Plantão Pedagógico
Ano / Edição: 2023
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná conta com aproximadamente 33.000 habitantes e é um município que vem se destacando no cenário estadual em diversas áreas.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 11 (onze) CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes 02 (dois) CMEIs localizados na zona rural e 10 (dez) escolas municipais, sendo 04 (quatro) rurais e 06 (seis) urbanas. Atualmente a rede tem aproximadamente de 2.800 estudantes.
A educação, como sabemos, é um importante caminho para a formação dos estudantes preparando-os para o convívio social, bem como para que estes cidadãos possam enfrentar os problemas que a cada dia a sociedade está a oferecer. Assim, essa importância não poderá, jamais ser esquecida, quando nos referirmos, também, a formação do professor, e ainda, a formação de sua identidade profissional.
Em um mundo em constante mudança, a escola desempenha um papel central para formar uma nova geração capaz de dialogar com as demandas da sociedade. Nesse contexto, a formação para os professores surge como caminho para alcançar um dos principais objetivos da escola: aprimorar o processo de ensino aprendizagem.
Desse modo, compreendemos que a formação do professor, seja ela inicial ou continuada, é fundamental para o bom exercício da profissão. São os saberes teóricos e práticos que fomentam a atuação destes profissionais.
Pensando nesse pressuposto e compreendendo a importância do professor buscar novos conhecimentos obtendo assim uma fundamentação teórica necessária para sistematização da prática pedagógica e consequentemente a melhor qualidade de ensino aprendizagem a Secretaria Municipal de Educação realiza trimestralmente os Plantões Pedagógicos que são ofertados a todos os educadores infantis e professores da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã.
Neste ano de 2023 o projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas, vem sendo desenvolvido com com o intuito de compartilhar novos conhecimentos, aprimorar a relação entre teoria e prática através da troca de experiências entre os professores e educadores infantis da rede de ensino.
Descrição
A formação do professor, seja ela inicial ou continuada, é fundamental para o bom exercício da profissão, são saberes teóricos e práticos que fomentam a atuação destes profissionais buscando a construção de novos conhecimentos e percebendo a necessidade de elaboração de novas práticas que sejam significativas para a aprendizagem dos alunos.
O presente projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas, está sendo realizado com educadores infantis dos 11 (onze) Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, sendo eles CMEI Antônio Carlos Costa (ACC), CMEI Bom Jesus, CMEI Emília Kiyoko Kuroda, CMEI José Fiorim, CMEI Maria Burato, CMEI Nossa Senhora Aparecida, CMEI Nossa Senhora de Lourdes, CMEI Odete dos Santos Brasil, CMEI Paulo Freire, CMEI Santa Terezinha, CMEI Vila Nova Porã e com professores das (10) dez Escolas Municipais, sendo elas, Escola Municipal Bento Viana, Escola Municipal Carlos Lacerda, Escola Municipal do Campo Dom João VI, Escola Municipal Ignês de Souza Caetano, Escola Municipal Ivaiporã, Escola Municipal do Campo João Pessoa, Escola Municipal Leila Diniz, Escola Municipal Maria Diva, Escola Municipal do Campo Jacutinga, Escola Municipal do Campo José Aparecido Peres, tendo início em março do ano de 2023, envolvendo cerca de 240 (duzentos e quarenta) educadores infantis e professores da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã.
Os plantões pedagógicos são momentos de formação, preparados especialmente para promover a troca de experiências entre os profissionais da educação, apresentar metodologias, estratégias e atividades diversificadas no intuito de enriquecer a prática pedagógica dos educadores e professores da Rede Municipal de Ensino.
Para desenvolver o projeto realizou-se um levantamento dos educadores e professores que teriam interesse em participar do projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhante e Criativas. Realizou-se uma sondagem investigativa a cerca dos temas que os professores e educadores sentiam necessidade que fossem abordados neste momento e a partir de então estão sendo realizados encontros trimestrais, com os profissionais da educação interessados no projeto. Para tanto firmou-se parceria com profissionais capacitados para desenvolver os temas propostos e assim são realizados encontros direcionados pelas Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, onde são abordados temas significativos para reflexão da prática pedagógica, através de momentos de conversas, apresentação de atividades significativas para a realização da prática docente e trocas de experiências entre os profissionais da educação, nos quais são apresentados pelos professores e educadores diversas atividades pedagógicas que foram significativas em suas aulas promovendo assim o aprendizado entre os profissionais da rede de ensino.
