Banco de Projetos

PGP-PR Educação - 1º lugar

Laboratório de Aprendizagem Criativa

Ano / Edição: 2023
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A cidade de Ponta Grossa apresenta uma das maiores rendas per capita do estado do Paraná e encontra-se entre as 100 cidades mais ricas do país, segundo o IBGE. Esse resultado é excelente, porém em contrapartida tem-se um desnível cultural e digital acentuado devido a camada da população que não tem acesso às condições de vida adequadas e que vivem nas periferias da cidade. Praticamente 50% dos estudantes não dominam as ferramentas disponíveis nos smartphones e notebooks para produção de conhecimento a ser disponibilizado na internet e para resolução de problemas do cotidiano, sendo apenas consumidores de informações oriundas de notícias (verdadeiras ou falsas) das redes sociais.
Sendo assim, apresenta-se a situação-problema que originou a organização do referido projeto, bem como a intenção de transformá-lo em Política Pública perene.
A situação-problema diagnosticada refere-se a ausência de acesso dos estudantes e professores(as) na construção efetiva do conhecimento por meio do pensamento computacional, robótica educacional, pensamento inovador, mundo digital e cultura digital, para além da compra de equipamentos e softwares.
Na busca pela equidade oferecendo possibilidades de acesso para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, o projeto do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) é criado com o objetivo de diminuir a desigualdade social e digital existente entre os estudantes de nossa cidade por meio de metodologia inovadora.
Para atingir o objetivo apresentado e atender a legislação vigente, regida pela LDB Nº 9394/96, BNCC (2018) e complemento da BNCC (2022) voltado para a computação na Escola Básica segundo as Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018, e, as ODS 4, 5, 8, 9, 10 e 16, a Rede Municipal de Ensino, atualmente, atende 15 escolas com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das aulas no Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) desde a disponibilidade de insumos (componentes da robótica educacional, que podem ser utilizados em projetos próprios com materiais reutilizáveis) até a aquisição de netbooks e mobiliários adequados, atingindo em torno de 4500 estudantes e 192 professores durante o ano de 2023. No ano de 2023, inicia-se a segunda etapa de implantação do LAC em mais 19 escolas que possuem espaço físico disponível (1 sala de aula). Para 2024 serão 16 escolas contempladas, totalizando 50 escolas do universo de 88, o que significa, atendimento aproximado de 15 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. O projeto envolve formação específica para professores(as) por meio de parceria com o SESI – Ponta Grossa em robótica educacional (curso criado pelo SESI para atender as necessidades específicas do projeto), formação continuada em serviço sobre aprendizagem criativa e uso dos netbooks pela própria equipe da SME e acompanhamento dos trabalhos in loco pelos(as) técnicos(as) da SME.

Descrição

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA- LAC
O processo de desenvolvimento da implantação e implementação do LAC está dividido por etapas e ações específicas para cada ator do projeto, visto que abrange os departamentos administrativos e pedagógicos da SME, e, o setor da T.I. da SME e da Prefeitura Municipal.

As etapas indicadas abaixo auxiliam a perceber as ações que visão solucionar a situação-problema referente a ausência de acesso dos estudantes e professores na construção efetiva do conhecimento por meio do pensamento computacional, robótica educacional, pensamento inovador, mundo digital e cultura digital, para além da compra de equipamentos e softwares. Uma das etapas mais significativas está relacionada a metodologia inovadora utilizada para as aulas no LAC, sendo uma metodologia que proporcione o protagonismo estudantil, o professor pesquisador, utilização de práticas de sustentabilidade e a construção de conhecimento por meio da aprendizagem criativa e inovadora.

Nº Ações Etapas Início Término

01 Elaboração do Projeto: Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LAC)
Discussões preliminares do projeto. Setembro/2021 Fevereiro/2022
Escrita do projeto, definição dos materiais a serem utilizados e busca de parcerias. Novembro/2021 Maio/2022
Revisita do projeto para adequações. Abril de 2023 Abril de 2024
Seleção das escolas com estrutura adequada. Fevereiro/2022/2023 Maio/2024
Processo administrativo para contratação de instituição habilitada para formação de professores(as). Fevereiro/2022/2023 Agosto/2024
Processo administrativo para compra de materiais e mobiliários para os laboratórios. Dezembro/2022 /2023 Em processo
Processo de aquisição dos armários com os notebooks. Novembro/2022/2023 Em processo
Criação de plotagem para a sala do Laboratório de Aprendizagem Criativa 1º semestre/2022
Aplicação da plotagem nas salas do Laboratório de Aprendizagem Criativa 2º semestre/2022 2º semestre/2023

