Banco de Projetos

Nos trilhos da memória: 200 anos de Ponta Grossa

Ano / Edição: 2023
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Ponta Grossa, foi elevada a condição de Freguesia em 15 de setembro de 1823 e comemora nesse ano de 2023, seus 200 anos de Emancipação Política. Em seu processo evolutivo, desenvolveu-se baseada na pecuária, extrativismo, indústria e agricultura, ocupando local de destaque na economia do Paraná e Brasil.
Atualmente possuí uma política de preservação do Patrimônio Cultural, um plano de desenvolvimento de um Destino Turístico Inteligente – DTI e Políticas Públicas específicas na Gestão das Áreas Naturais. Os objetos do conhecimento propostos para a área de Ciências Humanas nos componentes curriculares de História e Geografia da Rede Municipal de Ensino estão em conformidade com as habilidades a serem trabalhadas e aos conhecimentos a serem adquiridos nessa faixa etátia. Porém, identifica-se que a teoria está aquém da prática em sala de aula, por diversos motivos: falta de conteúdo condensado para pesquisa, falta de interesse, visão de incompatibilidade das áreas humanas com outras áreas e a ênfase na matemática e português, sem tentaiva de correlacioná-las com outras áreas de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, facilitando a aprendizagem significativa.
Pautado nestas questões, além de reconhecer a cidade como um cenário de belezas naturais e de valores culturais significativos e visando fortalecer os laços da comunidade com sua história, cultura e meio ambiente natural, a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo, conceberam o Projeto Patrimônio Cultural e Natural: subsídios para o ensino de História e Geografia, articulada com o turismo nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, para aproximação da escola desses referenciais patrimoniais e pensar a cidade como espaço educativo.
Acreditando que é na escola e no processo educativo que se dá o início da valorização de seu Patrimônio, o projeto foi concebido para a produção teórica dos objetos do conhecimento presentes nos Referenciais Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental para os componentes curriculares de História e Geografia, concomitantemente à Formação dos(as) Professores(as).

Descrição

As imagens habituais do mundo que rodeia os indivíduos são partes inseparáveis do eu, por mais que não se atente a isso. Mas é possível estabelecer relação entre o eu e o mundo material, nesse caso o Patrimônio Cultural Edificado e o Natural. Na medida que superamos os patrimônios além da pedra e cal e do ambiente natural somente como meio de sustento, estabelecemos uma relação de afetividade por meio de histórias narradas e de contemplação da natureza.
Neste sentido, em relação à imagem da cidade e do meio rural e a reconstrução que se pode fazer delas, tem suas raízes no presente e, a partir do momento que se recupera um espaço preservado, é na história vivida que se buscam referências de apoio a memória e ao lembrar e, consequentemente conhecer e amar.
A cidade edificada e natural (a natureza também é uma obra arquitetônica) é um organismo vivo que se transforma e nestas transformações vão deixando as marcas da sua evolução e da sua identidade. Por isso a preservação destes momentos históricos vividos pelo local devem ser lembrados e repassados para gerações futuras.
Com este intuito se concebeu o projeto, para levantar as questões do que e como preservar, o que e como ensinar e o que e como ofertar aos turistas.
As reuniões preliminares definiram as equipes de trabalho: a responsabilidade do projeto pela Secretaria Municipal de Educação assumiu a Coordenação da Área de Ciências Humanas, pela Secretaria Municipal de Turismo, assumiu o Departamento de Turismo, e o apoio pela Secretaria Municipal da Cultura ficou a Casa da Memória.
O projeto ocorreu em três etapas distintas, mas que se aproximam e se intercruzam sustentando a trajetória do trabalho.
1- Pesquisa documental, iconográfica, entrevista e bibliográfica para a elaboração do material de apoio ao(a) professor(a).
O material é referente aos componentes curriculares de História e Geografia, com ênfase em Ponta Grossa, presentes nos Referencias Curriculares para os anos inicias do Ensino Fundamental. A equipe formada por 8 profissionais da área de História, Geografia, turismo e cultura, após o estudo dos Referenciais Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental definiram os temas para produção, edição e publicação de material didático que será disponibilizado para todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.
2- Composição do material a ser entregue às escolas
A publicação do material é ilustrada, com imagens antigas e atuais, mapas de referência, quadros e tabelas e ficou definida em capítulos conforme segue:
Livro: Material Didático
NOS TRILHOS DA MEMÓRIA: 200 ANOS DE PONTA GROSSA