No mês de abril iniciou-se os primeiros encontros presenciais referente ao primeiro trimestre, que foram separados por temas e segmentos da educação. Na educação infantil desenvolveu-se um trabalho com os educadores infantis regentes e da hora atividade dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e com os professores regentes das Escolas abrangendo a faixa etária de 0 (zero) a 5 (cinco) anos abrangendo os seguimentos do Berçário, Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5 abordando os seguintes temas norteadores: A Importância da Rotina na Educação Infantil e Avaliação na Educação Infantil: Parecer Descritivo. Nas turmas de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º anos e Apoio Pedagógico foi abordado o tema norteador: Teoria e prática do material de apoio de Matemática do Programa Educa Juntos. Com os professores da Hora Atividade de todas as turmas do Ensino Fundamental 1 foi desenvolvido o tema: Organização geral do trabalho com diferentes componentes curriculares. Com os professores da Educação Especial foi realizado o tema norteador: As práticas pedagógicas dentro da Educação Especial - troca de experiências.
Para o segundo trimestre organizou-se da seguinte forma: no mês de maio foi realizado o trabalho com os professores do 5º ano abordando o tema norteador: Ações Preparatórias para o SAEB 2023 e para os outros segmentos serão realizados encontros no mês de junho. Com Educadores Infantis regentes e da hora atividade que atuam nas turmas de Berçário, Infantil 1, Infantil 2, infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5 dos Centros Municipais de Educação Infantil e professores regentes e da hora atividade que atuam nas turmas de Infantil 4 e Infantil 5 das escolas municipais o tema norteador será Práticas Pedagógicas como apoio ao material didático do Sistema de Ensino e Musicalização na Educação Infantil. Para os professores regentes e da hora atividade das turmas de 1°, 2°, 3°, 4° ano, Apoio Pedagógico e Educação Especial o tema norteador será: A importância da Consciência Fonológica no processo de apropriação da leitura e escrita.
Para o terceiro trimestre os encontros serão realizados no mês de setembro com temas a serem definidos, considerando o processo de desenvolvimento dos educandos, as principais dificuldades encontradas e metodologias de sucesso desenvolvidas pelos profissionais da rede.
Objetivos
Gerais:
Garantir com o Projeto Plantão Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã: Alimentando Mentes Brilhantes e Criativas, a aquisição de novos conhecimentos, por meio de fundamentação teórica necessária para sistematização da prática pedagógica e trocas de experiências entre os profissionais da educação visando melhor qualidade de ensino aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã.
Específicos:
• Garantir acesso a importantes informações que garantam o sucesso do ensino aprendizagem;
• Revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas;
• Levar os profissionais da educação a compreender a importância de buscar novos conhecimentos;
• Desenvolver novas competências e aperfeiçoar habilidades pedagógicas;
• Aprimorar processos de avaliação da aprendizagem;
• Entender a importância de realizar trabalhos pedagógicos voltados as especificidades de cada segmento;
• Refletir sobre a importância de adotar novas metodologias em sala de aula;
• Conscientizar sobre a necessidade de metodologias diversificadas, lúdicas e inovadoras;
• Promover a troca de experiências entre os profissionais da educação, desenvolvendo a interação e aprendizado.
Metas a atingir:
Pretende-se com este projeto proporcionar aos professores e educadores infantis conhecimentos que lhes permitam refletir sobre suas práticas pedagógicas, revisando suas metodologias em sala de aula, possibilitando a troca de experiências entre os profissionais de educação e desenvolvendo novas competências que garantam o sucesso do ensino aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Cronograma
Físico:
Mês de Março
- Envio da proposta de trabalho a ser desenvolvida
- Levantamento da quantidade de pessoas a participar do Projeto
Mês de Abril
-Coleta de dados e levantamento da quantidade de pessoas a participar do Projeto;
- Sondagem investigativa e organização dos temas a serem desenvolvidos
- Desenvolvimento dos temas propostos para o primeiro trimestre:
Educação Infantil: professores regentes e da hora atividade dos CMEIs e professores regentes das Escolas;
Tema: A Importância da Rotina na Educação Infantil e Avaliação na Educação Infantil: Parecer Descritivo
Ensino Fundamental 1: 1º, 2º, 3º, 4º, 5º anos e Apoio Pedagógico.