02 Atividades da robótica educacional e Aprendizagem Criativa
Definição dos(as) professores(as) com potencial para o uso das tecnologias e desenvolvimento de atividades inovadoras em sala de aula. Fevereiro/2022/2023 Abril/2024
Curso de Capacitação para Professores(as) da Rede Municipal de Ponta Grossa na área de robótica educacional. Agosto/2022 Maio/2023 Maio/2024
Planejamento e estudo por parte do(a) professor(a) do LAC voltado para a robótica educacional e Aprendizagem Criativa. Maio/20223 Fevereiro/2023 Dezembro/2024
Pesquisa e trabalho por parte dos estudantes do primeiro ciclo sobre projetos maker e hidráulicos. Pesquisa e trabalho por parte dos estudantes do segundo ciclo sobre projetos Maker, hidráulicos e Robótica Educacional. Maio/2022 Fevereiro/2023 Dezembro/2024
Uso dos netbooks pelos estudantes para a pesquisa dos projetos de robótica educacional e Aprendizagem Criativa. Junho /2023 Dezembro/2024
Montagem de projetos com o TINKERCAD e outros softwares do arduíno e/ou similares para o segundo ciclo com o acompanhamento do(a) professor(a). Julho/2023 Novembro/2024
Acompanhamento das atividades realizadas com os netbooks nas escolas. Junho/2023 Dezembro/2024
Avaliação do trabalho realizado durante a Gestão 2021/2024. Junho/2022 Junho/2023 Novembro/2024
Relatório das atividades desenvolvidas com os netbooks durante a Gestão 2021/2024. Outubro/2023 Dezembro/2024

03 Projeto de Informática Educacional
Organização do curso de formação ”Aprender, Criar, Pensar e Recriar com as tecnologias” para uso dos netbooks. Agosto/2023 Novembro/2024
Início do curso de formação para os(as) professores(as) do LAC. Junho/2023 Novembro/2024
Acompanhamento das atividades realizadas com os netbooks nas escolas. Julho/2023 Dezembro/2024
Avaliação do trabalho realizado durante o ano letivo de 2023. Agosto/2023 Novembro/2023
Avaliação do trabalho realizado durante o ano letivo de 2024. Junho/2024 Novembro/2024
Relatório das atividades desenvolvidas com os netbooks. Novembro/2023 Dezembro/2024

04 Projeto de Língua Estrangeira
Desenvolvimento das atividades propostas nas aulas de Inglês usando os netbooks para jogos interativos, pesquisas e produções. Julho/2023 Dezembro/2024

05 Formação Continuada - NUFAT
Formações presenciais para os(as) professores(as) das 15 escolas que já receberam os netbooks. Junho/2023 Dezembro /2024
Formações on-line/presencial para os(as) professores(as) das 35 escolas que receberão os netbooks durante o ano de 2023 e 2024. Fevereiro/2024 Dezembro /2024
Desenvolvimento de formações interativas com os(as) professores(as) do LAC, professores(as) referência e de área das escolas que já possuem o LAC, nas sextas-feiras, período da tarde. Agosto/2023 Dezembro/2024
Desenvolvimento de formações interativas com os(as) professores(as) do LAC, professores(as) referência e de área das escolas que receberão o LAC em 2024, nas sextas-feiras, período da tarde. Maio/2024 Dezembro/2024


Na sequência a relação das escolas que iniciaram o processo de implantação do LAC em 2022 e implementação em 2023.
Escola Mul. Profª Alda dos Santos Rebonato
Escola Mul. Profª Armida Frare Grácia
Escola Mul. Profª Ecléa dos Passos Horn
Escola Mul. Profº. Faris Antônio Michaele
Escola Mul. Pref. Heitor Ditzel
Escola Mul. João Maria Cruz
Escola Mul. Profª Kazuko Inoue
Escola Mul. Profª Lúcia Pacher.
Escola Mul. Profº Maria Antônia de Andrade
Escola Mul. Prof° Paulo Grott
Escola Mul. Guaracy Paraná Vieira
Escola Mul. Dep. Mario Braga Ramos.
Escola Mul. Pref. Ernesto Guimarães Vilela
Escola Mul. Dr. Edgar Sponholz
Escola Mul. Dr. Carlos Ribeiro de Macedo

A seguir as escolas que iniciaram o processo de implantação do LAC em 2023 e implementação em 2024.
Escola Mul. Profª Agenoridas Stadler
Escola Mul. Prefeito Doutor Amadeu Puppi
Escola Mul. Prefeito Coronel Cláudio Guimarães
Escola Mul. Prefeito Doutor Elyseu Campos Mello
Escola Mul. Profª Guitil Federmann
Escola Mul. Humberto Cordeiro
Escola Mul. Profª Loise Foltran de Lara
Escola Mul. Profª Maria Elvira J. Schimidt
Escola Mul. Profª Maria Laura Pereira
Escola Mul. Profª Marta F. de Lima
Escola Mul. Profº Osni vilaca Mongruel
Escola Mul. Profª Otacília Hasselmann de Oliveira
Escola Mul. Prefeito Doutor Othon Mader
Escola Mul. Escola Mul. Protázio Scheifer
Escola Mul. Doutor Raul Pinheiro Machado
Escola Mul. Profº Rubens Edgar Furstenberger
Escola Mul. Profª Shirley Aggi Moura
Escola Mul. Profª Zahira Catta P. Mello
Escola Mul. Profª Zeneida de F. Schnirmann

Para o ano de 2024 estão previstos mais 16 Laboratórios de Aprendizagem Criativa – LAC nas escolas que possuem espaço físico disponível (1 sala de aula), totalizando 50 laboratórios em 3 anos de gestão.