CAPÍTULO I PATRIMÔNIO CULTURAL
1- Conceitos Básicos:
2- Patrimônio Cultural
3- Patrimônio Material
4- Patrimônio Arqueológico
5- Patrimônio Documental
6- Patrimônio Arquitetônico
7- Patrimônio Imaterial
8- Patrimônio Natural
9- Tombamento
10- Preservação e Conservação
11- Restauração
12- Unidades de Conservação

CAPÍTULO II OCUPAÇÃO PRÉ-COLOMBIANA Campos Gerais e Ponta Grossa
1- Divisão linguística
2- Questão Indígena no Paraná e nos Campos Gerais
3- Grupos Indígenas em Ponta Grossa
4- O Indígena na cultura

CAPÍTULO III POSIÇÃO GEOGRÁFICA DE PONTA GROSSA
1- No Brasil, Paraná e na região dos Campos Gerais
2- O Município de Ponta Grossa e seus aspectos urbanos, rurais, distritos, vilas e bairros

CAPÍTULO IV RELEVO E VEGETAÇÃO DE PONTA GROSSA
1- Vegetação de Ponta Grossa
2- Relevo de Ponta Grossa
3- Aspectos geológicos

CAPÍTULO V HIDROGRAFIA E CLIMA DE PONTA GROSSA
1- Bacias hidrográficas e seus principais rios
2- Aquífero Guarani
3- Arroios urbanos

CAPÍTULO VI ECOSSITEMA
1- Parque Nacional dos Campos Gerais


CAPÍTULO VII A GEOGRAFIA E GEOLOGIA DEFININDO OS ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS
1- Buraco do Padre
2- Furnas do Passo do Pupo
3- Parque de Vila Velha
4- Escarpa Devoniana
5- Canyon e Cachoeira de São Jorge
6- Cachoeira da Mariquinha
7- Alagados
8- Lago de Olarias

CAPÍTULO VIII O INÍCIO DE PONTA GROSSA
1- A ocupação do território de Ponta Grossa
2- De pouso a bairro, a Freguesia, a Vila e Cidade.
3- Capela de Santa Bárbara Patrimônio Cultural e Turístico de Ponta Grossa

CAPÍTULO IX ESCRAVIDÃO
1- Contextualização do Regime Escravocrata
2- A Escravidão nos Campos Gerais e em Ponta Grossa

CAPÍTULO X PRODUTOS TURÍSTICOS E A MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO
1- Igreja do Rosário
2- Clube 13 de Maio
3- Colônia Sutil - Quilombola
4- Colônia Santa Cruz – Quilombola
5- Quilombola Itaiacoca
6- Casa do Divino

CAPÍTULO XI FERROVIA E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO EM PONTA GROSSA
1- A Estrada de Ferro em Ponta Grossa e seus desdobramentos na economia, na indústria, na urbanização, na ampliação das fronteiras urbanas, na saúde, nos esportes, na educação e na cultura.
CAPÍTULO XII PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E O TURISMO
1- Complexo Ferroviário: Estação Saudade, Estação Paraná, Barracão de Cargas, Capela São José, Maria Fumaça, Parque Ambiental, Parque Linear.
CAPÍTULO XIII IMIGRAÇÃO
1- E chegaram os poloneses, alemães, italianos, ucranianos, alemães do Volga, japoneses, sírios-libaneses, turcos

CAPÍTULO XIV A MEMÓRIA COMO PATRIMÕNIO MATERIAL E IMATERIAL
1- Colônia Santa Cruz dos russos brancos.
2- Igreja da Transfiguração do Nosso Senhor – Bom Jesus
3- Igreja Imaculada Conceição
4- Igreja do Sagrado Coração de Jesus
5- Cervejarias Artesanais
6- Mansão Vila Hilda

CAPÍTULO XV INDUSTRIALIZAÇÃO
1- Bairro de Olarias onde tudo começou: Curtumes, Olarias/Cerâmicas, Serrarias.
2- A Erva Mate da produção artesanal a indústria.
3- Ampliação do Processo Industrial de Ponta Grossa

