Banco de Projetos

TEATRO NAS ESCOLAS

Ano / Edição: 2023
Município: Toledo
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

O cenário cultural para a linguagem do teatro até 2020 apresentava diversos desafios para a gestão pública municipal relacionados desde a formação, produção, circulação e fruição. Em 2017 foi interrompida a realização do Festival de Teatro de Toledo que vinha acontecendo há três anos. Outro fator que contribuiu para a desmobilização e desestruturação de formação no segmento do teatro foi o fato de que a Secretaria da Cultura de Toledo ficou sem professor de teatro efetivo por dez anos, o que vinha comprometendo a política pública voltada para o segmento do teatro no que se refere a oferta gratuita de formação na linguagem e consequentemente de novos atores e atrizes amadores no município.
Além disso, o poder público municipal até 2021 não tinha um programa sistematizado de ações que fomentasse o desenvolvimento da linguagem, e que podem se desdobrar na formação de grupos e coletivos amadores, bem como no fortalecimento de grupos de grupos ou de indivíduos que atuem profissionalmente nesta linguagem no município. Além disso, outro problema diagnosticado se refere a carência de circuitos de circulação e de festivais para a fruição de público e também para apresentação e consequente visibilidade de artistas locais e grupos. Com a ausência de uma política pública efetiva que trace metas e objetivos a alcançar tanto os produtores culturais e artistas, bem como o potencial público espectador, a cidade vivenciou uma apatia cultural. Em 2021 haviam 4 grupos de teatro na cidade, atualmente são 7 grupos em atividade, desses 3 são informais e 4 formais.
Identificou-se então, a necessidade da estruturação de uma série de ações que contemplassem as demandas desse segmento cultural, perpassando desde ações formativas periódicas para formação inicial de atores amadores e coletivos, bem como de ações com o objetivo de formação e ampliação de público/espectadores e realização de eventos/circuitos que promovam a visibilidade de trabalhos artísticos como também a democratização e descentralização de ações na área do teatro, além da realização periódica de festivais objetivando o intercâmbio entre grupos e que contribua na formação de plateia não especializada interessada em assistir a espetáculos teatrais, visando à sustentabilidade artística e financeira desta linguagem artística.
Nessa perspectiva, considerou-se a necessidade de contratação de servidor público na área de artes cênicas para desenvolvimento de ações formativas/educacionais e artísticas, assim como a implantação de ações que fortalecessem o Festival de Teatro de Toledo como um espaço de visibilidade para as artes cênicas e suas produções, e que também se coloque como um evento articulado a outras ações e circuitos de circulação com o objetivo de formação de plateia e de democratização do acesso à cultura.
Nesse sentido, a Secretaria da Cultura vem realizando desde 2022 o Festival de Teatro, efetivou a contratação de servidora pública com formação em artes cênicas para oferta de curso e oficinas na área de teatro e também implantou no segundo semestre de 2022 o Programa Teatro nas Escolas, levando espetáculos de forma descentralizada para escolas da área rural e da cidade que não tinham acesso ao teatro.