O LAC E O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
O desenvolvimento do processo de implantação e implementação dos LAC também envolve a questão pedagógica e para tanto houve a necessidade de elencar os objetos de conhecimentos específicos para a área do pensamento computacional. Sendo assim, elaborou-se a divisão dos objetos de conhecimento relacionados a computação por ano, de forma a integrá-los aos componentes curriculares do Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2020) e dos campos de experiência do Referencial Curricular da Educação Infantil (2020).

Segue a proposta de trabalho pedagógica para cada ano do Ensino Fundamental I.

1º, 2º e 3º anos - 1º Ciclo
● Alfabetização digital
● Letramento digital
O estudante irá adquirir as habilidades necessárias para poder acessar os equipamentos eletrônicos, acessar a internet, navegar em sites seguros criando possibilidades para que o estudante compreenda que as ferramentas digitais são importantes para a sua autonomia e independência.
● Construção do pensamento computacional
Para que o estudante passe a ser produtor da tecnologia e deixe de ser apenas consumidor, ultrapassando a visão da fluência digital, no qual ele possa resolver problemas, coletar e analisar dados, por meio de jogos educacionais e pesquisas, mediante aos desafios propostos pelo professor (a).

● Recursos TIC
Por meio de pesquisas científicas o estudante venha a utilizar os recursos computacionais, sabendo utilizar os aplicativos como os softwares, sites, blogs, redes sociais entre outros).

● Atividades da Aprendizagem Criativa na Cultura Maker
Os estudantes irão realizar atividades que instiguem a Aprendizagem Criativa, aliada ao recurso da pesquisa desenvolver projetos que possam estar relacionados ao aprendizado criativo e a Cultura Maker.

Obs: nesse momento os estudantes não irão utilizar os conectores elétricos para a montagem de seus projetos, eles utilizarão recursos com materiais reutilizáveis para que iniciem o processo de familiarização com a linguagem computacional e com a robótica com projetos de Aprendizagem Criativa.


4º e 5º ano - 2º Ciclo
● Letramento digital
O estudante irá adquirir as habilidades necessárias para poder acessar os equipamentos eletrônicos, acessar a internet, navegar em sites seguros criando possibilidades para que o estudante compreenda que as ferramentas digitais são importantes para a sua autonomia e independência.

● Pensamento computacional
Para que o estudante passe a ser produtor da tecnologia e deixe de ser apenas consumidor, ultrapassando a visão da fluência digital, no qual ele possa resolver problemas, coletar e analisar dados, por meio de jogos educacionais e pesquisas, mediante aos desafios propostos pelo professor (a).

● Pensamento científico
A construção do pensamento científico acontece quando o estudante entende as ciências como não tendo as verdades prontas e acabadas sendo necessário pesquisar para que os pensamentos científicos sejam fundamentados dentro da lógica que envolva todos os componentes curriculares.

● Tecnologias digitais de informação e comunicação
Implantação das metodologias ativas aliadas aos processos de ensino e aprendizado, despertando o engajamento do estudante nas etapas de ensino e proporcionando a maior efetividade da apropriação dos conteúdos dentro da sua faixa etária e ano.

● Conceitos iniciais de Robótica
Dentro dos eixos temáticos dos componentes curriculares de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Artes, os estudantes irão ter as primeiras noções de robótica educacional, aliada ao aprendizado criativo, na qual o estudante irá construir um objeto com componentes mecânicos e eletrônicos que atinjam o objetivo proposto a ele. Proposta com robótica com Arduino (Para isso será necessário que haja uma pessoa designada a realizar a programação dentro do sistema e fornecer essa programação para o projeto da escola. Com o sistema Arduino seria 1 ou 2 projetos a partir de 2023 por escolas devido ao tempo de pesquisa).

O projeto LAC é audacioso e necessita de vários atores, departamentos da SME e da Prefeitura Municipal para que o mesmo se efetive junto aos estudantes de forma a elevar os índices de aprendizagem e as oportunidades de atividades envolvendo a criação, inovação e empreendedorismo.
Cada professor(a), estudante, equipe gestora, técnicos(as) dos Departamentos de Educação e Administrativo da SME, juntamente com a T.I. da SME e da Prefeitura tem papéis definidos e de grande importância para que o projeto se efetive e produza resultados de conhecimento, inovação com pesquisas e criatividade.
Cada ator tem papel fundamental para que o projeto se consolide e torne-se política pública, que possibilite a equidade para os estudantes em relação ao uso das tecnologias e principalmente a produção de conhecimento envolvendo o desenvolvimento do pensamento computacional.