CAPÍTULO XVI A URBANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PONTA GROSSA NO SÉCULO XX
1- Iluminação Pública
2- Saneamento Básico
3- Telefonia
4- Praças: Barão do Rio Branco, Floriano Peixoto, Barão de Guaraúna e Duque de Caxias

CAPÍTULO XVII URBANIZAÇÃO E TURISMO
1- Distrito Industrial roteiros turísticos
2- Caixa elevada do Conservatório de Água da Sanepar e seus jardins
3- Praças e seus monumentos
4- Complexo Cultural Jovani Masini

CAPÍTULO XVIII CULTURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL DE PONTA GROSSA
1- Lendas locais
2- Saberes, expressões pontagrossenses Musica: Orquestra Sinfônica, Conjuntos Musicais, Bandas, Corais
3- Principais personalidades musicais
4- Artes Plásticas
5- Teatro
6- Cinemas
7- Academia de Letras dos Campos Gerais

CAPÍTULO XIX ESPAÇOS DE ARTE COMO ESPAÇOS TURÍSTICOS
1- Cine Teatro Ópera
2- Cine Teatro Pax
3- Memorial do Ponto Azul
4- Casa do Patrimônio
5- Casa do Artesão
6- Galeria de Artes do Centro de Cultura

CAPÍTULO XX A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PONTA GROSSA
1- O Ensino Público Estadual: a primeira escola
2- Secretaria Municipal de Educação
3- Principais educadores

CAPÍTULO XXI REFERENCIAIS ARQUITETÔNICOS DE PONTA GROSSA
1- Principais edificações do espaço urbano e rural de Ponta Grossa


2 - Formação dos(as) professores(as):
Contato com profissionais da área da História e Geografia e afins, para os encontros e momentos de estudos teóricos com os(as) professores(as) representantes de cada escola num total de 88 escolas, sendo 1 professor(a) por escola, os quais são os multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas unidades de ensino.
Apresentação dos seguintes temas em espaços patrimoniais e visitas técnicas
1- A Ferrovia no processo de formação e urbanização de Ponta Grossa. Posterior visita técnica ao espaço do Complexo Ferroviário de Ponta Grossa
2- Arroios urbanos e rede hidrográfica de Ponta Grossa, com posterior saída técnica ao Lago de Olarias, à Praça do Pôr do Sol e à Cachoeira da Copel.
3- Atrativos Naturais de Ponta Grossa e suas ações voltadas para a educação
4 – Patrimônios culturais urbanos como espaços de educação
do SESC - Estação Saudade Turismo em áreas naturais não lembro direito e posterior visita ao Lago de Olarias.
5- Origem e fundação de Ponta Grossa e posterior visita a Praça Marechal Floriano Peixoto - Marco Zero de Ponta Grossa; a Catedral de Sant’Ana – Primeira Igreja da cidade; ao Monumento do Sesquicentenário e a primeira casa comercial de Ponta Grossa.
6- A captação e o tratamento de água em Ponta Grossa, com posterior visita técnica à ETA Jardim Carvalho.
7- A história de Ponta Grossa a partir do viés do saneamento

As visitas técnicas proporcionaram aos(as) professores(as), a observação e análise dos Patrimônios Culturais e Naturais do município. Na sequência, cada professor(a) multiplica em sua unidade escolar a formação recebida para que esta seja ensinada aos alunos a partir dos objetos do conhecimento propostos nos Referenciais Curriculares para os Anos iniciais do Ensino Fundamental de cada ano, tendo como apoio o Livro Didático produzido.

Objetivos

Gerais:

- Promover a educação patrimonial e a valorização da identidade;
- Desenvolver e estruturar meios (e/ou condições) para o Ensino da História e Geografia nos anos iniciais, articulando os princípios da Educação Patrimonial e possibilidade de uma Educação Turística integrada.

Específicos:

- Propiciar aos professores(as) formação específica na área de Ciências Humanas, nos componentes curriculares de História e Geografia local.
- Promover cursos de formação de professores(as) da Rede Municipal de Ensino, com a presença de um professor(a) multiplicador por escola;
- Compreender de forma mais ampla os espaços territoriais como monumentos/documentos vivos e que podem ser lidos e interpretados, por meio de diversas práticas educativas;
- Produzir e distribuir material didático para os(as) professores(as) da rede municipal de ensino como aporte teórico para o planejamento de aulas que contemplem os objetos de conhecimento nos componentes de História e Geografia constante nos Referenciais Curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Educar o olhar no sentido de melhor entender os espaços patrimoniais como ferramenta para a Educação Patrimonial;
- Reconhecer e valorizar seu Patrimônio Histórico e Cultural, para criar um nível de respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação;
- Realizar saídas técnicas para a observação, descrição, comparação, análise e conclusão sobre os patrimônios culturais e naturais do Município;
- Disponibilizar o material produzido para os(as) professores(as) através de canais digitais.