Descrição

O Projeto Teatro nas Escolas realizado pela Secretaria Municipal da Cultura com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, tem a finalidade de levar arte para dentro das escolas de forma transversal e contínua. Com isso, consequentemente, fortalece-se a aproximação com a arte do teatro a partir da apreciação estética como desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da sensibilidade e do pensamento crítico, além de aprimorar as técnicas e metodologias de ensino dentro da sala de aula.
O projeto se estrutura em duas frentes de ação: realização de espetáculos nas escolas da rede municipal e formações para professores de artes para proporcionar uma imersão e aprofundamento na linguagem teatral, visando a construção de saberes sensíveis nas práticas pedagógicas. Além disto, o projeto conduz à formação de público para as artes cênicas e também proporciona a ampliação do repertório cultural dos alunos e professores da rede municipal de ensino.
Desde o seu lançamento em 2022 o objetivo do projeto é o de alcançar toda a rede municipal de educação. No ano passado, as apresentações aconteceram no segundo semestre alcançando 16 escolas, totalizando 5 mil crianças atendidas. Já no ano de 2023 o Teatro nas Escolas acontecerá nas 36 escolas do município (área urbana e/ou rural), conforme calendário definido e planejado. Até maio de 2023, 12 escolas foram atendidas, totalizando 1.804 crianças. O calendário seguirá até dezembro de 2023. Neste ano a programação acontece com periodicidade semanal (1x/semana), todas as quintas-feiras no período matutino e vespertino, contemplando alunos dos dois períodos de uma escola por semana.
Considerando que o projeto acontecerá de março a dezembro de 2023, destaca-se que serão realizadas um total de 72 apresentações de teatro e contação de histórias, desenvolvidas pela professora de teatro da Secretaria da Cultura, e também por outros artistas convidados e contratados pela Secretaria via credenciamento/chamamento público.
As atividades concernentes ao projeto Teatro nas Escolas segue um cronograma organizado pela Secretaria Municipal da Cultura em consonância com a Secretaria Municipal de Educação, tal como segue:
Escola Data Matutino Vespertino
Duque de Caxias 09/03 9h 14h
Miguel Dewes 16/03 9h 14h
Nossa Senhora das Graças 23/03 - 14h
Orlando L Basei 30/03 9h 14h
Princesa Isabel 13/04 9h -
Santo Antonio 13/04 - 14h
Osvaldo Cruz 14/04 10h30 13h30
São Dimas 20/04 9h -
São Luiz 20/04 - 14h
São Pedro 04/05 9h 14h
Tomé de Souza 05/05 - 14h
Washington Luiz 11/05 9h 14h
Walmir Grande 18/05 9h 14h
Walter Fontana 25/05 9h 14h
Waldyr Becker 01/06 9h 14h
Tancredo Neves 15/06 9h 14h
Shirley M Lorandi 22/06 9h 14h
Reinaldo Arrosi 29/06 9h 14h
São Francisco 03/08 9h 14h
Carlos João Treis 03/08 10h30 16h
Olivo Beal 10/08 9h 14h
José Pedro Brum - CAIC 17/08 9h e 10h30 14h/16h
Norma Belotto 24/08 - 14h
Jardim Concórdia 31/08 9h 14h
Arsênio Heiss 31/08 10h30 16h
Ivo Welter 14/09 9h 14h
Henrique Brod 21//09 9h/10h30 14h/16h
Egon Werner 28/09 9h 14h
Alberto S Dumont 05/10 9h 14h
Carlos Friedrich 19/10 9h 14h
Borges de Medeiros 26/10 9h 14h
Amélio Dal Bosco 09/11 9h 14h
Ari Arcássico 16/11 9h 14h
Antonio Scain 23/11 9h 14h
Anita Garibaldi 30/11 9h 14h
André Zenere 07/12 9h 14h

Na linha de atuação de formação, o curso de formação do “Teatro- Educação: saberes sensíveis nas práticas pedagógicas” tem carga horária de 40 horas e contempla 20 professores de artes da rede municipal, sendo 35 horas presenciais/ 05 horas extra classe (leituras complementares).
Este projeto tem como foco central a experimentação teórico/prática das metodologias que compreendem a criação teatral no âmbito do teatro para a educação. Nesta perspectiva o trabalho é desenvolvido nos seguintes eixos: Improvisação e Jogos Teatrais individuais e coletivos, através de exercícios que possibilitem a investigação dos princípios da consciência e expressão do corpo no teatro, como também leitura e análise de textos e referências teóricas sobre teatro- educação e sobre a criação e produção teatral no processo de ensino/aprendizagem.
O acompanhamento e avaliação do projeto serão continuados, em forma de rodas de conversa após as experimentações práticas e de relatórios individuais das atividades vivenciadas, além dos resultados artísticos construídos ao longo dos encontros.
Os instrumentos avaliativos consistem em: 1) rodas de conversa - tem como objetivo o compartilhamento sobre a percepção dos componentes do grupo em relação às práticas vivenciadas. A roda de conversa acontece ao final de cada encontro, de modo a construir conceitos a partir das reflexões sobre o processo artístico vivenciado; 2) Relatórios individuais - o relatório é um instrumento de auto avaliação do aluno e de avaliação do grupo no que se refere ao desempenho nas atividades práticas propostas. O relatório contém as percepções do aluno a respeito de seu próprio desempenho e também do grupo, de modo que o leve a refletir sobre sua apreensão dos procedimentos e técnicas estudados.
A exemplo do Teatro nas Escolas, o projeto Teatro-Educação também possui cronograma de execução alinhado entre as Secretarias da Cultura e de Educação:

