Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Trânsito: Educar para a Vida

Ano / Edição: 2014
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Segurança Pública

Administração Indireta:

Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte

Diagnóstico

Projeto “Trânsito: Educar para a Vida”

O Brasil nas últimas décadas foi aos poucos se colocando entre os campeões mundiais de acidentes de trânsito, como reflexo do número de veículos em circulação, desorganização do trânsito, deficiência geral da fiscalização, das condições dos veículos, do comportamento dos usuários do sistema e da impunidade dos infratores. Entre os acidentes de trânsito observa-se nas últimas décadas um aumento crescente nas estatísticas dos mesmos, envolvendo principalmente entre os outros os motociclistas, veículo que vem ganhando cada vez mais a utilização da população, por ser um veículo ágil, econômico e de custo reduzido. A Organização das Nações Unidas – ONU – quando apresenta a preocupação em diminuir acidentes e mortes no trânsito através do exposto na carta “Década de Ações para Segurança no Trânsito” entre 2011 a 2020.
Infelizmente o município de Ponta Grossa não foge a essa regra, e muitos são os fatores observados no cotidiano do nosso trânsito, tais como a imprudência, abuso de velocidade, desrespeito a sinalização e principalmente a falta de atenção, muitos deles resultando em vitimização leves, graves e fatais de indivíduos de diferentes idades.
Este país tem proposto diversas políticas públicas preventivas na melhoria do trânsito, atendendo as prerrogativas da
Abaixo, quadro com a estatística municipal:

DADOS DA POLÍCIA MILITAR - 2013

Acidentes fatais

22 - Pessoas feridas

1.454 - Pessoas lesionadas

1.112 - Óbitos
08 - local
15 - posterior

Sem vitimas - 2.076


AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE

DADOS DA AMTT

1- NATUREZA E TIPOS DE ACIDENTES.
Tipo Natureza Colisão Abalroamento Tombamento/Capotamento Atropelamento Choque com objeto
Sem Vítima 271 00 00 00
Não informado Total
00 341

2- CONDUTORES ENVOLVIDOS EM ACIDENTES, SEGUNDO A CATEGORIA.
Especificação Permissionário Habilitados Inabilitados Não Exigível Ñ Informado Total
Natureza 48 735 27
Sem Vítima 06 816

3- CONDUTORES ENVOLVIDOS EM ACIDENTES, POR TEMPO DE HABILITAÇÃO.
Tempo Mais de 1 ano até 5 anos 6 a 10 anos 11 a 15 anos Mais de 15 Ignorado Total
Natureza anos
Sem Vítimas 138 138 89 273 04 642

4- CONDUTORES ENVOLVIDOS EM ACIDENTES POR SEXO E FAIXA ETÁRIA
Idade Menos de 18 a 29 30 a 59 60 anos Ñ Informada Total
Natureza 18 anos anos anos ou mais ou mais
masculino 173 332 57 07 569
Sem Vítimas feminino 01 37 96 11 01 146
Ñ Informado 00 00 00 00 00 00

5- VEÍCULOS ENVOLVIDOS EM ACIDENTES POR TIPO
Tipo Ciclomotor Automóvel / Caminhão Caminhonete Ônibus / Motocicleta
Natureza Camioneta Micro-ônibus
Sem vítimas 526 48 67 28 47

Tipo Bicicleta Reboque / Trator Trem Outros Ñ Informado Total
Natureza Semi-reboque
Sem vítimas 5 721

Descrição

O Projeto “Trânsito: Educar para a Vida” é realizado através de Blitz, mas com diferencial: são educativas e com dinamicidade lúdica porque contam com a integração das crianças e dos adolescentes. Dessa maneira nossas crianças podem construir o conhecimento levando a teoria para a prática e realmente efetivando a aprendizagem, como nos relata o grande Pedagogo Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia da Autonomia”.
As blitz são agendadas nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, podendo se estender o convite á empresa e indústrias.
A metodologia de Blitz Educativa é realizada com todos os procedimentos de Segurança, inerentes aos Agentes da Seção de Educação no Trânsito, podendo participar parceiros como PRF, PMPR, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Nestas, é feita a parada dos veículos e/ ou abordagem, momento este em que as crianças e/ou adolescentes podem dialogar com os condutores, entregando o material educativo “este confeccionado por eles mesmos” ou os adquiridos pela AMTT. Junto a Blitz Educativa estão os pais acompanhando os filhos, momento de grandiosa aprendizagem, pois o condutor de ontem, hoje está orientando junto com seu filho ou filha, comportamentos que não podem ser cometidos no trânsito. Aprendizagem rica, de vários valores e significados, pois a criança orgulhosa com a presença de seu responsável se dedica nas explicações do material que confeccionou em sala de aula, aprendizagem sobre regras, sinalizações, cidadania, ética humana, a formação completa dos atuais e futuros cidadãos condutores. Contudo os pais refletem suas atitudes reavaliando suas condutas.
O Projeto “Trânsito Educar para a Vida” tem como meta a construção de uma nova visão dos integrantes do Trânsito, pedestres, condutores, sejam eles nossas crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos fazemos parte desta sociedade, e a nossa batalha é priorizar a Vida, assim diminuindo os altíssimos índices de mortes no Trânsito. Relembrando que os governos de todo mundo se comprometeram a executar medidas que auxiliem a prevenir os acidentes no trânsito com a Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020. Nosso município está constantemente nessa luta, valorizando o bem mais precioso que temos - a Vida.


