Banco de Projetos

Vamos Comer e Brincar!

Ano / Edição: 2023
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Ponta Grossa possui uma população de aproximadamente 360 mil habitantes, dentre eles 6.711 são alunos da Educação Infantil matriculados nos 68 Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal, que atendem em período integral e 3.167 são alunos matriculados nas Escolas de Ensino Fundamental que atendem também a Educação Infantil, perfazendo um total de 9.878 matriculados na Educação Infantil.
Com o retorno das aulas no período pós pandêmico, foi identificada a problemática da dificuldade das crianças na aceitação de alimentos previstos no cardápio escolar, ocorrendo situações de recusa e principalmente o aumento do desperdício.
A partir desta problemática, a Secretaria Municipal de Educação buscou criar e implementar um projeto que viesse atender essa situação junto aos profissionais da Educação Infantil, abarcando as áreas de alimentação, movimento e consumo na perspectiva de promoção à saúde e à sustentabilidade, como proposta educativa incorporada ao Projeto Pedagógico das unidades de Educação Infantil do Município de Ponta Grossa.
Desta forma o Projeto Vamos Comer e Brincar! atende a Lei Federal 11.947, presente no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a qual determina as diretrizes da alimentação escolar que devem garantir a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem.
As unidades escolares que atendem a Educação Infantil tornam-se um espaço ideal para a efetivação deste Projeto, pois tem um grande poder de atuação junto aos profissionais que atuam nas unidades de ensino em conjunto com as crianças, seus familiares e a comunidade.

Descrição

O Projeto “Vamos Comer e Brincar! Alimentando o corpo e a imaginação na Educação Infantil”, vem sendo ofertado de forma presencial para todos os CMEIs durante o ano de 2023/2024.
O projeto tem como lema: Meu corpo, minha morada
Os temas centrais do projeto são divididos por semestre.
⮚ 1º semestre de 2023 – Alimentação e desperdício
⮚ 2º semestre de 2023 – Movimento
⮚ 1º semestre de 2024 – Alimentação e desperdício
⮚ 2º semestre de 2024 – Movimento
As formações vêm acontecendo desde o mês de abril e terão continuidade até o mês de novembro e serão no formato presencial e online.
Critérios de seleção das Unidades de Ensino Participantes.
O principal critério utilizado para a inscrição das unidades participantes é o atendimento a crianças de 4 e 5 anos (Pré-escola).
Estratégias formativas
⮚ Tematização das práticas – reflexão crítica sobre a própria prática em torno da alimentação e do movimento permitindo a identificação de problemas e busca de soluções nos referenciais teóricos e compartilhamento entre o grupo.
⮚ Ampliação cultural – o projeto traz manifestações culturais que serão potencializadoras na criação de contextos de aprendizagem, favorecendo o enriquecimento da formação e possibilitando um planejamento mais diversificado em torno dos projetos realizados nas unidades de ensino.
⮚ Notícias da Prática – o projeto traz um bloco de compartilhamento de ações e boas práticas realizadas pelas unidades, possibilitando a postagem das mesmas no grupo de watts e também a apresentação das práticas nos encontros presenciais.
Ações formativas
As ações formativas são em rede e acontecem por meio de trabalhos em ambiente virtual e no formato presencial. Nesses encontros são realizadas reflexões em torno da temática da alimentação e do movimento. São propostas atividades para auxiliar os gestores a refletirem sobre o contexto no qual as suas unidades estão inseridas, intercâmbios entre as unidades participantes, ampliação do conhecimento sobre a alimentação como cuidado relacionado ao acolhimento das crianças no âmbito escolar.
Os encontros são mensais e oferecerem os disparadores para as gestoras multiplicarem a formação para sua equipe.
Os técnicos da SME (Assessoras pedagógicas Sandra e Ana Paula), o professor Vitor, Técnico da área de Educação Física e a nutricionista Aline), organizam encontros que promovem diálogos e constroem conhecimentos com a equipe gestora das unidades de ensino da rede, desenvolvendo a formação em cadeia. Os gestores por sua vez, multiplicam as formações com suas equipes em suas unidades de ensino, sempre após o encontro com a equipe técnica da SME.

Objetivos

Gerais:

• Capacitar os profissionais dos CMEIs para o desenvolvimento de boas práticas voltadas para a educação alimentar e o movimento.