Cronograma


TURMA 1 – 1º semestre
09/mar (quinta-feira)
23/mar (quinta-feira)
13/abr(quinta-feira)
27/abr(quinta-feira)
11/mai(quinta-feira)
25/mai(quinta-feira)
15/jun(quinta-feira)
29/jun(quinta-feira)
27/jul(quinta-feira)
29/jul (sábado)
TURMA 2 – 2º semestre
29/jul (sábado)
10/ago(quinta-feira)
24/ago(quinta-feira)
14/set (quinta-feira)
28/set(quinta-feira)
19/out(quinta-feira)
26/out(quinta-feira)
09/nov(quinta-feira)
30/nov(quinta-feira)
02/dez (sábado)

Objetivos

Gerais:

- Oferecer aos estudantes e professores da rede municipal de educação de Toledo com o Teatro nas Escolas a aproximação com a arte do teatro a partir da apreciação estética e crítica como desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da sensibilidade e do pensamento crítico, de modo a proporcionar que os processos de ensino-aprendizagem se desenvolvam por meio do incentivo ao protagonismo do aluno/a enquanto sujeito transformador e ressignificador do mundo em que vive e do qual faz parte por meio das trocas com semelhantes e diferentes;
- Proporcionar qualificação e formação profissional com o Teatro-Educação na área das artes em transversalidade com a educação por meio da imersão de técnicas e metodologias de ensino atrelado ao lúdico, ao processo criativo e ao fortalecimento do autorreconhecimento do professor como mediador e, também, aprendiz no processo de ensino-aprendizagem.

Específicos:

- Promover o acesso e a descentralização da cultura para as escolas da rede municipal de ensino;
- Desenvolver apresentações de peça teatral semanalmente nas quintas-feiras com 02 atendimentos realizados: 01 no período matutino e 01 no período vespertino (se for o caso);
- Estimular a circulação de espetáculos teatrais de artistas locais e regionais;
- Visibilizar a produção teatral local e regional e estimular a cadeia produtiva das artes cênicas;
- Promover a política pública de formação de plateia e de formação de espectadores críticos;
- Proporcionar aos profissionais da educação uma imersão e aprofundamento na linguagem teatral, possibilitando a apreensão dos princípios do teatro-educação, aplicabilidade do teatro na escola, visando a construção de saberes sensíveis nas práticas pedagógicas,
- Oferecer subsídios aos profissionais da educação para a experimentação em práticas teatrais, de modo a dinamizar sua relação com os alunos, introduzir e sensibilizar o professor no desenvolvimento de técnicas de preparação psicofísica do aluno para situações de representação artística;
- Criar condições para realização de atividades em teatro, enfatizando o processo de construção de cena como espaço didático-pedagógico, e também o resultado artístico como contribuição na educação formal e informal do aluno;
- Desenvolver técnicas e jogos teatrais, bem como a construção de cenas a partir de estímulos diversos: textos, corporalidade, tematização do cotidiano, improvisação, atividades rítmicas e metodologias diversificadas.