Metas a atingir:

-Envolver 100% das escolas do 1º ao 5º ano na formação de professores(as).
-Produzir e editar material de aporte teórico para ser distribuído para 100% das unidades escolares.
-Atingir 100% dos(as) professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil com o material produzido.
- Sensibilizar estudantes, professores(as) e comunidade para a importância da preservação do patrimônio cultural e natural de Ponta Grossa.
-Sensibilizar a comunidade local, para atender a premissa de que “Uma cidade só é boa para o turista, quando for boa para sua própria população”.

Cronograma

Físico:

Outubro 2021
*reuniões entre as equipes das Secretaria Municipais de Educação e de Turismo para discutir a viabilidade do Projeto
*Apresentação do projeto aos secretários de Educação e de Turismo
Novembro e dezembro 2021
*levantamento dos temas a serem pesquisados
*início das pesquisas bibliográficas dos temas definidos
Fevereiro 2022 a abril 2023
*Pesquisas bibliográficas, iconográficas, entrevistas e escrita de textos
Abril de 2022 a dezembro de 2023
Formação de professores
Setembro de 2023
Entrega do livro físico às escolas.

Formações com os professores.
11/05/2022 – Lançamento do Projeto para as escolas com presença dos secretários de Educação, Turismo e Cultura.
11/05/2023 – Palestra sobre Ponta Grossa e complexo Ferroviário.
28/05/222 – Visita técnica ao Complexo Ferroviário e capela do antigo Hospital 26 de Outubro.
10/06/2022 – Curso sobre Arroios urbanos e rede hidrográfica de Ponta Grossa, com posterior visita técnica ao Lago de Olarias.
20/06/2022 – Apresentação do projeto para a ACIPG ( Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa).
24/06/2022 – Visita técnica à Praça do Pôr do Sol e Cachoeira da Copel.
01/08/2022 – Apresentação do Projeto na sessão da Câmara Municipal.
9/9/2022 – Mesa redonda Atrativos Naturais de Ponta Grossa.
12/09/2022 – Mesa redonda Patrimônios culturais urbanos como espaços de educação.
22/03/2023 – Palestra sobre saneamento em Ponta Grossa com posterior visita mediada à Estação de Tratamento de Água de Ponta Grossa ( ETA Jardim Carvalho).
06/06/2023 – Palestra “ A história de Ponta Grossa a partir do viés do saneamento”.

Financeiro:

Teve início no ano de 2022 com uma programação de dotação orçamentária e no ano de 2023 a execução da licitação e produção do material impresso.

Orçamento:

Origem: recursos próprios
Valor: R$22.135,00

Beneficiários Diretos:

Alunos(as) e professores(as) do 3 ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ponta Grossa.

Beneficiários Indiretos:

Demais alunos(as) e professores(as) do Ensino fundamental e Educação Infantil da rede municipal de Ponta Grossa e Comunidade em geral.

Resultados:

Para a Educação o resultado esperado a partir da implementação desse projeto é a capacitação de profissionais da educação com o conhecimento atualizado e permanente sobre os aspectos históricos, geográficos, turísticos e culturais do município no qual está atuando. Despertar também um novo olhar dos estudantes sobre os patrimônios culturais (histórico, natural) locais, identificando-se como sujeito histórico que conhece e valoriza sua história, sua memória e seu lugar de vivência.
Para o Turismo, o resultado esperado se configura no aproveitamento das matrizes curriculares e articulação com o turismo. O mais esperado resultado é criar um público receptivo aos turistas, baseado nos ensinamentos escolares e não num curso de informações depois de adultos. Para a atividade turística, a interface dos produto turísticos a partir da contextualização histórica e geográfica, prevê uma cidade mais humanizada no sentido de saber informar a partir do momento que se conhece e se apropria desses espaços.

Anexos

Banco de Projetos