunos e comunidade em geral.
Resultados:
Ao longo dos três anos o presente concurso teve a participação de mais de 619 alunos na confecção dos desenhos, além do envolvimento de seus familiares e comunidade em geral no acesso por meio da página oficial da prefeitura no focebook. Somente no ano de 2021 o concurso alcançou mais de trinta e oito mil visualizações, já em 2022 alcançou mais de seis mil visualizações, sendo este ano até o momento com mais de quinze mil visualizações considerando que a população municipal segundo o senso IBGE de 2010 é de 10.706 habitantes. Em relação aos casos de dengue com o concurso podemos constatar que houve uma redução nos casos, onde em 2021 registrou–se 282 casos para 142 casos no ano de 2022. No ano de 2023 até o momento o município apresenta 93 casos positivos de dengue.