PROFESSOR(A) PROTAGONISTA NO LAC
O(a) professor(a) que atuará no LAC tem o papel primordial de organizar o tempo e o espaço, de ser o(a) mediador(a) durante as aulas e principalmente de criar possibilidades para que o(a) estudante seja protagonista em seu processo de aprendizagem.

O(A) PROFESSOR(A) NO PROCESSO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM CRIATIVA.

O(a) professor(a) como mediador(a) do aprendizado tem a possibilidade de diversificar as formas de como ele(a) irá aplicar essa mediação de modo efetivo. Para tanto, o(a) professor(a) do Laboratório de Aprendizagem Criativa - LAC deve estar engajado na produção criativa, ou seja, deve estar pronto para aprimorar as suas habilidades, aprender e desenvolver a sua criatividade para a produção de materiais, ser pesquisador(a), curioso(a) e estar disposto(a) a aprender sobre as tecnologias, não apenas as que estão nas plataformas digitais mas de todo o contexto da tecnologia como por exemplo ligações de fios e solda de eletrônicos, assim como o manuseio, corte e montagens de estruturas com recursos de materiais reutilizáveis.
Durante o processo de mediação, o(a) professor(a) deve dialogar e refletir sobre as ações desenvolvidas no projeto, visando os passos de cada etapa e criando alternativas para a resolução de problemas, apontando possíveis soluções mediante ao questionamento e ao levantamento de hipóteses dos estudantes que irão surgir durante o momento da experimentação.
Ao estabelecer um diálogo com a situação problema, o(a) professor(a) irá ao encontro do aprendizado do estudante, retomando as reflexões referentes de como se aprende e a finalidade do aprender para atingir o objetivo proposto dentro do seu planejamento.
Essa forma de pensar visando a Aprendizagem Criativa e a Robótica Educacional, permite ao professor(a) a realização das experimentações anteriormente a aula, para somente depois levar os estudantes a vivenciarem a experiência. Os estudantes devem registrar as observações referentes ao seu “acerto ou erro” durante o processo para que no final do experimento juntamente com o(a) professor(a) possam validar as hipóteses e verificar as perguntas que surgiram durante o processo de experimentação. Assim, por meio da metodologia ativa o(a) professor(a) estará aliando o desenvolver pedagógico por meio do construtivismo e do construcionismo onde o estudante aprende com o desenvolvimento do processo.
Desse modo, adequar a reflexões pertinentes a Aprendizagem Criativa nos projetos de Cultura Maker voltados para a Robótica Educacional plugada e desplugada, ao mesmo tempo em que cria possibilidade do pensar de modo aberto, não descartando as respostas dos estudantes ou até mesmo as possibilidades que ainda não surtiram o resultado esperado, percebendo que nesse caminho é necessário aprender para saber como se aprende, colocar a mão na massa, construir hipóteses e validá-las mediante a pesquisa e experimentação, com o intuito de obter resultados positivos para que os estudantes tornem - se pesquisadores, criativos(as), proativos(as), saibam lidar com a diversidades e construir soluções criativas e planejadas dentro do seu contexto educacional, social mediante a ações interacionistas para ampliar o seu léxico da linguagem tecnológica.
O saber e o fazer pedagógico do(a) professor(a) são pontos importantes para que a metodologia a ser utilizada nas salas do LAC sejam eficientes e realmente promovam o protagonismo estudantil, bem como a construção do conhecimento por parte do professor mediador/pesquisador junto com o estudante curioso/pesquisador/proativo.

O(A) PROFESSOR(A) NO PROCESSO DO USO DOS NETBOOKS E DA APRENDIZAGEM CRIATIVA.

Visando o trabalho integrado entre o uso de tecnologias e os componentes curriculares apresenta-se o uso pedagógico de netbooks durante as aulas no LAC objetivando a familiaridade com o equipamento e principalmente a aprendizagem de como utilizá-lo para coleta de informações e também produção de conhecimento.
Inserir estudantes e professores no mundo virtual, com caráter pedagógico de produção de conhecimento, é uma das ações mais importantes e significativas dos tempos atuais visto o momento histórico pelo qual a sociedade está passando em meio a disparada de fake news e consumo de produtos pelas redes sociais.
Possibilitar aos estudantes e professores a oportunidade de utilizar editores de texto, apresentação de slides, planilhas por meio dos programas instalados nos netbooks e os disponíveis nos sites e na nuvem; criar por meio de softwares jogos, mapas mentais, vídeos, histórias em quadrinhos, composição de músicas e poemas é promover a equidade e despertar o gosto pelo uso das tecnologias e a criação de conteúdos para a internet. Tais ações visam diminuir o “aparthaid digital” existente entre classes sociais e principalmente entre as classes intelectuais.
O trabalho envolvendo o uso dos netbooks e a Robótica Educacional buscam o desenvolvimento da criatividade, da curiosidade e da construção de conhecimento que possibilita aos estudantes e aos professores desenvolverem habilidades que correspondam às expectativas do mundo do trabalho.
A formação dos professores do LAC para o uso dos netbooks dar-se-á paralelamente à formação da Robótica Educacional, pois os dois trabalhos caminharão lado a lado durante as aulas no laboratório. A formação acontecerá sob os seguintes tópicos:
● Uso das ferramentas disponíveis nos netbooks, tais como: processadores de texto, planilhas, desenho, etc.;
● Uso de softwares de exercitação ( revisão de objetos de conhecimentos, memorização e repetição), aplicativos (exs.: processadores de texto, etc. do Google), jogos educativos (ensinar de forma lúdica, exs.: Vrum e Kahoot), de linguagem de programação ( criação de programas, exs.: Linguagem LOGO, Scratch e Tinkercad) e de investigação (coletar informações, exs.: enciclopédias e dicionários);
● Desenvolvimento de habilidades necessárias para realizar uma pesquisa científica e seu registro;
● Aplicação da abordagem criativa durante as aulas destinadas ao uso dos netbooks de forma a criar, inovar e produzir conhecimento;
● Domínio sobre as ferramentas tecnológicas existentes no notebook e netbook;
● Domínio sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis na internet.