Tema: Teoria e prática do material de apoio de Matemática do Programa Educa Juntos
Professores da hora atividade de todas as turmas do Ensino Fundamental 1 e hora atividade das turmas de Educação infantil das Escolas.
Tema: Organização geral do trabalho com diferentes componentes curriculares
Professores da Educação Especial.
Tema: As práticas pedagógicas dentro da Educação Especial (troca de experiências).
Mês de Maio
- Desenvolvimento dos temas propostos para o Segundo Trimestre
-Ensino Fundamental 1: Professores do 5º ano
Tema: Ações Preparatórias para o SAEB 2023
Mês de Junho
- Desenvolvimento dos temas propostos para o Segundo Trimestre.
- Educação Infantil: Professores regentes e da hora atividade CMEIs e Escolas.
Tema: Práticas pedagógicas como apoio ao material didático do Sistema de Ensino e Musicalização na Educação Infantil
- Ensino Fundamental 1: Professores regentes e da hora atividade das turmas de 1°, 2°, 3°, 4° ano, Apoio Pedagógico e Educação Especial
Tema: A importância da Consciência Fonológica no processo de apropriação da leitura e escrita.
Mês de Setembro
- Desenvolvimento dos temas propostos para o terceiro trimestre.
Temas a serem definidos considerando o processo de desenvolvimento dos educandos, as principais dificuldades encontradas e metodologias de sucesso desenvolvidas pelos profissionais da rede.
Financeiro:
Média realizada referente ao trabalho desempenhado pelas Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e materiais pedagógicos já previstos no orçamento anual.
Orçamento:
DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
VALOR TOTAL: R$ 14.404,06
CUSTO MANUTENÇÃO: R$ 14.404,06
CUSTO DE IMPLANTAÇÃO: R$ 14.404,06
Beneficiários Diretos:
Cerca de 240 professores e educadores infantis da Rede Municipal de Ensino.
Beneficiários Indiretos:
Estudantes das referidas instituições de ensino.
Resultados:
Após a proposta do projeto e envio do levantamento com cronograma das atividades a serem desenvolvidas no primeiro trimestre, percebeu-se um grande interesse dos professores e educadores em relação aos temas abordados.
Através de relatos dos educadores e professores envolvidos percebe-se o interesse pelo projeto e a importância de proporcionar este momento aos profissionais de educação para que possam aprimorar seus conhecimentos, buscando novas estratégias e metodologias significativas em suas aulas, visando o sucesso do ensino aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Observa-se a aplicação das metodologias apresentadas nos plantões nas práticas pedagógicas dos educadores e professores e a troca de experiências entre os profissionais da rede de ensino. Pode-se destacar também a inclusão de diversas atividades apresentadas no plantão pedagógico do segundo trimestre, as quais foram inseridas pelos educadores no planejamento do terceiro trimestre para aplicação em suas salas de aula visando a melhor qualidade do ensino aprendizagem dos estudantes. Percebe-se também nas visitas pedagógicas realizadas pelas assessoras da Secretaria Municipal de Educação a diversidade de atividades lúdicas aplicadas em sala de aula tendo como base os plantões pedagógicos realizados no primeiro e segundo trimestres. Outro resultado a apontar são os relatos dos educadores e professores através de vídeos sobre a importância deste momento e os benefícios que os plantões trouxeram para as suas práticas pedagógicas.
Anexos
Documentos Anexados:
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.58.39 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.58.40.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.58.40 (2).jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 09.01.26.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 09.02.18.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.52.25.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.52.25 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.45.24.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.45.24 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.47.24.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 08.47.24 (1).jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 10.39.28.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 10.40.41.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 10.41.46.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-12 at 10.41.57.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-13 at 09.38.30.jpeg
- WhatsApp Image 2023-06-13 at 09.38.41.jpeg