Objetivos

Gerais:

Promover a formação de crianças e adolescentes sobre segurança no trânsito, para atuarem como multiplicadores na própria escola, na família e na comunidade, realizando uma aprendizagem coletiva, envolvendo os pais e os profissionais da educação, através de uma política emancipadora e preventiva.

Específicos:

Realizar uma aprendizagem coletiva, envolvendo os pais e os profissionais da educação, através de uma política emancipadora, preventiva com valores sociais e morais;
Promover de maneira interdisciplinar a educação para o trânsito buscando o resgate educacional dos nossos adultos e uma visão duradoura na formação cidadã das crianças, futuro do nosso país;
Fortificar trabalhos de Educação para o Trânsito de uma forma sistemática, contínua e transversal, que ocorra debates, e mediação entre educadores, alunos, pais, comunidade e sociedade;
Despertar o resgate educacional e consciência em relação ao trânsito, priorizando companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo.
Aplicar a Lei 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro - Capítulo VI - ART. 76 e sua obrigatoriedade;

Metas a atingir:

Em termos absolutos, o Brasil é o 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria.
Em 2014, de acordo com levantamentos feitos pelo Instituto Avante Brasil, o número de mortes no trânsito estimado é de 48.349. Sendo assim, este ano, estima-se que ocorram 4.029 mortes por mês, 132 mortes por dia e 6 mortes por hora, ou seja, uma a cada 10 minutos. Com o aumento da frota de veículos assim como do fluxo viário, os acidentes e mortes podem ter incremento, se a população em geral não absorver a real consciência dos comportamentos neste contexto.
O Estado Paraná infelizmente se encontra em 3º lugar no ranking de morte no trânsito apresentando um dos maiores aumentos de mortalidade na última década. Visando os dados apresentados pela Mapa da Violência - 2014 da Faculdade Latina Americana de Ciências Sociais, destaca-se a faixa etária mais atingida, que é a dos adolescentes e jovens.
Em meio a todos estes levantamentos sentimos a emergência de educar para a formação cidadã, responsável e integrante da nossa sociedade. Resgatar, lapidar essa formação às nossas crianças, nossos adolescentes e jovens para amenizar esses lastimáveis índices de mortes. As metas do projeto são de contemplar aproximadamente 08 escolas por mês, pois o projeto foi positivamente aceito pelos professores, pais e alunos e comunidade. O ponto chave do projeto é o momento em que os pais passam de condutores a orientadores na abordagem dos veículos, a inversão de papéis traz a eles grande reflexão sobre os comportamentos que não devem cometer; por outro lado crianças, adolescentes e jovens propiciam momentos de aprendizagem, participação e proteção no acompanhamento dos pais.
Pretende -se que o projeto transforme-se em programa, assim possamos lutar continuamente em mudar a linha educacional que vivenciamos , diminuindo efetivamente os dados alarmantes de acidentes no trânsito.

Cronograma

Físico:

O desenvolvimento do projeto dar-se-á em vários contextos públicos e privados, “priorizando as escolas”, podendo se estender as empresas, indústrias, instituições entre outros, bem como em vias públicas e comunidade em que estão inseridas as parcerias do projeto.


Financeiro:

Na aplicação e no desenvolver deste projeto não ocorreram investimentos, o mesmo desenvolve-se através da utilização de materiais educativos que já dispomos na Seção de Educação para o Trânsito;
O trabalho se efetiva com profissionais qualificados, ou seja, Pedagogas e Agentes de Trânsito capacitados como multiplicadores.

Orçamento:

Para que o mesmo ocorra se faz necessário os profissionais qualificados na área pedagógica e conhecedores das leis de trânsito. Neste momento não há necessidade de orçamento específico.

Beneficiários Diretos:

Crianças, adolescentes, jovens, familiares, profissionais da educação, comunidade em que as escolas e empresas estão inseridas e os Agentes de trânsito envolvidos no projeto.

Beneficiários Indiretos:

A cidade de Ponta Grossa possui atualmente pelo índice do IBGE, (registro em 01/07/2013) - 331.084 mil habitantes. O principal objetivo do projeto é atingir as escolas da cidade totalizando 207 escolas entre municipais, estaduais e particulares, podendo se estender em convites, ofícios de empresas e instituições. Assim estando nas diversas escolas, serão visitadas várias das comunidades da cidade e o projeto irá se estender até os familiares, comunidade, a sociedade de forma geral, profissionais da mídia, agentes e gestores públicos, entre outros;

Resultados:

Espera-se que o projeto transforme-se em programa; hoje a demanda e procura das escolas para a aplicabilidade deste
Projeto cresceu muito. Considera-se um projeto de altíssima qualidade na busca pela padronização e resgate educacional do comportamento no Trânsito, com orçamento reduzido.

Anexos

Banco de Projetos