Todo o trabalho desenvolvido junto aos professores durante as formações deverá ser desenvolvido junto aos estudantes de cada ano, respeitando suas particularidades, assim promovendo a Educação Digital e na sequência a Inclusão Digital.
Ao término de cada ano letivo almeja-se uma exposição dos trabalhos dos estudantes realizados nos netbooks de forma a divulgar o trabalho realizado a toda comunidade escolar.
As aulas destinadas para o uso específico dos netbooks serão de 15 em 15 dias, visto que no intervalo será trabalhado especificamente a aula de Robótica Educacional por meio de sequências didáticas que aliem aos objetos de conhecimento dos componentes curriculares. Lembra-se que essa divisão de tempo é para garantir o trabalho efetivo com os dois eixos da tecnologia, porém nada impede que use-se o netbook na aula de Robótica Educacional e vice-versa.
O desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional pode ser desenvolvido em ambas as aulas de forma a agilizar o processo e proporcionar ao estudante maior integração com o mundo tecnológico.

O TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA - LAC

Conforme Libâneo (2009) a mediação do(a) professor(a) consiste em problematizar, perguntar, dialogar, ouvir os estudantes, ensiná-los a argumentar, abrir- lhes espaços para expressar seus pensamentos, sentimentos, desejos de modo que os estudantes tragam para a aula a sua realidade vivida a sua visão de mundo e construam junto com os seus pares o seu conhecimento.

Segundo a quinta Competência Geral da Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a importância de compreender e utilizar as informações existentes nos meios digitais de modo efetivo permitem que o estudante seja protagonista do processo tornando-se proativo e desenvolva o seu senso crítico de modo que as suas práticas sejam efetivas e que contribuam para todo o contexto social.
A efetivação do trabalho nos LAC, será um trabalho coletivo entre o(a) professor(a) responsável pelo Laboratório de Aprendizagem Criativa, o(a) professor(a) da turma e o(a) estagiário(a) do laboratório, com a gestão e coordenação pedagógica da escola, visando a educação plena e integral do estudante que funda alternativas para o desenvolvimento de todas as dimensões da formação do estudante como sujeito social.
Para tanto, a escola deverá organizar os horários do Laboratório de Aprendizagem Criativa, assegurar a hora atividade do(a) professor(a) responsável pelo LAC conforme a legislação vigente. As aulas ministradas no Laboratório de Aprendizagem Criativa devem estar contempladas no organograma de horários da escola e uma cópia desses horários deverão ser disponibilizadas em todas as turmas.
O Laboratório de Aprendizagem Criativa - LAC é um local de conhecimento no qual os estudantes devem desenvolver as suas habilidades, sendo assim a organização da realização das atividades devem estar descritas e documentadas no planejamento do professor, atendendo a demanda do primeiro e do segundo ciclo, respeitando o tempo do estudante, a sua faixa etária.
Para o trabalho sistêmico e colaborativo o(a) professor(a) referência receberá uma cópia do planejamento da aula para registro no RCO e para acompanhar o andamento da sua turma. Juntamente ao professor(a) responsável pelo Laboratório de Aprendizagem Criativa - LAC o(a) professor(a) referência deve auxiliar na elaboração das atividades e organização dos materiais das atividades Maker propostas para a aula qualificando o trabalho desenvolvido nas unidades escolares visando uma Educação Pública que Educa e Humaniza promovendo a equidade no processo de aprendizagem.

