Banco de Projetos

FORMAÇÃO CONTINUADA NA BUSCA DE UMA METODOLOGIA INOVADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Ano / Edição: 2014
Município: Jacarezinho
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O projeto vem de encontro as necessidades de uma metodologia de ensino diferenciada e inovadora com o objetivo de atingir o aluno por inteiro, explorar suas capacidades de forma prazerosa, tornar sua vida mais significativa. Através de formação continuada focando a ludicidade os professores e monitores terão maiores condições de oferecer aos alunos a possibilidade de um aprendizado com significados para sua vida. Esta formação atinge 45 pessoas com 12 encontros quinzenais durante o ano letivo.

Descrição

A formação continuada com parceria do SESC/PR , tem como local para os encontros quinzenais a Secretaria Municipal de Educação de Jacarezinho/Pr, totalizando a 12 encontros anuais e contando com a participação de 45 pessoas entre eles professores e monitores responsáveis pela educação em tempo integral. A formação foi dividida em módulos, cada um com dois encontros, sendo o primeiro encontro para conhecimentos teóricos e posteriormente é lançado um desafio aos professores e monitores responsáveis pela educação em tempo integral, este desafio abrange todo o conhecimento adquirido no encontro somando as necessidades de cada escola e realidade dos educandos para ser aplicado de forma coerente, eficiente e significativa para os mesmos. No segundo encontro, cada escola apresenta através de vídeos e fotos os conteúdos trabalhado em sala de aula dentro da proposta do ensino e aprendizagem envolvendo a ludicidade. Os módulos trabalhados durante os 12 encontros têm como título: LETRAMENTO E LITERATURA, LETRAMENTO CIENTÍFICO, LETRAMENTO E LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO EM HISTÓRIA, LETRAMENTO EM MATEMÁTICA E LETRAMENTO EM ARTE. Os profissionais responsáveis por cada módulo são oferecidos pela parceria do SESC/PR (SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO), sendo o local e demais recursos e organizações sob responsabilidade da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JACAREZINHO. Os encontros conta também com a emissão de certificados.

Objetivos

Gerais:

Elaborar e organizar a proposta de Formação Continuada que seja direcionada aos profissionais da educação em tempo integral para maior aperfeiçoamento dentro da proposta de trabalho inovadora.

Específicos:

* Ofertar propostas, sugestões de trabalho para melhoria do ensino/aprendizagem
* Dar suporte as escolas para obtenção de melhores resultados no ensino/aprendizagem de qualidade.
* Possibilitar aos educandos uma educação voltada as suas necessidades reais e mais significativa.
* Formar profissionais conscientes da importância do trabalho lúdico em sala de aula.
* Levar ao conhecimento de todos os professores e monitores de que o educando deve ser avaliado por inteiro, levando em consideração todas as suas aptidões e limitações.

Metas a atingir:

* Diminuir a reprovação
* Diminuir a evasão escolar
* Formar cidadão críticos e participativos
* Inovar a educação
* Criar novas expectativas aos educadores e educando
* Despertar e estimular o gosto de aprender no educando
* Proporcionar mais tempo para a aprendizagem do educando e com mais significado.

Cronograma

Físico:

* Encontros pedagógicos iniciado em abril/2014 com previsão de término para agosto/2014.
* Os encontros são quinzenais, divididos por módulos.

Financeiro:

Os profissionais que executam as oficinas na formação são contratados pelo SESC/PR parceiro da Prefeitura Municipal de Jacarezinho/PR. Os demais gastos e organizações ficam por conta da Secretaria de Educação.

Orçamento:

O investimento com os profissionais responsáveis pela formação compete aos parceiros do SESC/PR.
Cabe a Secretaria de Educação os custos com o coffee e local para o acontecimento da formação.

Beneficiários Diretos:

Formação para 45 pessoas incluindo professores (coordenadores) e monitores responsáveis pelo trabalho pedagógico nas escolas em tempo integral.

Beneficiários Indiretos:

Curso de aperfeiçoamento de melhor qualidade colocado a disposição de 6 escolas municipais que contemplam a Educação em Tempo Integral, atingindo todos os profissionais responsáveis pelo trabalho pedagógico com os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Resultados:

O projeto de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o SESC/PR, visa uma metodologia diferenciada, que proporcione prazer e significado ao educando para sua aprendizagem em tempo integral, possibilitar o seu desenvolvimento pleno e oportunizar um ensino e aprendizagem que esteja voltado as suas habilidades e aptidões.
Para que estes resultados sejam realmente alcançados a secretaria faz um acompanhamento através de : * Visitas nas escolas, possíveis dúvidas encontradas nos cursos de formação são encaminhadas a secretaria e posteriormente levando até as escolas sugestões e esclarecimentos. Reuniões pedagógicas onde os professores do ensino regular interage com os monitores e professores/coordenadores (Professor comunitário) apresentando as melhorias conquistadas e apontando ainda os pontos a serem mais trabalhados com os alunos nomeados pelos mesmos.

Anexos

Banco de Projetos