Específicos:

• Disseminar hábitos alimentares saudáveis dentro e fora do espaço escolar envolvendo as famílias e a comunidade;
• Proporcionar a valorização dos alimentos, bem como suas diversas formas de preparo, melhorando a aceitação dos mesmos pelas crianças;
• Sensibilizar profissionais, crianças e famílias para perceberem a necessidade de mudança nos hábitos alimentares;
• Evitar o desperdício dos alimentos tanto no espaço escolar como no ambiente doméstico;
• Estimular a nutrição saudável e o conhecimento dos alimentos.

Metas a atingir:

● Ofertar a formação para 100% dos CMEIs da rede municipal que atendem a Pré-escola.
● Disponibilizar para 100% das unidades de Educação Infantil um livro com as receitas produzidas através da atividade da roleta e que tiveram boa aceitação pelas crianças para compor o cardápio das refeições nas unidades de ensino.
● Envolver 100% das equipes gestoras no Projeto Vamos Comer e Brincar!
● Realizar ações de conscientização sobre o desperdício de alimentos;
● Implantar o self-service no segmento pré-escola em pelo menos 50% dos CMEIS participantes até 2024.

Cronograma

Físico:

As formações iniciaram em abril de 2023 e seguirão até novembro de 2024 e serão no formato presencial e online e cada encontro haverá compromissos/ações a serem desenvolvidas com as crianças da pré-escola, todos os segmentos da unidade e famílias.
2023
FEVEREIRO
● Reunião técnica dos formadores para atualização do projeto.
MARÇO
● Reunião técnica mensal dos formadores para organização dos encontros;
● Encontro presencial com apresentação das práticas realizadas dentro do projeto em 2022 pela Escola Djalma de Almeida Cesar.
ABRIL
● Reunião técnica mensal dos formadores para organização dos encontros;
● Criação dos Avatares responsáveis pelas chamadas do projeto;
● Criação do logo do projeto;
● Escolha do nome do primeiro avatar apresentado, realizada por votação dos gestores, merendeiras e equipes técnica da SME;
● Visita técnica no CMEI Itamara para organização da participação do CMEI no Bloco Notícias da Prática no encontro via MEET previsto para este mês;
● Encontro online via Meet para apresentação do projeto para os novos participantes.
MAIO
● Reunião técnica mensal dos formadores para organização dos encontros;
● Encontro presencial 22 e 23/05, com objetivo de ampliar o conhecimento sobre alimentação como um grande cuidado relacionado ao acolhimento das crianças. Tema do mês LEITE;
● Reunião dos formadores para elaboração de folder com dicas sobre o Leite e elaboração de material alusivo ao dia Mundial do leite.
JUNHO
● Reunião técnica mensal dos formadores para organização dos encontros;
● Visita técnica de acompanhamento ao projeto no CMEI Elisiane “Self service”;
● Visita Técnica de acompanhamento do Projeto no CMEI João Haddad “tema leite: pesquisa, degustação do leite, produção de queijo pelas crianças, aula passeio;
● Encontro presencial dia 27 e 28 /06 - - Devolutiva do diagnóstico “Perfil de consumo do leite” realizada com as famílias;
Conteúdo do Bloco Ampliação Cultural- “Comida da alma” para ampliar o engajamento das equipes;
Bloco Notícias da prática: Participação dos CMEIs: Helena, Lindamara, Elisiane e Djalma.

Financeiro:

2023 - R$ 6.176.572,24

Orçamento:

2023 - Alimentação Escolar: R$ 9.737.044,95

Beneficiários Diretos:

● 4.790 crianças matriculadas na Pré-escola dos CMEIs.
● 68 equipes gestoras das unidades que atendem a Pré-escola;

Beneficiários Indiretos:

● 1.921 crianças matriculadas no segmento creche (7meses a 3 anos) dos CMEIs;
● Professores, merendeiras e outros profissionais das unidades de ensino;
● Famílias/ Comunidade.

Resultados:

● Participação das 68 equipes gestoras e demais profissionais em encontros de formação mensais;
● Acesso das 6.711 crianças matriculadas na Rede Municipal a uma alimentação nutritiva e saudável;
● Diminuição do desperdício;
● Menor recusa alimentar;
● Valorização dos alimentos, bem como suas diversas formas de preparo, melhorando a aceitação dos mesmos;
● Envolvimento das famílias nas ações propostas pelo projeto;
● Maior autonomia das crianças na hora das refeições conforme fotos em anexo;
● Ações do projeto integradas ao currículo escolar dos 68 CMEIs;
● Acesso das famílias a dicas nutricionais durante os temas trabalhados;
● Momentos em família para ajudar nos jogos e desafios propostos pelos avatares do projeto;
● Cuidados com o corpo através de atividades de movimento, proposto por profissional especializado;
● Reportagens acerca do projeto em veículos de comunicação do município;

Anexos

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