ATRIBUIÇÕES DO(A) PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL PELO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA - LAC
O(a) professor(a) do Laboratório de Aprendizagem Criativa será responsável por:
● Realizar o inventário dos materiais do laboratório (levantamento da entrada e saída de matérias),
● Distribuir os recados com antecedência para a coleta de materiais reutilizáveis, indicando a quantidade, modelo e tipo de material (lembrando que não pode acumular esses materiais na escola, devido a questões sanitárias e os materiais que sobrarem, que não serão utilizados, devem ter a destinação correta devido às questões ambientais),
● Zelar e organizar o LAC, para evitar o extravio de materiais,
● Orientar os estudantes em relação ao funcionamento do laboratório, assim como, ao manuseio das ferramentas tanto as que estão disponíveis a eles, e as que são manuseadas pelo(a) professor(a),
● Organizar os horários para o atendimento dos estudantes do laboratório, junto com a equipe de coordenação,
● Orientar os estudantes em relação a elaboração das atividades, como deve ser realizado o registro, de como deve ser realizada a pesquisa no computador e de como colocar a fonte em suas pesquisas para que eles possam recorrer em um outro momento da pesquisa,
● Ensinar os estudantes a criarem pastas no drive para arquivamento de documentos relacionados aos projetos de Robótica Educacional e atividades de outros componentes,
● Verificar se todos os computadores foram desligados devidamente, assim como, as demais ferramentas que serão utilizadas na sala, respeitando o tempo de desligamento de cada ferramenta e resfriamento de algumas em específico,
● Fechar as portas e janelas do laboratório,
● Realizar o planejamento da atividade de Robótica Educacional e Aprendizagem Criativa, organizando em pastas no computador para o portfólio final,
● Durante a sua hora atividade, pesquisar os projetos, sempre os referenciando, realizar a montagem do projeto que será aplicado com os estudantes para poder verificar os ajustes que devem ser necessários para poder orientar o andamento do projeto com os estudantes,
● O(a) professor(a) deve orientar o(a) estagiário(a) para que ele(a) o auxilie com os estudantes, assim como orientar o(a) estagiário(a) sobre as etapas dos projetos.

PROTAGONISMO ESTUDANTIL
A Robótica Educacional aliada a Aprendizagem Criativa no processo da Cultura Maker, cria possibilidades para que o estudante desenvolva o seu protagonismo, sendo proativo diante das situações problemas do cotidiano, que envolvam a utilização das tecnologias nas áreas das Ciências e nos demais componentes curriculares.
O estudante ao se deparar com uma situação desafiadora, de como desenvolver uma atividade de Robótica Educacional que envolve o aprendizado criativo proposto pelo(a) seu(a) professor (a), irá realizar a sua pesquisa, o seu croqui para ter uma ideia de que tipos de materiais ele poderá utilizar, fazer o levantamento dos materiais, debater com os seus pares a possibilidade de construção do protótipo Maker e mediante a tentativas poderá designar tarefas para o seu grupo e colocar em prática a montagem do protótipo lúdico de robótica, caso esse seja feito de materiais reutilizados, com sensores e componentes eletrônicos ou com os materiais de Robótica Educacional.
Inicialmente, a partir de materiais reutilizáveis, alguns estudantes irão conhecer conceitos básicos dos componentes de eletrônica, como o circuito e as peças que servem para realizar determinado projeto de robótica, utilizando o aprendizado criativo com materiais alternativos. Nesse momento os estudantes serão levados a observar e refletir sobre o andamento do processo até os resultados, cada aula com os devidos registros para que o estudante construa o passo a passo de suas atividades e da execução do seu projeto.
Todos os passos do planejamento do(a) professor(a), para inserir o estudante ao universo tecnológico, quanto as pesquisas realizadas devem ser registradas para a análise do desenvolvimento do projeto que envolve descobertas registradas por eles para gerir novos passos e metas e para mediar as novas etapas até que o estudante venha a conhecer e se apropriar do funcionamento das tecnologias.
Ao observar e refletir sobre o andamento do projeto de robótica, o estudante irá interagir com os seus pares, realizando um processo de investigação no qual a tomada de decisão poderá ser feita pelo grupo para que juntos possam executar as experimentações de cada projeto. Cada componente do grupo, será instigado a registrar as suas descobertas e durante a montagem todos serão motivados pelo(a) professor(a) a analisarem as situações que levaram a montar o projeto seguindo aquele segmento de medidas e etapas.
No final dos testes do protótipo do projeto os estudantes devem analisar o processo e se o resultado final foi satisfatório como o esperado ou se ocorreu equívocos. Após algum tempo os estudantes poderão desenvolver o projeto com os materiais prontos e mesclar a utilização dos materiais reutilizados desenvolvendo novos projetos.

PROFESSOR(A) REFERÊNCIA
O(a) professor(a) referência da turma tem o papel de auxílio direto ao professor(a) responsável pelo LAC de forma a alinhar os objetos de conhecimento a serem trabalhados de forma integrada entre o espaço do LAC e o espaço da sala de aula.Visando o processo de ensino e de aprendizagem a partilha entre o(a) professor(a) referência e do LAC é primordial para que a aprendizagem por parte dos estudantes se efetive com resultados positivos em relação à leitura, escrita, resolução de problemas entre outros objetos de conhecimento.