Metas a atingir:

O projeto Teatro nas Escolas, bem como, a sua ramificação no Teatro-Educação, possuem cronogramas próprios de execução organizados e alinhados entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, tal como segue:
Escola Data Matutino Vespertino
Duque de Caxias 09/03 9h 14h
Miguel Dewes 16/03 9h 14h
Nossa Senhora das Graças 23/03 - 14h
Orlando L Basei 30/03 9h 14h
Princesa Isabel 13/04 9h -
Santo Antonio 13/04 - 14h
Osvaldo Cruz 14/04 10h30 13h30
São Dimas 20/04 9h -
São Luiz 20/04 - 14h
São Pedro 04/05 9h 14h
Tomé de Souza 05/05 - 14h
Washington Luiz 11/05 9h 14h
Walmir Grande 18/05 9h 14h
Walter Fontana 25/05 9h 14h
Waldyr Becker 01/06 9h 14h
Tancredo Neves 15/06 9h 14h
Shirley M Lorandi 22/06 9h 14h
Reinaldo Arrosi 29/06 9h 14h
São Francisco 03/08 9h 14h
Carlos João Treis 03/08 10h30 16h
Olivo Beal 10/08 9h 14h
José Pedro Brum - CAIC 17/08 9h e 10h30 14h/16h
Norma Belotto 24/08 - 14h
Jardim Concórdia 31/08 9h 14h
Arsênio Heiss 31/08 10h30 16h
Ivo Welter 14/09 9h 14h
Henrique Brod 21//09 9h/10h30 14h/16h
Egon Werner 28/09 9h 14h
Alberto S Dumont 05/10 9h 14h
Carlos Friedrich 19/10 9h 14h
Borges de Medeiros 26/10 9h 14h
Amélio Dal Bosco 09/11 9h 14h
Ari Arcássico 16/11 9h 14h
Antonio Scain 23/11 9h 14h
Anita Garibaldi 30/11 9h 14h
André Zenere 07/12 9h 14h

Teatro-Educação:

TURMA 1 – 1º semestre
09/mar (quinta-feira)
23/mar (quinta-feira)
13/abr(quinta-feira)
27/abr(quinta-feira)
11/mai(quinta-feira)
25/mai(quinta-feira)
15/jun(quinta-feira)
29/jun(quinta-feira)
27/jul(quinta-feira)
29/jul (sábado)
TURMA 2 – 2º semestre
29/jul (sábado)
10/ago(quinta-feira)
24/ago(quinta-feira)
14/set (quinta-feira)
28/set(quinta-feira)
19/out(quinta-feira)
26/out(quinta-feira)
09/nov(quinta-feira)
30/nov(quinta-feira)
02/dez (sábado)

Cronograma

Físico:

Ambos os projetos: Teatro nas Escolas e Teatro-Educação, seguem o calendário de execução. Havendo necessidades de remanejamentos, os mesmos são realizados mediante ajustes entre as secretarias envolvidas e as direções das unidades escolares.

Financeiro:

Para a realização do Teatro nas Escolas e Teatro-Educação não houve a utilização de valores despendidos com aquisições de materiais ou serviços, uma vez que foram colocados em prática pessoal e utilitários próprios.

Orçamento:

• Custos com pessoal
- 01 servidora (técnica em artes – teatro I): R$195,45 (/dia em 30 dias) ~ R$24,43 (/hora trabalhada em 8 horas/dia): R$2.149,84 (projeto todo)
- 02 servidores (técnicos de som): R$2.712,68
TOTAL (1) : R$ 4.862,52

• Custos com serviços
- Confecção de banner: R$125,00
- Custos com implementação: 1.375,00
TOTAL (2): R$1.500,00

TOTAL COMPLETO: R$ 6.362,52

Beneficiários Diretos:

Comunidade escolar das 36 unidades da rede municipal de educação (alunos, professores, equipe pedagógica e demais); Professores de artes da rede municipal de educação; Comunidade residente nos bairros e distritos do município de Toledo.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade em geral de todas as 36 unidades da rede municipal de educação que são atendidas com o projeto; equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Resultados:

Até o presente momento foram atendidas 14 escolas e 6.804 alunos com o Teatro nas Escolas e 20 professores de Arte com o projeto Teatro-Educação. Até o final do ano, as 36 escolas da rede municipal de educação serão atendidas com o alcance dos 11.217 alunos matriculados, além da acessibilidade ofertada a toda a comunidade e equipe escolar e da população residente nos bairros e distritos de Toledo.

Anexos

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