EQUIPES GESTORAS
Para o sucesso da aprendizagem dos estudantes, o trabalho das equipes gestoras é primordial, pois serão a ponte que ligará os(as) professores(as) referência com os(as) professores(as) do LAC, das necessidades das escolas em relação a SME e principalmente serão o fio condutor e motivacional para que toda a comunidade escolar se envolva com o projeto.

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DA SME
Para o sucesso da aprendizagem dos estudantes, verifica-se que o trabalho dos(as) técnicos(as) do Departamento Administrativo é de suma importância, pois todos os processos de aquisição de materiais (insumos) para os LAC, bem como a contratação de formação especializada é de responsabilidade deste departamento.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Este projeto está ligado diretamente ao Departamento de Educação, logo todos(as) os(as) técnicos(as) do referido departamento possuem papel inovador junto às equipes gestoras e professores(as) das unidades escolares contempladas.

DEPARTAMENTO DE T.I.
Ao se falar em tecnologia e inovação, fala-se diretamente sobre o Departamento de T.I. da SME e da Prefeitura, visto que são o suporte para o planejamento, aquisição e resolução de problemas técnicos relacionados a softwares, hardwares e internet para o bom funcionamento dos equipamentos nos espaços do LAC em cada unidade escolar.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
A sala do LAC receberá plotagem específica na porta e na parede do fundo, tendo um layout diferenciado que pode ser organizado conforme a necessidade do planejamento de trabalho do(a) professor(a).

MATERIAIS DISPONÍVEIS
Os laboratórios de Aprendizagem Criativa - LAC, receberão insumos para desenvolver projetos de Cultura Maker e de Robótica Educacional (componentes) como:
● Insumos para projetos hidráulicos como seringas, mangueiras, papelão e outros.
● Insumos para a confecção de circuitos, fios jumper, fios condutores, imãs, motores, protoboard, placas de arduino e outros.
● Insumos de energia como baterias e pilhas.
● Insumos de segurança como máscara, óculos de proteção e luvas.
Devemos destacar que a orientação de armazenamento e manuseio, assim como medidas de segurança de quem pode manipular será disponibilizada pelo curso promovido pelo Sesi sobre Robótica Educacional e pela equipe técnica e pedagógica da SME.

MOBILIÁRIO
As salas do LAC receberão os seguintes mobiliários:
● Conjuntos de mesas sextavadas com cadeiras.
● Bancada para realização de trabalhos específicos do Maker e da Robótica Educacional.
● Mesa do professor.
● Armário.
● Gabinete com netbooks e outros.

SUGESTÃO DE LAYOUT
O layout abaixo é uma sugestão do posicionamento do jogo de mesas sextavadas, visto que podem ser redimensionadas conforme a necessidade do trabalho, ou seja, na sala elas podem atender duplas, trios, quartetos e grupos maiores de alunos. (ver em anexo)


ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO ENTRE O TRABALHO COM A ROBÓTICA, MAKER, USO DOS NOTEBOOKS E TRABALHO INDIVIDUAL DOS PROFESSORES
• A sala do LAC receberá diversas modalidades de atividades, por isso a organização do tempo deve ser pensada para atender todos os estudantes da unidade escolar.
● Os projetos de cultura Maker e da robótica educacional plugada irão atender os estudantes do 4ª e 5º ano durante 1 hora. Os estudantes dessas turmas utilizaram os netbooks para pesquisa, desenvolver projetos, se apropriar da linguagem de programação e outras atividades que devem estar descritas no planejamento do(a) professor(a).
● Os estudantes do 1º, 2º e 3º ano desenvolveram projetos Maker e utilizarão os netbooks para atividades de pesquisa, apropriação da linguagem de programação (Linguagem Logo E Scratch) e outras atividades que devem estar descritas no planejamento do(a) professor(a) por um tempo de 1h a 1h30min.
● Todas as atividades desenvolvidas no LAC devem seguir uma sequência pedagógica planejada.
● O(a) professor(a) do LAC não estará cobrindo hora atividade do(a) professor(a) da turma, ambos irão trabalhar juntos e ora o(a) professor(a) do LAC irá direcionar o trabalho e ora o(a) professor(a) referência de turma conforme o planejamento e a necessidade de cada unidade escolar.
● O(a) professor(a) do LAC também terá que cumprir a sua hora atividade, logo, nesse momento, os demais professores(as) poderão utilizar a sala para realização de atividades com objetivos bem claros e definidos para serem desenvolvidos nesse espaço.
● A organização dos horários para o uso da sala do LAC deve ser feita pela coordenação pedagógica a fim de garantir a rotatividade e atender a demanda de cada unidade escolar.
● A sala do LAC também servirá para a formação de professores(as) dentro da necessidade da SME e da unidade escolar.

Objetivos

Gerais:

● Proporcionar conhecimento tecnológico com possibilidades para o desenvolvimento do pensamento científico, do movimento sensório-motor, do raciocínio lógico, da interpretação, da criatividade e do empreendedorismo para os estudantes da Rede Municipal.

Específicos:

● Desenvolver o pensamento científico dos estudantes da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I, mediante questões desafiadoras que envolvam a Aprendizagem Criativa, a cultura Maker e a robótica educacional.
● Promover formação continuada para os(as) professores(as) responsáveis pelos LAC voltada para a cultura Maker / robótica educacional / Aprendizagem Criativa, preferencialmente no desenvolvimento dos componentes curriculares de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Arte, Educação Física, Formação Humana e Língua Portuguesa.
● Fornecer estrutura física e pedagógica para o desenvolvimento do ensino e pesquisa envolvendo a tecnologia e a criatividade.
● Disseminar o conhecimento em robótica educacional e linguagem de programação.
● Despertar o protagonismo estudantil mediante as interações com os seus pares para efetivação dos projetos propostos.
● Aguçar a criatividade dos estudantes por meio de questões desafiadoras.
● Instigar o raciocínio lógico mediante a situações desafiadoras.
● Utilizar materiais reutilizáveis e/ou prontos na confecção dos projetos individuais.
● Utilizar os netbooks de forma criativa e aliada às necessidades específicas dos componentes curriculares.
● Apresentar softwares e aplicativos que auxiliem na produção de textos, desenhos, cálculos, slides, jogos, vídeos e construção de modelos para professores(as) e estudantes.

Metas a atingir:

• Implantar o projeto em 57% das 88 escolas do município de Ponta Grossa envolvendo os estudantes da Educação Infantil IV e V e Ensino Fundamental I, considerando as escolas que possuem espaço físico disponível (1 sala de aula) durante a gestão 2021/2024.
• Equipar 100% das salas do LAC com armários, mesas, cadeiras, netbooks, notebook e insumos para trabalho com a cultura Maker e de robótica educacional.
• Capacitar 100% dos professores(as) responsáveis pelo desenvolvimento do projeto nas escolas durante a Gestão 2021/2024.
• Proporcionar a 100% dos estudantes das escolas contempladas o desenvolvimento das habilidades da computação na Educação básica relacionadas ao uso das tecnologias e produção de conhecimento.
• Integrar o desenvolvimento de práticas criativas e inovadoras envolvendo todos os componentes curriculares em 100% das aulas.

Cronograma

Físico:

Implantação/Implementação Descrição das ações Período da Gestão 2021/2024


Escolha das Escolas participantes e dos(as) Professores (as) - FEV MAR ABR
Convite às escolas participantes - FEV MAR ABR
Escolha dos professores(as) que irão estar à frente do Laboratório de Aprendizagem Criativa - FEV MAR ABR
Formação dos professores(as) participantes com a instituição parceira SESI - MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Entrega dos materiais básicos para a implantação do projeto as escolas - ABR JUN AGO OUT
Organização da implementação do cronograma específico do projeto nas escolas - FEV MAR ABR
Implementação do projeto nas escolas - MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV
Apresentação dos protótipos para outras escolas – Congresso de Educação - SET
Apresentação dos protótipos para a comunidade escolar - NOV
Entrega do portfólio do projeto escolas e equipe técnica da SME - NOV

Financeiro:

Aquisição de insumos (componentes para a robótica educacional), mobiliários, notebooks e netbooks
Ano de início 2022
Ano de término 2024

Orçamento:

Investimentos para Implantação das 15 salas do LAC
Equipamentos de tecnologia – R$ 1.769,460,00
Mobiliários –R$ 223.570,00
Materiais - R$ 639.023,50

Formação dos professores – R$ 16.000,00
Plotagem das salas- R$ 22.560,00

Beneficiários Diretos:

Estudantes e professores(as) do LAC da Rede Municipal de Ensino da Educação Infantil IV e V e Ensino Fundamental I das 15 escolas contempladas.

Beneficiários Indiretos:

Professores(as) referência, funcionários(as) da Rede Municipal de Ensino, pais, mães, responsáveis legais e comunidade escolar das 15 escolas contempladas.

Resultados:

● Reconhecimento do projeto pela comunidade;
● Reportagens acerca do projeto em veículos de comunicação da cidade;
● Acesso à tecnologia para 100% dos estudantes da Educação Infantil IV e V das escolas contempladas;
● Acesso à tecnologia para 100% dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas contempladas;
● Acesso à formação continuada para os 100% dos(as) professores(as) que atuam nas salas do LAC nas escolas contempladas;
● Participação das equipes gestoras das escolas contempladas em formações sobre o projeto;
● Conclusão do Curso de Robótica Educacional – 1ª turma com 15 professores(as) aprovados(as);
● Mudança de prática pedagógica por parte dos professores(as) visando o protagonismo do estudante;
● Estudantes participativos e interagindo com os colegas durante a execução dos projetos;
● Estudantes protagonistas de suas aprendizagens envolvendo a computação na Educação Básica.

Anexos

Banco de Projetos